Questões de Concurso Comentadas sobre barroco em literatura

Foram encontradas 93 questões

Q3050096 Literatura
Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol. 

Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.

Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.

Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência. 
Alternativas
Q3031608 Literatura

O Barroco teve origem na Itália, no século XVI, em um período de crise religiosa na Europa, marcada pela divisão entre o catolicismo e o protestantismo. No Brasil, esse estilo predominou entre os anos de 1601 e 1768.


(Fonte: https://www.portugues.com.br/literatura

/literatura-no-brasil.html.adaptado)


Qual das afirmações a seguir descreve corretamente as características do Barroco? 

Alternativas
Q3023315 Literatura
No tocante aos representantes das escolas literárias, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I. A- Romantismo. B- Barroco. C- Arcadismo. D- Naturalismo. E- Simbolismo.

Coluna II. 1- Cláudio Manoel da Costa. 2- Aluísio Azevedo. 3- Pe. Antônio Vieira. 4- Alphonsus de Guimaraens. 5- Álvares de Azevedo. 
Alternativas
Q2705483 Literatura
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto brasileiro no período colonial. Ele é considerado um dos maiores representantes da arte barroca no Brasil. Sobre a arte barroca no Brasil colonial podemos afirmar que:

I – Estilo barroco valoriza os detalhes;
II – Estilo barroco tem como característica a obscuridade, complexidade e sensualismo;
III – Estilo barroco tem preferencia pelas curvas e contornos e determinadas figuras geométricas;
IV – Estilo barroco não se importa com a iluminação e jogo de luzes;

Julgue as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta somente os itens corretos:
Alternativas
Q2561476 Literatura
Analise as assertivas abaixo acerca do Barroco literário brasileiro:

I. Focou exclusivamente temas religiosos. II. Explorou a economia açucareira. III. Apresentou estilos literários como o cultismo e o conceptismo. IV. Ignorou a diversidade cultural do Brasil.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2532367 Literatura

Julgue o item subsequente.


A literatura barroca no Brasil teve início no ano de 1601 e se estendeu até a segunda metade do século XVIII. Ela foi marcada pelas características da Literatura catequética, nas quais os poemas e peças teatrais visavam à catequização dos povos indígenas brasileiros. 

Alternativas
Q2422252 Literatura

Leia o poema a seguir para responder às próximas três questões.


A um passarinho: (Vinícius de Moraes).


Para que vieste

Na minha janela

Meter o nariz?

Se foi por um verso

Não sou mais poeta

Ando tão feliz!

Se é para uma prosa

Não sou Anchieta

Nem venho de Assis.

Deixa-te de histórias

Some-te daqui!

O dualismo, o bifrontismo: arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição, da dúvida; emprego intensivo das antíteses, dos paradoxos e dos oxímoros. O fusionismo: tentativa de conciliação dos contrários: Claro x Escuro, Deus x Homem, Fé x Razão, Céu x Terra, Teocentrismo x Antropocentrismo, Alma x Corpo, Virtude x Pecado, Espírito x Carne, Ascetismo x Mundanismo, Cristianismo x Paganismo, Dor x Prazer, Mocidade x Velhice, Vida x Morte, Humanização do sobrenatural.


Referimo-nos ao:

Alternativas
Q2343087 Literatura
Em relação ao barroco brasileiro, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2334658 Literatura

Julgue o item a seguir.


Durante a Era Colonial, um novo tipo de arte e literatura surgiu no contexto brasileiro. Dessa vez, as obras literárias acrescentavam sermões religiosos, como os do Padre Antônio Vieira. Outro autor famoso da época foi Gregório de Matos, também conhecido como “boca do inferno”, já que ele possuía características irônicas e satíricas muito precisas.

Alternativas
Q2327447 Literatura

Julgue o item que se segue.


Aluísio Azevedo foi um escritor brasileiro que representou o movimento Barroco. Suas obras eram ricas em versos e rimas, tratavam de temas religiosos e escapistas.

Alternativas
Q2161116 Literatura

Julgue o item subsequente.


Também conhecido como Boca do Inferno, Gregório de Matos encarnou as contradições do homem barroco ao compor tanto poemas satíricos quanto amorosos e sacros. 

Alternativas
Q2123256 Literatura

Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.


Coluna I.

A- Barroco.

B- Simbolismo.

C- Romantismo.

D- Arcadismo.

E- Modernismo.

F- Realismo.


Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.
Alternativas
Q2088652 Literatura
Estas são algumas características de qual estilo literário?  Linguagem dramática; Racionalismo; Exagero e rebuscamento; Uso de figuras de linguagem; União do religioso e do profano; Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade; Sombras e luzes: a valorização do contraste; Obras rebuscadas e ricas em detalhes; Cultismo (jogo de palavras), Conceptismo (jogo de ideias); Emoção sobre a razão; Valorização estética.
Alternativas
Q2055345 Literatura
A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.
Alternativas
Q2048129 Literatura
“Predomínio da razão sobre a emoção; retorno aos ideais clássicos greco-latinos; uso de formas clássicas (epopeia, ode, lira, écloga); concepção do homem como medida de todas as coisas; valorização da vida em contato com a natureza; uso da medida nova; utilização de elementos da mitologia greco-latina; paganismo; clareza, mentalidade aberta, intensidade vital, ímpeto progressista, euforia, ânsia de glória, apreço pelo humano, sentido do nu artístico, primado da razão; Universalismo, apego aos valores transcendentais (o Belo, a Verdade, a Perfeição), o mundo e o homem, e não determinado país ou indivíduo.”
Essas são características do:
Alternativas
Q1991251 Literatura
A seguir estão segmentos de poemas que trazem marcas características dos estilos de época a que se filiam.
Assinale a opção cujo segmento tem seu estilo de época corretamente indicado.
Alternativas
Q1991250 Literatura
“Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda arte e a toda natureza? Boa razão é também essa. O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Por isso, Cristo comparou o pregar ao semear. Compara Cristo o pregar ao semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.
Já que falo contra os estilos modernos, quero alegar por mim o estilo do mais antigo pregador que houve no Mundo. E qual foi ele? O mais antigo pregador que houve no Mundo foi o Céu. Suposto que o Céu é pregador, deve ter sermões e deve ter palavras. E quais são estes sermões e estas palavras do Céu? As palavras são as estrelas, os sermões são a composição, a ordem, a harmonia e o curso delas. O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, de outra há de estar noite? Se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Mas dir-me-eis: Padre, os pregadores de hoje não pregam do Evangelho, não pregam das Sagradas Escrituras? Pois como não pregam a palavra de Deus? Esse é o mal. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a Palavra de Deus”.

O texto acima é um excerto do famoso “Sermão da Sexagésima”, do Padre Antônio Vieira, orador sacro do século XVII, pertencente as literaturas portuguesa e brasileira. Nesse momento do sermão, o orador questiona se o estilo da época é uma das causas da dificuldade de os sermões convencerem religiosamente o público.
Sobre o texto e suas relações literárias, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1953459 Literatura

No fragmento do soneto de Gregório de Matos:



"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.


Depois da luz, se segue a noite escura,


Em tristes sombras morre a formosura,


Em contínuas tristezas a alegria."



A principal característica do Barroco: 

Alternativas
Q1939117 Literatura
O crítico Antonio Candido considera que nossa literatura só passou a existir como sistema, ou seja, como uma articulação dinâmica entre autores, obras e público plenamente constituída, a partir do século do Iluminismo, o que leva esse crítico a considerar que
Alternativas
Q1911159 Literatura
Marque a opção que apresenta a CORRETA periodização da literatura brasileira. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: B
6: E
7: C
8: C
9: C
10: E
11: C
12: C
13: B
14: B
15: A
16: D
17: A
18: C
19: C
20: A