Questões de Concurso
Sobre semântica em linguística
Foram encontradas 16 questões
I – Expressão de linguagem com foco no autor: atividade de captação de ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
II – Instrumento de comunicação com foco no texto: atividade de decodificação, reconhecimento das estruturas do texto.
III – Foco na interação (autor/ texto/ leitor): atividade de produção de sentidos.
É verdadeiro o que se afirma em:
Esse caráter polissêmico e vago de uma palavra requer do usuário:
Considerando como a informatividade afeta a percepção de um texto pelos leitores, avalie a informatividade das seguintes proposições em um contexto onde o público-alvo é formado por entusiastas do fitness familiarizados com equipamentos de exercício modernos:
I.A descrição de uma esteira como um equipamento usado para caminhar ou correr em ambientes fechados traz novas informações para um público de entusiastas do fitness.
II.Mencionar que esteiras modernas podem integrar-se com aplicativos de realidade virtual para simular percursos ao redor do mundo pode ser informativo para um público que não está familiarizado com as últimas tecnologias de fitness.
III.Afirmar que as esteiras permitem ajustes de inclinação e velocidade acrescenta valor informativo em uma conferência sobre inovações em equipamentos de fitness.
Considera-se correta apenas a/as:
I.A semântica é responsável por examinar as possibilidades de posição dos termos da oração no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.
II.Quando átonos finais, os encontros vocálicos das palavras como: glória, cárie, mágoa, tênue são normalmente ditongos crescentes, no entanto, podem ser emitidos com separação dos dois elementos, formando assim um hiato como: gló-ri-a, cá-ri-e, má-go-a e tê-nu-e.
III.A morfologia é a parte da gramática que se ocupa da constituição material das unidades linguísticas.
IV.A identidade de sinônimos é muito relativa ; no uso, eles assumem sentidos "ocasionais" que, no contexto, um não pode ser empregado pelo outro sem que se quebre um pouco a matiz da expressão, um exemplo disso são os verbos 'chamar', 'bradar' e 'clamar' que de acordo com a maior ou menor intensidade assumem sentidos diferentes.
Estão corretas:
I. Ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam; entretanto, não dificulta a compreensão do enunciado.
II. A ambiguidade estrutural, muitas vezes criada pelo posicionamento de determinada palavra ou expressão em um enunciado, frequentemente provoca dificuldade de compreensão de um texto.
III. Às vezes, a interpretação ambígua é desencadeada pelo uso de uma palavra que não permite identificação precisa de seu referente no texto.
Quais estão corretas?
( ) Antífrase ou ironia é utilizado quando se afirma alguma coisa que na verdade se quer negar.
( ) Lítotes, quando se diz alguma coisa e, ao mesmo tempo, nega-se explicitamente que se pretenda dizê-la, ou seja, nega-se claramente que se queira dizer o que se disse, simula-se não querer dizer o que, no entanto, se disse claramente.
( ) Preterição, quando se diz menos para significar mais; ou seja, quando se nega alguma coisa de sentido positivo para afirmar o contrário, com sentido negativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A forma verbal “acode” (l.3) está sendo empregada com o sentido de ocorre, vem à lembrança ou à imaginação.
Com base em JAKOBSON, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A sintaxe se ocupa das relações entre os signos e as coisas.
( ) A semântica se ocupa das relações dos signos entre si.