Questões de Concurso
Sobre fonologia em linguística
Foram encontradas 11 questões
(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-quee-fonologia.htm)
Com base nisso, identifique a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:
No que diz respeito à fonologia, analise as afirmativas a seguir:
I. O vocábulo 'erro' é um exemplo de como a diversidade de timbre fechado ou aberto da vogal tônica é suficiente para estabelecer uma oposição entre substantivo e verbo.
II. Todos os sons que pronunciamos em português têm o mesmo valor no funcionamento da língua.
III. Toda distinção significativa entre duas palavras de uma língua estabelecida pela oposição ou contraste entre dois sons revela que cada um desses sons representa a unidade mental sonora diferente.
IV. Entre as vogais e as consoantes situam-se as semivogais que se juntam para formar uma sílaba.
V. Os alofones são as realizações fonéticas de fonemas diferentes, variação essa que é condicionada por fatores contextuais (inerentes à vizinhança fonética ou coarticulação), dialetais (em função da variedade geográfica que é falada) ou que simplesmente decorre de opções estilísticas individuais.
Estão corretas:
I.A união do significado e significante é arbitrária, não existindo nenhuma razão natural para essa associação, é imotivada.
II.Os signos linguísticos são considerados em três dimensões.
III.Os falantes escolhem os significantes.
Considera-se correta apenas a/as:
Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda a questão que a ele se refere.
Texto 03
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/157766793178776005/. Acesso em: 22 maio 2024.
A dimensão linguística da fonética surge da intersecção entre informações sobre as propriedades físicas, acústicas e perceptivas dos sons e o funcionamento das unidades sonoras dentro do sistema linguístico. Para analisarmos as menores partes que compõem a fala, as unidades segmentais, como consoantes e vogais, é insuficiente considerar apenas os sinais físico-acústicos ou os movimentos articulatórios dos órgãos vocais. É fundamental compreender quais sons são responsáveis pelos contrastes em uma língua específica, o que se relaciona à fonologia. Tomemos como exemplo as consoantes fricativas: [s] de "selo" e [z] de "zelo" diferem, em termos articulatórios, apenas pela vibração das pregas vocais causada pela passagem do ar pela glote. Essa informação articulatória é relevante para falantes do português, mas não para falantes do espanhol, já que o sistema linguístico espanhol não apresenta o contraste entre essas consoantes. No espanhol, apenas o [s] está presente no inventário fonético, e, portanto, mesmo que ocorra alguma vibração durante a passagem do ar, ela não será considerada pelo falante, pois não contribui para os contrastes na classe das fricativas dessa língua.
(Fonte: https://www.ceale.fae.ufmg.br/
glossarioceale/verbetes/fonetica.adaptado)
Considerando a interseção entre fonética e fonologia abordada no texto, qual é a importância de compreender a relação entre sinais físico-acústicos e as unidades sonoras no sistema linguístico?
Elementos de linguística
A fonologia é um ramo da linguística que estuda os sons de uma língua e seus padrões. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente o foco da fonologia?
I. Bilabiais.
II. Labiodentais.
III. Alveolares.
IV. Linguodentais.
V. Palatais.
VI. Velares.
Quais estão corretos?
I – Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II – A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III – A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.