Questões de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio de Janeiro para Concurso
Foram encontradas 18 questões
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: MediaFashion, 2008. p. 103-105.
Esse fragmento textual expressa marcas da história do Rio de Janeiro, demonstrando que
“A chegada do século XVIII consolidou a ocupação de terras no interior da freguesia de São Gonçalo e afirmou as áreas do atual Centro da cidade e do bairro Alcântara como duas centralidades de grande importância política e econômica no território.”
ARAÚJO, Jefferson Thomaz. A centralidade de Alcântara e a história urbana de São Gonçalo-RJ: A atuação dos agentes sociais na consolidação de um núcleo urbano e na transformação de um espaço público.
Ao longo do século XVIII, São Gonçalo se consolidou como um dos maiores produtores agrícolas de bens de consumo, com destaque para a produção de:
O atual município de São Gonçalo passou por várias mudanças político-administrativas, conforme os inúmeros decretos que alteraram sua condição: inicialmente de freguesia para vila de Niterói, depois município, depois foi incorporado novamente a Niterói por um breve período, depois cidade, vila novamente e, finalmente, a partir do Decreto de 27 de dezembro de 1929, foi elevado à categoria de cidade.
Além dessas inúmeras mudanças político-administrativas ao longo de sua história, pode-se afirmar corretamente sobre a importância da cidade o fato de São Gonçalo ter:
A história de São Gonçalo, por sinal, vai bem além do perfil de mera cidade-dormitório. Habitada pelos tupinambás, a região foi dividida em sesmarias e distribuída aos colonos que lutaram contra os invasores franceses, no século XVI, refletindo o interesse da Coroa portuguesa em povoar e fixar sua posse nessas terras.”
Extraído de: http:/Awww.faper;.br/?id=747.2.2
São Gonçalo, já no século XVII, havia se tomado uma próspera freguesia.
Sobre os interesses envolvendo as invasões francesas na Baía da Guanabara à época citada, destaca-se corretamente:
Observe a figura a seguir.
“O Brasão do Município de Petrópolis foi criado pela deliberação nº 224 de 8 de janeiro de 1929, sendo o Prefeito o Dr. Paula Buarque.”
(Disponível em: https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/cidade/29-brasao. Acesso em 24/11/23.)
A inscrição "Altiora Semper Petens", que consta no
brasão da cidade de Petrópolis, significa: