Questões de Concurso Sobre trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975) em história

Foram encontradas 19 questões

Q3101012 História
Com a queda do socialismo nos países da área de influência soviética, milhares de pessoas, fugindo da crise econômica, migraram para países da Europa Ocidental. A eles se somaram refugiados de diferentes guerras e acossados pela seca e pela fome no continente africano, suscitando a médio e longo prazos, uma série de problemas e reações das populações nativas dos países que abrigaram os recém-chegados.

Assinale a alternativa que indica corretamente consequências desse processo.
Alternativas
Q3055671 História
Na análise marxista da sociedade, o termo que se refere à base econômica que determina as relações sociais de produção e sobre a qual se erguem as instituições políticas, jurídicas, ideológicas e culturais de uma sociedade é o(a): 
Alternativas
Q3028584 História
Política externa da União Soviética adotada por Khrushchev (1955-1962) propunha que o Comunismo e o Capitalismo poderiam existir independentes um do outro, em sua zona de influência, efetivando disputas sociais e econômicas fora do âmbito militar. Estamos falando de
Alternativas
Q2308413 História

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão.


A Associação Internacional dos Trabalhadores serviu [...] para conscientizar os trabalhadores de que eles pertenciam a uma comunidade [...] e deviam associar-se para levar adiante suas lutas econômicas e, no plano das relações internacionais entre Estados, lutar por uma política de paz e liberdade.


Fonte: TRATENBERG, Maurício. Reflexões sobre o socialismo. São Paulo, Moderna, 1986. p. 22-24.

Entre os elementos que favoreceram a popularidade da Primeira Internacional, é CORRETO elencar: 
Alternativas
Q2189245 História
Considerando-se a Convenção de Genebra de 1925, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A Convenção de Genebra proibiu a utilização de ________ durante a guerra, após a sua utilização por parte de alguns países durante a ________. Apesar disso, anos depois, essas armas seguiriam sendo utilizadas em conflitos.
Alternativas
Q2181308 História

Sobre o surgimento das “Ideias Sociais no século XIX” e suas principais correntes de pensamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O surgimento das ideias socialistas explica-se pelos problemas econômico-sociais criados pelo Capitalismo, incluindo as condições subumanas do proletariado, com exaustivas jornadas de trabalho e sem direitos trabalhistas.

( ) O socialismo utópico apresentou os princípios de uma sociedade ideal, porém sem indicar os meios para torná-la real. Defendia a ideia de que homem, embora tenha sido pervertida pelo capitalismo, poderia livrar-se das influências corruptoras mediante o apelo da justiça e da solidariedade humana.

( ) O socialismo científico baseou-se na análise das realidades econômicas, da evolução histórica e do capitalismo para formular leis e princípios determinantes para uma sociedade sem classes e igualitária.

( ) Geralmente confundido com o Movimento Sindical, o Sindicalismo pregava a necessidade de uma ação direta da classe operária, através de greves, do fortalecimento dos sindicatos e de ações violentas que gerassem o enfraquecimento do capitalismo e favorecessem a revolução social.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1945630 História
O fenômeno histórico conhecido como "Guerra Fria" opôs a União Soviética e os Estados Unidos, abarcando também aos aliados de ambos. O termo "fria" diz respeito ao fato de que durante um longo período o conflito armado foi apenas latente, não ocorrendo combates de longa escala entre as duas potências. Sobre este acontecimento, analise as opções a seguir e assinale a INCORRETA.
Alternativas
Q1383159 História
O socialismo real entrou em crise no Leste europeu nas últimas décadas do século XX e entre vários fatores provocou:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB
Q1197275 História
Vivenciando boa parte dos eventos narrados, o historiador marxista Eric Hobsbawm analisa os anos que vão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS, afirmando que este foi um período marcado pela “guerra mundial de 31 anos”. 
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:
Alternativas
Q1136437 História
Tinha como fundamento teórico a luta de classes, a revolução proletária e o materialismo dialético e histórico. A única opção que apresenta a resposta CORRETA para as características apresentas é:
Alternativas
Q916973 História

Leia o texto abaixo.


“Perdi o recorte com a frase, motivo pelo qual posso estar chamando o autor errado. Mas tenho quase certeza de que foi o historiador norte-americano Arthur Schlesinger quem cunhou a seguinte: “Não é porque Marx estava errado que Adam Smith está absolutamente certo” [...].

ROSSI, Cláudio. Folha de São Paulo, 1995. Fragmento.


Nesse texto, o articulista do jornal “Folha de São Paulo”, Cláudio Rossi, faz referência a dois ideários que representaram a conjuntura mundial no final dos anos 1980, respectivamente,

Alternativas
Q874329 História

      Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.

Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item.


Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stálin como seu sucessor à frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grã-russo”.

Alternativas
Q861817 História

A Revolução Russa de 1917 marcou o fim do czarismo na Rússia e a ascensão de uma organização política e social de oposição ao capitalismo ocidental, além de favorecer mudanças e adaptações nesse capitalismo. Sobre as práticas a serem adotadas no ensino do tópico Revolução Russa de 1917 e movimento operário, anarquismo e comunismo no Brasil, indicadas nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O “Socialismo Real” - conceito utilizado para denominar a prática socialista implantadas na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - foi permeado por contradições entre prática e teoria.

( ) A corrente partidária vitoriosa no processo revolucionário russo tinha pretensões de internacionalizar o movimento e, para isso, incentivou a criação de partidos comunistas e exportou a ideia de revolução, para a derrubada do capitalismo, em várias partes do mundo.

( ) Minas Gerais foi o maior palco de greves de cunho anárquico, e a primeira de muitas delas ocorreu em 1906.

( ) No período conviviam e disputavam espaço político as correntes anarco-sindicalista e a comunista. Aqui, tanto anarquistas quanto anarco-sindicalistas caminharam levantando bandeiras contra o desemprego, o aumento do custo de vida, a escassez de alimentos de primeira necessidade e combatendo a burguesia e o Clero.

( ) O conceito de revolução deve ser retomado, visto que é empregado com igual sentido em todos os tempos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q740313 História
A década de 60 e 70 do século XX foram marcadas inicialmente pela coexistência pacífica e posteriormente pelo trabalho de detente (distensão levados a efeito pelos entendimentos parciais feitos pelos governantes dos EUA e URSS). Essa aproximação teve, entre outras, a seguinte motivação:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2016 - IF-TO - Professor História |
Q714483 História
Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:
Alternativas
Q525250 História
      O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.


                                                                  José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho.
                                                           Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).


A partir das ideias do texto acima, julgue o item subsequente, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.


A Revolução Cubana, que derrubou o ditador Fulgencio Batista em 1958, teve como resultado o estabelecimento de um governo popular e democrático, caracterizado pela proteção aos direitos civis e às liberdades individuais.


Alternativas
Q521514 História
“Em meados do século XIX, o historiador francês Alexis de Tocqueville fez uma das mais fascinantes previsões sobre o futuro da História. Comparando russos e norte-americanos, previu que cada qual, por seus próprios meios parecia destinado a guiar um dia, o destino de sua metade da Terra."
                                                                                                                                               (Alexis Tocqueville)


Em meados do século XIX, Karl Marx afirmava que o capitalismo punha no lugar da autossuficiência e do isolamento das nações 'uma circulação universal', uma interdependência geral dos países. Em decorrência, o capitalismo tendia a conquistar a terra inteira como um mercado e a anular o espaço por meio do tempo, isto é, a reduzir a um ministro o tempo tomado pelo movimento de um lugar a outro."
                                                                                                                                                             (Karl Marx) 

Sobre o pensamento exposto nas previsões é correto afirmar:  


Alternativas
Q132849 História
Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e
contemporânea.

O realismo socialista, política cultural da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, incentivou as vanguardas artísticas, como o Surrealismo, com o objetivo de denunciar o conservadorismo artístico do mundo capitalista.
Alternativas
Q874327 História

      Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.

Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item.


A defesa do papel dominante do Estado na organização das sociedades é característica comum ao comunismo, ao fascismo e ao nazismo.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: A
6: A
7: A
8: A
9: C
10: C
11: E
12: E
13: D
14: C
15: E
16: E
17: B
18: E
19: C