Questões de Concurso Sobre período colonial: produção de riqueza e escravismo em história

Foram encontradas 1.016 questões

Q3157166 História
O plantation é um sistema de produção agrícola que foi utilizado pelas nações europeias durante a colonização do mundo. Nesse sistema, eles produziam nas colônias um item agrícola que seria utilizado na fabricação de alguma mercadoria que lhes traria grande lucro. Esse sistema dependia do latifúndio, da monocultura, do trabalho escravo e visava o mercado exterior. Sobre o plantation, observe as afirmativas:

I. O plantation é um sistema de produção agrícola que foi implantado pelas nações europeias em suas colônias.
II. Os historiadores entendem o plantation como uma prática que fazia parte do mercantilismo.
III. O plantation se baseava no latifúndio, na monocultura, no trabalho escravo e era voltado para atender o mercado exterior.
IV. No Brasil, o plantation se manifestou por meio do cultivo de cana-de-açúcar para a produção do açúcar.
V. O plantation não foi implantado em toda a colônia brasileira.

Assinale a alternativa
Alternativas
Q3156474 História
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:

"Durante o período colonial brasileiro, especificamente no início do século XVIII, a descoberta de expressivas jazidas auríferas na região das Minas Gerais desencadeou uma série de conflitos violentos que evidenciaram as tensões sociais e econômicas da época. De um lado, encontravam-se os bandeirantes paulistas, pioneiros na descoberta e exploração do ouro na região, que reivindicavam direitos prioritários sobre as lavras devido ao seu papel desbravador. Do outro, estavam os chamados 'forasteiros' - principalmente portugueses e imigrantes de outras capitanias - que afluíam em massa para a região, atraídos pela possibilidade de enriquecimento rápido. Este embate histórico, que se desenrolou entre 1707 e 1709, ficou conhecido como ______________, e foi caracterizado por intensas disputas pelo controle das minas de ouro, resultando em transformações na estrutura administrativa da região."
Alternativas
Q3156455 História
Em 1542, as Leis Novas estabelecidas por D. João III para a administração colonial apresentavam como principal característica:
Alternativas
Q3156448 História
A respeito dos ciclos econômicos do Brasil colonial, analise as afirmativas e escolha a alternativa correta:

I. O ciclo do pau-brasil inaugurou a economia colonial com a extração e exportação da madeira, utilizando mão de obra indígena em regime de escambo.
II. O ciclo da cana-de-açúcar foi marcado pela concentração da produção no Nordeste, fortalecendo uma aristocracia rural escravocrata.
III. O ciclo da mineração no século XVIII impulsionou a urbanização e a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.
Alternativas
Q3153056 História
Reforma agrária é o nome dado à política de redistribuição de terras em um território realizada pelo Estado com o objetivo de diminuir ou acabar com a concentração fundiária.

Embora haja exemplos de reformas bem-sucedidas no mundo, a desapropriação de latifúndios improdutivos e a garantia da função social da terra acontecem no Brasil de forma lenta e com uma estrutura fundiária desigual e concentrada.

A reforma agrária para sociedade brasileira é mais que democratização da propriedade, pois:
Alternativas
Q3143834 História
Segundo Antonil, "O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino". (In: ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas . Brasília: Senado Brasileiro, 2011 [1711], p. 83). Os engenhos e a produção de açúcar foram fundamentais na colonização da América portuguesa.
Sobre a produção açucareira no Nordeste, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143633 História

O primeiro traço a destacar-se, no estudo do caso brasileiro, é o da origem colonial. É preciso distinguir, ainda, no amplo quadro da origem colonial (que abrange todos os continentes, salvo a Europa) que, no caso do Brasil, trata-se antes de mais nada, de uma “civilização” transplantada. Os elementos destinados à empresa de “colonização”, isto é, de ocupação produtiva – no caso do Brasil – provém do exterior, são para aqui transplantados, tanto os senhores – os que exploram o trabalho alheio – como os trabalhadores – os escravos.

(SODRÉ, 1994, p. 04.)



Destarte, a colonização exploradora e expropriativa nestas terras brasileiras deixaram como legado, em relação especificamente à formação da sociedade brasileira:

Alternativas
Q3143152 História
Sobre o processo de povoamento e as vias de comunicação no Brasil colonial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3143151 História
Com base nas ponderações de Emília Viotti da Costa em Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, analise as proposições abaixo e marque a alternativa correta:

I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.

Alternativas:
Alternativas
Q3136272 História

Fundada em 1549, se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.  


A Capital brasileira que o texto faz referência é:  

Alternativas
Q3133772 História
 A escravização e racismo no Brasil, mazelas que ainda perduram
Ainda que tenhamos, ao longo da história brasileira, criado legislações que reconhecem nossa diversidade, estamos muitos distantes da inclusão social necessária. Enfrentamos momentos difíceis, ditaduras, crises políticas e econômicas, mas a democracia conquistada há trinta anos nos inspira a prosseguir, construindo uma sociedade pautada por direito respeitoso de nossa diversidade que expresse todos os cidadãos. Ao retornar aos primeiros séculos de nosso estado, percebemos como o direito expressou as relações sociais e econômicas, baseando-se no trabalho escravo e, assim, chegamos ao protagonismo dos africanos na História do Brasil.

https://jornal.usp.br/artigos/a-escravizacao-e-racismo-nobrasil-mazelas-que-ainda-perduram/

Sobre a escravização no Brasil, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3132637 História
Qual das seguintes atividades foi crucial para a expansão territorial do Brasil colonial? 
Alternativas
Q3126003 História
Leia o fragmento abaixo:
“O nosso sertanejo disfarça, esconde, mistifica sua culinária quando tem visitas. Crê ficar desonrado servindo coalhada com carne de sol, costelas de carneiro com pirão de leite, paçoca com bananas, milho cozido, feijão verde, o mugunzá que o africano ensinou e a carne moquecada que ele aprendeu com o indígena. Nada mais antipatriótico e desumano que esta modéstia criminosa”.
Fonte: CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o sertão. 4ª ed. São Paulo: Global, 2009, p.39.

A partir da leitura do fragmento acima e dos diferentes contextos históricos que marcaram a colonização portuguesa do Brasil, assim como os períodos posteriores, é correto afirmar que o autor identifica, a partir da culinária sertaneja e suas características:
Alternativas
Q3125627 História
Durante o período em que família real portuguesa esteve no Brasil, o Rio de Janeiro se tornou a cidade mais desenvolvida do país. Sobre esse período histórico, leia as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A cidade do Rio de Janeiro passou por um decrescimento populacional ao longo do século XIX.
( ) A capital brasileira, por volta de 1900, era a cidade mais populosa do país, e com avançadas condições de higiene.
( ) As reformas urbanas da época expulsaram uma parte da população do centro para as encostas dos morros.

A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3108086 História
“O 13 de maio marca o Dia da Abolição da Escravatura, instituída pela Lei Áurea há 136 anos. A data marca debate sobre como deve ser a reparação histórica ao povo negro escravizado.
Durante mais de quatro séculos, pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força por longas distâncias, principalmente por navios e comerciantes europeus, e vendidos como escravos.
O Brasil era o principal destino, para onde vieram entre 4 e 5 milhões de homens, mulheres e crianças. Cerca de 1 milhão chegou pelo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, o maior porto escravagista das Américas”.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitoshumanos/noticia/2024-05/data-da-abolicao-da-escravaturaretoma-debate-sobre-reparacao-negros. Acesso em: 24 nov. 2024.

Acerca desse processo histórico e suas implicações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: INAZ do Pará Órgão: Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO Provas: INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Assistente Administrativo | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Agente Comunitário de Saúde | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Agente de Contratação Pública (Pregoeiro) | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Atendente de Farmácia | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Fiscal de Tributos | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Fiscal de Posturas e Meio Ambiente | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Fiscal de Vigilância Sanitária | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Guarda de Endemias | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Psicólogo | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Auxiliar de Saúde Bucal | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Técnico Ambiental | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Técnico em Contabilidade | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Técnico em Enfermagem | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Técnico em Informática | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Técnico em Sistema Único de Assistência Social |
Q3107731 História
Assinale a alternativa CORRETA sobre o povoamento no litoral e a expansão territorial no Brasil.
Alternativas
Q3106393 História
Lei o excerto abaixo:

"No entendimento da época a multidão era vista como integrada por pessoas debilitadas emocionalmente, que se tornavam presas fáceis de oportunistas a lhes incitarem a cometer excessos e ilicitudes. Entregue a paixões, a multidão era composta principalmente por homens, embora as mulheres sempre estivessem presentes, e poderia ir da loucura à lucidez com extrema facilidade."
Fonte: Anais do IV Encontro Internacional de História Colonial. Conflitos,revoltas e insurreições na América Portuguesa / Raf ael Chambouleyron& Karl-Heinz Arenz (orgs.). Belém: Editora Açaí,Volume 12, 2014, p. 44.

Durante o período colonial brasileiro, diversos movimentos expressaram o descontentamento com as políticas econômicas impostas pela Coroa Portuguesa, especialmente no contexto da exploração das riquezas locais. Qual dos eventos abaixo exemplifica esse tipo de reação diretamente contra a exploração econômica exercida pelo sistema colonial?
Alternativas
Q3106387 História
Itapissuma destacou-se durante o período colonial pela presença de um forte estratégico equipado com três peças de artilharia, conhecido como Fortim de Tapesima. Qual era a principal função desse forte durante a ocupação holandesa?
Alternativas
Q3106385 História
Durante o domínio holandês no Nordeste brasileiro, Itapissuma desempenhou um papel estratégico. Os holandeses consideraram a possibilidade de transferir a capital do Brasil Holandês para a região devido à sua localização privilegiada. No entanto, o plano foi abandonado, e o foco permaneceu no Recife. Qual foi a justificativa para a escolha de Recife como capital, em detrimento de Itapissuma?
Alternativas
Q3105247 História

Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir.


No curso dos primeiros cinco anos após a chegada dos portugueses ao Brasil, a Coroa portuguesa arrendou o litoral brasileiro a um consórcio de comerciantes lisboetas, com o intuito de iniciar e expandir a exploração do novo território e nele construir uma feitoria.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: A
6: A
7: A
8: B
9: E
10: D
11: A
12: A
13: D
14: D
15: C
16: C
17: C
18: D
19: D
20: C