Questões de Concurso Sobre história e geografia do estado de sergipe em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 182 questões

Q3096900 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre as características econômicas de Sergipe, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3096899 História e Geografia de Estados e Municípios
Embora seja o menor estado do Brasil em termos de área, Sergipe é notável por ter uma presença significativa de:
Alternativas
Q3096898 História e Geografia de Estados e Municípios
As duas imagens seguintes referem-se ao processo marcado pela seguinte característica: 



Imagem associada para resolução da questão

Celebração do Dia do Folclore (agosto de 2024). IN: https://www.se.gov.br/noticias/educacao-cultura
Alternativas
Q3096897 História e Geografia de Estados e Municípios
Segundo os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2022 o município de Itabi possuía uma população de 4.745 habitantes. A maioria de sua população vive na área urbana (próximo de 55%) e, apesar de ainda enfrentar alguns problemas sanitários e de urbanização das vias públicas, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade está próxima de 100%.
São muitos os desafios a serem enfrentados, mas a administração municipal de Itabi caminha em busca de soluções e, nesse ano de 2024, a população da cidade terá a oportunidade de, novamente, eleger seus novos representantes (prefeito e vereadores), que possuem as seguintes funções: 
Alternativas
Q3096896 História e Geografia de Estados e Municípios
“(...) seria possível ver a costa de Sergipe, cujo nome, de origem indígena, vinha de um riacho no interior das terras. À beira-mar, se espreguiçava densa floresta, aqui e ali recortada por ‘indícios de cultura’, ou seja, pequenas roças.”

PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira. Volume 2. Império. Leya, Editora Casa dos Mundos. 2019. pp. 96.

Pode-se afirmar corretamente acerca das origens do atual Estado de Sergipe ou da cidade de Itabi que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635402 História e Geografia de Estados e Municípios

Acerca da dinâmica do processo de formação da população sergipana, analise as afirmativas a seguir:


I. A formação da população sergipana está diretamente ligada ao processo histórico de ocupação do território brasileiro. Então, o espaço que hoje constitui o Estado de Sergipe foi povoado por diferentes povos indígenas, que como os demais indígenas do Brasil, tinham maneiras próprias de explorar a natureza, de falar e de organizar-se em sociedade.

II. Os indígenas foram os primeiros habitantes das terras sergipanas, sendo os primeiros a contribuírem para a formação do povo sergipano.

III. De um modo geral a presença do europeu (franceses, espanhóis, holandeses, portugueses), um outro elemento que contribuiu para a formação do povo sergipano, resultou em um grande choque entre culturas. Sob o olhar do europeu, os índios eram selvagens, atrasados e promíscuos.

IV. Os negros também introduziram os seus elementos culturais na formação do povo sergipano. Eles foram trazidos de várias localidades da África, como Moçambique, Guiné, Angola, Congo, entre outros.


Após análise, considera-se corretas

Alternativas
Q2606315 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

A dinâmica recente da economia sergipana gerou/gera relevantes mudanças espaciais e sociais (produção, circulação, empregos, renda, consumo etc.). Todavia, o estado possui um setor portuário obsoleto, ou seja, com reduzida modernização, eficiência e competitividade.

JUNIOR, Nelson Fernandes Felipe. O setor portuário de Sergipe: redes, fluxos e participação do capital privado. Revista de Geografia (Recife). V. 35, No. 5, 2018. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/download/229392/309 . Acesso em: 18 jun. 2024.


O setor portuário é vital para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um Estado. São gargalos do setor portuário em Sergipe
Alternativas
Q2606307 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

O campo petrolífero de Carmópolis apresenta o maior número de poços produtores do país. A área de mineração do município, composta por 1.105 poços de exploração de petróleo e gás, representa 2,31 % da área municipal e apresenta qualidade muito baixa. Tais poços constituem-se em manchas que fragmentam negativamente a paisagem do município e causam danos irreversíveis ao meio ambiente.

SOBRAL, Ivana Silva. SILVA, Gicélia Mendes da. Cartografia das implicações ambientais da produção De petróleo onshore no município de Carmópolis, Sergipe, Brasil. 2015. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5280103.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024. [Adaptado].


Encontram-se associados a esse tipo de atividade econômica a
Alternativas
Q2606305 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

Os municípios de Coqueiros, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, localizados no litoral norte de Sergipe, vem sofrendo significativos impactos ambientais, decorrentes principalmente de processos de ordenamento e reordenamentos territorial do solo litorâneo.
VILAR e VIEIRA, 2014.

Tais impactos acabam por gerar conflitos territoriais, estes relacionam-se com a
Alternativas
Q2535162 História e Geografia de Estados e Municípios
Segundo a Constituição Federal do Brasil, o número de deputados federais é proporcional à população dos Estados e do Distrito Federal, atualizado no ano anterior às eleições pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, podemos afirmar corretamente que o estado de Sergipe possui 
Alternativas
Q2535161 História e Geografia de Estados e Municípios
A Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000 instituiu no Brasil Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelecendo critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação que são áreas protegidas pelo poder público com a finalidade de resguardar espaços representativos dos recursos naturais do país. Esse Sistema estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação, que podem ser divididas em: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Das alternativas abaixo, a única que traz uma Unidade de Proteção Integral presente no estado de Sergipe é
Alternativas
Q2535160 História e Geografia de Estados e Municípios
O Observatório das Metrópoles, um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), constitui uma rede nacional de pesquisa que investiga o tema das metrópoles e regiões metropolitanas, há mais de 20 anos. Atento aos desafios da defesa do direito à cidade em tempos de metrópoles alvo do capitalismo financeirizado, que tem como objetivo transformá-las em cidades mercadoria, a rede fomentou o projeto nacional intitulado Reforma Urbana e o Direito à Cidade, para publicação de uma coletânea de 17 livros, oriundo do esforço coletivo de mais de 400 pesquisadores nacionais. Estes, que integram os núcleos regionais e estudam regiões metropolitanas do país, se uniram com o intuito de contribuir na percepção dos impactos das transformações urbanas, sociais, econômicas e ambientais, colocando-os a serviço dos atores sociais e governamentais envolvidos com as políticas públicas. A iniciativa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, os livros reúnem experiências e estudos de pesquisadores, a fim de fomentar uma reflexão científica coletiva sobre desafios e propostas concretas de políticas públicas e metropolitanas, visando à reconstrução de um novo movimento nacional de Reforma Urbana e Direito à Cidade nas metrópoles brasileiras. A construção de uma narrativa com legitimidade e poder acadêmico e político, tem como objetivo contribuir no impulsionamento das dinâmicas de enfrentamento dos efeitos das crises social e econômica. A Região Metropolitana de Aracaju (RMA) é tema de um dos livros da coletânea.


Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br Acesso em: 08.12.2022


Definida pela Lei Complementar nº 25 de 1995, a Região Metropolitana de Aracaju (RMA) é composta pelos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e
Alternativas
Q2535156 História e Geografia de Estados e Municípios
Considerando-se a imagem das bacias hidrográficas sergipanas, podemos afirmar corretamente que A, B, C e D correspondem, respectivamente, às bacias


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2166162 História e Geografia de Estados e Municípios
    O município de São Cristóvão possui, entre seus monumentos e espaços públicos tombados, um monumento que foi reconhecido como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 2010, tendo sido o primeiro monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1941. Esse monumento funde normas e conceitos seguidos por Portugal e Espanha, representando, segundo o IPHAN, testemunho único do período da unificação das coroas portuguesa e espanhola, entre os anos de 1580 e 1640.
O monumento descrito pelo texto corresponde 
Alternativas
Q2165579 História e Geografia de Estados e Municípios
São monumentos e(ou) espaços públicos tombados de São Cristóvão – SE
Alternativas
Q2162257 História e Geografia de Estados e Municípios
São símbolos do município de São Cristóvão 
Alternativas
Q2162239 História e Geografia de Estados e Municípios
O brasão do município de São Cristóvão é formado, entre outros elementos, 
Alternativas
Q2162238 História e Geografia de Estados e Municípios
Acerca da cultura sergipana, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2162237 História e Geografia de Estados e Municípios
Atualmente, o município de São Cristóvão situa-se às margens do rio 
Alternativas
Q2162236 História e Geografia de Estados e Municípios
Acerca do processo de ocupação e colonização do território sergipano, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: C
6: E
7: B
8: C
9: A
10: E
11: D
12: B
13: C
14: D
15: B
16: A
17: D
18: B
19: D
20: C