Questões de Concurso
Sobre expansão comercial a marítima: a busca de novos mundos em história
Foram encontradas 187 questões
Coluna A: Processos Históricos.
1. Expansão Marítima Europeia
2. Revolução Comercial
3. Formação das Monarquias Nacionais
4. Mercantilismo
Coluna B: Descrições.
( ) Política econômica que incentivava o acúmulo de metais preciosos e a criação de monopólios comerciais para fortalecer o poder do Estado.
( ) Transformação econômica caracterizada pelo aumento do comércio internacional, pela criação de mercados coloniais e pelo surgimento de novas formas de organização mercantil.
( ) Processo pelo qual os reinos europeus centralizaram o poder nas mãos de um monarca, consolidando fronteiras nacionais e unificando as leis e os impostos.
( ) Movimento que levou as potências europeias a expandirem seus territórios e influências através de explorações oceânicas, com o objetivo de encontrar novas rotas comerciais e fontes de riqueza.
A sequência CORRETA é:
A corrida expansionista entre Portugal e Espanha, gerou, já na segunda metade do século XV, inúmeros conflitos e controvérsias acerca do direito de posse sobre as terras descobertas ou a descobrir. Com o objetivo de definir os direitos de cada país, formularam-se diversos tratados. Sobre esses tratados, analise as afirmativas abaixo:
I. O Tratado de Toledo (1480), garantia a Portugal as terras a descobrir ao sul das ilhas Canárias;
II. O Tratado de Toledo (1480), garantia a Espanha as terras a descobrir ao sul das ilhas Canárias;
III. A Bula Inter Coetera (1493) determinava as regiões de exploração de cada uma das nações. De acordo com o documento, uma linha imaginária a 100 léguas (660 quilômetros) da Ilha de Açores dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam fixados os territórios portugueses.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/artigos/as-grandesnavegacoes.htm. Acesso em: 23 nov. 2024.
Para o sucesso desse processo diversos fatores são considerados essenciais, como:
Ademais, houveram ameaças de invasão por parte da França e da Inglaterra, o que também influenciou na decisão portuguesa de ocupar, em definitivo, o território brasileiro.
Em 1530, portanto, Portugal envia Martim Afonso de Souza como chefe de uma expedição com o objetivo de estabelecer colonos e implementar uma administração colonial. Inicia-se, a partir de então, o período do Brasil Colônia”.
Disponível em: https://www.politize.com.br/brasil-colonia/. Acesso em: 24 nov. 2024.
O chamado período colonial brasileiro apresentou diversas características, dentre as quais merece destaque, em linhas gerais, a (o):
Assinale a alternativa que indica corretamente uma importante contribuição para o conhecimento geográfico que os navegadores puderam comprovar.
Assinale a alternativa correta a respeito destas navegações.
Fonte: Carta de Cristóbal Colón a Luis de Santángel, escribano de ración de los Reyes Católicos, dándole cuenta de su primer viaje a las Indias. Archivo General de Simancas, EST,LEG,1,2,1,164.
O primeiro contato dos europeus com o Novo Mundo provocou questões intelectuais sobre como tratar a novidade americana. De acordo com o trecho, o conteúdo presente na Carta de Cristóvão Colombo explicita
(NOVAIS, Fernando, 2011.)
O sistema colonial, como conceito, na maioria das vezes, se liga ao mercantilismo e, em consequência, às engrenagens que lhe dão estrutura e dinâmica. E é nesse contexto mercantil que emerge o conceito de “Exclusivo Colonial”, que:
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
(Peres, 1992, p. 73-74.)
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415. Vários motivos levaram a Espanha a esse “atraso”, entre os quais podemos apontar:
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.
A partir da Conquista de Ceuta (1415), o Reino Lusitano iniciou um processo expansionista que culminou na formação de um imenso império colonial português.
Assinale a alternativa que indica uma das conquistas portuguesas neste período.
Analise as afirmativas e indique a alternativa correta.
I- O expansionismo português era pautado por interesses comerciais, militares e evangelizadores.
II- As expedições de exploração de Portugal e da Espanha tinham objetivo de contornar o bloqueio turco otomano em suas rotas comerciais.
III- Portugal estabeleceu feitorias na África e ocupou também o interior do Continente, afastando-se da costa.
IV- O Tratado de Tordesilhas deu fim às disputas territoriais entre Espanha e Portugal.
A expansão marítima comercial espanhola recebeu apoio da Igreja e se baseou no ideal cruzadista de:
A articulação entre princípios econômicos mercantilistas e o processo de expansão marítimo-comercial resultou:
Assinale a opção que contém um dos fatores que contribuiu para o pioneirismo português na expansão marítimo-comercial ocidental no século XV:
“O caminho marítimo, esse, não tem de pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vende-las mais baratas. As pessoas mais bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na noticia, e outras pessoas pensão que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e comércio com Calicute, pois das treze caravelas que para aí partiram, só seis voltaram, e as perdas são maiores que os lucros.” Priuli, “Diários”, 1499. Freitas, G. de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano Editorial, s/d. O extrato de texto trata das noticias do pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia, um dos principais fatores das dinâmicas, rupturas e transformações da sociedade europeia.
São fatores que contribuíram para o pioneirismo português no processo de expansão marítima, EXCETO: