Questões de Concurso Sobre brasil monárquico – segundo reinado 1831- 1889 em história

Foram encontradas 694 questões

Q3302080 História
No contexto do fim da monarquia no Brasil (1889), diferentes fatores contribuíram para a crise do Império. Entre os elementos a seguir, aquele que representa um fator decisivo para a perda de sustentação política do regime monárquico é: 
Alternativas
Q3297999 História
“Interrompemos nossa programação para a apresentação do horário eleitoral gratuito” Essa frase na população brasileira provoca reações variadas de xingamentos, comentários jocosos ou acaloradas discussões acerca da política nacional integrando a cultural nacional, assim como os candidatos desfilam discursos orientados por marqueteiros supostamente especializados em seduzir o eleitor e tendo no consultor de imagem a segunda pessoa mais importante da campanha depois do candidato. Em relação a história no tempo, o fato das eleições e do voto, bem como das propagandas políticas, do imaginário da época e os discursos inflamados sobre política ao longo da história, analise os itens abaixo:
06. Apesar de a Constituição de 1824 não proibir explicitamente, mulheres e escravos não tinham direito ao voto. Os libertos podiam votar nas eleições de primeiro grau. Existia ainda uma exigência de obtenção de uma renda anual para se ter direito ao voto. A Constituição de 1824 não condicionou o direito de voto à alfabetização, mas entre 1824 e 1842, a legislação exigia que a cédula fosse assinada, o que limitou na prática o voto dos analfabetos.
18. Um novo sistema eleitoral foi introduzido no país em 1855. As províncias foram divididas em distritos eleitorais, chamados na época de “círculos”, cada um elegendo um deputado. O sistema eleitoral utilizado era o de maioria absoluta. A ideia dos defensores desse sistema é que ele permitiria que as minorias, pelo menos as com votação concentrada em determinadas regiões, obtivessem representação no Parlamento.
24. As permanentes alterações dos sistemas eleitorais, entre 1855 e 1875, foram introduzidas três mudanças, não atingiram os resultados esperados, sobretudo o de fazer com que as minorias estivessem representadas no Legislativo. Aos poucos, o voto direto passou a ser visto como única forma de estabelecer a verdade das urnas. No dizer do escritor e então deputado José de Alencar: “Temos experimentado os círculos, os triângulos, diversas formas de manipulação, falta a eleição direta; é o travesseiro para o enfermo que não tem repouso.” E em 1881, a Lei Saraiva aboliu o voto indireto e senadores, deputados gerais e provinciais passaram a ser eleitos diretamente pelos eleitores.
32. Dados do TSE - Tribunal Superior Eleitoral divulgados em um relatório elaborado pelo Ministério das Mulheres mostram que mulheres brancas foram maioria entre as eleitas no pleito de 2024. Segundo o levantamento, candidatas negras, considerando-se pretas e pardas, foram 40% entre o total de mulheres que conseguiram se eleger para os cargos de vereadora ou prefeita, contra 59% de brancas.
40. Em 2020, decisão do STF - Supremo Tribunal Federal obrigou os partidos a dividir seu bilionário fundo eleitoral e seu tempo de propaganda de maneira proporcional ao número de candidatos negros e brancos, mas a determinação foi descumprida generalizadamente pelos partidos, que se articularam para aprovar a chamada PEC da Anistia em agosto de 2024, em um plenário esvaziado. O texto que acabou sendo votado reduziu as cotas financeiras para negros para 30%, percentual já válido nas eleições deste ano.

O somatório das alternativas verdadeiras é:
Alternativas
Q3295091 História
Durante o Segundo Reinado Brasileiro (1840-1889), ocorreram transformações na economia e política. Selecione a opção correta. 
Alternativas
Q3295090 História
Considere as afirmações sobre o período regencial brasileiro (1831-1840):

I. As Regências se caracterizaram por conflitos regionais como a Cabanagem e a Farroupilha, revelando tensões entre o governo central e elites locais.
II. O Ato Adicional de 1834 centralizou ainda mais o poder no Rio de Janeiro, eliminando autonomias provinciais.
III. Movimentos populares de cunho separatista foram rapidamente sufocados, sem grandes repercussões na organização política posterior.
IV. As disputas entre liberais e conservadores influenciaram a estruturação do Estado, levando ao golpe da maioridade de D. Pedro II.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3277751 História
Assinale a opção que descreve corretamente um conflito ocorrido durante o Período Regencial no Brasil. 
Alternativas
Q3276910 História
A partir do contexto histórico e cultural de Pedras de Fogo, analise os seguintes itens:

I. A fundação do povoado de Desterro e sua posterior mudança para o local que viria a ser chamado Pedras de Fogo foram impulsionadas, entre outros fatores, pela degradação do engenho de açúcar e pelos ataques indígenas, refletindo um contexto de conflitos regionais e transformações socioeconômicas.
II. A emancipação política de Pedras de Fogo, em 1860, consolidou a cidade como um centro de forte identidade econômica e política, superando as dificuldades do período colonial e pós-colonial, o que foi essencial para o seu processo de modernização nas décadas seguintes.
III. A história de Pedras de Fogo remonta ao século XVIII, quando o capitão-geral André Vidal de Negreiros doou um engenho de açúcar chamado Engenho Novo de Itambé à Nossa Senhora do Desterro de Itambé.

Assinale CORRETAMENTE: 
Alternativas
Q3275640 História
Assinale a alternativa correta que representa um fator que acarretou o fim da monarquia e a proclamação da república federativa do Brasil.
Alternativas
Q3275639 História
A imigração italiana para o Brasil intensificou-se a partir da segunda metade do século XIX, tendo como principais causas fatores socioeconômicos na Itália e a demanda por mão de obra no Brasil. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3241649 História
D. Pedro II, imperador do Brasil, é frequentemente associado a uma imagem mítica e heroica construída ao longo do tempo, refletindo aspectos políticos, culturais e sociais do país. Considerando as representações do imperador, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3220321 História
A respeito das mudanças socioeconômicas no período que marcou o fim da monarquia no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3213900 História

Das figuras políticas é interessante destacar como têm sido representados [nos livros didáticos] os dois imperadores do Brasil: D. Pedro I, sempre jovem, porque afinal morreu com 34 anos; seu filho D. Pedro II, sempre velho, apesar dos textos escolares darem destaque ao episódio da “Maioridade” [...]. A ilustração do pai jovem e do filho velho tem causado uma certa perplexidade aos jovens leitores e falta a explicação do aparente paradoxo.



(Circe M.F. Bittencourt. Livros didáticos entre textos e imagens.

Em: Circe M.F. Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula)



De acordo com a historiadora, o “aparente paradoxo” 

Alternativas
Q3212672 História
Durante o Período Regencial no Brasil (1831-1840), várias revoltas regionais ocorreram, refletindo tensões políticas e sociais. Sobre esse contexto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3179412 História
O Segundo Reinado (1840–1889) foi um período de estabilidade política relativa e crescimento econômico no Brasil, marcado pelo desenvolvimento do café e pelas mudanças na sociedade escravocrata.
Sobre o período, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3175589 História
Considerando o contexto histórico que envolveu o Golpe da Maioridade, durante o período imperial brasileiro, analise as assertivas abaixo:

I. A radicalização política que marcou o Brasil regencial preocupava as elites, que temiam a desintegração da frágil unidade territorial do país recém independente.
II. Apesar de D. Pedro II ter sido apoiado pelos liberais na campanha da maioridade, isso não significou que os projetos políticos para o Brasil foram alterados de forma significativa.
III. O golpe da maioridade foi uma articulação política para promover a manutenção da estrutura oligárquica e impedir o avanço dos movimentos revolucionários.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3171884 História
Em conformidade com as perspectivas de Linhares et al. (2020), qual dos eventos abaixo é considerado o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século XIX?
Alternativas
Q3165643 História
Durante o Segundo Reinado, o Império brasileiro envolveu-se em um dos maiores e mais longos conflitos da América Latina, a Guerra do Paraguai, que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870. Esse conflito uniu o Brasil:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163982 História
A tese de que na Cabanagem houve várias “cabanagens” parece ter fundamento. Os interesses dos segmentos do grande contingente de “despossuídos” que participaram do movimento, e que foram responsáveis pela sua radicalização, chocaram-se com os das lideranças político-partidárias que estiveram à frente dos cabanos.

Fonte: JUNIOR, José Alves de Souza. Cabanagem, revolução amazônica, 1830-1840. São Paullo: Fundação Lauro Campos, 2022, p.73.

Assinale a opção que descreve corretamente a composição do movimento da Cabanagem.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163980 História
O Ato Adicional de 1834
Alternativas
Q3160348 História
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, marcou uma ruptura no sistema político brasileiro, encerrando o período monárquico e inaugurando o regime republicano. No entanto, a transição não foi simples e enfrentou diversas resistências. Assinale a alternativa que corretamente explica um dos impactos políticos ou sociais desse evento no Brasil:
Alternativas
Q3156464 História
No contexto da Política Internacional do Segundo Reinado brasileiro, a Questão Christie (1861-1865) representou:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: B
5: E
6: D
7: B
8: B
9: D
10: B
11: C
12: C
13: E
14: D
15: D
16: A
17: A
18: B
19: A
20: A