Questões de Concurso
Comentadas sobre história do brasil em história
Foram encontradas 5.420 questões
O governo de João Figueiredo, que durou de 1979 a 1985, marcou um período crucial na transição do Brasil do regime militar para um regime democrático. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I. A Emenda Constitucional de 1981 alterou o sistema eleitoral, restabelecendo eleições diretas para governadores e prefeitos, e permitiu a formação de novos partidos políticos. A criação de novos partidos ajudou a diversificar o espectro político e preparar o terreno para o retorno à democracia.
II. Em 1979, o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que havia sido um dos instrumentos mais repressivos do regime militar, foi revogado. A revogação do AI-5 foi um passo crucial na redução da censura e da repressão política, marcando uma mudança significativa na política de controle estatal sobre a oposição.
III. O governo de Figueiredo foi responsável por preparar o terreno para a eleição direta de Tancredo Neves, que tomou posse como presidente após a abertura política e a aprovação da nova Constituição de 1988. Figueiredo, apesar de ter sido um general, reconheceu a necessidade de mudanças para a estabilização do regime democrático.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
No Brasil, o fim oficial da escravidão através da assinatura da “Lei Áurea”:
( ) Na área da saúde: elevar o nível sanitário da população brasileira por meio de campanhas contra doenças e financiar serviços de água e esgoto.
( ) Na área da alimentação: melhorar, multiplicar e distribuir sementes ou mudas de plantas, tanto comestíveis quanto têxteis.
( ) Na área do transporte: trazer engenheiros estrangeiros para desenvolver novos planos para a malha ferroviária, com o objetivo de conectar o território nacional.
( ) Na área da energia: adquirir o equipamento necessário à perfuração de poços de petróleo, investir em pesquisa intensiva e na perfuração de poços.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a motivação subjacente à publicação das cartas atribuídas a Bernardes.
I. Crítica as políticas de industrialização baseadas no protecionismo estatal, defendendo a promoção de indústrias viáveis sem a dependência do apoio do poder público.
II. Defesa do perfil financeiro expansionista e especulativo vigente durante o Encilhamento, fundamentado na expectativa da entrada de capital estrangeiro.
III. Respeito aos termos estabelecidos no plano de consolidação da dívida externa brasileira, alinhados aos princípios ortodoxos de equilíbrio monetário.
Está correto o que se afirma em
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.
O resultado foi a imagem representada a seguir.
Depois da análise da imagem gerada, o professor pediu que os alunos a comparassem com a imagem a seguir, uma pintura realizada em 1828.
A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Os alunos concluíram que ambas as representações estão sujeitas a interpretações subjetivas de uma realidade histórica, mesmo que uma delas não tenha sido produzida por humanos.
II. Os alunos identificaram que a primeira imagem é uma idealização do passado escravista brasileiro, enquanto a segunda é uma descrição imparcial da realidade histórica concreta.
III. Os alunos perceberam que, na primeira imagem, as mulheres são retratadas como protagonistas nos trabalhos das plantações, refletindo um fato histórico, enquanto na segunda, elas são ocultadas.
Está correto o que se afirma em
(Carrara, 2001, p. 83.)
O povoamento do Brasil no contexto da mineração e mais especificamente das “Minas Gerais”: