Questões de Concurso
Sobre fundamentos da linguística em linguística
Foram encontradas 243 questões
I – Expressão de linguagem com foco no autor: atividade de captação de ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
II – Instrumento de comunicação com foco no texto: atividade de decodificação, reconhecimento das estruturas do texto.
III – Foco na interação (autor/ texto/ leitor): atividade de produção de sentidos.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - A metalinguagem é um uso linguístico cujo objeto é também uma linguagem; por exemplo quando se fala de palavras e seus componentes ou de orações: “linguagem é uma palavra derivada de língua”, “linguagem é um substantivo feminino em português e masculino em espanhol e francês”. “-ção é um sufixo formador de substantivo”, “Cadeira tem três sílabas”, etc.
II – Dentro desse contexto, a metalinguagem apresenta unidades estruturais, podendo ser estruturada no nível do saber idiomático.
I – Estruturalismo – a língua como objeto abstrato, internalizada na mente de todo falante (faculdade da linguagem).
II – Gerativismo – a língua constitui um sistema linguístico de base social que é utilizada como meio de comunicação pelos membros de uma determinada comunidade, portanto ela constitui um fenômeno coletivo, sendo compartilhada e produzida socialmente.
III – Gramática normativa – a língua como objeto social cuja sua função é proporcionar a comunicação.
IV – Funcionalismo – a língua como conjunto de regras gramaticais preestabelecidas que deve ser seguido por seus falantes.
É falso o que se afirma em:
Analise cada uma dessas dimensões e assinale a que corresponde ao “traço distintivo do significar linguístico em relação aos outros tipos de “ conteúdo” das formas de expressão [...]”, em que o “significar é originariamente e sempre um “ser com outros”, próprio da natureza político- social do homem, de indivíduos que são homens juntos a outros e, por exemplo, como falantes e ouvintes, são sempre cofalantes e coouvintes”.
I - A metalinguagem é um uso linguístico cujo objeto é também uma linguagem; por exemplo quando se fala de palavras e seus componentes ou de orações: “linguagem é uma palavra derivada de língua”, “linguagem é um substantivo feminino em português e masculino em espanhol e francês. “- ção é um sufixo formador de substantivo”, cadeira tem três sílabas” etc.
II - A metalinguagem não apresenta unidades estruturais nem pode ser estruturada no nível do saber idiomático; nem por isso seu estudo deixa de merecer o cuidado da ciência.
I - A realidade concreta da linguagem refere-se ao ato linguístico, quer dizer, refere-se a cada unidade de comunicação da linguagem humana, seja uma palavra ou uma frase.
II - Os atos linguísticos não se realizam idênticos de falante para falante de uma mesma comunidade linguística, e até num só falante, em circunstâncias diferentes.
III - A diversidade observada refere-se especificamente à forma material do ato linguístico.
IV - O conceito de língua, considerada como um sistema de isoglossas, varia de acordo com o entendimento mais largo ou mais estreito que se atribui à extensão do conjunto de atos linguísticos comuns.
I.Ser relativamente não-planejável de antemão, o que decorre de sua natureza altamente interacional.
II.Apresentar-se no em se fazendo , isto é, em sua própria gênese, em que o planejamento textual e a verbalização ocorrem simultaneamente.
III.Apresentar uma sintaxe característica, sem, contudo, deixar de ter como pano de fundo a sintaxe geral da língua.
IV.O fluxo discursivo que apresenta descontinuidades frequentes, determinadas por uma série de fatores de ordem cognitivo-interacional, as quais têm, portanto, justificativas pragmáticas de relevância.
V.A fala é processo, portanto, é dinâmica; enquanto a escrita é resultado de um processo, logo, estática.
É correto o que se afirma em:
No texto base intitulado '13º salário surgiu de greve geral após vitória do Brasil na Copa de 1962' tem-se o tipo de linguagem:
[ ] Definição da língua: instrumento de interação social (paradigma funcional)
[ ] Definição da língua: conjunto de orações (paradigma formal)
[ ] Principal função da língua: comunicação (paradigma formal)
[ ] Principal função da língua: expressão dos pensamentos (paradigma funcional)
I – Critérios de base textual (dedutivas, indutivas, abdutivas, condicionais, sintáticas, associativas, generalizadoras, correferenciais
II – Critérios de base contextual (intencionais, conversacionais, avaliativas, experienciais, esquemáticas, analógicas, composicionais)
III – Sem base textual e contextual (falseadoras e extrapoladoras)
É verdadeiro o que se afirma em:
I – fala → escrita
II – fala → fala
III – escrita → fala
IV – escrita → escrita
É verdadeiro o que se afirma em:
I – Plano universal – saber elocutivo
II – Plano histórico – saber idiomático
III – Plano individual – saber expressivo
É verdadeiro o que se afirma em:
No texto base intitulado '13º salário surgiu de greve geral após vitória do Brasil na Copa de 1962' tem-se o tipo de linguagem:
A lógica estabelece as condições necessárias para as operações intelectuais que se expressam e se concretizam na linguagem. Pela lógica, chega-se à conclusão de que as operações intelectuais são três:
A Filosofia da Linguagem é um campo complexo e não totalmente definido, mas que evoluiu significativamente desde o final do século XIX e início do século XX. No Ocidente, a reflexão sobre a linguagem tem raízes nos filósofos greco-romanos, que ainda são referências importantes para entender a história dessa disciplina.
Estudar a linguagem naquela época envolvia não apenas aspectos gramaticais, que foram transmitidos de cultura para cultura através das gramáticas antigas até as modernas, especialmente com a expansão da cultura ocidental, mas também a análise da estrutura que abrange a semântica e a lógica, estabelecendo relações entre linguagem e pensamento.
Assinale a alternativa que apresenta a ocupação direta da Filosofia da Linguagem: