Questões de Português - Fonemas e Letras para Concurso

Foram encontradas 705 questões

Q3062025 Português

Leia o texto e responda a questão.


Divertida Mente: o que podemos tirar de lição nesse filme?



    Divertida Mente é uma animação da Disney Pixar de 2015 dirigida por Pete Docter, responsável por Up, Monstros SA e outros filmes, com consultoria de Paul Ekman, psicólogo pesquisador das emoções.

    Em resumo, o filme Divertida Mente é sobre o período entre os 11 e 12 anos de Riley, uma garotinha, e sobre as emoções que a controlam: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojinho. Neste período Riley e suas emoções passam por muitas mudanças, não apenas porque a garotinha está crescendo, mas também porque ela está se mudando para outra cidade.

    Alegria é uma das personagens principais, mas também uma espécie de vilã, já que ela não entende até o fim do filme o que a Riley realmente precisa. Ela entende que o Medo e a Novinho são úteis para a Riley enquanto instinto de sobrevivência, como quando ela se depara com um alimento estragado ou algo perigoso, e a Raiva para estimulá-la a lutar contra injustiças, mas ela não entende a necessidade da Tristeza.

    Certamente, o erro da Alegria é o erro de muitos: achar que não devemos ficar tristes nunca. Todas as emoções são necessárias para nos preparar para os eventos da vida, elas nos guiam e têm propósito, trazendo significado às nossas experiências.

    [...]

Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojinho são personagens que representam as emoções de Riley. Qual deles possui 4 letras e 4 fonemas? 
Alternativas
Q3058972 Português
O português de Portugal está ficando mais brasileiro?


   “Grama”, “geladeira”, “dica”. Essas e outras palavras e expressões “brasileiras” têm se tornado cada vez mais comuns no vocabulário dos portugueses, segundo linguistas e estudiosos do tema. Elas são usadas principalmente por crianças e adolescentes, que seguem com assiduidade influencers e youtubers do Brasil nas redes sociais. Mas os portugueses mais velhos também são pegos cada vez mais cometendo “brasileirismos”, em uma tendência que começou na década de 1970 com a influência das novelas importadas do Brasil para Portugal e que foi potencializada nos últimos anos por conteúdos nas redes sociais.

  Fernando Venâncio, linguista português, identificou algumas dessas palavras em seu livro O Português à Descoberta do Brasileiro. Muitas delas, segundo ele, já são usadas em Portugal há algumas décadas. "Um brasileiro, por exemplo, anuncia a pergunta que vai fazer com 'será que'. Isto não existia no português de Portugal nesta modalidade", diz.

   O linguista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Xoán Lagares, nota ainda a influência da variante brasileira na omissão do artigo em determinados contextos e em certas questões de colocação pronominal. O especialista explica que na variante europeia a omissão do artigo com possessivo só é possível em poucos contextos, segundo a tradição normativa local. O comum, portanto, seria dizer coisas como "a minha casa", "vou-te dar o meu endereço" ou "a minha vida". Já no português brasileiro, o uso é mais variável, e expressões "minha casa", "vou te dar meu endereço" e "minha vida" são aceitas. No entanto, recentemente, o formato usado no Brasil tem sido observado também em Portugal.

   Ao contrário do que muita gente acredita no Brasil, o uso da palavra “você” também já era muito comum em Portugal. Segundo Graça Rio-Torto professora catedrática de Linguística da Universidade de Coimbra a palavra especialmente no singular ocupa dois extremos. Ao mesmo tempo em que é muito usada por portugueses menos escolarizados e de zonas mais rurais do país, também está presente entre a classe alta. Alguns linguistas também classificam a expressão como "um meio-termo" entre “o senhor” ou “a senhora” e o “tu”, em termos de formalidade.

   Para algumas pessoas, seu uso por portugueses ainda pode ser considerado rude ou uma forma de inferiorizar alguém. "Pode ser uma marca um bocadinho desrespeitosa por parte de um falante culto. Eu, por exemplo, nunca me dirigiria a um aluno com 'você'", diz a professora da Universidade de Coimbra.


BBC News Brasil. Adaptado.
Assinalar a alternativa cuja sentença contenha mais fonemas que as demais.
Alternativas
Q3055739 Português

Fonética e Fonologia são dois ramos da Linguística que estudam os sons da fala, mas cada um com enfoques diferentes. Em relação a essa temática, analise as afirmações que seguem:


I. Fonema: É a menor unidade de som que pode diferenciar o significado de palavras em uma língua. Por exemplo, em português, os sons /p/ e /b/ são fonemas diferentes, pois distinguem palavras como "pato" e "bato".


II. A Fonética é abstrata e funcional, lidando com o sistema de sons de uma língua e as regras que determinam como esses sons interagem para transmitir significado.


III. A fonologia também estuda as estruturas silábicas, como as sílabas se organizam dentro das palavras, e os padrões de acentuação e entonação que afetam a comunicação.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q3044485 Português



Acesso em: http://www.willtirando.com.br/page/4/

A palavra "entregue" na frase "O processo será entregue ainda hoje" possui dois dígrafos, ou seja, o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. 
Alternativas
Q3040041 Português
O leão e o ratinho


    Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

   Todos conseguiram fugir, menos um, porque o leão o prendeu debaixo da pata! O ratinho pediu e implorou tanto, que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

   Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Como o leão não conseguia se soltar, o grande animal fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

    De repente, apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.


Moral da fábula: Uma boa ação ganha outra.
Em qual alternativa ambas as palavras possuem a mesma quantidade de fonemas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: C