Questões de Concurso
Comentadas sobre identidades surdas em libras
Foram encontradas 196 questões
Leia o texto a seguir.
A comunicação total é mais uma filosofia que se opõe ao oralismo estrito do que propriamente um método, tendo como recurso linguístico importante o uso simultâneo das duas línguas em que a ordem de produção dos sinais sempre segue a ordem de produção das palavras da língua falada.
CAPOVILLA, Fernando C. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.99-116. ISSN 1413-6538.
Esse recurso é denominado
São pessoas que possuem graus diferentes de perda sensorial, de visão e de audição, total ou parcial, concomitante. Fazem parte do público da educação bilíngue de surdos aqueles que se comunicam predominantemente pela Libras ou pela Libras tátil. FARIA-NASCIMENTO et al, 2021.
Essa definição compreende os estudantes
São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. Possuem características particulares: (a) seguem a representação da identidade ouvinte; (b) estão em dependência no mundo dos ouvintes, seguem os seus princípios e os respeitam como ouvintes, competindo com os mesmos, induzidos ao modelo da identidade ouvinte; (c) não participam da comunidade surda, associações e lutas políticas; (d) desconhecem ou rejeitam a presença do intérprete de língua de sinais; (e) orgulham-se de saber falar “corretamente”; (f) demonstram resistências à língua de sinais e à cultura surda visto que isto, para eles, representa estereótipo; (g) não conseguiram identificar-se como surdos, sentem-se sempre inferiores aos ouvintes, isto pode causar-lhes muitas vezes depressão, fuga, suicídios, acusação aos outros surdos, competição com ouvintes, há alguns que vivem na angústia, no desejo contínuo de serem ouvintes; (h) são as vítimas da ideologia oralista, da inclusão, da educação clínica, do preconceito e do preconceito da surdez; (i) são surdos, quer ouçam algum som, quer não ouçam, persistem em usar aparelhos auriculares e não usam tecnologia dos surdos. Esta identidade surda também apresenta divisões: por exemplo, aqueles que têm contato com a comunidade surda, mas rejeitam-na, os que jamais tiveram contato etc.
Considerando as informações apresentadas, trata-se de identidade
Historicamente, o povo surdo foi marcado por vários conceitos em relação a sua identidade e a sua cultura, e muitos desses conceitos foram formados por opiniões de ouvintes que não conviviam e nem conheciam profundamente o ser surdo. Assinale a opção que apresenta uma característica de determinada identidade surda que mais se aproxima do caso descrito acima.
A respeito das Representações sociais do Surdo, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Julgue o item a seguir.
Em Libras, os classificadores são sinais utilizados apenas
para indicar o tamanho de objetos ou pessoas, não sendo
empregados para outros propósitos na conversação.
A cultura e a identidade surda são conceitos que se referem à comunidade surda e sua forma de se comunicar e se relacionar com o mundo. A cultura surda é construída a partir de códigos e símbolos próprios, que são repassados de geração em geração. Trata-se de uma cultura muito importante para:__________.
(https://aquareladacrianca.com.br/cultura-e-identidade-surda/)
Marque a alternativa com a frase que completa coerentemente o enunciado.
Leia com atenção:
( ) Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.
( ) Esses participam de associações e grupos, nos quais compartilham suas experiências, seus anseios, seus sonhos e sua Cultura.
( ) A Identidade Surda Flutuante compreende o grupo de pessoas que nasceram ouvintes ou, por causas diversas, tornaram-se Surdos. Alguns conhecem a Língua Portuguesa falada, devido ao fato de terem ficado Surdos após certa idade, transitam entre o uso da Língua de Sinais e a Língua Oral.
( ) A Identidade Surda Híbrida abrange os Surdos que não frequentam a Comunidade Surda; não seguem a Cultura Surda e sim as representações dos ouvintes, que são o seu referencial; desconhecem ou rejeitam o intérprete da Língua de Sinais e, normalmente, costumam resistir ao uso da mesma; orgulham-se de saber falar corretamente e persistem em usar aparelhos auditivos, ouvindo ou não algum som.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é, respectivamente:
Compreendendo os surdos como sujeitos que transitam em diferentes contextos de uma identidade comunitária, Perlin critica o saber ouvintista, isto é, o saber ouvinte em relação aos direitos e demais aspectos da vida dos surdos e ressalta as múltiplas identidades surdas: híbridas, de transição, incompletas e flutuantes; relacionando-as aos diferentes níveis de pertencimento e envolvimento com a comunidade surda e com o movimento surdo (PERLIN, 2011).
O que se pretende reivindicar como uma identidade, no caso dos surdos, é:
Na obra As imagens do outro sobre a cultura surda (2009), a pesquisadora surda Karin Strobel afirma que muitas pessoas se espantam ao descobrir que o surdo tem uma cultura diferente da cultura do ouvinte, mesmo residindo no mesmo país. A cultura surda é definida pela autora como
Segundo a autora Gladis Perlim: “As diferentes identidades Surdas são bastante complexas, diferenciadas”. Existem surdos que são filhos de pais surdos, outros que não tem nenhum contato com a Língua de Sinais etc. Os surdos não são um grupo de identidade homogênea. Assim sendo, escolha a alternativa que melhor defina as Identidades Surdas Flutuantes.
Grande parte deles é filha de pais ouvintes, rejeitam a representação da identidade ouvinte, possuem uma identidade em construção, passam da expressão visual/oral para a expressão visual/sinalizada.
Conforme a professora surda Gladis Perlin (s.d.), esse breve excerto descritivo representa características identitárias provenientes da comunidade surda, mais especificamente da identidade surda
Julgue o item a seguir.
Dentro dos locais que contêm relação de identidade
surda, a Federação Nacional de Educação de Surdos /
FENEIS se caracteriza por se organizar e regulamentar
muitas práticas de muitas modalidades de esportes de
povo surdos. Também promove competições entre as
associações de surdos e outros.
Os defensores da língua de sinais para os surdos afirmam que é só de posse desta, considerada "natural", adquirida em qualquer idade, que o surdo constituirá uma identidade surda, já que ele não é ouvinte.
Fontes: MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000. PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.).
As pessoas com a identidade surda
G. Perlin e K. Strobel. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das identidades surdas.
I Os surdos oralizados que sabem falar e escrever são considerados indivíduos com identidade surda flutuante.
II Os surdos oralizados que se interessam pela LIBRAS sem abandonar o oralismo são considerados surdos com identidade de transição.
III A identidade surda de diáspora caracteriza os indivíduos surdos que se deslocam entre diferentes grupos, contatando surdos de diferentes origens e ampliando sua bagagem cultural.
Assinale a opção correta.