Questões de Concurso
Sobre guerra fria e seus desdobramentos em história
Foram encontradas 326 questões
O texto do historiador inglês procurou abordar as principais características das relações internacionais no período conhecido como Guerra Fria.
Do ponto de vista estratégico, os Estados Unidos procuraram manter sua influência no mundo a fim de combater o expansionismo do comunismo soviético.
Qual das alternativas abaixo NÃO representou uma intervenção estratégica dos Estados Unidos para manter a sua influência mundial no período histórico mencionado no texto?
"Um dos maiores símbolos da Guerra Fria foi o muro de Berlim. Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre quatro vencedores: França, Inglaterra, Estados Unidos e URSS. Os países capitalistas fizeram uma nova aliança e estabeleceram seu domínio sobre a Alemanha Ocidental. A URSS não aderiu à aliança e passou a ter influência direta sobre a Alemanha Oriental. Em 1961, foi erguido um muro separando as duas partes da cidade em capitalista e socialista: o muro de Berlim, que somente seria desmantelado ao final do conflito." Fonte: https://www.politize.com.br/guerra-fria/
Durante a Guerra Fria, marcada pela rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética, alguns países tornaram-se palco de conflitos indiretos entre as superpotências. Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma característica desse período?
Paralelamente às consequências econômicas e políticas do colapso da URSS e da Europa Oriental, que foram mais dramáticas que as ocorridas na Europa Ocidental em fins da década de 80 do século passado, as ricas economias do capitalismo trataram a crise de forma urgente e maciça, tendo o fim da Guerra Fria sido considerado o fim de um conflito, e não o fim de uma era.
Assim como ocorrera com a Holanda, que, após a Segunda Guerra Mundial, viu a Indonésia lutar e conseguir sua independência, as demais potências coloniais e ex-coloniais do oeste europeu passaram a dedicar sua total atenção às questões europeias e abandonaram as antigas prioridades de manter o domínio e o controle das respectivas colônias.
Um dos pontos centrais da convenção Bretton Woods, realizada em 1944 com o objetivo de evitar os erros das políticas econômicas dos anos 30 que culminaram na grande depressão, foi o compromisso firmado em prol da conversão das moedas europeias para o euro, com o objetivo de facilitar o comércio e os investimentos internacionais e alavancar a economia no continente europeu, destroçado pela guerra.
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/queda-muro-berlim. Acesso em: junho de 2024.)
O Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos da:
Observe a imagem a seguir:
Fonte:https://elpais.com/cultura/2015/10/08/actualidad/1444316985_737930.html
A foto retrata Fidel Castro, em sua visita à cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, segurando uma camisa que contém o seguinte escrito “I love NY” que significa “Eu amo Nova Iorque” em português.
A respeito das relações políticas entre Cuba e Estados Unidos, assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos motivos que resultou no afastamento entre os dois países após a Revolução de 1959.
Adaptado de: CUETO, Marcos. La “cultura de la sobrevivência” y la salud pública internacional en América Latina: la Guerra Fría y la erradicación de enfermedades a mediados del siglo XX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.1, jan.-mar. 2015, p.257.
As afirmativas a seguir apresentam corretamente fatores da atuação sanitária dos Estados Unidos, à exceção de uma. Assinale-a.
( ) O movimento de aspirações socialistas foi abafado pelo governo salazarista que intensificou suas atividades após a derrota do movimento. ( ) O movimento teve como centro de suas críticas a atuação militar que repreendeu os manifestantes durante os protestos nas regiões urbanas. ( ) O movimento apoiou a independência das possessões portuguesas no continente africano.
A respeito do movimento, está correto o que se afirma em
(Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/mobile/.htm. Acesso em: setembro de 2024.)
A queda do Muro de Berlim, associada a uma série de outros fatores, foi crucial para determinar os rumos finais da Guerra Fria. Entre esses fatores, é possível apontar:
Entre as razões que levaram os EUA a embargarem Cuba na década de 1960, está
As décadas de 60 e 70 do século XX manifestaram intensas movimentações nos países do hemisfério Sul da América: de um lado a consolidação da participação política e econômica das multinacionais e dos capitais estrangeiros, e de outro as mobilizações populares em resposta às novas dinâmicas, com petições de manutenção dos direitos trabalhistas, reforma agrária e melhor distribuição das riquezas. Em meio a esse cenário, olhando por uma perspectiva global, as duas maiores potências da época evidenciavam a geopolítica no qual o mundo estava submetido. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos buscava frear a ampliação da influência política e econômica da socialista União Soviética, configurando-se um período de tensão pela disputa tecnológica e armamentista, que não resultou em um conflito direto entre eles, mas na participação dos conflitos entre os seus aliados e governos satélites do Terceiro Mundo. Diante desse contexto é que se inserem os golpes militares nos países da América Latina.
(VIZENTINI, Paulo G. F., 2000, p. 195-226.)
Os Estados Unidos já mantinham relações econômicas e diplomáticas com os países latino-americanos desde a Segunda Guerra Mundial, pelo fornecimento de armas em troca da defesa do continente e treinamentos militares dos exércitos desses países, durante o período beligerante. Em relação aos governos militares latino-americanos:
Assinale a alternativa correta.
Tomando por referência noções sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso de força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: breve século XX. 1914-1991. São Paulo.
Sobre as forças militares na Guerra Fria é CORRETO afirmar que, respectivamente, representavam o bloco americano e o bloco soviético: