Questões de Concurso Comentadas sobre teoria literária em literatura

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Q3046996 Literatura
Julgue o item que se segue.

Os elementos fundamentais da narração — enredo, personagens, tempo e espaço — são não apenas elementos estruturais, mas também dispositivos flexíveis e dinâmicos que podem ser manipulados de forma criativa para explorar temas complexos, provocar reflexão e transmitir significados mais profundos ao leitor ou espectador.
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Q3031602 Literatura

A literatura portuguesa surgiu logo após a formação de Portugal, em 1140. O trovadorismo vigorou em Portugal entre os séculos XII e XV.


(Fonte: https://l1nk.dev/literatura-

portuguesa.adaptado)


A literatura produzida na Idade Média é composta pelas cantigas trovadorescas, sendo estas:

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Q3030457 Literatura
Considerando as funções da literatura, reconhecendo-a como uma modalidade artística, pode-se afirmar sobre o texto literário:

I. A linguagem predominante é a denotativa. II. Possui função, predominantemente, utilitária. III. Possui caráter subjetivo e conotativo. IV. Pode apresentar como uma de suas funções afirmar a identidade de um povo.

Está correto o que se afirma em
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Q3030456 Literatura

Leia a seguir a estrofe do poema de Manuel Bandeira – “Os sinos”:


Sino de Belém, como soa bem!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da paixão… Por meu pai?… –Não!

Não!

Sino da paixão bate bão-bão-bão.


As figuras de linguagem fonéticas também são reconhecidas como recursos estilísticos utilizados especialmente na literatura. Acerca da estrofe apresentada, pode-se afirmar que:

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Q3030454 Literatura

Mas porém é brasileiro,

Brasileiro que nem eu...

Fomos nós dois que botamos

Pra fora Pedro II...

Somos nós dois que devemos

Até os olhos da cara

Pra esses banqueiros de Londres...

(Mário de Andrade – Poesias completas.)



Considerando a temática tratada assim como seu autor, pode-se afirmar que a estrofe apresentada:

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Q3028666 Literatura
São características predominantes da literatura contemporânea, EXCETO
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Q3028665 Literatura
Sobre Carlos Drummond de Andrade, é INCORRETO afirmar que
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Q3028663 Literatura

Leia estes versos do poema de João Cabral de Melo Neto e responda a seguir.


Tua sedução é menos de mulher do que de

casa: pois vem de como é por dentro ou

por detrás da fachada.


Mesmo quando ela possui tua plácida

elegância, esse teu reboco claro, riso

franco de varandas, uma casa não é nunca

só para ser contemplada; melhor: somente

por dentro é possível contemplá-la.


Seduz pelo que é dentro, ou será, quando

se abra: pelo que pode ser dentro de suas

paredes fechadas.



A leitura dessa poesia revela, EXCETO

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Q3023204 Literatura
Sobre foco narrativo e tipos de narrador, analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Narrador onisciente: é um narrador em terceira pessoa e tem total conhecimento dos fatos e dos personagens. Assim, ele conhece o passado, o presente e o futuro dos personagens, bem como seus pensamentos e sentimentos. II- O narrador personagem está presente na história como personagem e narra os acontecimentos em primeira pessoa. Ele, portanto, participa da ação e seu conhecimento das coisas se limita ao que vê e sabe sobre os outros personagens. III- O narrador observador não participa da história, narrando-a de fora, como observador, em terceira pessoa. Costuma relatar os fatos objetiva e imparcialmente. Conta, deste modo, apenas o que vê. IV- O narrador personagem atua como importante recurso narrativo do autor quando este quer que o leitor entenda o processo de articulação narrativa daquele. Em algumas produções, o narrador é o espelhamento concreto da produção artística do escritor.
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Q3015627 Literatura
As obras Macunaíma, Pauliceia Desvairada e Remate de Males, pertencem a:
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Q3014527 Literatura
No tocante a elementos da obra literária, analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Dois são os elementos da obra literária: o conteúdo e a forma. São as ideias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imateriais que as palavras transmitem da mente do escritor à do leitor. Quando o escritor produz sua obra, coloca nela a sua visão do mundo, sua maneira de pensar e de sentir.
II- CONTEÚDO (ou fundo): “São as ideias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imateriais que as palavras transmitem da mente do escritor à do leitor.
Quando o escritor produz sua obra, coloca nela a sua visão do mundo, sua maneira de pensar e de sentir. Esta maneira de ver as coisas através de sua consciência de escritor é que constitui o conteúdo de sua obra. Isso não significa que a obra, necessariamente represente a figura do escritor, mas sim que sua figura está presente no conteúdo, no significado dessa obra.
III- FORMA: é a linguagem escrita, ou falada, «veículo» das ideias e dos sentimentos do escritor. O conteúdo é a arte da comunicação; a «forma» artística, o meio para conquistar o público mediante o conteúdo. Assim, na «forma» temos os aspectos que envolvem a construção do texto, ou seja, o vocabulário, a sintaxe, a sonoridade, as imagens materiais, a disposição das palavras no papel.
IV- Para muitos estudiosos, não se separam conteúdo e forma. Na verdade são indissociáveis: localizam-se no texto literário, o que equivale a dizer que se concentram num único objeto, «a palavra escrita». Têm uma categoria dual, são um «par de seres». Assim, um romance, um conto, um poema, não têm conteúdo e forma separadamente, mas possuem uma forma/conteúdo. Isto é, se uma obra tem uma forma; já está encerrada a ideia de conteúdo. (Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/102325 - adaptado).
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Q3014525 Literatura
Sobre foco narrativo e tipos de narrador, analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
II- Cada narrador tem um ponto de vista, isto é, um foco narrativo, uma perspectiva particular da história.
III- Uma história pode ser narrada de diferentes perspectivas, isto é, de distintos pontos de vista. O narrador pode fazer parte da trama e, assim, expor sua visão particular dos fatos, mas pode também estar de fora, apenas como um observador dos acontecimentos, ou mesmo detentor de um conhecimento prévio acerca do enredo. Essas diferentes maneiras de narrar-se uma história chamamos de foco narrativo.
IV- A escolha do foco narrativo determina os rumos da narrativa. Assim, decidir que tipo de narrador fará o relato dos fatos é uma das primeiras preocupações do criador da obra, ou seja, o autor. Aliás, é importante ressaltar que autor e narrador são seres distintos. O autor ou autora é um ser real, um indivíduo de carne e osso, que cria, planeja e escreve a história. Já o narrador é a voz que narra os acontecimentos, um ser fictício, mesmo que não faça parte, como personagem, da trama.
(Fonte: https://www.portugues.com.br – adaptado).
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Q2954075 Literatura

Com relação aos conceitos e tipos de gramática, assinale a opção correta.

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Q2608738 Literatura

As obras Olhai os Lírios do Campo, Incidente em Antares, Caminhos Cruzados e Música ao Longe, pertencem a:

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Q2595061 Literatura
O romance Essa terra, de Antônio Torres, publicado pela primeira em 1976, narra o conflito entre as expectativas boas quanto ao progresso, sem desconsiderar o modo como o progresso é imposto, muitas vezes por violência. No romance de Antônio Torres, o desfecho da trajetória de Nelo, personagem que voltou para a terra natal, no meio rural, depois de viver por vinte anos em São Paulo, leva a uma série de indagações sobre os processos sociais, notadamente, mediante as relações que envolvem o progresso e a migração do campo para a cidade, que tanto dizem respeito à formação brasileira. Mediante o exposto, a discussão do romance Essa terra muito bem responderia ao princípio VI do artigo 3o do Capítulo II da Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº 1/2021, que diz sobre a “indissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento”, porque leva o alunado a
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Q2595059 Literatura
A lista da produção romanesca é bem extensa, inclui romance policial, histórico, de terror, de ficção científica, de formação, de aventura, de fantasia, dentre mais casos. No entanto, não se deve a isso a compreensão de que o romance é gênero que produz uma variedade de obras, assim como não se compreende que tal variação dependa exclusivamente de haver diferentes romancistas. A variedade de obras do romance principalmente decorre de ser um gênero
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Q2595058 Literatura
Na prática recorrente do ensino de escrita, é comum a orientação de gêneros textuais argumentativos e narrativos, contudo, não é prevista orientação de produção do poema. Isso se deve à concepção de senso comum de que o poema
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Q2595057 Literatura
Em termos gerais, é comum circular a compreensão de que o romance é uma narrativa extensa e que, por isso, exige longo tempo de leitura, logo, demanda muita atenção. Devido a isso, no ensino escolar, é frequente
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Q2595056 Literatura
É frequente, no âmbito geral da população brasileira, incluindo o alunado em idade escolar ou universitária, mas também parte considerável de docentes do ensino de línguas, a ideia de que poemas transmitem uma visão pessoal, muito específica, que se configura no texto de modo subjetivo. Essa concepção tende a produzir o problema de
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Q2595055 Literatura
Tornou-se comum, no ensino de literatura no Brasil, a discussão sobre gêneros textuais mediante a concepção de gêneros do discurso, do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Nessa concepção, os gêneros literários são
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Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: C
6: B
7: C
8: E
9: C
10: D
11: C
12: A
13: B
14: B
15: B
16: D
17: C
18: B
19: A
20: D