Questões de Concurso Sobre fundamentos da linguística em linguística

Foram encontradas 252 questões

Q3299414 Linguística
Um professor universitário, licenciado em Língua Portuguesa, em uma aula hipotética de Análise Linguística, entrega essa tirinha para os seus alunos; divididos em três grupos, o docente pede que eles façam a pressuposição do que foi dito por Rosinha no 1º quadrinho e o porquê de sua reação no 3º quadrinho. As respostas foram as seguintes:

grupo: Rosinha não conseguiu organizar logicamente seu pensamento para poder ocorrer a exteriorização correta do mesmo. Por isso teve tal reação diante da ação de Chico Bento;

grupo: A emissora (Rosinha) transmitiu uma mensagem com ruídos direcionada ao receptor (Chico Bento), porém não houve comunicação efetiva, pois ambos os envolvidos no diálogo deveriam utilizar o código de forma semelhante para que ocorresse a decodificação da mensagem recebida, por isso ela reagiu assim;

grupo: a locutora (Rosinha) se dirigiu ao interlocutor (Chico Bento), com um objetivo/intenção, que foi refutada por esse, devido talvez ao seu desconhecimento do significado da expressão utilizada por aquela.

Com base nas respostas dos grupos, pode-se afirmar corretamente, que a concepção de linguagem como forma de interação observou-se: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2025 - UEG - Docente |
Q3209519 Linguística

Leia o texto a seguir para responder à questão.


https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/127689/Q_01_a_Q_06_p1.png

https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/127689/Q_01_a_Q_06_p2.png


A fórmula “Em outras palavras” (linha 48) introduz uma modalização discursiva voltada para a realização de uma estratégia textual
Alternativas
Q3206161 Linguística
Leia as afirmações a seguir sobre as diferentes concepções de linguagem e assinale V, para alternativa verdadeira, e F, para alternativa falsa.

( ) A concepção estruturalista, desenvolvida por Ferdinand de Saussure, considera a linguagem como uma faculdade humana composta por dois elementos, ou seja, a língua e a fala.
( ) A concepção inatista, proposta por Noam Chomsky, defende que a linguagem é adquirida por meio de exposição contínua ao ambiente social, sem qualquer predisposição biológica.
( ) A concepção interacionista de linguagem considera que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem através da interação social e da mediação com o outro, influenciada pelas ideias de Vygotsky.
( ) A concepção sistêmico-funcional, de M.A.K. Halliday, entende a linguagem como um recurso para construir significados em contextos sociais, enfatizando suas funções comunicativas e contextuais.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3186726 Linguística

Texto para a questão.


       [...] Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.


          Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão, sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história.


            Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho houve suas dúvidas: o Leonardo queria que fosse o Sr. Juiz; porém teve de ceder a instâncias da Maria e da comadre, que queriam que fosse o barbeiro de defronte, que afinal foi adotado. Já se sabe que houve nesse dia função: os convidados do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio, segundo seus costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, dançavam o fado. O compadre trouxe a rabeca, que é, como se sabe, o instrumento favorito da gente do ofício. A princípio, o Leonardo quis que a festa tivesse ares aristocráticos, e propôs que se dançasse o minuete da corte. Foi aceita a ideia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa antítese da sua; um colega do Leonardo, miudinho, pequenino, e com fumaças de gaiato, e o sacristão da Sé, sujeito alto, magro e com pretensões de elegante. O compadre foi quem tocou o minuete na rabeca; e o afilhadinho, deitado no colo da Maria, acompanhava cada arcada com um guincho e um esperneio. Isto fez com que o compadre perdesse muitas vezes o compasso, e fosse obrigado a recomeçar outras tantas.


ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.


No excerto “Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito [...]”, observa-se o uso de expressões populares e regionais, que contribuem para a caracterização das personagens e do contexto. Considerando o conceito de adequação linguística, qual alternativa apresenta o emprego mais adequado de itens lexicais e expressões no contexto narrativo?
Alternativas
Q3185045 Linguística
Texto para o item.

Captura_de tela 2025-02-06 132331.png (428×750)

Internet: <www.sescsp.org.br> (com adaptações).
Com base na estrutura linguística e no vocabulário empregados no texto, julgue o item seguinte.

Na linha 23, após a expressão “além de”, está implícita a estrutura se criarem e se implementarem
Alternativas
Q3177554 Linguística

Sobre as concepções de linguagem como discurso e processo de interação, à luz das teorias bakhtinianas, analise as afirmativas abaixo:



I. O conceito de dialogismo enfatiza que todo enunciado se constitui em relação a outros enunciados, sendo a linguagem essencialmente interativa.


II. A polifonia refere-se à coexistência de múltiplas vozes em um discurso, representando diferentes perspectivas sociais e ideológicas.


III. O gênero discursivo é caracterizado por sua estabilidade relativa e pela função de organizar os textos de acordo com esferas de atividade humana.


IV. O conceito de enunciação está desvinculado das condições contextuais e sociais do ato comunicativo.



Após análise, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3171494 Linguística
Em relação às concepções de leitura, analise os enunciados:

I – Expressão de linguagem com foco no autor: atividade de captação de ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
II – Instrumento de comunicação com foco no texto: atividade de decodificação, reconhecimento das estruturas do texto.
III – Foco na interação (autor/ texto/ leitor): atividade de produção de sentidos.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3171487 Linguística
De acordo com as ponderações de Bechara, analise as asserções abaixo:

I - A metalinguagem é um uso linguístico cujo objeto é também uma linguagem; por exemplo quando se fala de palavras e seus componentes ou de orações: “linguagem é uma palavra derivada de língua”,linguagem é um substantivo feminino em português e masculino em espanhol e francês”. “-ção é um sufixo formador de substantivo”, “Cadeira tem três sílabas”, etc.
II – Dentro desse contexto, a metalinguagem apresenta unidades estruturais, podendo ser estruturada no nível do saber idiomático.
Alternativas
Q3164552 Linguística
Sobre as teorias linguísticas, analise as asserções abaixo:

I – Estruturalismo – a língua como objeto abstrato, internalizada na mente de todo falante (faculdade da linguagem).
II – Gerativismo – a língua constitui um sistema linguístico de base social que é utilizada como meio de comunicação pelos membros de uma determinada comunidade, portanto ela constitui um fenômeno coletivo, sendo compartilhada e produzida socialmente.
III – Gramática normativa – a língua como objeto social cuja sua função é proporcionar a comunicação.
IV – Funcionalismo – a língua como conjunto de regras gramaticais preestabelecidas que deve ser seguido por seus falantes.

É falso o que se afirma em:
Alternativas
Q3157668 Linguística
Conforme Bechara, “a linguagem, entendida com atividade humana de falar, apresenta cinco dimensões universais”, explicitadas abaixo.
Analise cada uma dessas dimensões e assinale a que corresponde ao “traço distintivo do significar linguístico em relação aos outros tipos de “ conteúdo” das formas de expressão [...]”, em que o “significar é originariamente e sempre um “ser com outros”, próprio da natureza político- social do homem, de indivíduos que são homens juntos a outros e, por exemplo, como falantes e ouvintes, são sempre cofalantes e coouvintes”.
Alternativas
Q3157652 Linguística
A linguagem humana concebida, ao longo da história, pode ser compreendida por meio de três concepções, que exercem implicações para o ensino. Nesse contexto, a primeira concepção refere-se a qual das alternativa a seguir?
Alternativas
Q3157651 Linguística
Conforme Bechara, analise as asserções posteriores:

I - A metalinguagem é um uso linguístico cujo objeto é também uma linguagem; por exemplo quando se fala de palavras e seus componentes ou de orações: “linguagem é uma palavra derivada de língua”, “linguagem é um substantivo feminino em português e masculino em espanhol e francês. “- ção é um sufixo formador de substantivo”, cadeira tem três sílabas” etc.
II - A metalinguagem não apresenta unidades estruturais nem pode ser estruturada no nível do saber idiomático; nem por isso seu estudo deixa de merecer o cuidado da ciência.
Alternativas
Q3157650 Linguística
Sobre o estruturalismo, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q3157649 Linguística
Analise os enunciados abaixo, marque, na sequência, a alternativa pertinente.

I - A realidade concreta da linguagem refere-se ao ato linguístico, quer dizer, refere-se a cada unidade de comunicação da linguagem humana, seja uma palavra ou uma frase.
II - Os atos linguísticos não se realizam idênticos de falante para falante de uma mesma comunidade linguística, e até num só falante, em circunstâncias diferentes.
III - A diversidade observada refere-se especificamente à forma material do ato linguístico.
IV - O conceito de língua, considerada como um sistema de isoglossas, varia de acordo com o entendimento mais largo ou mais estreito que se atribui à extensão do conjunto de atos linguísticos comuns.
Alternativas
Q3142930 Linguística
Sobre a teoria linguística conhecida como gerativismo, é falsa a seguinte afirmativa:
Alternativas
Q3142929 Linguística
Dentre as teorias linguísticas, os estruturalistas seguem duas linhas baseadas no paradigma forma ou funcional. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] Definição da língua: instrumento de interação social (paradigma funcional)
[ ] Definição da língua: conjunto de orações (paradigma formal)
[ ] Principal função da língua: comunicação (paradigma formal)
[ ] Principal função da língua: expressão dos pensamentos (paradigma funcional)
Alternativas
Q3142928 Linguística
Para compreender os aspectos correspondentes ao hipertexto virtual, Koch diferencia as suas características principais. A seguir, foram destacados alguns exemplos. Um deles refere-se à própria natureza (virtual) do suporte, assinale-o:
Alternativas
Q3142927 Linguística
De acordo com Marcuschi, é possível diferenciar o quadro geral de inferências, por meio de três elementos: noções de texto, contexto e inferência. Nesse sentido, leia as alternativas abaixo:

I – Critérios de base textual (dedutivas, indutivas, abdutivas, condicionais, sintáticas, associativas, generalizadoras, correferenciais
II – Critérios de base contextual (intencionais, conversacionais, avaliativas, experienciais, esquemáticas, analógicas, composicionais)
III – Sem base textual e contextual (falseadoras e extrapoladoras)

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3142926 Linguística
Sobre o trabalho de retextualização, dentro daperspectiva de Marcuschi, é possível observarquatro movimentos:

I – fala → escrita
II – fala → fala
III – escrita → fala
IV – escrita → escrita

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3142921 Linguística
Um aspecto relativo às concepções de leitura, segundo Kleiman, destaca a importância da ativação do conhecimento prévio. O que isso significa?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: C
6: B
7: E
8: B
9: A
10: D
11: A
12: C
13: B
14: D
15: E
16: C
17: D
18: A
19: D
20: D