Questões de Concurso Sobre cessão-sessão/secção/seção em português

Foram encontradas 47 questões

Q3094229 Português
Identifique os vocábulos (entre parenteses) que completam corretamente os períodos abaixo.

1. O (eminente / iminente) reitor proferiu o discurso de abertura da solenidade.
2. O candidato, que esteve hospitalizado, passou muito (mal / mau) na prova.
3. Se eu não receber uma resposta, terei que entrar com um (mandado / mandato) de segurança.
4. Ele confirmou a (cessão / seção) de todos os seus livros para a biblioteca pública.

Assinale a alternativa que indica os vocábulos que completam corretamente os períodos.
Alternativas
Q2889542 Português

Leia as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. __________ você vai com tanta pressa?

2. Não sei __________ você mora.

3. A câmara reuniu-se em __________ extraordinária.

4. Lemos a notícia na __________ de esportes.

5. __________ de jogar futebol, preferimos ir ao cinema.

Alternativas
Q2562000 Português
Na frase “Márcio foi ao cinema assistir à se____ão das 18 horas.”, assinalar a alternativa que preenche a lacuna CORRETAMENTE:
Alternativas
Q2544403 Português
Observe a ortografia das palavras destacadas nas frases a seguir:

 I. A sessão de laticínios está repleta de clientes.
II. Construímos uma imensa dispensa na casa de praia.
III. Após as férias de verão, resolvemos dispensar todos os funcionários.
IV. O filme já começou, mas podemos esperar pela próxima sessão.


As palavras com a ortografia CORRETA estão nas frases da opção
Alternativas
Q2542135 Português
Texto 1.



“[...]A glória do fabricante é a desgraça do meio ambiente que é inundado com ‘lixo’ sem necessidade, além da demanda elevada de energia e matéria-prima. Ao consumidor resta uma despesa maior que deveria.



Eletrodomésticos e eletrônicos, como computadores e celulares são alguns dos líderes dessa mazela moderna. Veículos automotores também são frequentadores desse lado negro da tríade indústria – comércio – publicidade.



E para piorar, o crescente apelo ambiental está caindo nas graças dos marqueteiros do lixo precoce. Alguns ‘produtos verdes’ ainda que sejam apenas um pouco mais ecológicos, iludem consumidores preocupados com o planeta para que comprem seus gadgets verdes mesmo que o atual ainda funcione muito bem.



Não compactue com essa prática gananciosa da indústria e do comércio, só troque produtos que realmente não funcionam mais e priorize fabricantes que põem a qualidade acima do lucro exagerado, ainda que esteja difícil de encontrá-los hoje em dia.


[...]”



Texto 2. 






Levando em conta o contexto, assinale a alternativa correta dentre as orações abaixo:
Alternativas
Q2494840 Português

Analise as frases abaixo:


• Ele gentilmente guardou umpara ela na plateia.

• A com o psicólogo durou uma hora.

• O vestido de noiva de Beatriz tinha uma de 5 metros!



Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

Alternativas
Q2454259 Português
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

“Durante a vida, tive muitos medos, então, consultei um terapeuta caríssimo e descobri que, por caridade, ele ______ (I) um parente meu. Achei muito ______(II) e desisti das ______(III).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q2395620 Português
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do período indicado a seguir.
A __________ de direitos autorais não foi autorizada pela justiça por terem sido constatadas, na última ____________ do plenário,  _______________ na ______________ de publicações originais. 
Alternativas
Q2368580 Português
Recordar é viver; dar e receber é uma troca virtuosa. Por que os idosos não podem falar?


             Ela foi condecorada na Bélgica como heroína na guerra contra o nazismo. Lutou em todas as frentes, desde a espionagem até em combates armados, sempre destacando-se entre os seus pares. Presa pelos nazistas, saltou do segundo andar da prisão para alcançar a liberdade. Na queda quebrou uma perna, o que não impediu a sua fuga.

              A sra. Glaz tinha a motivação dos judeus, era judia, na luta contra o nazismo. Ela era uma figura marcante. Nas reuniões dominava a conversação com os detalhes da sua vida heroica. Tornou-se uma personalidade. Onde quer que estivesse terminava como o centro das atenções e da admiração.

          Evidentemente, a sua história, de tão repetida, foi perdendo interessados. Ela sentiu a perda da posição de destaque. Já que não tinha outra história, senão aquela, para ter ouvintes deveria mudar de ambiente. Foi o que fez. Descobriu nos cruzeiros marítimos um novo público. Cada nova troca de passageiros a colocava novamente em evidência. Era o que na sua idade avançada dava-lhe motivação para viver. Mantinha viva a sua história de heroína trocando os ouvintes. Assim passou a viver de cruzeiro em cruzeiro ganhando a admiração com o seu desempenho na guerra.

               A nossa heroína não diverge da totalidade das pessoas. Todos, jovens e idosos, têm narrativas que desejam partilhar. Os jovens têm no celular o seu instrumento de contatos. Eles se satisfazem com o uso da internet e pelo fato de estarem construindo histórias de novas descobertas e conquistas. Nunca estão isolados do mundo. Já os idosos só têm uma história e a repetem a cada oportunidade. É o que eles têm. Acontece que os seus circundantes demonstram, com frequência, desinteresse pelo caso repetido, o que afeta o seu ânimo.

            O ser humano certamente desenvolveu a capacidade de comunicar-se para suprir uma carência. Somos seres gregários. A nossa sobrevivência depende das trocas que fazemos com nossos semelhantes. A solidão é mortal. Recordar é viver. Dar e receber é uma troca virtuosa. E é contando e recontando as nossas experiências que damos significado ao nosso viver.

             Não basta estar na multidão se não houver o que ouvir ou que falar. O isolamento é um sentimento que vem da ausência de comunicação. Sentimento que atinge fortemente aqueles poucos que atingem uma idade avançada. Como nem todos têm condições de viver de cruzeiro em cruzeiro para desbravar novos ouvintes só resta a repetição. Porém esperar pela boa vontade e paciência dos outros é uma aposta perdida.

           Ninguém demonstra prazer em ouvir o mesmo pela segunda vez. E as reações são as mesmas, dizem: “Contam as mesmas histórias a cada novo contato”. A razão é que isto é o que elas têm e é o que preenche as suas necessidades de colocar em comum o que é seu. Poucos realizam esse ímpeto de comunicação, esse “dar de si” embute uma dose de generosidade.


(Jorge Wilson Simeira Jacob. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/. Acesso em: 06/12/2023.)
A palavra “senão”, no contexto “Já que não tinha outra história, senão aquela, para ter ouvintes deveria mudar de ambiente.” (3º§), possui significado e escrita diferentes da expressão “se não”, apesar de terem fonética igual. A partir dessa consideração, assinale a alternativa cujo par de palavras são homófonas. 
Alternativas
Q2351657 Português
Analise as seguintes frases:

I. A ... das 20 horas do filme Barbie foi muito concorrida.
II. A ... do patrimônio foi concluída em tempo recorde.
III. A ... das roupas masculinas fica no fundo da loja.
IV. A ... da câmara municipal que trata do Plano Diretor acontecerá na próxima semana.
V. Foi determinada a ... das cadeiras ao evento.  

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases.
Alternativas
Q2345208 Português
Na redação de expedientes, é fundamental o domínio da escrita, tendo em vista a necessidade de clareza que documentos oficiais precisam ter. Nesse sentido, analise a oração a seguir:

Convocamos vossa senhoria para a _______ extraordinária.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?

Alternativas
Q2235947 Português
Marque a alternativa com erro / desvio ortográfico.
Alternativas
Q2171094 Português
Acerca da grafia correta das palavras "SEÇÃO, CESSÃO e SESSÃO" e seus significados, assinale a alternativa que apresenta erro:
Alternativas
Q2170443 Português
Inclusão: com quase 60 anos, atração da Disneylândia ganha personagens cadeirantes pela primeira vez.


        Na Disneylândia, o primeiro parque da Disney, que fica na Califórnia (EUA), as celebrações natalinas começaram e uma de suas principais atrações, “It’s a Small World”, ganhou dois novos personagens em cadeiras de rodas. É a primeira vez em 67 anos de história do parque que personagens em cadeiras de rodas aparecem na atração. A iniciativa faz parte de ações da companhia para ampliar a inclusão e a representação da diversidade em seus brinquedos.

        Os dois novos integrantes estão entre os cerca de 300 bonecos fantasiados que representam crianças de diversas nações cantando. Na verdade, ambos apareciam na atração de pé anteriormente. Agora, um deles está na ________ latino-americana enquanto o outro surge na ________ final.

        Ambos devem se tornar fixos na atração. As versões do brinquedo nos parques da Disney em Orlando, na Flórida, e em Paris também vão receber personagens cadeirantes no próximo ano.

        “A Disney claramente vê o benefício de atrair um público maior ao se tornar mais inclusiva. Precisamos ver mais disso na cultura, nos parques temáticos e no entretenimento como um todo se quisermos ser representantes do maior grupo minoritário do mundo”, afirma Jillian Houghton, CEO da Disability: IN, organização sem fins lucrativos que luta por uma maior inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

        “Esse ___________ é parte dos nossos esforços de olhar para o nosso resort com uma lupa para que possamos encontrar oportunidades de aumentar nossa inclusão”, confirma Kim Irvine, da Walt Disney Imagineering.

        Criada para a Feira Mundial de Nova York de 1964- 1965, “It’s a Small World” fez grande sucesso e foi levada para parque da Califórnia em 1966 e atualmente está presente também nos parques de Orlando, Tóquio, Paris e Hong Kong.

(Fonte: Hypeness - adaptado.)
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
Alternativas
Q2074519 Português
Assinale a alternativa que apresenta uma sentença gramaticalmente correta, no que diz respeito à ortografia.
Alternativas
Q2057807 Português
Dadas as frases quanto à escrita correta das palavras,
I. A ______ solene de abertura das aulas começará às 20h. II. Toda a ______ de brinquedos encontra-se em promoção no Shopping Legal. III. A prefeitura de Coité do Nóia faz a ______ dos terrenos para a construção das creches. IV. À ______ de hoje, faltaram os vereadores Paulinho Mosca e Zeca do Cachimbo. V. Os lojistas fecharam toda a ______ de eletrônicos no supermercado.
assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.  
Alternativas
Q2050381 Português
Palavras homônimas são aquelas que podem ser pronunciadas da mesma forma, contudo, têm significados diferentes. Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.
  “Nas últimas eleições, votei na _________ 123. Ao sair, olhei para _________ e vi que havia esquecido o título sobre a mesa. Voltei para guardá-lo em minha carteira, _________ os olhos por um segundo e pensei: - sei que cumpri meu papel de cidadão com bom _________, fiz minha parte.”
Alternativas
Q2049936 Português
Palavras homônimas são aquelas que podem ser pronunciadas da mesma forma, contudo, têm significados diferentes. Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas. 
   “Nas últimas eleições, votei na ________ 123. Ao sair, olhei para ________ e vi que havia esquecido o título sobre a mesa. Voltei para guardá-lo em minha carteira, ________ os olhos por um segundo e pensei: - sei que cumpri meu papel de cidadão com bom ________, fiz minha parte.” 
Alternativas
Q2042411 Português

A Petrobras disse não estar segura de quando e em quais condições a discussão da ______________ _______________ com o governo federal será concluída. No documento 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA), a empresa inseriu esse debate com representantes dos ministérios da Economia e de Minas e Energia como um dos fatores de risco ao seu negócio.[...]


Disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias. Acesso em: 30/mar/2019. [adaptado]



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho da notícia: 

Alternativas
Q1871314 Português

Aquela bola

        Na volta do jogo, o pai dirigindo o carro, a mãe ao seu lado, o garoto no banco de trás, ninguém dizia nada. Finalmente o pai não se aguentou e falou:

        - Você não podia ter perdido aquela bola, Rogério.

        - Luiz Otávio… – começou a dizer a mãe, mas o pai continuou:

        - Foi a bola do jogo. Você não dividiu, perdeu a bola e eles fizeram o gol.

        - Deixa o menino, Luiz Otávio.

     - Não. Deixa o menino não. Ele tem que aprender que, numa bola dividida como aquela, se entra pra rachar. O outro, o loirinho, que é do mesmo tamanho dele, dividiu, ficou com a bola, fez o passe para o gol e eles ganharam o jogo.

        - O loirinho se chama Rubem. É o melhor amigo dele.

      - Não interessa, Margarete. Nessas horas não tem amigo. Em bola dividida, não existe amigo.

        - E se ele machucasse o Rubem?

       - E se machucasse? O Rubem teve medo de machucá-lo? Não teve. Entrou mais decidido do que ele na bola, ficou com ela e eles ganharam o jogo.

        - Você está dizendo para o seu filho que é mais importante ficar com a bola do que não machucar um amigo?

        - Estou dizendo que em bola dividida ganha quem entra com mais decisão. Amigo ou não.

        - Vale rachar a canela de um amigo pra ficar com a bola?

        - Vale entrar com firmeza, só isso. Pé de ferro. Doa a quem doer.

        - É apenas futebol, Luiz Otávio.

        - Aí é que você se engana. Não é apenas futebol. É a vida. Ele tem que aprender que na vida dele haverão várias ocasiões em que ele terá que dividir a bola pra rachar e….

        - Haverá – disse Rogério, no banco de trás.

        - O quê?

        - Acho que não é “haverão”. É “haverá”. O verbo haver não…

        - Ah, agora estão corrigindo meu português. Muito bem! Eu não sou apenas o pai insensível, que quer ver o filho quebrando pernas pra vencer na vida. Também não sei gramática.

        - Luiz Otávio…

        - Pois fiquem sabendo que o que se aprende na vida é muito mais importante do que o que se aprende na escola. Está me ouvindo, Rogério? Um dia você ainda vai agradecer ao seu pai por ter lhe ensinado que na vida vence quem entra nas divididas pra valer.

        - Como você, Luiz Otávio?

        - O quê?

        - Você dividiu muitas bolas pra subir na vida, Luiz Otávio? Não parece, porque não subiu.

        - Ora, Margarete…

        - Conta pro Rogério em quantas divididas você entrou na sua vida. Conta por que o Simão acabou chefe da sua seção enquanto você continuou onde estava. Conta!

        - Margarete…

        - Conta!

        - Eu estava falando em tese…

Luís Fernando Veríssimo

No trecho abaixo existe uma palavra homógrafa, ou seja, que apresenta o mesmo som, porém diferentes grafias em diferentes contextos:

Conta pro Rogério em quantas divididas você entrou na sua vida. Conta por que o Simão acabou chefe da sua seção enquanto você continuou onde estava. Conta!

Assinale a alternativa em que a palavra destacada (sessão, seção ou cessão) foi usada de forma equivocada segundo as normas da gramática da língua portuguesa:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: E
7: A
8: A
9: B
10: A
11: C
12: E
13: E
14: C
15: A
16: D
17: A
18: A
19: A
20: B