Questões de Concurso Sobre expansão comercial a marítima: a busca de novos mundos em história

Foram encontradas 187 questões

Q3122101 História
A História Moderna é marcada por grandes transformações, como a Expansão Marítima Europeia, a Revolução Comercial e a formação das Monarquias Nacionais. Esses eventos moldaram a estrutura econômica e política da Europa e estabeleceram as bases para a globalização e o mercantilismo. Relacione os processos históricos na Coluna A com suas descrições na Coluna B.

Coluna A: Processos Históricos.
1. Expansão Marítima Europeia
2. Revolução Comercial
3. Formação das Monarquias Nacionais
4. Mercantilismo

Coluna B: Descrições.
( ) Política econômica que incentivava o acúmulo de metais preciosos e a criação de monopólios comerciais para fortalecer o poder do Estado.
( ) Transformação econômica caracterizada pelo aumento do comércio internacional, pela criação de mercados coloniais e pelo surgimento de novas formas de organização mercantil.
( ) Processo pelo qual os reinos europeus centralizaram o poder nas mãos de um monarca, consolidando fronteiras nacionais e unificando as leis e os impostos.
( ) Movimento que levou as potências europeias a expandirem seus territórios e influências através de explorações oceânicas, com o objetivo de encontrar novas rotas comerciais e fontes de riqueza.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q3111950 História

A corrida expansionista entre Portugal e Espanha, gerou, já na segunda metade do século XV, inúmeros conflitos e controvérsias acerca do direito de posse sobre as terras descobertas ou a descobrir. Com o objetivo de definir os direitos de cada país, formularam-se diversos tratados. Sobre esses tratados, analise as afirmativas abaixo:


I. O Tratado de Toledo (1480), garantia a Portugal as terras a descobrir ao sul das ilhas Canárias;


II. O Tratado de Toledo (1480), garantia a Espanha as terras a descobrir ao sul das ilhas Canárias;


III. A Bula Inter Coetera (1493) determinava as regiões de exploração de cada uma das nações. De acordo com o documento, uma linha imaginária a 100 léguas (660 quilômetros) da Ilha de Açores dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam fixados os territórios portugueses.


Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

Alternativas
Q3108090 História
“As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foi um processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia. Além disso, chegaram pela primeira vez a terras até então desconhecidas por eles, como o continente americano, local ao qual chegaram em 1492”.
Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/artigos/as-grandesnavegacoes.htm. Acesso em: 23 nov. 2024.

Para o sucesso desse processo diversos fatores são considerados essenciais, como: 
Alternativas
Q3108085 História
“No início do século XVI, o Império Português estava voltado para o comércio com as Índias, porém, após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, essa atividade entrou em declínio.
Ademais, houveram ameaças de invasão por parte da França e da Inglaterra, o que também influenciou na decisão portuguesa de ocupar, em definitivo, o território brasileiro.
Em 1530, portanto, Portugal envia Martim Afonso de Souza como chefe de uma expedição com o objetivo de estabelecer colonos e implementar uma administração colonial. Inicia-se, a partir de então, o período do Brasil Colônia”.
Disponível em: https://www.politize.com.br/brasil-colonia/. Acesso em: 24 nov. 2024.

O chamado período colonial brasileiro apresentou diversas características, dentre as quais merece destaque, em linhas gerais, a (o): 
Alternativas
Q3101003 História
O texto abaixo aborda o tema das “Grandes Navegações” e juntamente com os seus conhecimentos sobre o assunto, poderá ajudar na resposta da questão.


O século XV foi marcado pelas grandes viagens de exploradores que confirmaram a esfericidade da terra e contribuíram para revolucionárias mudanças na vida europeia. Os grandes exploradores dos séculos XV e XVI foram Bartolomeu Dias, Colombo, Vasco da Gama, Magalhães e Drake.

Estas viagens só foram possíveis graças ao progresso das ciências, da tecnologia e do pensamento racional. A bússola, o cálculo matemático e instrumentos marítimos como o astrolábio contribuíram enormemente para o desenvolvimento da navegação.
Segundo o texto 1, as navegações dos séculos XV e XVI são responsáveis por importantes mudanças na vida da Europa.

Assinale a alternativa que indica corretamente uma importante contribuição para o conhecimento geográfico que os navegadores puderam comprovar. 
Alternativas
Q3101002 História
O texto abaixo aborda o tema das “Grandes Navegações” e juntamente com os seus conhecimentos sobre o assunto, poderá ajudar na resposta da questão.


O século XV foi marcado pelas grandes viagens de exploradores que confirmaram a esfericidade da terra e contribuíram para revolucionárias mudanças na vida europeia. Os grandes exploradores dos séculos XV e XVI foram Bartolomeu Dias, Colombo, Vasco da Gama, Magalhães e Drake.

Estas viagens só foram possíveis graças ao progresso das ciências, da tecnologia e do pensamento racional. A bússola, o cálculo matemático e instrumentos marítimos como o astrolábio contribuíram enormemente para o desenvolvimento da navegação.
Portugal e Espanha destacaram-se, nos séculos XV e XVI, nas grandes viagens marítimas em busca de novas terras.
Assinale a alternativa correta a respeito destas navegações.
Alternativas
Q3076792 História
Quem foi o líder muçulmano notável por sua oposição aos cruzados durante a Terceira Cruzada? 
Alternativas
Q3076367 História
A expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI foi impulsionada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias de navegação. Assinale corretamente a tecnologia que foi crucial para o sucesso dessas expedições. 
Alternativas
Q3070326 História
Até agora eu não encontrei nenhum homem monstruoso nessas ilhas, como muitos pensavam. Ao contrário, todos são de muito bonito acatamento. Assim que, monstros eu não encontrei e nem tive notícias.
Fonte: Carta de Cristóbal Colón a Luis de Santángel, escribano de ración de los Reyes Católicos, dándole cuenta de su primer viaje a las Indias. Archivo General de Simancas, EST,LEG,1,2,1,164.

O primeiro contato dos europeus com o Novo Mundo provocou questões intelectuais sobre como tratar a novidade americana. De acordo com o trecho, o conteúdo presente na Carta de Cristóvão Colombo explicita
Alternativas
Q3051431 História
Numa primeira aproximação, o sistema colonial se apresenta como o conjunto das relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias, num dado período da história da colonização; na Época Moderna, entre o Renascimento e a Revolução Francesa, parece-nos conveniente chamar essas relações, seguindo a tradição de vários historiadores (Beer, Schuyler, Lipson), Antigo Sistema Colonial da era mercantilista. E já esta primeira abordagem, ainda puramente descritiva, permite-nos estabelecer para logo uma primeira distinção de não somenos importância. Nem toda colonização se processa, efetivamente, dentro dos quadros do sistema colonial; fenômeno mais geral, de alargamento da área de expansão humana no globo, pela ocupação, povoamento e valorização de novas regiões.
(NOVAIS, Fernando, 2011.)
O sistema colonial, como conceito, na maioria das vezes, se liga ao mercantilismo e, em consequência, às engrenagens que lhe dão estrutura e dinâmica. E é nesse contexto mercantil que emerge o conceito de “Exclusivo Colonial”, que:
Alternativas
Q3051430 História
[...] Na medida em que a ação da colonização se consubstanciava, novos discursos em prol do trabalho eram produzidos, separando cada vez mais os indígenas cristãos – os fiéis – daqueles que não aceitavam e resistiam às regras – os infiéis – cujos discursos eram atentados pelas concepções ocidentais de ócio e vício.
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
Alternativas
Q3051428 História
Colombo, que afirmara e continuou afirmando, convictamente ou não, serem do Extremo Oriente as terras que descobrira, já disso estava sem dúvida desenganado ao percorrer, no decurso das suas últimas viagens, terras continentais que em nada se ostentavam fabulosas, como daquelas se sabia serem. Que se tratava de uma barreira erguida entre a Europa e a Ásia era mesmo opinião geral entre as gentes ligadas em Espanha às atividades marítimas, noção da qual emergia, como é natural, a de ser necessário navegar até lhe encontrar o fim e seguir daí pelo resto do mar que ainda tivesse de sulcar-se para atingir o continente asiático.
(Peres, 1992, p. 73-74.)
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415. Vários motivos levaram a Espanha a esse “atraso”, entre os quais podemos apontar:
Alternativas
Q3050099 História
O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela. 
Alternativas
Q3050094 História
Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.
Alternativas
Q3032473 História

A partir da Conquista de Ceuta (1415), o Reino Lusitano iniciou um processo expansionista que culminou na formação de um imenso império colonial português.


Assinale a alternativa que indica uma das conquistas portuguesas neste período.

Alternativas
Q3015242 História
“Em síntese, importa perceber que o resultado mais evidente e duradouro das viagens do início dos tempos modernos foi a unificação da Terra, perceptível em todas as esferas da vida. Por conta disso, acontecimentos europeus deixaram de ser apenas europeus para atingir dimensões planetárias [...]”. (MICELI, P. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2018, p. 27.)
Analise as afirmativas e indique a alternativa correta.

I- O expansionismo português era pautado por interesses comerciais, militares e evangelizadores.
II- As expedições de exploração de Portugal e da Espanha tinham objetivo de contornar o bloqueio turco otomano em suas rotas comerciais.
III- Portugal estabeleceu feitorias na África e ocupou também o interior do Continente, afastando-se da costa.
IV- O Tratado de Tordesilhas deu fim às disputas territoriais entre Espanha e Portugal. 
Alternativas
Q2892051 História

A expansão marítima comercial espanhola recebeu apoio da Igreja e se baseou no ideal cruzadista de:

Alternativas
Q2892050 História

A articulação entre princípios econômicos mercantilistas e o processo de expansão marítimo-comercial resultou:

Alternativas
Q2892039 História

Assinale a opção que contém um dos fatores que contribuiu para o pioneirismo português na expansão marítimo-comercial ocidental no século XV:

Alternativas
Q2812462 História

“O caminho marítimo, esse, não tem de pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vende-las mais baratas. As pessoas mais bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na noticia, e outras pessoas pensão que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e comércio com Calicute, pois das treze caravelas que para aí partiram, só seis voltaram, e as perdas são maiores que os lucros.” Priuli, “Diários”, 1499. Freitas, G. de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano Editorial, s/d. O extrato de texto trata das noticias do pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia, um dos principais fatores das dinâmicas, rupturas e transformações da sociedade europeia.

São fatores que contribuíram para o pioneirismo português no processo de expansão marítima, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: D
6: A
7: C
8: B
9: B
10: B
11: C
12: A
13: A
14: B
15: C
16: A
17: C
18: B
19: B
20: D