Questões de História - Questões no Oriente Médio do pós guerra para Concurso

Foram encontradas 38 questões

Q2557307 História

Julgue o item a seguir.


O Islamismo oferece um programa político e social abrangente, indo além da simples implementação da châr’ia como lei obrigatória. A châr’ia, deduzida de fontes islâmicas, não é um sistema jurídico fechado, mas um método flexível que abrange diversos aspectos da vida, permitindo adaptação às diferentes circunstâncias. 

Alternativas
Q2425794 História

Analise as informações a seguir:


I. Nos idos de 23 de 1993, o conflito do Oriente Médio parecia se encaminhar para um final pacífico, quando os delegados palestinos e israelenses anunciaram em Oslo a formalização de um entendimento histórico entre Yasser Arafat e Yitzhak Rabin, provavelmente os dois líderes mais importantes de autoridade palestina e o Estado de Israel. As simbólicas três cartas trocadas entre os dois líderes reconheciam a legitimidade dos pleitos dos dois povos, comprometendo-se a negociar todas as questões espinhosas em um intervalo de cinco anos. Um mês após o anúncio do entendimento em Oslo, Arafat e Rabin celebraram nos jardins da Casa Branca o documento formal, os Acordos de Oslo, com a presença de Bill Clinton e vários chefes de estados árabes e europeus.

II. De uma forma geral, os Acordos previam o fim do conflito armado; retiradas israelenses de extensas partes dos territórios ocupados de Gaza e Cisjordânia; formação de um protestado palestino (Autoridade Nacional Palestina) com poderes administrativos e diplomáticos; cooperação nas áreas de segurança, infraestrutura e economia; e o início de negociações sobre um tratado de paz no transcorrer máximo de cinco anos. Apesar de seus limitados objetivos, os Acordos de Oslo de 1993 representavam revisões profundas nas doutrinas políticas e estratégicas dos dois atores, a saber, a ideia de extinção de Israel, propagada no início da fundação do Estado Judaico pelas forças palestinas, e o fim das ocupações em territórios palestinos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2357270 História
Analise as informações a seguir:
I. A Guerra do Ópio (1839-1842), vencida pelos chineses, foi o motim para que em 1842, a China fechasse seus portos aos produtos britânicos para evitar entregar à Inglaterra a Ilha de Hong Kong.
II. Tropas formadas por ingleses, alemães, franceses, russos, japoneses e estadunidenses atacaram a China, deflagrando a Guerra dos Boxers, em 1900. Dessa vez, a China saiu derrotada.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2115725 História
Sobre a Guerra Civil no Iêmen e a crise humanitária no país, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - História |
Q2026670 História
Para o países-membros da ONU que aprovaram a criação do Estado de Israel, este foi um ato de justiça em relação ao perseguido povo judeu. Mas, para os árabes que ocupavam há séculos o território palestino, a divisão da Palestina foi um crime contra seus direitos. Diante dessa divergência, seguiram-se conflitos entre os quais destaca-se a:  
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FAPEC Órgão: SAD-MS Prova: FAPEC - 2021 - SAD-MS - Professor - História |
Q2012084 História
Diante dos últimos acontecimentos no Afeganistão, um aluno do 1º Ano do Ensino Médio indagou seu professor de História sobre a situação das democracias no mundo pósmoderno, especialmente aqueles países cujo processo democrático ocorreu mais recentemente (oriundos da descolonização de Ásia e África) e, portanto, apresentando algumas lacunas na instalação desses governos. O professor, ciente de seu papel social, afirmou que muitos dos conflitos bélicos e políticos da atualidade são decorrentes de um outro evento: a Guerra Fria. Dessa forma, muitas democracias ou governos sociais foram criados a partir das interferências de EUA e URSS. O professor continuou afirmando que alguns países apresentavam significativas mudanças políticas e, recentemente, essa onda levou à queda de muitos regimes autoritários. Esse movimento ficou conhecido como:
Alternativas
Q2004204 História
A respeito da região conhecida como Oriente Médio, leia o texto a seguir.
Ao se iniciar qualquer empreitada em direção à definição do que vem a ser o Oriente Médio, desde sua constituição geográfica até suas características históricas e étnico-religiosas, é importante ressaltar que as visões acerca dessa parte do mundo são diversas frente à multiplicidade de autores que tentam avaliar, cada um à sua maneira, os principais aspectos geo-históricos que caracterizam essa região do mundo.
ZAHREDDINE, Danny; TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. A Ordem Regional no Oriente Médio 15 anos Após os Atentados de 11 de Setembro. Rev. Sociol. Polit. Vol. 23 nº53 Curitiba mar. 2015
É correto afirmar que: 
Alternativas
Q1959371 História

Este conflito teve como protagonistas o governo iraquiano, liderado pelo ditador Saddam Hussein, e um grupo étnico predominante nas regiões norte e nordeste do Iraque. Apesar de as ações do governo iraquiano terem sido retaliações contra rebeldes dessa etnia que apoiaram o Irã durante a Guerra Iraque-Irã (1980-1988), elas não se restringiram apenas aos rebeldes, mas atingiram todo um povo cujas aspirações separatistas, língua e cultura foram duramente reprimidas.


O texto refere-se à repressão iraquiana aos

Alternativas
Q1868291 História
Com início em março de 2011, a guerra na Síria encontra-se em seu décimo ano. Inserida no contexto da Primavera Árabe, a busca por reformas democráticas acabou por transformar o conflito nesse país em um dos mais atrozes da história recente.

A respeito desse conflito, julgue os itens subsecutivos.
I O presidente Bashar Al-Assad buscava desenvolver o país a partir de uma estratégia para torná-lo uma plataforma logística para pipelines e gasodutos.
II A aliança da Rússia com Bashar Al-Assad deriva do interesse econômico de rivalizar a logística de hidrocarbonetos com as monarquias do Golfo Pérsico.
III A Turquia, país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), frequentemente, realiza operações militares contra os curdos, os quais são apoiados pelos Estados Unidos da América (EUA).
IV Mesmo em campos apostos, a Rússia e os EUA lutam contra o Estado Islâmico.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1868284 História
A guerra no Iêmen, que teve início em conflitos e contradições políticos e econômicos que eclodiram após a Primavera Árabe, constitui verdadeiro desastre humanitário. Com posição estratégica no estreito de Bab al-Mandab, que liga o mar Vermelho ao golfo de Áden, região por onde passam importantes petroleiros no mundo, o conflito parece distante de um fim.

Em relação a esse tema, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1858277 História
A constante instabilidade política e econômica de diversos países do Oriente Médio faz com que a Região esteja constantemente nas manchetes dos principais sites de notícias do mundo. Sua localização geográfica é estratégica, pois a Região está situada na confluência dos continentes:

I. Americano.
II. Asiático.
III. Africano.
IV. Europeu.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1790377 História

Observe o mapa a seguir.


WELZER, H. A guerra d’água: por que mataremos e seremos mortos no século XXI. São Paulo: Geração Editorial, 2010, p. 139.

O mapa indica, por meio de algarismos, a localização nos continentes de países em situação de guerra ou de enfrentamento de uma crise política severa, no início do século XXI. 

Nessa perspectiva, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1786072 História
Tudo indica que o que foi dito em relação ao século XX – “uma era dos extremos” – também se aplica às duas primeiras décadas do século XXI. As mudanças se processam com extrema rapidez e convivem com um extraordinário avanço científico e com exemplos dramáticos de intolerância, desigualdade e fanatismo.
Relativamente ao cenário mundial da atualidade, julgue o item.
Ao ser desbancado de sua posição de fonte geradora de energia, o petróleo acabou por propiciar algo até então inimaginável: a plena estabilidade política do Oriente Médio, com o fim dos conflitos na região e a resolução do histórico problema palestino.
Alternativas
Q1767603 História
Regimes não democráticos, ou seja, ditatoriais ainda são uma realidade no mundo. Porém, cada vez mais são observados movimentos de resistência e luta para romper com tais sistemas e restaurar a democracia. Em 2010 um movimento popular de resistência ao governo ditatorial ocorreu no Oriente Médio e norte do continente africano. Este protesto ficou conhecido como:
Alternativas
Q1759414 História
Em 2010 a humanidade assistiu perplexa a explosão de levantes populares que se iniciaram na África e se espalharam pelos países vizinhos e pelo Oriente Médio. Como a imprensa denominou esses levantes?
Alternativas
Q1736623 História
Acerca dos conflitos históricos no Oriente Médio assinale a alternativa incorreta:
A _____________ foi um conflito nacionalista contra a colonização inglesa. Marcada por duas fases, a revolta começou com greves e protestos e, posteriormente, se tornou um violento movimento de resistência.
O _______________________ iniciou após a independência de Israel.
A _____________________ foi resultado do aumento da tensão no Oriente Médio. O conflito começou após um ataque de Israel que destruiu boa parte do arsenal bélico do Egito, Jordânia, Iraque e Síria.
Alternativas
Q1719121 História
A partir de 2011, uma série de protestos violentos abalou o Mundo Árabe, numa conjuntura que ficou conhecida como Primavera Árabe, gerando profundas repercussões no campo internacional. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e marque a que NÃO indica um governante que acabou derrubado nessa conjuntura.
Alternativas
Q1711604 História
Dos países citados abaixo, assinale aquele que NÃO faz parte do Oriente Médio:
Alternativas
Q1708239 História
Qual dos países abaixo NÃO está localizado no continente asiático?
Alternativas
Q1704536 História
O conflito entre árabes e judeus é muito antigo, mas se intensificou após a Segunda Guerra Mundial. Diversas iniciativas internacionais foram articuladas, sem sucesso, para levar a paz entre esses povos. Em Israel, as principais causas desse conflito referem-se a
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: A
6: C
7: D
8: A
9: E
10: B
11: D
12: A
13: E
14: C
15: C
16: B
17: B
18: D
19: B
20: A