Questões de Concurso
Sobre grafia e emprego de iniciais maiúsculas em português
Foram encontradas 2.444 questões
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Carlos Chagas: há 90 anos morria o único cientista a descrever completamente uma doença
Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas foi a primeira e até hoje única pessoa a descrever completamente uma doença infecciosa.
Ele, com suas pesquisas, detalhou o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia da tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas — em sua homenagem.
Nesse processo de pesquisa, ele descobriu o protozoário causador da patologia e o batizou de Trypanosoma cruzi — em alusão laudatória ao seu amigo, o também médico Oswaldo Cruz.
"Ao longo de sua vida, tornou-se membro de prestigiadas instituições médicas e científicas de vários países, especialmente no campo da medicina tropical, e foi agraciado com importantes prêmios e honrarias."
Mas o não recebimento do Nobel, para o qual foi indicado em 1913 e 1921, ainda é visto por muitos como uma injustiça histórica. "Acho que foi uma fratura, uma mágoa para a ciência do Brasil. Porque ele tinha chance de conseguir, mas uma série de conflitos internos, invejas e algumas coisas nesse sentido fez com que seu nome não fosse o escolhido", comenta à BBC News Brasil a historiadora Rita de Cássia Marques, professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
"Ele tinha chances de ganhar porque é muito difícil fazer o que ele fez: a identificação de uma doença em todo o seu ciclo, desde o animal até o seu desenvolvimento. Isso é muito raro e uma coisa muito importante", completa Marques.
"A descoberta dele foi única e mereceria um prêmio Nobel, obviamente", diz à BBC News Brasil a historiadora Ana Nemi, professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ela atribui ao contexto hierárquico consolidado entre o norte global e o sul global o fato de ele jamais ter sido laureado com o prêmio.
"Na época eram outros termos, eram países modernos versus países atrasados. O fato é que existe essa hierarquia de produção de saberes e conhecimentos e é muito difícil quebrar esta barreira sendo pesquisadores do sul global", analisa.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5yp9re49m8o.adaptado.
Em relação às regras de ortografia, é correto afirmar que:
I.Carlos se esqueceu de colocar o bicabornato de sódio na receita.
II.Pedrinho foi vacinado ontem contra a poliomielite.
III.Este era um grande empecilho para José aceitar o trabalho.
IV.A única excessão será para aqueles que puderem justificar sua ausência.
V.Os trabalhadores devem reinvidicar os seus direitos.
Em quais das afirmativas lidas há o emprego de termo com a ortografia incorreta nos termos da Norma Culta da Língua Portuguesa?
Em relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item que se segue.
No segmento “que vinha oferecer-me” (quarto período), também estaria correto o uso de próclise do pronome ao auxiliar — que me vinha oferecer.
Em relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item que se segue.
Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o segmento “Com o próximo casamento e partida para a Europa de minha filha Susana, andei arquitetando um meio de extorquir-lhe o meu retrato” (primeiro período) fosse assim reescrito: Com os próximos casamento da minha filha Susana e partida para a Europa, andei arquitetando extorquir o meu retrato dela.
Julgue o próximo item, em relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, respeitando-se a ortografia oficial em vigor, caso o segmento “exceto Tiradentes, a figura principal da conspiração, enforcado após três anos de cárcere” (último período do texto) fosse assim reescrito: com exceção de Tiradentes, a principal figura da conspiração, enforcado após três anos de encarceramento.
Em relação às ideias e propriedades linguísticas do texto precedente, julgue o item seguinte.
Por sua natureza adverbial, o termo “Igualmente” (último período do texto) poderia ser deslocado para imediatamente depois de “Stuart Hall” ou para depois da forma verbal “permite”, sem prejuízo do sentido original do texto, desde que feitos os devidos ajustes de letra inicial maiúscula e minúscula no período e suprimida a vírgula que segue o referido advérbio.
Fonte: Armandinho. Artista: Alexandre Beck.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
De que são feitos os dias?
De que são feitos os dias?
− De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.
Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inactuais esperanças.
De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
− do medo que encadeia
todas essas mudanças.
Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...
Cecilia Meireles, Canções
https://www.tudoepoema.com.br/cecilia-meireles-de-que-sao-feitos-osdias/#google_vignette
Leia com atenção: Ana estava muito anciosa para a viagem de férias que faria com sua família. Ela planejava visitar diversas cidades históricas e desfrutar das belas praias do litoral. No entanto, ao fazer as malas, percebeu que havia esquecido de colocar um item essencial: o protetor solar. Sem perder tempo, correu até a farmácia mais próxima para comprar o produto antes de iniciar a viagem.
Qual é a forma correta da palavra destacada no texto?
Qual é a forma correta da palavra sublinhada no texto?
Durante a viagem de férias, Ana ficou entuziasmada ao visitar os monumentos históricos da cidade. Ela se maravilhou com a arquitetura antiga e a riqueza cultural do local.
Leia com atenção: Ana estava muito anciosa para a viagem de férias que faria com sua família. Ela planejava visitar diversas cidades históricas e desfrutar das belas praias do litoral. No entanto, ao fazer as malas, percebeu que havia esquecido de colocar um item essencial: o protetor solar. Sem perder tempo, correu até a farmácia mais próxima para comprar o produto antes de iniciar a viagem.
A partir de uma certa idade, não se pode hesitar: os erros que cometemos no presente tem interferência direta no nosso futuro.
(__)O trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e derivadas de nomes próprios estrangeiros.
(__)Nas palavras paroxítonas, foi abolido o acento agudo na vogal i e na vogal u quando aparecem após ditongos.
(__)O acento diferencial foi mantido em alguns pares de palavras, como pôr e por, pôde e pode.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: