Questões de Concurso
Comentadas sobre história e geografia do estado do amapá em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 48 questões
Sobre as Unidades de Conservação no território amapaense, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O Parque Nacional do Cabo Orange possui parte de sua área em águas litorâneas. ( ) A Floresta Nacional do Amapá constitui uma Unidade de Conservação de proteção integral. ( ) O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque inclui áreas situadas no estado do Pará.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
I. O potencial de exploração mineral amapaense está situado principalmente no ambiente geotectônico pertencente ao Domínio de Crosta Antiga. II. Os principais depósitos de manganês do estado estão situados em áreas dos Domínios Geotectônicos da Cobertura da Plataforma. III. As principais atividades minerárias do estado estão situadas nas áreas inundáveis, na porção leste do território amapaense.
Está correto o que se afirma em
Este fenômeno é denominado
“Na década de 1990, a taxa de crescimento da população amapaense foi três vezes maior do que a da região Norte e cinco vezes maior que a taxa nacional. Esse crescimento, proporcionalmente acentuado em relação ao regional e ao nacional, perdura desde a década de 1940, o que tornou o espaço geográfico amapaense um dos principais polos brasileiros de atração de migrantes”.
(Adaptado de FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro (org.). Amapá 2000-2013 (Estudos Estados Brasileiros). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015, p. 27).
Sobre os fatores de atração de fluxos migratórios que caracterizaram o Amapá a partir da década de 1940, analise as seguintes afirmativas:
I. Na década de 1940, a criação da infraestrutura para o funcionamento do governo do Território Federal do Amapá foi um fator determinante para a atração de fluxos migratórios. II. Na década de 1950, a atração de fluxos migratórios foi impulsionada pela construção da infraestrutura para a extração de manganês da Serra de Navio. III. Na década de 1960, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana e a pavimentação da BR-156 atraíram grandes fluxos de migrantes para o território amapaense.
Está correto o que se afirma em
“O macrodiagnóstico do Amapá propôs a divisão do estado em três grandes áreas homogêneas segundo sua natureza: inundável, savanítica e florestal de terra firme, que correspondem às grandes paisagens naturais da região.
A área homogênea de natureza savanítica é representada pelas formas campestres de terra firme que se apresentam com tipologias de _____. De modo geral, sua homogeneidade fisionômica é atribuída às características da vegetação que apresenta um estrato lenhoso aberto e um estrato herbáceo/arbustivo denso, ambos entrecortados por pequenas _____. Dentre as características físicas, sobressaem as formas de relevo ondulado e suave ondulado e a presença de _____”.
(Adaptado de IEPA. Macrodiagnóstico do Estado do Amapá: Primeira Aproximação do ZEE, 3.ed. rev. ampl. Macapá: IEPA, 2008: 72)
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
“Considerado um ofício tradicional da comunidade do Maruanum, o processo de fabricação das cerâmicas vai desde a coleta da matéria prima utilizada na confecção das peças até a sua queima. As técnicas das louceiras do Maruanum são transmitidas de uma geração a outra. Nesta comunidade, um grupo de mulheres descendentes de um antigo quilombo desenvolvem a arte centenária da fabricação de louças de barro preservando as mesmas técnicas utilizadas por suas antepassadas. Entre os meses de agosto e novembro, antes das águas da chuva encherem os campos de várzea, elas saem em mutirão para coletar o barro. Todo o processo segue um ritual secular de tradições indígenas, como a extração da argila permitida pela ‘Mãe do barro’, a guardiã do barreiro”.
Adaptado de IPHAN-AP, Anexo 01: Referências culturais inventariadas, nº 20, 2009
O relato descreve um aspecto importante da cultura popular do artesanato em cerâmica no Distrito de Muruanum, denominado
Encontro dos Tambores (Macapá, 2013), do qual participaram 44 comunidades de quilombos afrodescendentes para divulgar as tradições culturais e religiosas da cultura negra no Amapá. Foto de Maurício de Paiva.
O Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá. A respeito dessas expressões culturais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Consistem em danças e músicas executadas ao som de caixas, tambores, tabocas e outros instrumentos, muitas vezes de fabricação caseira. ( ) Estão ligadas a festividades católicas, como a do Divino Espírito Santo e a da Santíssima Trindade no Ciclo do Marabaixo, por exemplo. ( ) São festas cuja estrutura ritual deriva de preceitos cristãos e de religiões afro-brasileiras, motivo pelo qual estão integradas ao calendário litúrgico católico e são presididas por bispos.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma iniciativa pública tomada durante o Estado Novo para transformar o espaço amazônico em uma grande fronteira agrícola e integrá-lo ao corpo da Nação.
A respeito das disputas relativas à formação da fronteira franco-brasileira, é correto afirmar que
Adaptado de https://www.portogrande.ap.gov.br
A respeito da presença histórica de africanos e afrodescendentes na história do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. Oficialmente, os africanos chegaram ao Amapá no século XVIII, pelas mãos de colonos portugueses, que os traziam da região do Golfo do Benin até o território hoje conhecido como Macapá, para trabalho compulsório em engenhos de açúcar e para auxiliar na coleta das drogas do sertão. II. A história da Fortaleza de São José de Macapá está relacionada à presença de africanos e afrodescendentes no Amapá, no passado colonial, quando a construíram na condição de escravos, e no Estado Novo, quando afrodescendentes foram removidos do entorno do monumento. III. Afrodescendentes tiveram uma atuação significativa na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá em um período, anos 1980, em que mulheres negras marcaram forte presença no meio rural do então Território Federal do Amapá.
Está correto o que se afirma em
As áreas indicadas pelas letras A, B e C são exemplos, respectivamente, de
Sobre as características da infraestrutura viária do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. O Amapá está isolado em relação às demais unidades da federação, já que não possui ligação rodoviária com os principais centros produtores e consumidores do país.
II. A organização do espaço mostra duas lógicas: a tradicional, que tem os rios como elemento simbólico, e a moderna, sintetizada nas obras de infraestrutura viária.
III. A permanência da navegação na circulação de pessoas e mercadorias entre o Amapá e outros estados é elemento representativo da característica insular do território amapaense.
Está correto o que se afirma em
Analise o climograma de Macapá apresentado a seguir:
Sobre as características climáticas de Macapá, assinale a
afirmativa correta.
O mapa a seguir apresenta as unidades de relevo do estado do Amapá.
Assinale a opção que indica corretamente as unidades ordenadas
da de menor para a da maior altitude.
Em 1943, o atual Amapá, que até então pertencia ao Estado do Pará, foi desmembrado e elevado à categoria de Território Federal.
A respeito das razões para a criação de um novo Território Federal naquele contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Do ponto de vista militar, durante a Segunda Guerra, o Amapá era considerado estratégico para a força aérea aliada (norte-americana), que poderia abastecer seus aviões rumo à África e à Europa.
II. Do ponto de vista político-administrativo, interessava ao Estado Novo garantir a ocupação da região e incentivar o seu desenvolvimento econômico, principalmente no setor do extrativismo mineral.
III. Do ponto de vista jurídico, o Território Federal do Amapá seguiu o modelo acreano, tendo sido negociado pelo Governo Federal por compra e convenção de limites com a França e a Guiana Francesa.
Está correto o que se afirma em
Analise a pirâmide etária do estado do Amapá (2019), a seguir.
Sobre a pirâmide etária do Amapá, assinale a afirmativa correta.
Sobre as consequências ambientais do uso das áreas de ressacas para habitação, analise as afirmativas a seguir.
I. Representa uma perda da biodiversidade, uma vez que se faz necessário o desmatamento de grandes áreas.
II. Reduz a velocidade do escoamento das águas superficiais, uma vez que são feitos aterramentos para a instalação da infraestrutura urbana.
III. Aumenta as variações da temperatura ao longo do ano, uma vez que facilita a circulação dos ventos de nordeste provenientes do oceano.
Está correto o que se afirma em
Em relação aos serviços de saneamento básico no estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A escassez de investimentos públicos tem limitado a expansão dos serviços de saneamento, o que impede que eles atendem à demanda.
( ) O lançamento de esgoto doméstico sem tratamento nos cursos d’água tem agravado a poluição dos recursos hídricos, o que torna a água um veículo de doenças.
( ) O uso de metais pesados nos garimpos tem contaminado os corpos d’água, o que expõe a fauna aquática e as populações ribeirinhas a graves riscos sanitários.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,