Questões de Concurso Sobre período colonial: produção de riqueza e escravismo em história

Foram encontradas 1.073 questões

Q3229777 História
A lei sobre a liberdade dos gentios foi publicada em Évora no ano de 1570. Ela determinava que só poderiam ser escravizados os indígenas tomados em “guerra justa”, em que
Alternativas
Q3229776 História
Os primeiros anos do processo de colonização no Brasil foram marcados pela posse da terra e pela instalação de engenhos para produção de açúcar, requerendo mão-de-obra para a realização do trabalho no plantio, colheita e produção. As capitanias ao norte de Pernambuco – Paraíba e Rio Grande do Norte — tinham como características:
Alternativas
Q3229771 História
Considere o trecho a seguir:

“[...] bárbaro costume de açoitar escravos entre nós, que confiados os escravocratas na impunidade dos crimes cometidos em outras épocas, continuavam açoitar os próprios libertos e ingênuos, havendo até quem use ainda troncos, carros, ganchos, peias de ferro e outros meios de tortura” (A Verdade, 1888).


O documento noticiado pelo jornal A Verdade denunciou a violência cometida contra pessoas libertas e ingênuos, sendo estes últimos, conforme a lei n. 2.040 de 1871,
Alternativas
Q3229755 História
Mesmo com o fim da escravidão e com a Proclamação da República, em fins do século XIX, o preconceito racial no Brasil continuou e passou a contar com novas formas de expressão. Nos primeiros anos da República, foi possível observar legislações e policiamento para controle de atividades em terreiros, rodas de capoeira e outros espaços notadamente negros. No mercado de trabalho, segundo a pesquisadora Bebel Nepomuceno (2018), “Não era raro encontrar anúncios como estes dos jornais do Rio de Janeiro: ‘Precisa-se de uma boa cozinheira alemã para casa de família de tratamento, paga-se bem, dirija-se à rua Cosme Velho n. 113’ ou ‘Precisa-se de criada para todo serviço em casa de família sem crianças, prefere-se estrangeira, rua do Resende n. 180’”. Diante do exposto acima e considerando os anúncios apresentados, compreendese o cenário pós-abolição como sendo
Alternativas
Q3229750 História
 No início do século XX, ideias voltadas ao mito da democracia racial no Brasil foram amplamente difundidas, levando a crer que a escravidão secular ocorrida neste território teria sido mais branda que em outras regiões do mundo. Sobre isso, a historiadora Lilia Schwarcz (2019) afirma: “Para que se tenha uma ideia, trabalhava-se tanto por aqui e as sevícias eram tão severas, que a expectativa de vida dos escravizados homens no campo, 25 anos, ficava abaixo da dos Estados Unidos, 35.”. Diante de um sistema marcado por profunda violência, várias foram as formas de resistência elaboradas pela população escravizada. Nesse contexto, além de insurreições e revoltas, alguns dos principais mecanismos de resistência utilizados pela população escravizada no Brasil durante o período colonial foram
Alternativas
Q3218868 História
Leia o texto a seguir:

"O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro. De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu".
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia. Acesso em: 08 set. 2024.

Apartir da leitura do texto acima sobre o Brasil Colônia e considerando as características que marcaram o país neste período histórico, leia e analise as proposições a seguir.

I- A colonização do Brasil pelos portugueses começou pela região Sudeste, onde foi fundada a primeira capital e desenvolvido o primeiro ciclo econômico.
II- Aeconomia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada.
III- Os cultivos da cana-de-açúcar, do café e a extração do ouro representaram três importantes ciclos econômicos do Brasil Colônia.
IV- O longo período colonial vivenciado pelo Brasil não teve importância para a formação territorial, econômica e cultural do Brasil.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q3213918 História

Ao longo do século XIX, as elites brasileiras e os escravistas de um modo geral tiveram de enfrentar a resistência dos cativos em cada lugar em que a escravidão floresceu. Essa resistência sugere que o projeto vencedor de um país escravocrata não foi desfrutado sem a contestação dos principais perdedores.


As rebeliões representaram a mais direta e inequívoca forma de resistência escrava coletiva.


(João José Reis. Nos achamos em campo a tratar da liberdade:

a resistência negra do Brasil oitocentista. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).

Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias)



Segundo o historiador, as rebeliões

Alternativas
Q3213914 História

A matriz do dissenso historiográfico está na caracterização do sistema escravista, tido por alguns como violento e cruel, por outros como brando, benevolente. Quem inicialmente obteve grande repercussão ao difundir essa última concepção foi Gilberto Freyre.


A partir da década de 1950, Florestan Fernandes, Otávio Ianni, Emília Viotti da Costa passam a produzir teses que divergem diametralmente das de Freyre.


(Suely Robles Reis de Queiróz. Escravidão negra em debate.

Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).

Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)



Para os pensadores que se opunham às ideias de Freyre, a escravidão

Alternativas
Q3212661 História
Durante o Brasil Colonial, o sistema de capitanias hereditárias desempenhou papel importante no processo de ocupação territorial. Sobre esse sistema, analise as alternativas e marque a CORRETA:
Alternativas
Q3195827 História
O conceito de "padrão arquipélago" é utilizado por historiadores para descrever a estrutura econômica brasileira durante o período colonial. Sobre esse modelo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3191221 História

Dentro das ponderações apresentadas por Emília Viotti da Costa, é possível compreender alguns aspectos da história do Brasil Colônia. Assim, leia as alternativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.


I – A política adotada por Dom João VI no Brasil contradiz seu governo absolutista.


II – A heterogeneidade dos movimentos brasileiros foi uma das causas do insucesso de cada um desses movimentos.


III – Os movimentos brasileiros, influenciados pelas ideias liberais, tinham como principal objetivo representar os anseios e os direitos das camadas mais pobres.


IV – O Brasil, ao se tornar independente, emancipando-se politicamente de Portugal, rompe definitivamente com o modelo político de sua antiga metrópole.

Alternativas
Q3186120 História
Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram feitos prisioneiros em suas terras natais e levados para servir como mão de obra escrava em diversas regiões do mundo, principalmente nas Américas. Tratados como uma mercadoria, negociados de feira em feira, aprisionados em barracões e em porões de navios negreiros, esses indivíduos sofriam com a fome, com a sede e com as inúmeras doenças que contraíam, devido à subnutrição e às péssimas condições de higiene nas quais eram obrigados a viver.
De acordo com o texto é possível afirmar que no Brasil houve: 
Alternativas
Q3186113 História
"Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde, educação e saneamento básico."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia /quilombolas.htm

A origem dos quilombos está relacionado com: 
Alternativas
Q3182293 História
A legislação emancipacionista durante o Brasil Imperial fez parte do processo que culminou com a abolição da escravidão. Sobre essa legislação é correto afirmar que:
Alternativas
Q3182292 História
A sociedade escravista brasileira conheceu diferentes formas de resistência, ocorrendo aquelas de caráter individual e outras coletivas. Dentre estas últimas, destacam-se os quilombos. A respeito dos quilombos e sua história, registre V, para as verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Muitos quilombos desenvolveram a produção de farinha de mandioca e praticaram o comércio, via intermediários, com as populações das localidades circundantes.
(__) Foi somente a partir do final do século XIX que se formaram quilombos em Santa Catarina, pois até esse período o número de escravos era irrisório.
(__) O quilombo dos Palmares, em Pernambuco, foi o mais importante do Brasil, sendo registrada sua existência desde finais do século XVI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3180769 História
A história do Brasil é marcada por eventos significativos que moldaram sua estrutura política, econômica e social ao longo dos séculos. Desde a colonização até a era contemporânea, o país passou por transformações profundas que refletem as lutas internas e as influências externas.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a história do Brasil.
Alternativas
Q3180744 História
A colonização portuguesa no Brasil foi um processo complexo e marcado por diversas transformações. Considerando as dinâmicas sociais, econômicas e políticas desse período, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a produção açucareira e a formação social colonial:
Alternativas
Q3180740 História
O Pacto Colonial foi um sistema econômico e político que moldou a relação entre Portugal e suas colônias na América, incluindo o Brasil. Considerando as complexidades desse sistema e suas implicações para a sociedade colonial, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre o Pacto Colonial e a formação social da colônia:
Alternativas
Q3179418 História
A história da África e das culturas indígenas no Brasil é marcada por processos de resistência e transformação diante da colonização europeia.
Sobre esses temas, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3179409 História
A economia açucareira foi o principal eixo da colonização portuguesa no Brasil nos séculos XVI e XVII, estruturando a sociedade colonial e consolidando o sistema escravista.
Sobre a economia açucareira e seus impactos na formação da sociedade escravocrata, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: E
7: B
8: B
9: C
10: D
11: C
12: B
13: C
14: D
15: C
16: E
17: E
18: B
19: C
20: D