Questões de Concurso
Sobre reconstrução democrática: governo collor e o impeachment em história
Foram encontradas 87 questões
Desde que o “Movimento Passe Livre” conquistou nas ruas a revogação do reajuste das tarifas do transporte público em diversas cidades brasileiras, estudiosos, analistas e cientistas políticos buscam teorizar as motivações que levaram milhares e pessoas a participar dos recentes protestos, já considerados a maior mobilização da história do país. (DESDE QUE..., 2013. p. 26).
As manifestações de rua, no decorrer da história do Brasil, ocorreram em diversos momentos, como
Reconhecido como um dos principais momentos de mobilização da juventude para a pauta politica no Brasil após a Redemocratização, o movimento dos chamados “Caras Pintadas”:
“O Programa Nacional de Desestatização serviu como um marco regulatório para a privatização de numerosas companhias estatais brasileiras. O PND é um regime jurídico relativamente flexível, pois permite ao administrador público um espaço discricionário para a adoção de critérios e procedimentos diferentes, que vão de acordo com as necessidades técnicas específicas de cada equipamento a ser desestatizado, bem como orientações ideológicas”. (SANTOS; VARÃO, 2007)
O Programa Nacional de Desestatização foi elaborado e implementado pelo governo:
Observe a ilustração a seguir:
A ilustração representa o seguinte fato histórico recente da
História do Brasil:
Considerando o processo histórico-político do Brasil, quem assumiu a Presidência da República em março de 1990?
O período da história do Brasil, imediatamente posterior ao dos governos militares, é conhecido como “Nova República”.
Assinale a alternativa que indica um acontecimento que marca o início desta nova fase da nossa história.
Sobre a Nova República no Brasil, julgue as seguintes afirmativas:
I-O governo Sarney teve como fato econômico mais importante a implantação do Plano Cruzado, com vistas a combater a inflação pelo congelamento de preços e da troca da moeda.
II-Um fato político marcante do período foi a eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte, que em 1988 deu ao Brasil uma nova constituição.
III-O fracasso do plano econômico e a corrupção generalizada contribuíram para polarizar as preferências eleitorais em 1989 em torno das candidaturas de Fernando Collor de Mello, apoiado por poderosas forças políticas, e Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.
IV-A vitória de Fernando Collor provocou uma euforia momentânea, logo dissipada pelo fracasso dos sucessivos planos econômicos e pelas denúncias de corrupção que atingiam figuras próximas ao presidente.
São corretas as afirmativas:
No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais. Pode-se dizer que, assim, adotava-se
I – A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a) a soberania; b) a cidadania; c) a dignidade da pessoa humana; d) - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e) o pluralismo político.
II – São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
III – Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a) construir uma sociedade livre, justa e solidária; b) garantir o desenvolvimento nacional; c) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; d) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Coluna 1
1. José Sarney.
2. Fernando Collor de Melo.
3. Itamar Franco.
4. Fernando Henrique Cardoso.
Coluna 2
( ) Durante o seu governo, foi criada a Unidade Real de Valor (URV), um indexador que passaria a corrigir diariamente os preços, como uma espécie de moeda, que mais tarde foi substituída por uma nova moeda, o Real.
( ) Criticado por seguir a receita neoliberal do FMI, congelou os salários do funcionalismo público, cortou despesas e abriu o mercado para o capital internacional, reduzindo os impostos de importação.
( ) Logo após a sua posse, lançou um pacote econômico que congelava preços e salários, extinguia o Cruzado, trazendo de volta o Cruzeiro, e realizou o polêmico bloqueio das contas correntes e de poupança por dezoito meses.
( ) Quase um ano após a sua posse, lançou um pacote econômico que determinava o congelamento de preços, substituição da moeda corrente no país (o Cruzeiro pelo Cruzado) e o gatilho salarial, que determinava que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20% ao mês.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em 1993, por meio de um plebiscito para a mudança de sistema de governo, foi implementado o parlamentarismo no país.
I. A governança de ambos se estabeleceu no final da Guerra Fria, fato que possibilitou uma mudança drástica nas relações diplomáticas com vários países e blocos econômicos que até então acontecia em pequena escala.
II. Houve um propulsar das políticas neoliberais por vários países periféricos, incluindo o Brasil, que projetaram nas suas economias elevar a competitividade dos países, reduzir os déficits orçamentários e aumentar o crescimento econômico.
III. A inclusão do Brasil no contexto da política neoliberal e na chamada globalização teve uma relevância estruturante no governo de Fernando Collor de Mello.
IV. Por ambos os governos serem contextualizados no final da Guerra Fria, não foi possível estabelecer uma política diplomática imediata com os demais países, ocasionando, assim, um distanciamento dos governos com a política neoliberal.
Quais estão corretas?
Foram eles: