Questões de Concurso
Comentadas sobre sistemas de comunicação e formas de comunicação tátil em libras
Foram encontradas 72 questões
1. Tadoma 2. Fala Ampliada 3. Loops
( ) É um aparelho de amplificação sonora que ajuda na recepção de uma determinada mensagem.
( ) A mão da pessoa surdocega se coloca nos lábios, bochecha, mandíbula e garganta do interlocutor.
( ) É utilizado quando o surdocego ainda possui resíduos auditivos com a necessidade de falar de forma clara perto de seu ouvido.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
CADER-NASCIMENTO, F. COSTA, M. P. R. Movimento e comunicação na mediação pedagógica com crianças surdocegas: a contribuição de Van Djik. In: MARQUEZINE, M. ALMEIDA, M.A. TANAKA, E. (orgs). Leitura, escrita e comunicação no contexto educação especial. Londrina: Eduel, 2003, p. 80.
Tendo em vista que existem diversos tipos de comunicação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A comunicação háptica envolve toques específicos nas costas para transmitir mensagens secundárias, como emoções e descrições, complementando outros métodos de comunicação.
( ) As tablitas de comunicação são feitas com um material resistente com letras em relevo, números ordinários e caracteres em braile.
( ) O CCTV é um ampliador de voz que visa auxiliar a pessoa surdocega na comunicação. Esse aparelho amplia em até sessenta vezes o som da voz humana.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) A datilologia é a única forma de comunicação entre surdos e ouvintes.
( ) É considerado um empréstimo linguístico da língua portuguesa.
( ) É um recurso utilizado para escrever palavras sem sinal específico na Libras.
( ) O uso das duas mãos é necessário para a formação de letras e sílabas na datilologia.
( ) Todas as línguas e sinais do mundo têm o mesmo alfabeto manual.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com Callow (1974:13), o profissional intérprete de libras pode estar envolvido em diferentes tipos de discurso. Analise-os.
I. Narrativo.
II. Persuasivo.
III. Procedural.
IV. Argumentativo.
V. Explicativo.
VI. Conversacional.
Estão corretas as alternativas
Segundo Quadros (2004), parte do problema relacionado ao não entendimento da interpretação é pertinente à falta do desenvolvimento de algumas competências, dentre elas, a competência linguística. O TILS precisa conhecer as estruturas constituintes e a modalidade expressiva distintas entre o par de línguas envolvido, ao entender que a língua de sinais
No modo de leitura do braille, os pontos são numerados
A surdocegueira é caracterizada como uma deficiência múltipla em que o indivíduo possui perda total ou parcial da visão e audição. Sobre a surdocegueira, é correto afirmar que é comum o uso:
De acordo com De Cicco (2016), consideram-se tecnologias assistivas comunicacionais para surdos oralizados e sinalizantes, respectivamente:
Assinale a palavra ou expressão da língua portuguesa correspondente ao sinal da língua brasileira de sinais cuja execução é descrita da seguinte forma: “mão direita em 'V', palma para a esquerda, à frente, dobrando o pulso, para cima, para baixo e para frente”.
Assinale a alternativa que indica corretamente a ideia em português, que, ao ser sinalizada em Libras, apresenta o movimento do tipo retilíneo.
Na Libras, alguns itens lexicais ao serem sinalizados têm a CM inicial do sinal coincidindo com a primeira letra da palavra em Português.
Assinale a alternativa que, ao ser sinalizada em Libras, apresenta essa coincidência.
A surdocegueira é caracterizada por uma condição na qual a pessoa pode nascer cega e surda (surdocegueira congênita), ou adquirir as deficiências primeiros anos de vida. As pessoas surdocegas podem ter audição residual e cegueira, ter surdez profunda e baixa visão, ter audição e visão residuais ou serem totalmente surdas e cegas.
O Tadoma, um dos tipos de comunicação utilizados por pessoas surdocegas, acontece por meio de toques realizados nas costas da pessoa surdocega, por exemplo, podendo ser realizado em outras partes sensíveis do corpo também.
De forma geral, a surdocegueira é classificada da seguinte forma:
I. Surdocegos pré-linguísticos: normalmente bebês ou crianças que tiveram perdas severas de audição e de visão antes da aquisição de linguagem e de língua, também chamada de surdocegueira congênita, causada pela síndrome de Usher tipo I, ou outras síndromes/patologias.
II. Surdocegos pós-linguísticos: são crianças, jovens ou adultos que tiveram perdas significativas e severas de audição e de visão após a desenvolvimento de linguagem e aquisição de língua vocal ou sinalizada, muitos já alfabetizados. Nesses casos, a elegibilidade do tipo de comunicação é naturalmente da pessoa com surdocegueira.
Assinale a alternativa CORRETA:
Julgue o item a seguir.
Utilizando LIBRAS tátil, pessoas com surdocegueira
percebem sinais por meio do tato, possibilitando
comunicação efetiva. Esse método amplia a
acessibilidade, abrindo novas vias para a expressão de
pensamentos e sentimentos, mesmo na ausência de
visão e audição.
Julgue o item a seguir.
A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual, ou
espaço-visual. Ela é assim denominada pois a
comunicação é recebida / percebida pelas mãos e
produzida apenas pelos olhos.
Julgue o item a seguir.
Chomsky define a língua como um conjunto de regras e
estruturas que nos permite formar e compreender frases
em uma determinada língua. Por outro lado, Chomsky
usa o termo linguagem de forma mais ampla para se
referir ao uso concreto da língua em situações reais de
comunicação. Diante desses conceitos, podemos afirmar
que a Libras é exclusivamente uma linguagem.