Questões de Concurso
Comentadas sobre revolução intelectual do século xviii: iluminismo em história
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O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.
KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.
A história natural, especialmente a botânica, prometia abordar as preocupações espanholas com a utilidade, o lucro e a busca por um poder político e econômico renovado, tanto na península quanto em todo o império. No mundo hispânico, a renovação do Iluminismo não foi enquadrada como um desenvolvimento novo, mas sim como uma maneira de restaurar o império a uma condição mais próspera, reconectando-se com sucessos passados, particularmente realizações do século XVI: uma reconquista botânica. E, baseando-se em uma longa tradição de coleta de informações imperiais, os materiais visuais foram centrais para investigar a natureza do Novo Mundo. Para os naturalistas espanhóis, a epistemologia visual era a linguagem comum da administração imperial e da ciência cosmopolita do Iluminismo europeu. A visibilidade, por sua vez, tornaria a natureza imperial móvel, conhecível e governável. Em uma época em que as potências europeias empreendiam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representava uma prática central para investigar a natureza imperial e incorporá-la à ciência europeia. O que chamo de “epistemologia visual” é uma forma de conhecimento baseada na visualidade, englobando tanto a observação quanto a representação. Naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através de treinamento multimídia que envolvia plantas, textos e imagens. Treinados como observadores e representantes e trabalhando de perto com artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em formas padronizadas de ver a natureza e em convenções pictóricas que guiavam sua representação.
BLEICHMAR, Daniela. Visible Empire, Botanical Expeditions and Visual Culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago, London: The University of Chicago Press, 2012, pp. 8- 12. (Adaptado)
A respeito da cultura visual desenvolvida durante as viagens científicas no contexto do Iluminismo, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Rompeu com os ideais dos contextos anteriores para alcançar um progresso científico sem precedentes, marcando o que é conhecido como a Segunda Revolução Científica da época moderna.
( ) Treinou os sentidos dos naturalistas com base nos pressupostos compartilhados internacionalmente sobre a representação da natureza, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a natureza de maneira global.
( ) Orientou a observação da natureza de acordo com princípios como o utilitarismo imperial, que representava elementos naturais de acordo com interesses políticos e econômicos.
As afirmativas são, respectivamente,
A transição do mundo moderno para o contemporâneo foi marcada por uma série de transformações, que vieram consolidar o sistema capitalista, seja nos aspectos sociais, ideológicos, econômicos, políticos ou culturais.
Entre essas transformações se encontra
O século XVIII foi marcado pelo auge da centralização do Estado Moderno, porém isso significou contradições e tensões envolvendo a nobreza, os monarcas e a burguesia. Como saída no final do século, a burguesia se equipou de teorias para questionar o poder. Entre as teorias utilizadas, assinale a alternativa correta.
Sobre o iluminismo, considere as frases a seguir.
I. O jusnaturalismo defendido pelos pensadores do século XVIII buscava resgatar a dignidade do indivíduo frente ao Estado, sendo a base dos direitos civis e políticos, posteriormente reivindicados.
II. Embora haja uma relação de semelhança nas concepções contratualistas desenvolvidas por Hobbes e Locke, o primeiro tendia a crer no caráter positivo do ser humano, enquanto o segundo enfocava na importância de um Estado regulador forte para manter a estabilidade social.
III. A visão otimista de futuro desenvolvida por Kant se dissipou quando este se decepcionou com a deflagração da Revolução Francesa.
IV. A despeito das críticas ao absolutismo e à religião, considerada promotora da superstição, isto não impediu Voltaire de estabelecer uma maior proximidade com monarcas, a exemplo do que fez com Frederico II e Catarina II.
Podemos afirmar.
Analise as afirmaçõescom relação ao Iluminismo.
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I. O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.
II. O iluminismo foi um movimento que defendeu o absolutismo e as ideias mercantilistas.
III. Defendia a visão teocêntrica sobre o domínio da razão.
IV. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade.
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Assinale a alternativa correta.
Escrevendo durante meados do século XVIII, o filosofo Montesquieu escreveu seu livro O Espírito das Leis em meio a um conturbado período da história francesa. A pressão sobre o absolutismo monárquico se fazia presente na sociedade e parte de classes políticas outrora pilares do poder monárquico passaram a questionar a exacerbada autoridade absolutista do rei em diversas categorias da sociedade e política francesa.
Assinale a alternativa que corresponde ao grupo social que Montesquieu fazia parte
O projeto iluminista esteve associado também a autores como Montesquieu (1689-1755), Rousseau (1712-1778), Kant (1724-1804), e aos empiristas ingleses Locke (1632-1704) e Hume (1711-1776). A liberdade individual se torna o centro da discussão sobre política, à medida que a filosofia política iluminista promovia a centralidade dos direitos individuais, diferenciando os compromissos dos antigos e medievais da ordem e hierarquia (MELLO; DONATTO, 2011). Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao Iluminismo e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Podemos afirmar que o iluminismo teve sua primeira expressão teórica em fins do século XVII, com o inglês John Locke, que foi considerado o pai do liberalismo. Este pensador estava preocupado em alterar pensamentos e a concepções.
( ) O pensamento de John Locke influenciou muitos dos intelectuais europeus, que também discordavam da situação política do continente. É na França onde o pensamento liberal encontrou grande aceitação e divulgação de seus ideais e propostas.
( ) Em meados do século XVII surgiu na França, palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais, o pensamento Iluminista que, defendendo o domínio da razão sobre a visão teocêntrica embasava-se fortemente nos ideais do liberalismo e o fim do regime absolutista.
( ) Rousseau se destacou entre os filósofos por suas críticas ao processo de evolução social. As principais ideias de Jean Jacques Rousseau eram pela liberdade parcial do homem, sendo que o filósofo defendia que o homem deveria ser livre para agir e pensar embasado nos ideias religiosos da época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em 3 de setembro de 1759 a Coroa portuguesa expulsou a Companhia de Jesus de todos os seus territórios ultramarinos.
Entre as principais razões apontadas para o banimento da ordem religiosa está:
Leia o trecho de Emílio, romance de Jean-Jacques Rousseau de 1762: “Já que precisamos absolutamente de livros, existe um que oferece, a meu ver, o melhor tratado de educação natural. Será o primeiro livro que Emílio lerá; sozinho, constituirá por bastante tempo sua biblioteca inteira, e nela sempre ocupará um lugar de destaque. Será o texto a que todas as nossas conversas sobre ciências naturais servirão apenas de comentários. Servirá de prova durante nosso aprendizado sobre o estado de nosso juízo e, enquanto nosso gosto não se corromper, sua leitura sempre nos agradará. Qual é então, esse livro maravilhoso? Será Aristóteles? Será Plínio? Buffon? Não, é Robinson Crusoé”. (Rousseau, 1995, p. 233, Apud: DINARDO, 2001, p.205)
Uma razão ligada aos fundamentos do Iluminismo que levou o preceptor de Emílio recomendar a obra de Daniel Defoe foi a seguinte:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa.
II. A partir da Constituição de 1891, a Administração Pública foi estruturada nos poderes Executivo (exercido pelo presidente e seus ministros), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (representado pelo Supremo Tribunal Federal).
Marque a alternativa CORRETA:
John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e d’Alambert são alguns dos pensadores denominados iluministas.
Assinale a alternativa que indica características comuns ao pensamento desses filósofos.
Segundo o autor,
“[O indivíduo], orientando sua atividade de tal maneira que sua produção possa ser de maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos, é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. […] Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo muitas vezes promove o interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tenciona realmente promovê-lo.”
SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 379-380.
A “mão invisível” citada por Adam Smith pode ser compreendida como uma definição liberal de mercado. Nessa concepção, são características do liberalismo econômico
Alguns escritores confundiram sociedade e governo de tal forma que restou entre essas duas partes pouca ou nenhuma diferença. Contudo, elas não apenas são diferentes como também possuem origens diversas. A sociedade é produto das nossas necessidades, e o governo, da nossa maldade; a sociedade promove a nossa felicidade de modo positivo, unindo nossas afeições, e o governo faz isso de modo negativo, cerceando os nossos excessos. Uma encoraja a agregação, o outro cria distinções. Uma é padroeira, o outro é punidor.
PAINE, Thomas. O bom senso. São Paulo, Faro Editorial. 2022, p. 11. [Adaptado].
Embora nascido na Inglaterra, Thomas Paine (1737-1809) foi um dos intelectuais mais importantes para a Independência dos Estados Unidos. Inclusive, sua participação resultou na honraria de ser considerado um dos Founding Fathers of the United States (Pais Fundadores dos Estados Unidos). O texto demonstra sua aproximação com qual teoria política?
Antigo Regime fora criticado pelos adeptos do Iluminismo, e como orientação para o governo surgiu a figura do déspota esclarecido, como forma de modernizar os países europeus considerados arcaicos por sua política absolutista. Sobre o despotismo esclarecido, assinale a alternativa correta:
A transição do feudalismo para o capitalismo foi marcada por mudanças econômicas e sociais significativas na Europa. Avalie as seguintes afirmativas sobre este processo histórico e suas implicações.
1. A transição do feudalismo para o capitalismo foi acelerada pela expansão do comércio e pela emergência de uma classe mercantil (Dobb, 1946).
2. A Revolução Agrícola na Inglaterra, com a introdução de novas técnicas agrícolas, contribuiu para a acumulação de capital e a industrialização (Moore, 1966).
3. As potências europeias disputavam intensamente o controle das regiões produtoras de matéria-prima, fomentando o colonialismo (Wallerstein, 1974).
4. A Revolução Industrial resultou na consolidação do capitalismo monopolista na Europa, com a concentração de capital nas mãos de poucos (Hobsbawm, 1962).
5. A transição para o capitalismo foi um processo uniforme e pacífico em toda a Europa (Braudel, 1981).
Alternativas:
As ideologias liberais tiveram um impacto significativo na História do Brasil, especialmente no contexto dos movimentos políticos e sociais do final do século XVIII e início do XIX. Avalie as afirmativas a seguir e selecione a alternativa correta.
1. As ideias liberais, influenciadas pela Revolução Francesa, fomentaram o desejo de independência e a formação de movimentos como a Inconfidência Mineira, que buscava a liberdade e a autonomia da Capitania de Minas Gerais (Maxwell, 1995).
2. O liberalismo econômico, defendido pelos iluministas, inspirou as reformas pombalinas no Brasil, que procuravam modernizar a economia colonial e reduzir a dependência em relação à metrópole portuguesa (Bethell, 1985).
3. O movimento constitucionalista de 1821, que resultou na convocação da Assembleia Constituinte de 1823, foi impulsionado pelas ideias liberais que defendiam a limitação dos poderes do monarca e a criação de um governo representativo (Schultz, 1997).
4. As ideologias liberais foram amplamente aceitas e implementadas pela elite agrária brasileira, resultando na abolição da escravidão e na promoção da igualdade social logo após a independência (Carvalho, 1990).
5. O federalismo, inspirado pelo liberalismo político, foi uma das bandeiras defendidas durante a República Velha, buscando maior autonomia para os estados e descentralização do poder (Skidmore, 2000).
Alternativas: