Questões de Concurso
Comentadas sobre movimentos de reforma religiosa: protestantes e católicos em história
Foram encontradas 114 questões
A questão não é nova, pois foi também diante deste dilema que o Papa João XXIII (1958-1963) provocou uma verdadeira “revolução copernicana” na Igreja ao convocar o chamado Concílio Vaticano II (1962-1965). E a palavra de ordem era “aggiornamento”: a atualização da Igreja.
COUTINHO, Sérgio Ricardo. O que foi o Concílio Vaticano II? In: Café História, 2022.
Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o objetivo principal da convocação do Concílio Vaticano II.
I. Crítica as políticas de industrialização baseadas no protecionismo estatal, defendendo a promoção de indústrias viáveis sem a dependência do apoio do poder público.
II. Defesa do perfil financeiro expansionista e especulativo vigente durante o Encilhamento, fundamentado na expectativa da entrada de capital estrangeiro.
III. Respeito aos termos estabelecidos no plano de consolidação da dívida externa brasileira, alinhados aos princípios ortodoxos de equilíbrio monetário.
Está correto o que se afirma em
Julgue o próximo item, acerca do Renascimento, da Reforma Protestante e da Contrarreforma:
A adoção da imprensa durante a Reforma
Protestante foi fundamental para a disseminação das
ideias de Lutero e seus seguidores, mas a Igreja Católica
evitou completamente o uso desse meio durante a
Contrarreforma, preferindo métodos tradicionais de
disseminação de informações.
Julgue o próximo item, acerca do Renascimento, da Reforma Protestante e da Contrarreforma:
A Contrarreforma impulsionou a fundação de novas
ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, que se
destacou não apenas na educação e na missão
religiosa, mas também na produção de obras de arte e
arquitetura barroca na América Latina, que influenciaram
o estilo artístico da região.
Julgue o próximo item, acerca do Renascimento, da Reforma Protestante e da Contrarreforma:
O movimento humanista renascentista na Itália tinha
pouca ou nenhuma relação com a Reforma Protestante,
uma vez que os humanistas se concentravam
exclusivamente em redescobrir os textos clássicos e
ignoravam as questões religiosas de seu tempo.
Julgue o próximo item, acerca do Renascimento, da Reforma Protestante e da Contrarreforma:
Durante o Renascimento, a obra de Marsilio Ficino
sobre a tradução dos textos de Platão influenciou diretamente o pensamento de Martinho Lutero, que
adotou a visão neoplatônica de Ficino em suas críticas à
Igreja Católica.
Relacionando-se religião e o processo de formação dos Estados Nacionais na Europa Ocidental, pode-se afirmar:
Na crítica à teologia católica, Lutero propôs:
“Com efeito, o tema das Reformas Religiosas pertinente ao início da Época Moderna possui implicações que ultrapassam as mudanças institucionais eclesiásticas no século XVI, relacionando-se também a aspectos culturais, econômicos e de poder vividos na Europa.” Monteiro, R. B. As reformas religiosas na Europa Moderna: notas para um debate historiográfico. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, vol. 23, nº 37: p.130-150, Jan/Jun 2007. (Adaptado).
Marque a opção correta para o tema das reformas religiosas:
Leia o fragmento a seguir.
Os huguenotes da cidade entraram furiosamente nas igrejas, sem nenhuma exceção. E, chegando lá em grandes bandos, armados e munidos de bastões, atiraram abaixo os crucifixos e as imagens dos santos, com muitas blasfêmias e muitas palavras infames, depois destruíram e quebraram as tribunas, órgãos, cercados das capelas, altares, assentos, fontes batismais, vitrais, depois queimaram os ornamentos das ditas igrejas, de tal modo que o ouro fundido dali fluía em várias igrejas. |
DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 29. [Adaptado].
O fragmento apresenta um relato, do ponto de vista católico, de um episódio ocorrido em 1566. Esse episódio se insere no contexto dos conflitos entre católicos e
Assinale a opção que apresenta exemplos das principais críticas de Martin Lutero nas suas 95 teses, publicadas em ...
Com a publicação das 95 teses, Lutero provoca uma racha no cristianismo da época e dá início a reforma protestante. Com relação a esse movimento analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Lutero, qualquer cristão verdadeiro, seja vivo, seja morto, tem participação em todos os bens de Cristo e da Igreja, por dádiva de Deus, mesmo sem carta de indulgência.
II. O movimento foi apoiado pelo papa e bispos católicos que acusaram uma parte da igreja de usar o nome de Deus para fazer suas vontades.
III. A reforma protestante ocorreu apenas na Alemanha, ganhando espaço apenas no século XVIII no resto do mundo.
Acerca das afirmativas acima é correto afirmar que:
A Reforma protestante iniciada no século XVI abalou a Europa católica. A partir das teses desenvolvidas por Lutero e o desdobramento das renovações doutrinais de Calvino a Europa se dividiu entre diferentes religiões, algo inconcebível na Idade Média. Entre as doutrinas de Lutero e Calvino houveram muitas semelhanças, mas também divergências. Entre essas divergências destaca-se as diferentes
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre ideias de Martinho Lutero e a Reforma da Igreja.
(_) Para Lutero, Deus julga as pessoas pelos pecados cometidos e pelas obras realizadas, inspiradas na fé.
(_) Martinho Lutero escreveu os seguintes tratados: O Papado de Roma, O Discurso à Nobreza Cristã Alemã e o Tratado da Liberdade Cristã.
(_) A Dieta de Worms, assembleia de príncipes eleitores do Santo Império, condenou Lutero, mas as sanções não foram executadas.
(_) Acreditava na bondade natural dos indivíduos e na capacidade de se redimir dos pecados através da penitência e da caridade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a Reforma Protestante iniciada em 1517 pelo monge agostiniano Martinho Lutero, podemos afirmar que:
Analise as afirmativas abaixo:
1. As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela cristandade europeia, iniciadas no século XIV, que objetivavam impedir a expansão do Islã.
2. As primeiras Cruzadas dirigiram-se à “Terra Santa” , intentando reconquistar Jerusalém tomada pelos Turcos Seljúcidas.
3. Os Cruzados, não obstante tenham tido algum sucesso como a fundação de um reino cristão na Palestina, não lograram a conquista permanente da “Terra Santa”.
4. As Cruzadas tiveram importantes consequências na história europeia, entre as quais a unificação da Europa pelos “Cavaleiros Templários” , com a criação do Sacro Império Romano Germânico no final do século XV.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A partir do século V, o movimento monástico tornou-se um dos principais pontos de apoio para a cristianização da sociedade europeia. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Correlacione corretamente as colunas a seguir:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
Em 1891, o Papa Leão XIII apresentou o documento Rerum Novarum, conhecido como Doutrina Social da Igreja Católica. É correto afirmar que essa doutrina tinha como característica:
No Brasil, a relação entre Estado e Igreja Católica sempre foi marcada por muitas tensões, pois desde o início do processo de colonização, o Estado português estabeleceu o catolicismo como religião oficial, criando assim um monopólio religioso que reprimia as crenças e práticas religiosas de índios e escravos negros e impedia a entrada de religiões concorrentes. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta: