Questões de Concurso Sobre mal-mau em português

Foram encontradas 177 questões

Q3192130 Português
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Atualmente, as questões ambientais envolvem a sustentabilidade. A sustentabilidade é um termo abrangente, que envolve também o planejamento da educação, economia e cultura para organização de uma sociedade forte, saudável e justa.
A sustentabilidade econômica, social e ambiental é um dos grandes desafios da humanidade.
O termo sustentabilidade surge da necessidade de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental.
A essa nova forma de desenvolvimento, damos o nome de desenvolvimento sustentável. Ele tem como conceito clássico ser aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.
Para que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade, é necessário o envolvimento de todas as pessoas e nações do planeta. As ações vão desde atitudes individuais até acordos internacionais.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981, define os instrumentos para proteção do meio ambiente. É considerada o marco inicial das ações para conservação ambiental no Brasil.
Fonte: Toda Matéria — Adaptado
Assinalar a alternativa cujas palavras se opõem às palavras sublinhadas abaixo.
Ele está se sentindo bem porque fez um bom trabalho. 
Alternativas
Q3185905 Português
Assinale a frase em que a grafia do termo sublinhado está correta. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: TCE-RR Prova: FGV - 2025 - TCE-RR - Técnico Administrativo |
Q3185409 Português
Assinale a frase em que houve troca indevida entre mal/mau.
Alternativas
Q3181282 Português
A gramática e a ortografia são fundamentais para garantir a clareza e a precisão na comunicação escrita, especialmente em um ambiente corporativo. Erros de escrita podem comprometer a imagem profissional e a credibilidade da organização.
Analise as assertivas a seguir sobre as regras básicas de gramática e ortografia da língua portuguesa e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. O uso de “mau” é sempre recomendado quando a palavra tem o sentido de "não bom", enquanto “mal” deve ser usado apenas como advérbio de modo.
II. O uso da vírgula é opcional antes de "que", em orações subordinadas, desde que o significado da frase não seja alterado.
III. A concordância verbal deve ser realizada de acordo com o sujeito da oração, levando em consideração se ele está no singular ou plural.
IV. O acento diferencial em “pára” (verbo) e “para” (preposição) foi mantido pelo Novo Acordo Ortográfico, visando evitar ambiguidades.
Alternativas
Q3152296 Português
Ele estava de ______ humor desde cedo, o que afetava a todos ao seu redor. ______chegou ao trabalho, já começou a reclamar. Apesar de ser conhecido como um homem ______, muitos acreditavam que, no fundo, ele apenas lidava ______com seus próprios problemas.
Preencha corretamente as lacunas de acordo com o uso de 'mau' e 'mal'.
Alternativas
Q3132609 Português
".....algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas."
"A origem da angústia pode estar ligada a questões.....resolvidas do sujeito, e que precisam ser compreendidas e trabalhada."
"Não sei ainda.....vou comprar o material escolar."

A alternativa que completa os espaços corretamente é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: TJ-MT Prova: FGV - 2024 - TJ-MT - Técnico de Judiciário |
Q3114408 Português
Assinale a frase em que houve troca indevida entre MAU e MAL.
Alternativas
Q3094229 Português
Identifique os vocábulos (entre parenteses) que completam corretamente os períodos abaixo.

1. O (eminente / iminente) reitor proferiu o discurso de abertura da solenidade.
2. O candidato, que esteve hospitalizado, passou muito (mal / mau) na prova.
3. Se eu não receber uma resposta, terei que entrar com um (mandado / mandato) de segurança.
4. Ele confirmou a (cessão / seção) de todos os seus livros para a biblioteca pública.

Assinale a alternativa que indica os vocábulos que completam corretamente os períodos.
Alternativas
Q3066812 Português
Leia o texto adiante e, em seguida, responda:

Solidariedade
(Ferreira Gullar)

Décio, poeta e filósofo radical, vive desde menino as contradições da condição humana. No quintal de sua casa, no Andaraí, observou uma turma de saúvas devastando uma planta. Com pena da planta, tratou de espantar as saúvas, mas com cuidado, para também não machucá-las. Pegava-as uma por uma e ia arrancando-as da pobre planta já bastante mutilada. Só que as saúvas eram muitas e não estavam dispostas a desistir de sua tarefa: enquanto tirava esta, aquela subia pelo caule, outra decepava um talo, outra fugia carregando um pedaço de folha, e a que ele tirara antes já voltava à planta. Nervoso e já perdendo a paciência, Décio compreendeu que a única maneira de salvar a planta era matar as saúvas. Diante dessa constatação, desistiu: por que haveria de salvar uma vida e eliminar muitas outras? Abandonou a planta à sanha das saúvas que, com mais rapidez ainda, a devastaram. É, pensou Décio, não tenho que intervir nesse processo natural, as saúvas também precisam de comer e, se não comerem plantas, morrerão de fome. Esse incidente contribuiu para mostrar-lhe a dura realidade da vida: um comendo o outro.

Mas isso não o tornou menos solidário com as pessoas e os seres que necessitam de ajuda. Ou seja, em lugar de fugir das contradições, Décio mergulha nelas, enfrenta-as como um Quixote, e sofre-lhes as consequências. Assim é que, numa viagem de ônibus do Rio para São Paulo, sentado no último banco, suportou sem reclamar a companhia de um bêbado que ora roncava, ora jogava-se sobre seu ombro, ora caía em seu colo e terminou por vomitá-lo todo. Finda a viagem, Décio, preocupado com seu incômodo companheiro de viagem, desceu com ele do ônibus, perguntou-lhe o endereço e o pôs atenciosamente num táxi.

Certa tarde, a mãe lhe pediu que fosse à rua fazer algumas compras para o jantar. Na esquina adiante, Décio vê caído na calçada um homem que ele, dias atrás, levara até o pronto-socorro do hospital Moncorvo Filho, ali perto: bêbado, ele sangrava com a testa quebrada. Agora, estava ali outra vez, de porre, o esparadrapo na testa. Décio aproximou-se, ajudou-o a se erguer e o aconselhou a ir para casa. O homem, que mal se mantinha em pé, apoiou-se no ombro de Décio. – Onde mora? – perguntou ele ao bêbado. – Ali. – Vou levar você lá – disse Décio, agarrando o homem demodo a poder conduzi-lo. Mal atravessaram a rua, o homem quis entrar no boteco em frente. Décio cedeu, ele pediu duas cachaças, sendo que uma era para o Décio, que não bebe nem chope. – Vai beber, compadre, ou não é meu amigo! Que remédio! Décio deu uma bicada na cachaça ordinária, cuspiu, esperou que o outro engolisse a sua dose e o arrastou para fora do botequim, depois de pagar a bebida com o dinheiro das compras, que, de seu, não tinha um tostão no bolso.

Para encurtar a conversa, chegaram na casa assobradada e velha onde morava o bêbado. Subiu com ele por uma escada íngreme como o Monte Santo, num esforço sobre-humano para evitar que seu protegido rolasse escada abaixo. Ao final da subida, deparou com um cômodo todo dividido por tabiques, lençóis estendidos e folhas de jornal, constituindo os diversos “quartos” onde moravam os hóspedes. Mas, no momento, quase todos em cuecas ou nus da cintura pra cima, formavam rodas de jogo: baralho, dama ou dominó. E o bêbado entendeu de apresentar o Décio a todos os presentes, interrompendo-lhes a jogatina. Era repelido com palavrões. Décio, constrangido, pedia desculpas pelo outro. Até que, não se sabe ao certo por quê, a casa foi invadida por policiais armados que levaram todo mundo em cana, inclusive Décio, que não pôde explicar o que fazia naquele antro de marginais.

GULLAR, Ferreira. Crônicas para jovens / seleção, prefácio e notas bibliográficas Antonieta Cunha. – 1ª ed. – São Paulo: Global, 2011. (Coleção Crônicas para jovens).
Releia o fragmento do texto e responda: “O homem, que mal se mantinha em pé, apoiou-se no ombro de Décio.” A palavra sublinhada está grafada com a letra L, mas pode também ser grafada com a letra U. As construções abaixo trazem as palavras MAL ou MAU, sendo que uma delas apresenta ERRO de grafia. Marque a alternativa em que isso acontece:
Alternativas
Q3025739 Português
Indique a alternativa em que as palavras “mau” ou “mal” estão utilizadas de maneira incorreta:
Alternativas
Q3024287 Português
A partir da frase “Elas ________ não bebem água durante as refeições, pois esse hábito faz _______ à saúde. Essa é somente uma das várias preocupações que _______ ter para preservar a saúde.”, assinale a alternativa que completa corretamente a lacunas.
Alternativas
Q3020624 Português
Qual das alternativas contém um trecho totalmente de acordo com a norma padrão da língua portuguesa nos aspectos sintático, linguístico e semântico?
Alternativas
Q3014557 Português
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3010713 Português
Qual das seguintes opções usa corretamente "mau/mal"?  
Alternativas
Q2889534 Português

Leia as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. Não conseguia entender o __________ de tanta agressividade.

2. Estava com um __________ pressentimento.

3. Ele saiu cedo __________ de poder chegar a tempo.

4. __________ de uma semana, discutíamos uma melhor saída para o caso.

Alternativas
Q2792238 Português

Acerca do uso do MAL e MAU analise as assertivas e assinale a resposta incorreta:

Alternativas
Q2730964 Português

Sobre a grafia de alguns vocábulos, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Eu saí da sala ........ não estava ....... de discutir com quem ....... entende o assunto.

Alternativas
Q2715401 Português

Preenchem adequadamente as lacunas abaixo as respectivas palavras:

Hoje, o patrão chegou de __________________ humor.

Sabe que ele não é ________________ sujeito.

Alternativas
Q2625962 Português

Assinalar a alternativa em que a palavra sublinhada está empregada de forma CORRETA:

Alternativas
Q2580505 Português

O Leão e o Rato:


Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

MORAL DA HISTÓRIA: Uma boa ação ganha outra.


Esopo Fonte:(https://www.culturagenial.com/fabulas-de-esopo/)

Indique a opção que completa corretamente as lacunas, de acordo com o uso de “mal” e “mau”:


- O aluno foi embora, já que estava sentindo-se __________.

- _______ chegou ao trabalho, precisou voltar.

- Luciano é um ________ funcionário.

- O computador apresentou um __________ desempenho.

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: B
5: C
6: A
7: E
8: A
9: C
10: A
11: B
12: D
13: B
14: B
15: C
16: C
17: C
18: D
19: A
20: A