Questões de Concurso Comentadas sobre história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 1.345 questões
Sobre esse assunto, avalie as informações contidas nos itens abaixo, marcando a resposta conforme o comando.
I. Desenvolvimento: O governado do Amapá defende que a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas é uma oportunidade de desenvolvimento para o estado. “A produção de petróleo pode financiar a transição energética e diversificar a economia local”.
II. Meio ambiente: Pesquisadores apontam riscos ambientais na exploração de petróleo no Amapá. A comunidade acadêmica discorda da estatal, que afirma que um eventual vazamento de óleo não teria condições de chegar ao litoral.
III. Impactos nas comunidades: A exploração de petróleo pode afetar a rotina de milhares de indígenas que vivem nas aldeias da região. A maioria dos indígenas ainda não sabe se apoia o projeto, mas pede a preservação das comunidades e áreas ao redor.
IV. Processo de licença: O Ministério Público Federal afirma que a Petrobras descumpriu seu dever sobre as condições mínimas necessárias para a emissão da licença para exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O Ibama ainda não definiu o caso, que já dura mais de dez anos.
V. Exploração em curso: Descobertas recentes de petróleo na costa da Guiana, Guiana Francesa e Suriname mostraram o potencial exploratório da região. Esses países já exploram petróleo em seu mar territorial, alcançando elevados índices em seus PIBs e IDHs.
Estão CORRETOS:
I. É um município populoso e com população concentrada na sede do município.
II. Apenas 03 distritos (Cruzeiro, Raimundo e Vila Cruzeiro) concentram metade da população do município.
III. Município pouco populoso e com maioria absoluta de pessoas idosas em sua estrutura etária.
IV. População apresenta IDH Elevado (Índice de Desenvolvimento Humano) e elevada taxa de natalidade.
V. População absoluta e Densidade demográfica baixas.
Desta forma,
I. O setor de commodities é extremamente importante para as receitas municipais.
II. Pontos turísticos como a Base Aérea Militar e a Cachoeira de Santo Antonio, são importantes fontes de divisas para o município.
III. A festa do Divino Espírito Santo constitui-se como uma fonte sazonal de divisas uma vez que, como uma festividade cultural de caráter religioso, realiza-se uma vez por ano.
IV. Alguns outros produtos como a mandioca, criação de suínos, pesca artesanal e recursos vegetais diversos, ajudam a compor as atividades econômicas municipais.
Estão CORRETOS os itens:
“Em meados da década de 1970, irrompe-se a febre do búfalo no Amapá. implementase uma política de bubalinização no Amapá idealizada pelo engenheiro agrônomo Júlio A. H. Cantelli, secretário de agricultura na época, e fortalecida pela vontade do comandante Arthur Henning, governador do Território. “(....) Foi um momento em que o governo chegou a investir na mudança de mentalidade empresarial dos pecuaristas amapaenses. Mesmo que isso tenha se circunscrito a alguns aspectos da percepção de tecnologia do criatório intensivo, defendia, contraditoriamente, a ideia do extensivismo pecuário para os campos inundáveis do Amapá” (RAIOL, Osvaldino da Silva. A utopia da Terra na fronteira amazônica; A geopolítica e o conflito pela posse da terra no Amapá. Macapá, Editora Gráfica O DIA Ltda, 1992).
Desta forma,
Julgue o seguinte item, relativo à realidade histórica, política, econômica e geográfica do DF.
Brasília, diferentemente de outras unidades da Federação, apresenta elevada qualidade de serviços públicos, o que se deve principalmente à sua prerrogativa exclusiva de receber recursos do governo federal destinados a atender essa demanda.
Julgue o seguinte item, relativo à realidade histórica, política, econômica e geográfica do DF.
A capital federal, como modelo de cidade planejada, tem-se expandido conforme os modelos de planejamento urbano controlado.
Julgue o seguinte item, relativo à realidade histórica, política, econômica e geográfica do DF.
O movimento pendular de trabalhadores entre o Plano Piloto e as demais regiões administrativas é intenso desde os anos iniciais de Brasília, podendo-se observar, mais recentemente, que a maior parte dos que trabalham na região administrativa de sua moradia, e não fazem o referido movimento pendular, tem baixa escolaridade.
Em relação à realidade histórica e geográfica do Distrito Federal, julgue o item que se segue.
O projeto inicial de Lucio Costa para a nova capital federal foi seguido à risca na sua construção, sem ter sofrido alteração desde o lançamento do edital de seleção, garantindo-se, assim, a proposta moderna do idealizador.
Em relação à realidade histórica e geográfica do Distrito Federal, julgue o item que se segue.
Na atualidade, Brasília é considerada uma metrópole incompleta pela sua complexidade funcional como capital federal, com funções terciárias e quaternárias, e pela fragilidade do setor secundário.
I. Araguaína. II. Brejinho de Nazaré. III. Palmas. IV. Porto Nacional.
Quais estão corretos?
( ) Ao longo de seu percurso, a rodovia atravessa outros estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
( ) Começou a ser construída no governo do presidente Juscelino Kubitschek.
( ) Seu percurso inicia no Pará e termina no Rio Grande do Sul.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os nomes atribuídos à vila, povoado e, mais tarde, cidade de Porto Nacional, estão relacionados aos períodos históricos do Brasil de acordo com cada contexto político vigente.
II. A vila despontou como importante entreposto comercial para os comerciantes, que faziam viagens de bote de Palmas até Belém do Pará e vice-versa.
III. Segundo historiadores, a origem de Porto Nacional deve-se à navegação pelo rio Tocantins, fazendo a ligação entre os dois centros de mineração: Pontal e Monte do Carmo.
Quais estão corretas?