Questões de Concurso
Sobre aspectos morfológicos - derivação, flexão e incorporação em língua de sinais em libras
Foram encontradas 208 questões
Analise a sequência abaixo, o que ela representa?
Fonte: Morfologia em libras. Disponível em: https://pt.slideshare.net/slideshow/morfologia-em-libras-e-semanticoem-libras/272120633
Analise as afirmativas abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.
I - Apesar do reconhecimento da Libras como língua, o que remete a status, ainda assim ela possui carência de corpus (palavras que compõem o vocabulário de um idioma).
II - No caso das língua de sinais, existe a problemática da falta ou existência mínima de corpus para algumas áreas específicas (química, física, mecatrônica, metrologia industrial, entre outras). Devido a isso, um dos objetivos que a comunidade surda brasileira tem atualmente é a criação de corpus que torne a Libras mais acessível a diferentes contextos comunicacionais.
Analise a imagem a seguir:
Em relação à imagem e comparação dos sinais nela exibidos, há informação compatível em:
Um professor de Libras apresentou aos seus alunos os sinais representados pelas glosas a seguir, objetivando a observação de traços construtivos; levantamento e elucidação de questionamentos acerca dos referidos traços; e prática da realização dos sinais:
BONITINHO-BONITO-MAISBONITO-BONITÃO
COITADINHO-COITADO-MAISCOITADO-COITADO
POBREZINHO-POBRE-MAISPOBRE-PROBREZÃO
A fundamentação que embasa corretamente a seleção efetuada pelo professor é:
Assinale a alternativa que define, nas línguas de sinais, como acontece a formação de palavras complexas.
Tanto o grau da perda auditiva quanto a idade quando ocorreu a perda são importantes. Os indivíduos que se tornam surdos antes de aprender a falar e de entender a linguagem são chamados surdos pré-linguísticos, assim como aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição quando bebês. Aproximadamente 95% de todas as crianças e de jovens surdos são surdos pré-linguísticos. Sua incapacidade de ouvir a linguagem afeta seriamente a comunicação com os outros e o aprendizado, mais tarde, na escola. Uma em cada 10 pessoas surdas pré-linguísticas tem, pelo menos, pai ou mãe com surdez. As crianças desse grupo normalmente aprendem a se comunicar durante o período normal de desenvolvimento. Contudo, em vez de aprender as habilidades via comunicação oral, muitas fazem-no por uma combinação da comunicação manual (linguagem de sinais) e linguagem oral. Os indivíduos cujas perdas auditivas graves ocorrem depois que aprenderam a falar e os quais entendem a linguagem oral são considerados surdos pós-linguísticos. Muitos são capazes de reter sua capacidade de usar a fala e de se comunicar oralmente com os outros.
SMITH, Debora Deutsch. Introdução à educação especial, 2008, p. 299
De acordo com o excerto, assinale a alternativa em que se depreendem diferenças básicas entre surdez e deficiência auditiva.
Na Libras, a ________ (1) de um sinal pode ser alterada para indicar a intensidade ou a duração de uma ação, enquanto a ________ (2) pode mudar para indicar variações de quem realiza a ação ou a direção da ação.
1 – Uso de expressões faciais e corporais para indicar o tipo de sentença (afirmativa, interrogativa, imperativa).
2 – Formação de palavras por meio da modificação da configuração das mãos.
3 – Utilização de espaço na frente do corpo para estabelecer relações temporais ou espaciais entre os sinais.
4 – Variação na orientação e movimento das mãos para alterar o significado dos sinais.
( ) Fonologia
( ) Morfologia
( ) Sintaxe
( ) Pragmática
A sequência CORRETA é:
Analise as afirmações abaixo
I - É correto usar a expressão surdo-mudo, pois se trata de uma pessoa que tem uma língua visuo-gestual, e, sua fala é sinalizada
II - O Surdo é mudo, pois ele não fala porque não ouve.
III - A LIBRAS-Língua Brasileira de sinais teve influência da língua de sinais francesa. A LIBRAS é a única língua de sinais no mundo que recebe a classificação de Língua Universal.
IV - O Surdo que se reconhece enquanto pessoa que tem uma cultura e identidade diferente aceita o uso da língua de sinais.
Na língua de sinais, assim como em outras línguas naturais, os morfemas podem ser vistos como o pedaço da palavra que tem o poder de modificar a palavra ou dar origem a uma nova palavra ao modificar um dos seus parâmetros, ou ainda, repetir o morfema, fenômeno conhecido como reduplicação, variando a intensidade, velocidade e/ou expressão facial. Os morfemas são unidades que podem ter funções:
A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, assim como as línguas orais, também apresenta unidades mínimas, que se combinam para a formação de elementos com significado. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras. Alguns sinais apresentam apenas um traço distintivo, ou seja, modificação em apenas uma unidade que implica em mudança de significado. Os Sinais que apresentam essa única distinção são chamados de :
Os aspectos gramaticais são percebidos alternando-se a direção dos movimentos, o ritmo ou a forma do percurso do sinal. Marque a alternativa CORRETA sobre derivação, flexão e incorporação na Libras.