Questões de Concurso
Sobre período colonial: produção de riqueza e escravismo em história
Foram encontradas 1.073 questões
“[...] bárbaro costume de açoitar escravos entre nós, que confiados os escravocratas na impunidade dos crimes cometidos em outras épocas, continuavam açoitar os próprios libertos e ingênuos, havendo até quem use ainda troncos, carros, ganchos, peias de ferro e outros meios de tortura” (A Verdade, 1888).
O documento noticiado pelo jornal A Verdade denunciou a violência cometida contra pessoas libertas e ingênuos, sendo estes últimos, conforme a lei n. 2.040 de 1871,
"O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro. De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu".
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia. Acesso em: 08 set. 2024.
Apartir da leitura do texto acima sobre o Brasil Colônia e considerando as características que marcaram o país neste período histórico, leia e analise as proposições a seguir.
I- A colonização do Brasil pelos portugueses começou pela região Sudeste, onde foi fundada a primeira capital e desenvolvido o primeiro ciclo econômico.
II- Aeconomia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada.
III- Os cultivos da cana-de-açúcar, do café e a extração do ouro representaram três importantes ciclos econômicos do Brasil Colônia.
IV- O longo período colonial vivenciado pelo Brasil não teve importância para a formação territorial, econômica e cultural do Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Ao longo do século XIX, as elites brasileiras e os escravistas de um modo geral tiveram de enfrentar a resistência dos cativos em cada lugar em que a escravidão floresceu. Essa resistência sugere que o projeto vencedor de um país escravocrata não foi desfrutado sem a contestação dos principais perdedores.
As rebeliões representaram a mais direta e inequívoca forma de resistência escrava coletiva.
(João José Reis. Nos achamos em campo a tratar da liberdade:
a resistência negra do Brasil oitocentista. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).
Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias)
Segundo o historiador, as rebeliões
A matriz do dissenso historiográfico está na caracterização do sistema escravista, tido por alguns como violento e cruel, por outros como brando, benevolente. Quem inicialmente obteve grande repercussão ao difundir essa última concepção foi Gilberto Freyre.
A partir da década de 1950, Florestan Fernandes, Otávio Ianni, Emília Viotti da Costa passam a produzir teses que divergem diametralmente das de Freyre.
(Suely Robles Reis de Queiróz. Escravidão negra em debate.
Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).
Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)
Para os pensadores que se opunham às ideias de Freyre, a escravidão
Dentro das ponderações apresentadas por Emília Viotti da Costa, é possível compreender alguns aspectos da história do Brasil Colônia. Assim, leia as alternativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.
I – A política adotada por Dom João VI no Brasil contradiz seu governo absolutista.
II – A heterogeneidade dos movimentos brasileiros foi uma das causas do insucesso de cada um desses movimentos.
III – Os movimentos brasileiros, influenciados pelas ideias liberais, tinham como principal objetivo representar os anseios e os direitos das camadas mais pobres.
IV – O Brasil, ao se tornar independente, emancipando-se politicamente de Portugal, rompe definitivamente com o modelo político de sua antiga metrópole.
De acordo com o texto é possível afirmar que no Brasil houve:
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia /quilombolas.htm
A origem dos quilombos está relacionado com:
(__) Muitos quilombos desenvolveram a produção de farinha de mandioca e praticaram o comércio, via intermediários, com as populações das localidades circundantes.
(__) Foi somente a partir do final do século XIX que se formaram quilombos em Santa Catarina, pois até esse período o número de escravos era irrisório.
(__) O quilombo dos Palmares, em Pernambuco, foi o mais importante do Brasil, sendo registrada sua existência desde finais do século XVI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a história do Brasil.
Sobre esses temas, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a economia açucareira e seus impactos na formação da sociedade escravocrata, assinale a alternativa CORRETA.