Questões de Concurso
Sobre normas bibliográficas e estilísticas em braille
Foram encontradas 23 questões
I- O sinal (5 2) deve ser usado em textos não informáticos para delimitar uma expressão informática.
II- O prefixo (46), quando seguido de uma letra minúscula, forma com esta um sinal composto que representa a correspondente letra maiúscula. Este prefixo pode também ser usado na geração de outros sinais compostos.
III- O prefixo (46), quando seguido de uma letra maiúscula, forma com esta um sinal triplo, que modifica a sequência de letras que o seguem imediatamente, transformando-as em letras maiúsculas.
É CORRETO o que se afirma em:
O documento elaborado pela Comissão Brasileira de Braille, “Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille” (2002), define as diferentes etapas da produção de textos em braille. As questões de 41 a 46 referem-se a esse documento.
Em relação às tabelas constantes em alguns livros didáticos, alguns procedimentos devem ser mantidos quando forem importantes para a melhor compreensão do leitor. Em alguns casos, ocorre falta de espaço para transcrever a tabela. O procedimento inadequado é
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso de aspas, parênteses e colchetes no braille. Devem ser colocados
Os títulos de unidades, capítulos, etc. podem ser transcritos de duas formas, destaque somente as duas formas corretas:
Julgue o item subsequente.
A Grafia Braille para a Língua Portuguesa é
detalhadamente estruturada em capítulos e apêndices,
incluindo normas de aplicação e valor dos sinais Braille,
essencial para a escrita e leitura corretas neste sistema.
I. Para transcrever os boxes (caixas) em que se destacam pequenos textos podem e devem ser reproduzidos em relevo, utilizando-se para isso linhas horizontais e verticais.
II. Para transcrever a ficha catalográfica de um livro deve-se seguir o original, respeitando-se rigorosamente linhas em branco e espaços entre palavras/números e a pontuação que os seguem.
III. Para transcrever os quadrinhos nas palavras cruzadas são representados pelo sinal (123456), sem espaço e sempre de acordo com o número de letras da palavra a ser descoberta.
Está correto o que se afirma em
I. Na transcrição de questões de provas não devem ser deixadas linhas em branco entre o enunciado e as alternativas e entre as próprias alternativas.
II. A transcrição de notas de rodapé deve ficar na mesma página em que aparecem as chamadas do texto, separadas por uma barra de pontos (14) do início ao fim da linha.
III. Na transcrição de um índice o traço que liga o item ao número da página deve ser representado pelos pontos (25) antecedido e seguido de um espaço em branco.
Está correto o que se afirma em
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
( ) A participação de um profissional cego é dispensável em situações de dúvida sobre o efeito tátil que produzirá determinada apresentação da escrita em braille.
( ) Os textos produzidos em braille devem ser submetidos a, no mínimo, uma revisão, que deve ser realizada por um profissional cego, usuário do Sistema Braille e com bons conhecimentos de, pelo menos, uma de suas áreas de aplicação e por um assistente vidente. Ambos devem ter formação mínima em nível médio e bons conhecimentos da Língua Portuguesa.
( ) Para textos mais complexos (Matemática, Química, Física e Geografia), é recomendável que sejam realizadas, no mínimo, uma revisão, por profissionais com formação em nível superior.
( ) Após a revisão, o material em braille deve retornar às mãos do transcritor para as devidas correções. As páginas em que forem feitas correções deverão ser submetidas a uma nova revisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A disposição do texto em braille deve respeitar, sempre que possível, o texto original.
II. O padrão de página mais utilizado obedece à diagramação de 28 linhas por 30 caracteres. Todavia, para alguns textos dos anos mais adiantados (Matemática, Química, Física e Geografia), a diagramação recomendada é a de 28 linhas por 40 caracteres, que possibilita um melhor aproveitamento do espaço para a transcrição de expressões, equações, estruturas químicas, gráficos e mapas.
III. Recomenda-se que a cada três páginas sejam deixadas uma ou duas linhas em branco para eventual inserção de caracteres e/ou palavras no momento da correção.
IV. Os profissionais responsáveis pela diagramação e transcrição não precisam dominar o Sistema Braille nas suas várias modalidades de aplicação e preocupar-se com a funcionalidade da diagramação, objetivando maior velocidade de leitura e facilidade na localização de títulos, linhas, itens, notas e observações, por parte do leitor, sem prejuízo de aspectos estéticos, considerando, porém, que o que se revela "bonito" para os olhos, nem sempre é funcional para a percepção tátil.
Estão corretas as afirmativas:
As impressões de livros em escrita Braille são feitas, em geral, no papel de gramatura 120, admitindo- -se medidas superiores até 180. Empregam-se, ainda, papéis de gramatura 90 para trabalhos de simples revisão de textos.
Gramatura refere-se ao(à):
Machado de Assis. Obra completa III. Rio de Janeiro: Aguilar, 1962.
Para utilizar o poema precedente em uma aula, a professora solicitou que o transcritor de braille o transcrevesse em escrita direta, ou seja, utilizando barras para separar os versos. De acordo com a norma para transcrição em braille, o transcritor deverá utilizar a barra