Questões de Concurso Sobre américa latina na segunda metade do século xx: revoluções, transformações e permanências em história

Foram encontradas 40 questões

Q3143635 História

Havendo se elevado esta cidade à alta hierarquia de ser hoje Corte do Brasil [...] não pode nem deve continuar a conservar antigos costumes que apenas podiam tolerar-se, quando era reputada com uma Colônia e que desde muito tempo não sofrem em povoações cultas e de perfeita civilização [...] testemunhos da antiga Condição de Conquista e Colônia, concorrendo para estabelecer a sua Corte e fazê-la mais notável aos olhos das Nações Estrangeiras. (ANRJ – cód.323, v.1. fl. 88-88v.)

(MEIRELLES, 2015.)


O excerto se refere a um edital da intendência da polícia que já enunciava claramente a posição adquirida pela cidade como capital do Império Português, agora com sede nos trópicos. Essas e outras mudanças, relativas especificamente ao cotidiano da cidade, mostram, em parte, a preocupação de que:

Alternativas
Q3105277 História

Julgue (C ou E) o item a seguir, relacionados à experiência democrática após o Regime Militar no Brasil.


A baixa complementaridade econômica, assimetrias políticas e sociais e limitações nas estruturas estatais e burocráticas dos países-membros do MERCOSUL são obstáculos para a efetivação de acordos de integração no bloco econômico.

Alternativas
Q3086336 História
Durante a década de 1970, as ditaduras militares que tomaram o poder em vários países da América Latina, como Brasil, Argentina e Chile, contaram com o apoio de setores conservadores e das elites econômicas, além de respaldo político e financeiro dos Estados Unidos.
Alternativas
Q3086335 História
A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro em 1959, teve como principal objetivo a industrialização acelerada do país, seguindo o modelo de desenvolvimento proposto pelos Estados Unidos para os países latino-americanos no período pós-Segunda Guerra Mundial.
Alternativas
Q3086334 História
O movimento zapatista, liderado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) no México, em 1994, foi uma resposta direta às políticas neoliberais implementadas pelo governo, como a assinatura do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
Alternativas
Q3069588 História
Mesmo antes de algumas das ditaduras da América virem à tona, grupos militares de diferentes países vinham ao Brasil para aprender “técnicas de interrogatório” e métodos de repressão, em uma complementação do que era passado na Escola das Américas. Havia formas de ação da rede, que não apenas trocava informações sobre os eleitos subversivos, mas também deslocava os prisioneiros e procurados sem a necessária burocracia e registros de transferência. Em múltiplas formas, a Operação Condor funcionou como um facilitador da repressão, guiada pela supressão do pensamento comunista e revolucionário (especialmente após a criação da Junta de Coordenação Revolucionária) em suas fronteiras e pelo princípio da cooperação internacional.
(QUADRAT, Samantha, 2006, p. 161-181.)

A Operação Condor, apesar do forte apelo anticomunista, visava não apenas aqueles ligados à ideologia. Nessa operação:
Alternativas
Q3025583 História

As décadas de 60 e 70 do século XX manifestaram intensas movimentações nos países do hemisfério Sul da América: de um lado a consolidação da participação política e econômica das multinacionais e dos capitais estrangeiros, e de outro as mobilizações populares em resposta às novas dinâmicas, com petições de manutenção dos direitos trabalhistas, reforma agrária e melhor distribuição das riquezas. Em meio a esse cenário, olhando por uma perspectiva global, as duas maiores potências da época evidenciavam a geopolítica no qual o mundo estava submetido. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos buscava frear a ampliação da influência política e econômica da socialista União Soviética, configurando-se um período de tensão pela disputa tecnológica e armamentista, que não resultou em um conflito direto entre eles, mas na participação dos conflitos entre os seus aliados e governos satélites do Terceiro Mundo. Diante desse contexto é que se inserem os golpes militares nos países da América Latina.

(VIZENTINI, Paulo G. F., 2000, p. 195-226.)


Os Estados Unidos já mantinham relações econômicas e diplomáticas com os países latino-americanos desde a Segunda Guerra Mundial, pelo fornecimento de armas em troca da defesa do continente e treinamentos militares dos exércitos desses países, durante o período beligerante. Em relação aos governos militares latino-americanos: 

Alternativas
Q2777412 História

Os barbudos, como eram conhecidos os revolucionários Cubanos, tomaram o poder em Cuba em?

Alternativas
Q2766787 História

Durante a II Guerra Mundial alguns governos de caráter autoritários apoiaram o nazismo, e, dentre esses, pode-se citar o

Alternativas
Q2757295 História

Um país da América Latina disputava com o Reino Unido, há 30 anos, a soberania de um arquipélago situado no oceano Atlântico e conhecido pelos britânicos como Falklands, num conflito armado denominado Guerra das Malvinas. O nome desse país latino-americano é:

Alternativas
Q2743661 História

Em 11 de setembro de 1973, militares liderados pelo general Augusto Pinochet derrubaram o governo de Salvador Allende, no Chile, num golpe de Estado que resultou numa ditadura violenta e duradoura.


Sobre a experiência chilena de governo sob Allende, pode ser afirmado que

Alternativas
Q2694697 História

A Revolução Cubana foi um fato que alterou a vida de muitas pessoas, mas que em determinados momentos foi também capaz de ter consequências catastróficas e capazes de destruir grande parte da humanidade. Esse risco foi alto devido, principalmente,

Alternativas
Q2581529 História

As manifestações “Diretas Já”, ocorridas na segunda metade do século XX, foram marcadas por comícios em várias cidades, com amplo apoio popular. Qual foi o principal objetivo do movimento?

Alternativas
Q2392854 História
Após enfrentar uma guerra de guerrilhas de 1954 até 1962, a Argélia conquistou uma independência que incluía um difícil processo de por fim ao apartheid e ao ódio entre as comunidades de colonos europeus e a de muçulmanos árabes e berberes que lá viveram por mais de um século.

(Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à História contemporânea, 2010)


A guerra de descolonização africana apresentada acima teve como país colonizador 
Alternativas
Q2392845 História
Dediquei trinta e três anos e quatro meses ao serviço ativo da nossa força militar mais ágil: a Infantaria da Marinha. (...) Durante todo esse período dediquei a maior parte do meu tempo a servir aos interesses dos Grandes Negócios, a Wall Street e aos banqueiros. (...) Contribui para converter o México e, especialmente, Tampico em lugar seguro para os interesses petrolíferos norte-americanos em 1914. Ajudei o Haiti e Cuba a se tornarem um lugar seguro para os rapazes do National City Bank efetuarem as suas cobranças. (...) Contribui para que Honduras seguisse uma política “apropriada” para as companhias bananeiras norte-americanas em 1903. (...)

(Declarações de 1935 do major-general Smedley D. Butler. Apud H. Bruit, O Imperialismo)


O documento permite a conclusão de que
Alternativas
Q2390687 História

Julgue o item subsequente.


Sobre as atuações políticas de Pancho Villa e Emiliano Zapata durante o período da Revolução Mexicana, que ocorreu entre 1910 e 1920, afirma-se: enquanto Zapata se destacou pela liderança de operações militares e combates armados, Villa liderou um movimento social agrário que buscava a garantia de direitos e melhores condições de vida para a população camponesa da região. 

Alternativas
Q2390664 História

Julgue o item subsequente.


O peronismo foi um movimento político liderado pelo militar Juan Domingo Perón, que dominou a política argentina entre 1946 e 1955. Durante o governo de Perón, foram criados diversos benefícios sociais, como o salário mínimo, o décimo terceiro salário e a legislação trabalhista protegendo os trabalhadores. 

Alternativas
Q2373018 História
Para analisar a situação política do Chile na década de 1970, um professor da escola básica utilizou dois documentos produzidos por sujeitos participantes daquela cena histórica. Sendo assim, analise, a seguir, os textos usados pelo professor.

Imagem associada para resolução da questão


Após a da leitura dos dois documentos, o professor deve explicar, aos alunos, que
Alternativas
Q2334080 História

Julgue o item a seguir. 


Na América Latina, nos anos que precederam a Revolução Cubana, houve um certo equilíbrio entre a liberdade de expressão e a organização das forças políticas pró-EUA, bem como aquelas que demonstravam resistência aos Estados Unidos e, em alguns casos, até mesmo simpatia pelo modelo socialista. Esse período também se caracterizou pela intensa pressão exercida pelos EUA para que os países latino-americanos se alinhassem de maneira unificada e coesa ao bloco capitalista. Buscava-se uma voz única para toda a América. 

Alternativas
Q2334067 História

Julgue o item a seguir. 


A Revolução Cubana, que teve lugar em 1959, representa um dos eventos mais marcantes da história da América Latina e deixou uma marca duradoura na política e na sociedade cubana. Sob a liderança de figuras como Fidel Castro e Che Guevara, entre outros revolucionários, a Revolução Cubana introduziu transformações significativas na ilha caribenha, tanto no âmbito governamental quanto na estrutura da sociedade.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: E
5: C
6: D
7: A
8: B
9: E
10: C
11: D
12: B
13: C
14: D
15: A
16: E
17: C
18: C
19: C
20: C