Questões de Concurso
Sobre aspectos morfológicos - derivação, flexão e incorporação em língua de sinais em libras
Foram encontradas 188 questões
Na Libras, a ________ (1) de um sinal pode ser alterada para indicar a intensidade ou a duração de uma ação, enquanto a ________ (2) pode mudar para indicar variações de quem realiza a ação ou a direção da ação.
1 – Uso de expressões faciais e corporais para indicar o tipo de sentença (afirmativa, interrogativa, imperativa).
2 – Formação de palavras por meio da modificação da configuração das mãos.
3 – Utilização de espaço na frente do corpo para estabelecer relações temporais ou espaciais entre os sinais.
4 – Variação na orientação e movimento das mãos para alterar o significado dos sinais.
( ) Fonologia
( ) Morfologia
( ) Sintaxe
( ) Pragmática
A sequência CORRETA é:
Segundo Ferreira-Brito (1995), no processo produtivo na língua de sinais de incorporação da negação, o item a ser negado sofre alteração em um dos parâmetros, o que acarreta o aparecimento de um item de estrutura "fonético-fonológico" diferente daquele que e a sua base. O parâmetro que a autora menciona é:
Os classificadores envolvem uma categoria _______________ específica em Língua de sinais. Esse tipo de produção abrange uma combinação de morfemas altamente complexos simultaneamente articulados.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Há verbos que apresentam limitações lexicais e fonológicas para incorporar os pronomes, como, por exemplo, os verbos ancorados no corpo, como GOSTAR e PENSAR na Língua de Sinais Brasileira.
(__)As crianças surdas devem adquirir duas estratégias para marcar as relações gramaticais: a incorporação dos pronomes e a ordem das palavras.
(__)A incorporação dos referentes envolve a concordância verbal e esta depende diretamente da aquisição do sistema pronominal.
(__)A ordem das palavras é utilizada para o estabelecimento das relações gramaticais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A poesia em Libras envolve produções dotadas de sofisticação e refinamento de elementos que podem aproximá-la da arte performática. Ao longo da extensão dos poemas, é possível identificar padrões rítmicos. Klamt faz uma síntese dos elementos que constituem ritmo em poemas na Libras. Analise esses elementos nas assertivas a seguir:
I.Repetição de sinais.
II.Morfismo, um mecanismo capaz de mesclar sinais para que tenham ideia de continuidade e de forte relação entre eles.
III.Pausas e suspensões, como boias − que suspendem um sinal, enquanto outro está sendo produzido com a outra mão.
IV.Simetria, que pode constar de espelhamento bilateral, que consiste em que as duas mãos assumam a mesma forma e movimento de maneira espelhada.
V.Expressão facial, de acordo com a forma de realização, pode se tornar mais saliente.
É correto o que se afirma em:
Na LIBRAS, as palavras não apresentam desinência de gênero, ficando a escrita das palavras representadas com o sinal @ no lugar das desinências "a" e "o" comumente utilizadas na Língua Portuguesa para indicar feminino e masculino, e também o plural, pois não há desinência de número.
Na Língua Portuguesa, fazemos o uso de intensificadores como "muito", "pouco", e contamos com o acréscimos de sufixos nos adjetivos para designar quantidades e/ou intensidade. Já na LIBRAS, o "muito" também é usado, mas não conta com as configurações das mãos para que seu efeito seja notado na oração.
(_) A LIBRAS é uma língua gestual-visual, o que significa que muitos dos seus elementos linguísticos são expressos através de gestos manuais, expressões faciais e movimentos corporais. (_) A LIBRAS geralmente segue uma estrutura linear, em que as palavras são colocadas em uma ordem específica na sequência da fala e são utilizados conectivos e conjunções. (_) A LIBRAS possui um sistema morfológico complexo que permite a formação de palavras por meio de processos como derivação e composição.
A morfologia da Libras utiliza mecanismos como a incorporação e a classificação para formar palavras. Esses processos morfológicos, distintos das línguas orais, permitem que a Libras expresse conceitos abstratos e específicos através da modificação espacial e do movimento das mãos, o que pode ser desafiador para interpretação em tempo real em contextos educacionais.
Observe as imagens a seguir.
Disponível em:
<https://eaulas.usp.br/portal/video.action;jsessionid=93F83F9DF84C543B4
E0389CE99A9DFDB?idPlaylist=6390>. Acesso em: mar. 2024.
Segundo Xavier e Neves (2016), semelhante à flexão nas línguas orais, existem na Libras processos que modificam a forma dos sinais, sem resultar em um novo sinal.
Os sinais acima constituem exemplos de incorporação de
Assinale a opção que apresenta um sinal que exemplifica um morfema preso.
Relacione as dimensões observadas em Libras, a seguir, às suas informações semânticas.
( ) Direção ( ) Velocidade/tensão ( ) Tensão/tamanho ( ) Duplicação das mãos
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.