Questões de História - Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975) para Concurso
Foram encontradas 29 questões
“Os anos de 1950 também foram um período crucial na construção de um dos movimentos sociais mais importantes da história, o da luta pelos direitos civis”
KARNAL. Leandro. História dos Estados Unidos, das
origens ao século XXI, 2ª ed. São Paulo. Ed. Contexto.
2007 pg. 232.
Sobre a luta pelos direitos civis nos EUA nas décadas de 1950/60 é correto afirmar:
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje. (Martin Luther King Jr.)
O trecho destacado do discurso “Eu tenho um sonho” durante a “Marcha para Washington” do pastor batista estadunidense Martin Luther King Jr. deve ser entendido no contexto
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
Capa da revista ilustrada em quadrinhos “Aliança Para o Progresso: Plano de 10 pontos do Presidente Kennedy para a Família de Nações Americanas”. Rio de Janeiro: Bloch, sem data.
Aliança para o Progresso foi um programa de assistência ao desenvolvimento socioeconômico da América Latina formalizado pelos Estados Unidos e 22 outras nações do hemisfério, entre elas o Brasil, mediante a assinatura da Carta de Punta del Este, em 1961.
Considerando o contexto histórico em que esse programa foi implementado, assinale a afirmativa que descreve corretamente um de seus objetivos.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um desses princípios básicos.
O período da história do Japão que se sucedeu após a constatação exposta no texto ficou conhecido como:
A alta nos preços do petróleo e a necessidade de conter o aquecimento global estão fazendo os japoneses voltarem a olhar em direção ao Brasil, depois de 25 anos de afastamento nas relações bilaterais. Atendendo à solicitação do governo japonês e de empresários, o ministro de Negócios Estrangeiros, Taro Aso, chegou ao Brasil para conhecer de perto as etapas de produção e exportação do etanol.
Jornal do Brasil, 20/8/2007, p. A19 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a inserção do tema por ele focalizado no mundo contemporâneo, julgue o item seguinte.
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:
O capitalismo do pós-guerra nos países industrializados pode ser entendido como um amálgama do liberalismo econômico com democracia social, enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista.
A politização da questão ambiental, por meio da fundação e do fortalecimento de partidos “verdes” na Europa, é contemporânea da primeira crise do petróleo, decorrente da elevação em cerca de 400% dos preços dessa commodity.
O crescimento econômico das décadas de 1950 e de 1960, registrado no mundo capitalista, deveu-se à eliminação do papel do Estado e à desregulamentação do mercado de trabalho. Como os índices de produção e crescimento eram altos, também cresceram os salários que tornaram possível o consumo em massa.
A expansão econômica experimentada no mundo capitalista, na década de 1950, não encontrou paralelo no mundo socialista, onde os indicadores de produção continuaram bem abaixo da média mundial até pelo menos a década de 1970.
“Durante a década de 1970, surgiu na América uma forma precoce de associação chamada ‘Operação Condor’. Essa operação tinha como elemento aglutinador a Doutrina de Segurança Nacional que vinha sendo desenvolvida como o grande marco conceitual de segurança para os países latino-americanos.”
(Disponível em: http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option= com_content&task=view&id=911&limitstart=2.)
Operação Condor, criada em 1975, foi iniciada com a Conferência Regional de Inteligência Nacional. Consistia, inicialmente, em um sistema integrado de troca de informações em que os principais atores eram adidos militares.
Sobre essa Operação e a Doutrina de Segurança Nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi uma ação conjunta das ditaduras instaladas nos seis países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai
e Uruguai.
II. Foi uma articulação multinacional entre as forças de repressão contra o comunismo e a subversão, principalmente.
III. Com exceção da Argentina, todos os demais países da América Latina participaram dessa operação, que sustentou a Doutrina de Segurança Nacional.
IV. A operação Condor é a grande responsável pela interrupção do modelo político-econômico populista e sua substituição pela modernização conservadora e ditatorial.
Estão corretas apenas as afirmativas