Questões de Concurso
Sobre história e geografia do estado de sergipe em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 192 questões
A divisão dos territórios sergipanos instituída pelo governo estadual em 2007 distribuiu os municípios sergipanos em oito unidades territoriais, a saber: Grande Aracaju, Sul, Centro-Sul, Leste, Agreste Central, Alto Sertão, Médio Sertão e Baixo São Francisco. Acerca da divisão territorial sergipana e de suas dinâmicas, julgue o seguinte item.
O rio Paraguaçú, afluente do São Francisco, é o maior curso fluvial do estado, e delimita a divisa entre Sergipe e o estado vizinho de Alagoas nos territórios do Alto Sertão sergipano e do Baixo São Francisco sergipano.
A divisão dos territórios sergipanos instituída pelo governo estadual em 2007 distribuiu os municípios sergipanos em oito unidades territoriais, a saber: Grande Aracaju, Sul, Centro-Sul, Leste, Agreste Central, Alto Sertão, Médio Sertão e Baixo São Francisco. Acerca da divisão territorial sergipana e de suas dinâmicas, julgue o seguinte item.
Sergipe é o segundo menor estado da federação em área territorial, atrás apenas do Acre, mas, apesar disso, conta com o total de 125 municípios, divididos em oito territórios com características culturais, econômico-produtivas e ambientais distintas.
A divisão dos territórios sergipanos instituída pelo governo estadual em 2007 distribuiu os municípios sergipanos em oito unidades territoriais, a saber: Grande Aracaju, Sul, Centro-Sul, Leste, Agreste Central, Alto Sertão, Médio Sertão e Baixo São Francisco. Acerca da divisão territorial sergipana e de suas dinâmicas, julgue o seguinte item.
A Grande Aracaju, localizada na porção centro-leste de Sergipe, é o território mais populoso do estado, além de agregar a atual capital estadual, Aracaju, e a primeira capital sergipana, São Cristóvão.
A situação da insegurança alimentar em Sergipe seria ainda mais grave caso não houvessem ações de transferência de renda do governo federal, essenciais para reduzir a pobreza absoluta, mas ainda insuficientes para sanar as desigualdades socioespaciais.
Em Sergipe, a taxa de população subutilizada — indicador social que engloba a situação de desemprego, de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas e de força de trabalho potencial — é uma das maiores da região Nordeste e do Brasil, o que indica a presença de problemas estruturais no mercado de trabalho do estado.
Apesar das desigualdades sociais, a renda média da população de Sergipe é uma das mais expressivas da região Nordeste, uma vez que aproximadamente metade da população sergipana ativa recebe entre 1 e 3 salários mínimos.
A região de influência urbana de Aracaju está limitada aos núcleos urbanos da região metropolitana e ao interior do estado de Sergipe, sendo os demais núcleos urbanos sergipanos majoritariamente influenciados por metrópoles de outros estados, como Recife e Salvador.
Aracaju é uma cidade macrocéfala, pois concentra a maior população urbana de Sergipe e exerce funções urbanas especializadas, bem como funções administrativas de gestão, decorrentes da sua condição de capital estadual.
A população de Aracaju cresceu no período compreendido entre os dois censos, mantendo o município na posição de maior centro urbano do estado de Sergipe.
De todos os municípios que integram a região metropolitana de Aracaju, apenas Barra dos Coqueiros sofreu processo de diminuição da população, em razão de restrições à ocupação urbana na faixa litorânea.
A região metropolitana de Aracaju compreende quatro municípios e representa o maior polo gerador de empregos de Sergipe, o que explica a atração de população para essa aglomeração urbana.
Celebração do Dia do Folclore (agosto de 2024). IN: https://www.se.gov.br/noticias/educacao-cultura
São muitos os desafios a serem enfrentados, mas a administração municipal de Itabi caminha em busca de soluções e, nesse ano de 2024, a população da cidade terá a oportunidade de, novamente, eleger seus novos representantes (prefeito e vereadores), que possuem as seguintes funções:
PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira. Volume 2. Império. Leya, Editora Casa dos Mundos. 2019. pp. 96.
Pode-se afirmar corretamente acerca das origens do atual Estado de Sergipe ou da cidade de Itabi que:
Acerca da dinâmica do processo de formação da população sergipana, analise as afirmativas a seguir:
I. A formação da população sergipana está diretamente ligada ao processo histórico de ocupação do território brasileiro. Então, o espaço que hoje constitui o Estado de Sergipe foi povoado por diferentes povos indígenas, que como os demais indígenas do Brasil, tinham maneiras próprias de explorar a natureza, de falar e de organizar-se em sociedade.
II. Os indígenas foram os primeiros habitantes das terras sergipanas, sendo os primeiros a contribuírem para a formação do povo sergipano.
III. De um modo geral a presença do europeu (franceses, espanhóis, holandeses, portugueses), um outro elemento que contribuiu para a formação do povo sergipano, resultou em um grande choque entre culturas. Sob o olhar do europeu, os índios eram selvagens, atrasados e promíscuos.
IV. Os negros também introduziram os seus elementos culturais na formação do povo sergipano. Eles foram trazidos de várias localidades da África, como Moçambique, Guiné, Angola, Congo, entre outros.
Após análise, considera-se corretas
A dinâmica recente da economia sergipana gerou/gera relevantes mudanças espaciais e sociais (produção, circulação, empregos, renda, consumo etc.). Todavia, o estado possui um setor portuário obsoleto, ou seja, com reduzida modernização, eficiência e competitividade.
JUNIOR, Nelson Fernandes Felipe. O setor portuário de Sergipe: redes, fluxos e participação do capital privado. Revista de Geografia (Recife). V. 35, No. 5, 2018. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/download/229392/309 . Acesso em: 18 jun. 2024.
O setor portuário é vital para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um Estado. São gargalos do setor portuário em Sergipe
O campo petrolífero de Carmópolis apresenta o maior número de poços produtores do país. A área de mineração do município, composta por 1.105 poços de exploração de petróleo e gás, representa 2,31 % da área municipal e apresenta qualidade muito baixa. Tais poços constituem-se em manchas que fragmentam negativamente a paisagem do município e causam danos irreversíveis ao meio ambiente.
SOBRAL, Ivana Silva. SILVA, Gicélia Mendes da. Cartografia das implicações ambientais da produção De petróleo onshore no município de Carmópolis, Sergipe, Brasil. 2015. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5280103.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024. [Adaptado].
Encontram-se associados a esse tipo de atividade econômica a
Os municípios de Coqueiros, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, localizados no litoral norte de Sergipe, vem sofrendo significativos impactos ambientais, decorrentes principalmente de processos de ordenamento e reordenamentos territorial do solo litorâneo.
VILAR e VIEIRA, 2014.
Tais impactos acabam por gerar conflitos territoriais, estes relacionam-se com a