Questões de Concurso
Sobre período entre-guerras: revolução russa de 1917 em história
Foram encontradas 106 questões
A Revolução Russa, liderada por Lênin nas primeiras décadas do século XX, foi inspirada na história e no curso dos acontecimentos da Revolução Francesa, mas não nos homens que a lideraram.
Texto extraído de: POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época; tradução: Fanny Wrobel. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000, p. 287.
Sobre o processo revolucionário russo na primeira metade do século XX, conforme análise de Polanyi, é CORRETO afirmar:
Em 23 de fevereiro de 1917 (1 de maio no calendário gregoriano), os trabalhadores de Petrogrado (atual São Petersburgo) organizaram uma marcha inicialmente para comemorar o Dia Mundial do Trabalho e protestar contra a escassez de pão e más condições de vida. Essa marcha transformou-se em um grande protesto que levou à abdicação do czar Nicolau II, marcando o início da Revolução Russa de 1917.
A Revolução de Outubro de 1917 resultou na instalação do Conselho dos Comissários do Povo pelos bolcheviques, que implementaram mudanças econômicas radicais, assinaram um tratado de paz com a Alemanha e instituíram o unipartidarismo, levando a um governo autoritário que se distanciava dos ideais de igualdade e liberdade.
Julgue o item a seguir.
A derrubada do Governo Provisório pelos bolcheviques e
a instalação do Conselho dos Comissários do Povo sob a
liderança de Lenin marcou o início de uma nova fase da
Revolução Russa, levando a grandes mudanças políticas,
sociais e econômicas na Rússia e influenciando
movimentos revolucionários em todo o mundo.
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A publicação, em 1848, do “Manifesto Comunista” elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, marca o nascimento:
[…] na URSS, o historiador do Partido Comunista passou a ter uma função similar a dos teólogos do Islã ou da Cristandade: seus ensinamentos têm por objetivo reforçar e engrandecer as instituições existentes. Evidentemente, essa função não é apanágio do regime soviético, mas seus dirigentes, a começar por Stálin, levaram-na a limites extremos, transformando e desfigurando o passado ao sabor dos desejos caprichosos da linha política, encoberta sob o nome de necessidades da História que está por ser feita.
(Marc Ferro, A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação)
Segundo Marc Ferro, no contexto apresentado, a desfiguração do passado pode ser verificada quando
No que concerne à Revolução Russa no contexto internacional, julgue (C ou E) o item a seguir.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha,
desejosa de firmar a paz com a Rússia, permitiu que
Lênin, líder do grupo revolucionário Bolchevique,
exilado na Suíça, atravessasse o país em um trem
especialmente destinado a essa finalidade.
No que concerne à Revolução Russa no contexto internacional, julgue (C ou E) o item a seguir.
A Rússia desempenhou um papel importante no
desenrolar da Primeira Guerra Mundial. Sua participação
obrigava o exército alemão a cobrir duas frentes, a
ocidental e a russa. Em 1918, debilitada pela guerra, a
Alemanha propôs o acordo de Brest-Litovsk, favorável à
Rússia Bolchevique, o qual foi negado por esse país por
intermédio de Trotski, negociador e revolucionário russo.
No que concerne à Revolução Russa no contexto internacional, julgue (C ou E) o item a seguir.
O czar Alexandre II contou com o apoio das potências
adversárias na repressão à Revolução Russa.
No que concerne à Revolução Russa no contexto internacional, julgue (C ou E) o item a seguir.
Na Rússia, a Revolução de 1905 comprometeu a política
internacional do país, impactando os rumos da guerra
que travava com o Japão. O desgaste decorrente da
repressão à revolução levou o czar Alexandre II a
negociações de paz com os japoneses.
“Os manifestantes, pacíficos e desarmados, queriam uma entrevista com o czar para lhe pedir a convocação de uma Assembleia Constituinte e implantação de melhores condições de trabalho e regras trabalhistas. Apesar de não desrespeitarem a autoridade do czar, para quem chegaram a cantar o hino da fidelidade ao governo, Deus salve o czar, os manifestantes acabaram sendo dizimados às centenas, por tropas de soldados e da polícia.” Tal passagem se refere a qual episódio Russo?
I. A Rússia não deveria restringir suas ambições revolucionárias apenas a seu próprio território. A ideia de uma "Revolução Permanente" sugere que a Rússia deveria se tornar um catalisador de revoluções socialistas em toda a Europa. Isso resultaria na formação de um bloco de nações que compartilham uma visão política comum e, ao mesmo tempo, têm interesse em cooperar economicamente entre si.
II. O projeto revolucionário russo deveria adotar a teoria do "Socialismo em um Único País". De acordo com essa perspectiva, a Rússia deveria concentrar seus esforços no desenvolvimento de suas próprias forças produtivas e não se envolver diretamente nos levantes revolucionários de outros países. Com essa abordagem, o ideal internacionalista que estava na base do socialismo marxista cedia espaço para o surgimento de uma burocracia mais preocupada com as questões nacionais urgentes.
As perspectivas apresentadas anteriormente sobre as ideias socialistas russas, pertencem respectivamente a:
De acordo com o trecho acima e considerando a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa CORRETA:
A ascensão da direita radical, que não existia antes da Primeira Guerra Mundial, foi uma resposta ao perigo representado pelo movimento operário, pela Revolução Russa e pelo leninismo.