Questões de Concurso
Comentadas sobre mercantilismo e a economia de estados em história
Foram encontradas 187 questões
Um dos objetivos da política mercantilista foi a acumulação de metais preciosos.
Assinale a alternativa que indica uma das bases econômicas que favoreceu essa acumulação.
O que caracterizou, principalmente, o mercantilismo, na fase em que se expandiu por quase todas as nações da Europa, do século XVI ao XVIII, justamente no período colonial da história brasileira, é que nunca se incorporou propriamente, numa doutrina econômica de claras e coerentes formulações e de rígidos artigos. Nunca passou de uma série de práticas visando atingir certos objetivos empíricos. Não teve nenhum teorizador, embora se possam apontar alguns expoentes dessas ideias mais ou menos imperfeitamente postas em prática para a obtenção de certos resultados econômicos. [...]
(FURTADO, C., 2007.)
Na Europa, o mercantilismo é, às vezes, visto como uma fase na evolução histórica do capitalismo. Vários são os elementos fundamentais nessa doutrina, dentre os quais podemos destacar:
1. A transição do Feudalismo para o Capitalismo foi marcada pela consolidação das monarquias nacionais, a centralização do poder e o surgimento do Estado Moderno.
2. O Mercantilismo, como política econômica, incentivou a expansão colonial e a disputa por territórios ricos em matérias-primas, como ouro, prata e açúcar, nas Américas.
3. As Companhias de Comércio, como a Companhia das Índias Orientais, foram instrumentos fundamentais para a exploração colonial e a acumulação de capital nas metrópoles europeias.
4. A acumulação primitiva de capital, processo essencial para o desenvolvimento do Capitalismo, foi limitada ao comércio interno das metrópoles, sem envolver a exploração das colônias.
5. A transição para o Capitalismo foi acompanhada pela Revolução Científica, que trouxe inovações tecnológicas que aumentaram a produtividade agrícola e industrial, beneficiando as economias europeias.
Alternativas:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o escravismo no Brasil.
( ) A escravidão negra foi utilizada nas regiões economicamente mais prósperas, com a produção destinada às exportações.
( ) Nas Capitanias com poucos recursos econômicos predominou o trabalho escravo de indivíduos oriundos das comunidades indígenas.
( ) O tráfico de escravos africanos minimizava os custos dos fretes marítimos, entre Portugal e o Brasil.
( ) A partir do século XVII a escravização dos indígenas foi eliminada no Maranhão, pois D. João IV criou uma lei que a proibia naquela Capitania.
( ) Os princípios do Pacto Colonial recomendavam que os lucros financeiros do tráfico negreiro fossem reinvestidos na Metrópole e na Colônia.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo sobre a atuação dos escravos africanos no Brasil.
1. A maior parte dos povos africanos se recusou a aceitar a conversão ao cristianismo, e foi também por isso escravizado.
2. O estágio sociocultural dos povos indígenas impedia a sua atuação como trabalhadores assalariados.
3. Os lucros do tráfico negreiro justificavam a atividade, além de serem considerados essenciais para as atividades coloniais.
4. Em Santa Catarina os escravos africanos atuavam em atividades domésticas, na agricultura e na pecuária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os tratados de limites, celebrados entre as nações ibéricas, referentes às suas colônias na América influenciaram significativamente a formação histórica e cultural do Brasil, bem como a configuração geográfica do seu território atual.
No Tratado de ___________________, assinado em 1750, os interesses lusitanos foram defendidos por ___________________, que se utilizou de princípio do direito romano do Uti possidetis, na tentativa de garantir o que considerava direitos do reino.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Sobre o território brasileiro em construção, é correto afirmar:
1. Nos primeiros séculos de colonização a ocupação portuguesa no Brasil limitou-se ao litoral. Isso se explica pelo fato de a economia estar voltada para o abastecimento do mercado interno.
2. A economia na época foi inicialmente a produção de açúcar nas áreas próximas ao litoral.
3. No interior do território brasileiro, a presença europeia praticamente se limitava à Vila de São Paulo e a alguns núcleos vizinhos. Desses núcleos partiram os bandeirantes, que desde o início do século XVII deixaram para trás a linha de Tordesilhas e percorreram áreas então pertencentes à Espanha.
4. Nos séculos XVII e XVIII expedições portuguesas avançaram ainda mais instalando fortificações no alto curso do rio Amazonas e de seus afluentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A formação do extenso território brasileiro é resultado de um longo processo de domínio e expansão iniciado com a chegada dos europeus.
Sobre a formação do território brasileiro, é correto afirmar:
1. O Brasil é o 6º maior país do mundo em área.
2. A imensa extensão territorial do Brasil é resultado de um longo processo de conquista de terras iniciado pelos portugueses a partir de 1500.
3. Os colonizadores foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil e conquistando outras áreas.
4. Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como os espanhóis, entre outros, a Coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A produção do ouro no século XVIII provocou várias transformações na colônia. Dentre elas, podemos destacar:
Dentre os principais fatores que contribuíram para a expansão territorial em direção ao interior brasileiro do século XVII, podemos destacar:
Ao reconhecer a presença do pau-brasil nas florestas litorâneas, a Corte Portuguesa estabeleceu o monopólio real sobre essa riqueza, procurando rapidamente explorá-la. Tal exploração se fazia através de um sistema denominado escambo. Em que consistia esse sistema?
Pode ser identificada como característica do Pacto Colonial:
Analise o mapa a seguir.
Tratados de Limites
RESENDE, Maria Efigênia Lage: MORAES, Ana Maria.
Atlas Histórico do Brasil. Belo Horizonte: Vigília, 1987, p. 35 (Adaptado)
Assinale a alternativa que descreve corretamente a consolidação do território português na América, de acordo com os tratados assinalados no mapa acima.
Analise as proposições abaixo, a respeito da abolição do trabalho escravo no Brasil.
I. As leis abolicionistas refletem os interesses das classes dominantes em postergarem, ao máximo, o fim da escravidão.
II. O Movimento Abolicionista, sendo liberal, pode ser considerado de classe por defender a liberdade dos escravos.
III. Os escravos, por meio de suas diversas formas de luta, entre elas, as insurreições, interferiram no processo da abolição.
IV. As pressões do Capital Industrial e as lutas dos escravos foram determinantes para abolição da escravatura no Brasil.
V. O trabalho escravo foi abolido porque se considerava injusto e imoral manter homens sob o domínio de outros.
É CORRETO apenas o que está contido nas proposições
“O escravismo não se apresenta como uma herança colonial, como um vínculo com o passado que o presente oitocentista se encarregaria de dissolver. Apresenta-se, isto sim, como um compromisso para o futuro” (ALENCASTRO, Luis F. de. Vida privada e ordem privada no Império, In: História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade, São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 17.).
A respeito da permanência da escravidão no Brasil imperial, pode-se inferir:
A gênese da formação histórica do Brasil, segundo a perspectiva da historiografia marxista:
Em relação ao Mercantilismo, pode-se afirmar:
A herança da escravidão marcou profundamente a sociedade brasileira e os processos sociais vigentes na sociedade. A discriminação e o preconceito têm sido temas recorrentes de debates que se refletem nas escolas, a exemplo da