Questões de Concurso Sobre história e geografia do estado do piauí em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 89 questões

Q3298608 História e Geografia de Estados e Municípios
Ao analisarmos a história do Piauí a partir de uma perspectiva sincrônica, percebemos que o principal fator contribuinte para o desenvolvimento econômico do Piauí durante o período colonial, segundo Vicente Alves (2003), foi:
Alternativas
Q3298606 História e Geografia de Estados e Municípios

Localizada no estado do Piauí a mais ou menos 250 km de Teresina, Cajazeiras é uma cidade que deriva seu nome de uma árvore homônima, cujo fruto é o cajá. Acerca desse município, pode-se dizer com acerto que apresenta como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para a produção de grãos, cuja incidência maior é de:


1. Soja

2. Milho

3. Feijão

4. Sorgo


Estão corretos os itens:

Alternativas
Q3223043 História e Geografia de Estados e Municípios
    O Estado do Piauí é dividido em 12 Territórios de Desenvolvimento: Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.
Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/belem-do-piaui/historico. Acesso em: 06 fev. 2024
O município de Belém do Piauí localiza-se no território da mesorregião 
Alternativas
Q3223042 História e Geografia de Estados e Municípios
Belém do Piauí – PI Histórico
       Apesar de ter sido emancipado apenas em 1996, a história de Belém do Piauí se perde nas brumas do passado, segundo a tradição remonta a meados do século XVIII ou mais precisamente a 1760 quando o português Joaquim Ribeiro Torres, ao alcançar a maioridade, deixa a casa de seus pais, onde hoje se localiza a cidade de Fronteiras-PI e se estabelece na localidade Perigo, hoje município de Padre Marcos-PI. Ainda segundo a tradição, Joaquim Ribeiro Torres era filho de um donatário da famosa casa da Torre, portanto um fidalgo de nobre estirpe, posteriormente o mesmo Joaquim Ribeiro Torres, mudou sua residência para as margens do Rio Grande (Curimatá), já que as terras da região era as melhores que existiam para agricultura de subsistência e especialmente para criação de gado, na época a grande riqueza da Província.
Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/belem-do-piaui/historico. Acesso em: 06 fev. 2024

O município de Belém do Piauí foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Belém do Piauí pela lei estadual nº
Alternativas
Q3223041 História e Geografia de Estados e Municípios
    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
   O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
   O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 06 fev. 2024

No ano de 2023, o IDEB de Belém do Piauí para os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública era ____ e para os Anos Finais, de _____. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 15 e 53 de 224. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 624 e 1695 de 5570.

Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
Alternativas
Q3223040 História e Geografia de Estados e Municípios
Em 2022, a população belenense era de 3.423 habitantes e a densidade demográfica era de 14,07 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 196 e 84 de 224. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 
Alternativas
Q3222716 História e Geografia de Estados e Municípios
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: IBGE. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/piaui.htm. Acesso em: 11 fev. 2025.

Com base no mapa, analise as afirmativas.

I. O estado do Piauí tem a menor costa litorânea do Brasil
II. O estado do Piauí é mais extenso no sentido norte-sul
III. O estado do Piauí é mais extenso no sentido leste-oeste
IV. O maior limite territorial do Piauí é com o estado do Maranhão.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3222590 História e Geografia de Estados e Municípios
O Estado do Piauí é dividido em 12 Territórios de Desenvolvimento: Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.
Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/belem-do-piaui/historico. Acesso em: 06 fev. 2024

O munício de Belém do Piauí localiza-se no território da mesorregião 
Alternativas
Q3249603 História e Geografia de Estados e Municípios
Em relação ao território e dados populacionais de Santa Rosa do Piauí, analise as afirmativas abaixo.

I. Com pouco mais de 5.000 habitantes, Santa Rosa do Piauí está entre os 100 mais populosos municípios do estado do Piauí.
II. Com território levemente superior a 330 quilômetros quadrados, Santa Rosa do Piauí possui a menor área territorial dentro de sua região geográfica imediata.
III. Santa Rosa do Piauí pertence a região geográfica intermediária de Picos.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q3051774 História e Geografia de Estados e Municípios
Recursos hídricos são todas as fontes de água disponíveis na natureza e incluem rios, lagos, aquíferos subterrâneos, reservatórios, mares e oceanos, por exemplo. Qual das alternativas abaixo NÃO indica um recurso hídrico localizado no município de Bertolínia? 
Alternativas
Q3051773 História e Geografia de Estados e Municípios
Elevado à categoria de vila ainda em 22.01.1890, o hoje município de Bertolínia recebeu qual alcunha inicialmente?
Alternativas
Q3051772 História e Geografia de Estados e Municípios
As regiões geográficas intermediárias são divisões territoriais criadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para facilitar o agrupamento de municípios no Brasil em níveis hierárquicos intermediários, entre os níveis locais e regionais. Em qual Região Geográfica Intermediária o município de Bertolínia se localiza?
Alternativas
Q3051572 História e Geografia de Estados e Municípios
O Piauí recebeu as quatro primeiras praças de pedágio do estado, conhecida como Transcerrados, que teve 236 km melhorados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O governador inaugurou o trecho na quarta-feira, que passou por pavimentação asfáltica, manutenção e conservação.

Como se chama originalmente a rodovia que irá inaugurar a cobrança de pedágios em estradas, que é de suma importância para o município de Manoel Emídio?
Alternativas
Q3051571 História e Geografia de Estados e Municípios
Os recursos hídricos são vitais para o abastecimento e o desenvolvimento econômico de pequenos municípios, garantindo água, preservação de ecossistemas e suporte à agricultura local. Qual das alternativas abaixo NÃO indica um recurso hídrico presente no município de Manoel Emídio?
Alternativas
Q3051570 História e Geografia de Estados e Municípios
Com um índice de chuva média anual de cerca 850 mm, qual o clima predominante de Manoel Emídio?
Alternativas
Q2593753 História e Geografia de Estados e Municípios

O estado do Piauí, localizado na região Nordeste do Brasil, possui uma história rica e diversificada que remonta aos tempos pré-coloniais. Em relação aos aspectos relevantes da história desse estado, marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas.


( ) O território piauiense foi alvo de disputas entre portugueses, franceses e holandeses.

( ) Os índios Tremembé foram os primeiros habitantes do litoral piauiense.

( ) Sua ocupação aconteceu em decorrência da expansão da criação de gado na região.

( ) Fundado por colonizadores britânicos que buscavam a exploração de minérios preciosos.

( ) Oficialmente reconhecido como uma capitania colonial, com a fundação de Oeiras, a primeira capital.

( ) Durante o período colonial, foi uma das regiões mais ricas do Brasil devido à sua produção agrícola.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Q2559638 História e Geografia de Estados e Municípios

Às margens do rio Poti, por volta de 1760, já se encontrava um aglomerado de casas habitadas por canoeiros, pescadores, plantadores de fumo e mandioca, constituindo o primeiro segmento urbano da Teresina, denominado de Vila do Poti. Já nessa época, a Vila padecia com inundações constantes e foi transferida para um local mais alto, com condições favoráveis à implantação da futura capital, a salvo das cheias dos rios e com possibilidade de se expandir. Nessa época, muitas casas foram destruídas e parte do comércio ficou alagada, uma vez que grande parte das residências e do comércio se aglutinavam nas proximidades do rio Parnaíba [...]. Isso demonstra que historicamente essa população sofre com problemas decorrentes das cheias dos seus rios.



CHAVES, Sammya Vanessa Vieira et al. Vulnerabilidade às inundações em Teresina, Piauí e ações mitigadoras do poder público. Sociedade e

Território. Natal, vol. 29, n. 2, pp. 175-197, jul./dez. 2017. p. 184.



Assinale a afirmativa que, de acordo com o texto, corresponde à principal questão geográfica abordada em relação à constituição histórica da cidade de Teresina, capital do Piauí.

Alternativas
Q2559637 História e Geografia de Estados e Municípios
[No século XIX] a pecuária extensiva e a produção de gêneros agrícolas foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no Piauí, tais atividades possibilitaram a existência de várias categorias de trabalhadores. A sociedade rural foi marcada pela presença de sujeitos diferenciados em decorrência das funções que desempenhavam e a posição jurídico-social que ocupavam. Devido ao fato do Piauí pertencer a zona geográfica denominada de sertão nordestino — o nordeste do Brasil por ser uma região que comporta grande diversidade referente ao clima, ao regime pluviométrico, a vegetação e a própria organização espacial feita pelo homem pode ser dividido em quatro áreas distintas: a mata, o agreste, o sertão e o meio-norte [...] —, os habitantes passaram a ser reconhecidos pela literatura e pela historiografia como sertanejos [...].

LIMA, Nilsângela Cardoso (Org.). Páginas da História do Piauí colonial e provincial. Teresina: EDUFPI, 2020. p. 121.


Assinale a afirmativa que, de acordo com o texto, corresponde à principal atividade econômica desenvolvida no Piauí e como a localização geográfica do estado influenciou a identidade de seus habitantes.

Alternativas
Q2559636 História e Geografia de Estados e Municípios
“A História do Piauí deve ser estudada tendo como base o processo histórico do contexto nacional. Faz-se necessário, ao mesmo tempo, romper com a ideia do isolamento do Piauí. Deste modo, a participação do Piauí nas lutas pela Independência do Brasil não poderia deixar de ser mencionada. A historiadora Claudete Dias é uma das defensoras de que as lutas que aconteceram no Piauí integraram o projeto nacional de Independência, bem como foi um processo longo, penoso e violento. [...] A autora incita [...] para outra leitura sobre o período, por entender que a ‘independência do Brasil foi um processo de lutas e não apenas uma data e o feito de um príncipe ou de ricos grupos de proprietários de terras e escravos’ e ainda que ‘a separação de Portugal teve significados diferentes para os diversos setores, grupos, classes ou camadas sociais, como os populares, com aspirações distintas [...]. Em sua análise, apresenta como marco histórico a tradição de luta e resistência da população piauiense. Avalia que desde a chegada dos colonizadores, ‘preadores de índios’, até as lutas pela independência houve ‘guerras’ e ‘resistências’. No primeiro caso, o projeto colonizador acabou por vencer e impor um outro tipo de sociedade no Piauí; no segundo caso, o aparato armado das tropas reprimiu as manifestações populares, de maneira que a proclamação da independência representou a vitória da Monarquia Constitucional, a manutenção da escravidão e a afirmação da elite no poder.”


LIMA, Nilsângela Cardoso (Org.). Páginas da história do Piauí colonial e provincial. Teresina: Edufpi, 2020. pp. 13-14.


Assinale a afirmativa que, de acordo com o texto, corresponde à perspectiva apresentada pela historiadora Claudete Dias com relação à importância das lutas pela independência do Brasil no contexto do Piauí.
Alternativas
Q2559635 História e Geografia de Estados e Municípios
“Pelo que demonstram as fontes e a própria historiografia, o comércio de escravos do sertão era bastante lucrativo [...]. Quanto ao tráfico de índios apresados no Piauí, tudo indica que foi bastante expressivo. Essa hipótese tem por base os dados demográficos [...]. Após a fase do devassamento e conquista das terras do Piauí, a guerra contra os nativos continuou. Por todo o século XVIII, foram várias as entradas apresadoras de ‘peças do sertão’. Isso ocorria apesar da atuação dos jesuítas em defesa dos índios e das proibições régias ao cativeiro dos mesmos. Tais investidas, em geral, foram promovidas pelos próprios governadores e executadas por pessoas de influência política na sociedade local. As guerras eram consideradas justas e o argumento utilizado era sempre a ameaça dessas tribos aos habitantes [...].”



EUGÊNIO, João Kennedy (Org.). Escravidão negra no Piauí e temas conexos. Teresina: EDUFPI, 2014. p. 157.



Assinale a afirmativa que corresponde ao motivo pelo qual as entradas apresadoras de nativos do sertão continuaram no Piauí ao longo do século XVIII, apesar das proibições régias e da atuação dos jesuítas em defesa dos indígenas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: B
6: D
7: B
8: B
9: B
10: C
11: E
12: A
13: D
14: E
15: C
16: D
17: E
18: A
19: C
20: B