Questões de Concurso
Sobre guerra fria e seus desdobramentos em história
Foram encontradas 321 questões
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/queda-muro-berlim. Acesso em: junho de 2024.)
O Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos da:
Observe a imagem a seguir:
Fonte:https://elpais.com/cultura/2015/10/08/actualidad/1444316985_737930.html
A foto retrata Fidel Castro, em sua visita à cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, segurando uma camisa que contém o seguinte escrito “I love NY” que significa “Eu amo Nova Iorque” em português.
A respeito das relações políticas entre Cuba e Estados Unidos, assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos motivos que resultou no afastamento entre os dois países após a Revolução de 1959.
Adaptado de: CUETO, Marcos. La “cultura de la sobrevivência” y la salud pública internacional en América Latina: la Guerra Fría y la erradicación de enfermedades a mediados del siglo XX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.1, jan.-mar. 2015, p.257.
As afirmativas a seguir apresentam corretamente fatores da atuação sanitária dos Estados Unidos, à exceção de uma. Assinale-a.
( ) O movimento de aspirações socialistas foi abafado pelo governo salazarista que intensificou suas atividades após a derrota do movimento. ( ) O movimento teve como centro de suas críticas a atuação militar que repreendeu os manifestantes durante os protestos nas regiões urbanas. ( ) O movimento apoiou a independência das possessões portuguesas no continente africano.
A respeito do movimento, está correto o que se afirma em
(Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/mobile/.htm. Acesso em: setembro de 2024.)
A queda do Muro de Berlim, associada a uma série de outros fatores, foi crucial para determinar os rumos finais da Guerra Fria. Entre esses fatores, é possível apontar:
Entre as razões que levaram os EUA a embargarem Cuba na década de 1960, está
As décadas de 60 e 70 do século XX manifestaram intensas movimentações nos países do hemisfério Sul da América: de um lado a consolidação da participação política e econômica das multinacionais e dos capitais estrangeiros, e de outro as mobilizações populares em resposta às novas dinâmicas, com petições de manutenção dos direitos trabalhistas, reforma agrária e melhor distribuição das riquezas. Em meio a esse cenário, olhando por uma perspectiva global, as duas maiores potências da época evidenciavam a geopolítica no qual o mundo estava submetido. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos buscava frear a ampliação da influência política e econômica da socialista União Soviética, configurando-se um período de tensão pela disputa tecnológica e armamentista, que não resultou em um conflito direto entre eles, mas na participação dos conflitos entre os seus aliados e governos satélites do Terceiro Mundo. Diante desse contexto é que se inserem os golpes militares nos países da América Latina.
(VIZENTINI, Paulo G. F., 2000, p. 195-226.)
Os Estados Unidos já mantinham relações econômicas e diplomáticas com os países latino-americanos desde a Segunda Guerra Mundial, pelo fornecimento de armas em troca da defesa do continente e treinamentos militares dos exércitos desses países, durante o período beligerante. Em relação aos governos militares latino-americanos:
Assinale a alternativa correta.
Tomando por referência noções sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso de força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: breve século XX. 1914-1991. São Paulo.
Sobre as forças militares na Guerra Fria é CORRETO afirmar que, respectivamente, representavam o bloco americano e o bloco soviético:
[...] no mundo em que agora vivemos, qualquer “meta discurso”, qualquer teoria global, tornou-se impossível de sustentar devido ao colapso da crença nos valores de todo tipo e em sua hierarquização como sendo universais, o que explicaria o assumido niilismo intelectual contemporâneo, com seu relativismo absoluto e sua convicção de que o conhecimento se reduz a processos de semiose e interpretação (hermenêutica) impossíveis de ser hierarquizados de algum modo que possa pretender ao consenso.
C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.15.
A partir do trecho apresentado, marque V de VERDADEIRO para as afirmativas que interpretem de maneira CORRETA o pensamento dos autores e F de FALSO para as interpretações INCORRETAS:
( ) A análise feita reflete o mundo conhecido como da pós-modernidade. ( ) A reflexão realizada diz respeito ao mundo bipolar da Guerra Fria. ( ) A contemporaneidade evidencia a desvalorização das grandes teorias globais. ( ) O mundo da representação semiótica relativiza a busca da verdade.
Está CORRETA a sequência:
A Guerra Fria foi um período de conflito políticoideológico entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), que durou de 1947 a 1991. Esse período dividiu o mundo em dois grandes blocos: um alinhado ao capitalismo e o outro ao socialismo.
Julgue o item a seguir.
O socialismo é uma ideologia política e econômica que
busca criar uma sociedade sem classes, onde os meios
de produção são de propriedade comum e controlados
pelo povo. Seu objetivo final é eliminar todas as formas
de desigualdade e exploração.
Julgue o item que se segue.
O fim da Guerra Fria teve um impacto significativo na
corrida espacial, levando os Estados Unidos e a União
Soviética a cooperarem na construção da Estação
Espacial Internacional como forma de promover a paz e a
colaboração científica entre as superpotências rivais.