Questões de Concurso Comentadas sobre noções de fonética em português

Foram encontradas 139 questões

Q3275426 Português

Releia o trecho do texto I a seguir:

“[...] para cultivar uma presença digital que reflita a verdadeira complexidade e autenticidade da experiência humana, promovendo a valorização do indivíduo para além das métricas virtuais.”


Sobre os aspectos fonéticos e ortográficos, analise as afirmativas a seguir:


I. As palavras “indivíduo” e “métricas” são proparoxítonas, com acentuação tônica na antepenúltima sílaba.

II. Os termos “uma”, “do” e “que” são monossílabos átonos proferidos de forma fraca e nunca são acentuados.

III. Os substantivos “autenticidade” e “complexidade” foram escritos incorretamente devido a erros de digitação.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q3212784 Português
Se trocarmos as consoantes surdas da palavra “pata” por sonoras, obteremos:
Alternativas
Q3206825 Português
A fonética e a fonologia, embora frequentemente estudadas juntas, são disciplinas distintas. A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas, tendo como unidade o fone. Já a fonologia investiga os sons a partir de um ponto de vista funcional, como elementos que integram um sistema linguístico, e sua unidade é o fonema (Castilho, 2019).
Sobre fones e os fonemas, afirma-se que
Alternativas
Q3195439 Português
A palavra “energia” tem:
Alternativas
Q3178347 Português
Qual é a sílaba tônica da palavra “tratamento”? 
Alternativas
Q3177557 Português
Com base nos conceitos de Fonética e Fonologia, assinale a alternativa correta sobre as diferenças entre os dois campos e suas aplicações no estudo da língua:
Alternativas
Q3163391 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


A corrida para salvar o peixe mais caro do mundo das mudanças climáticas

O magnata do sushi Kiyoshi Kimura pagou este valor extraordinário por um atum-rabilho (bluefin) em 2019, durante um leilão em Tóquio, no Japão. O atum de 278 kg (o mesmo peso de um urso-cinzento) foi o peixe mais caro da história.

O atum é a família de peixes com maior valor comercial do mundo. E o atum-rabilho, tipicamente utilizado em sushis e sashimis, é o mais caro deles, segundo Sarah Glaser, diretora da equipe de futuro dos oceanos da ONG ambiental WWF nos Estados Unidos.

Um único atum-rabilho atinge o preço de mais de uma tonelada de atum-bonito, a menor e mais abundante espécie de atum. O alto preço levou à pesca excessiva e a enorme demanda global por sushi reduziu gravemente a população da espécie, que chegou à beira da extinção em 2010.

O atum-rabilho-do-atlântico se alimenta em águas do litoral da América do Norte, da Europa e da África. Eles desovam no Golfo do México e no mar Mediterrâneo.

O atum-rabilho-do-pacífico desova no oeste do Oceano Pacífico e migra por mais de 8 mil quilômetros para se alimentar no litoral da Califórnia. E o atum-rabilho-do-sul se alimenta nas águas temperadas em volta da Austrália e migra para o sudeste de Java para desovar.

Mas, nos últimos anos, os países criaram quotas de pesca mais sustentáveis e combateram a pesca ilegal. Com isso, a população de bluefins passou por uma extraordinária recuperação.

Em 2021, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) reduziu a classificação do atum-rabilho-do-atlântico de "ameaçado" para  "menor  preocupação".  Paralelamente,  o atum-rabilho-do-pacífico se recuperou, atingindo níveis superiores aos objetivos internacionais com uma década de antecedência.

Já o atum-rabilho-do-sul continua ameaçado, mas não está mais "criticamente ameaçado" na lista vermelha da IUCN.

"É uma grande história de sucesso", comemora o gerente do projeto de pesca da WWF, Alessandro Buzzi, especialista na pesca do atum.

"Conseguimos reverter esta tendência de pesca excessiva e colapso iminente das populações em menos de 20 anos. Estamos agora em uma situação em que a pesca excessiva deixou de ser uma ameaça."

Mas a espécie agora enfrenta outro desafio importante: as mudanças climáticas.

Estudos demonstram que o atum-rabilho é altamente sensível às mudanças de temperatura. Mesmo pequenos aumentos afetam seu metabolismo, reprodução e hábitos alimentares.

Os cientistas alertam que estas alterações causar impactos a outros animais marinhos e às comunidades de pescadores.

Medindo entre 1,8 e 3 metros, o bluefin é o maior atum do mundo. Ele pode viver até 40 anos.

Estes peixes são superpredadores. Eles caçam visualmente diversas espécies de peixe, como arenques e cavalinhas.

Eles são peixes de sangue quente e estão entre os nadadores mais rápidos do planeta. Os atuns-rabilho migram por milhares de quilômetros todos os anos para desovar e caçar, mas seus padrões de migração, agora, começa a se alterar.

(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx26qely653o)
A fonética procura analisar detalhadamente os sons produzidos por uma língua.
A seguir, são apresentadas afirmativas sobre esses detalhes dos sons produzidos na fala dos vocábulos extraídos do texto. Analise-as:

I.A letra 'h' do vocábulo 'história' não representa nenhum fonema.
II.A letra 'z' do vocábulo 'utilizado' e a letra 's' do vocábulo 'analisar', representam o mesmo fonema.
III.A palavra 'pesca' apresenta um dígrafo.
IV.A separação de sílaba da palavra 'excessiva' é ex-ce-ssi-va.
V.O vocábulo 'agua' apresenta um ditongo crescente, assim como os vocábulos 'quaresma' e ''série'.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3150290 Português

https://www.pensador.com/osho/. Acesso em: 11 out. 2024.

Apoie-se na ortoepia (“a parte da gramática que ensina as regras da boa pronúncia”) e nos aspectos fonéticos, a fim de analisar este excerto “A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa ‘coração’" (l. 01) e aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3136573 Português
Sobre a variedade de sons vocálicos existentes na língua portuguesa, que diferenciam palavras e influenciam a pronúncia, como nas distinções entre vogais abertas e fechadas, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3118687 Português
No que diz respeito à fonologia e à fonética, analise as assertivas: 
I.A análise fonológica se preocupa com a articulação levando em conta as variações, ou seja, os alofones, enquanto a análise fonética se preocupa somente com o fonema
II.Na língua portuguesa, a base da sílaba ou o elemento silábico é a vogal e os elementos assilábicos são a consoante e a semivogal.
III.Os ditongos nasais são sempre fechados, enquanto os orais podem ser abertos (pai, céu) ou fechados (meu, doido, veia).
IV.O vocábulo '"coordenação" possui 11 letras e 11 fonemas e o vocábulo "queixa" possui 6 letras e 5 fonemas.
V.Dígrafo é a sequência de duas letras que representam, na palavra, um único fonema, exemplificados nos vocábulos: queda, ombro, chuva, aguar, equino.

Estão corretas:
Alternativas
Q3114894 Português
O anel de Giges

Em “Chegando ao palácio, ele seduziu a rainha, conspirou com ela a morte do rei” (l. 12), entre as formas destacadas, em termos flexionais, há uma mudança de cunho fonético, ou seja, trata-se de um exemplo de:
Alternativas
Q3059564 Português

Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.  


texto_iii.png (560×107)

O fenômeno linguístico que se pode constatar na citação de Guimarães Rosa, considerando os usos de “bão e “mió”, é o da variação 
Alternativas
Q3056576 Português
Na atividade linguística, o importante para os falantes é o fonema, e não a série de movimentos articulatórios que o determina. Nesse sentido, analise as afirmações que seguem:

I. Assim sendo, enquanto a análise fonética se preocupa tão somente com a articulação, a fonêmica atenta somente para o fonema que, reunindo um feixe de traços que o distingue de outro fonema, permite a comunicação linguística.
II.  A fonética pode reconhecer, e realmente o faz, diversas realizações para o / t/ da série ta-te-ti-to-tu; a fonêmica não leva em conta as variações (que se chamam alofones), porque delas não tomam conhecimento os falantes de língua portuguesa.
III. Um fonema admite uma gama variada de realizações fonéticas que vai até a conservação da integridade do vocábulo: quando isto não ocorre, diz-se que houve mudança de fonema.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. (Com adaptações)

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3055739 Português

Fonética e Fonologia são dois ramos da Linguística que estudam os sons da fala, mas cada um com enfoques diferentes. Em relação a essa temática, analise as afirmações que seguem:


I. Fonema: É a menor unidade de som que pode diferenciar o significado de palavras em uma língua. Por exemplo, em português, os sons /p/ e /b/ são fonemas diferentes, pois distinguem palavras como "pato" e "bato".


II. A Fonética é abstrata e funcional, lidando com o sistema de sons de uma língua e as regras que determinam como esses sons interagem para transmitir significado.


III. A fonologia também estuda as estruturas silábicas, como as sílabas se organizam dentro das palavras, e os padrões de acentuação e entonação que afetam a comunicação.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q3050819 Português
Entre os pares de palavras abaixo, assinale o que mostra uma pronúncia equivocada.
Alternativas
Q3032493 Português

A fala e a escrita possuem características bem distintas. O falante da Língua Portuguesa muitas vezes acrescenta na oralidade um fonema vocálico em meio a consoantes.


Este é o caso de qual das palavras abaixo?

Alternativas
Q3011460 Português
Considerando os aspectos da variação fonológica de acordo com Cagliari (2002), analise as assertivas a seguir:

I. Diz-se que sons foneticamente semelhantes estão em variação livre quando a ocorrência de um ou de outro som, em um ambiente comum, não modifica o significado das palavras.
II. Não são somente os aspectos fonológicos que atuam sobre os diferentes usos na fala, sendo as variantes sociolinguísticas circunstâncias extrafonológicas que também podem afetar o falar.
III. Uma forma estigmatizada é aquela que é considerada como de menor prestígio, caracterizando o usuário como membro de classes sociais inferiores ou de pessoas sem instrução, sendo que tais julgamentos advêm, em sua maioria, de membros da comunidade que usa essa forma socialmente marcada.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2595051 Português
A variação recorrente no uso de falantes do português brasileiro entre os fones [dʒ] e [d], a exemplo da palavra “dia”, que não produz mudança fonológica, é um caso de
Alternativas
Q2584915 Português

Leia o texto a seguir para responder às questões 10 a 12.


O Que Eu Também Não Entendo

Jota Quest


Essa não é mais uma carta de amor

São pensamentos soltos

Traduzidos em palavras

Pra que você possa entender

O que eu também não entendo


Amar não é ter que ter

Sempre certeza

É aceitar que ninguém

É perfeito pra ninguém

É poder ser você mesmo

E não precisar fingir

É tentar esquecer

E não conseguir fugir, fugir


[...]


Agora o que vamos fazer

Eu também não sei

Afinal, será que amar

É mesmo tudo?


Se isso não é amor

O que mais pode ser?

Tô aprendendo também.


Disponível em: < https://www.letras.mus.br/jota-

quest/46693/>. Acesso em: 16 de abril de 20204. [Fragmento].

Indique a alternativa em que todas as palavras são oxítonas devido à mesma regra.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: D
6: C
7: B
8: A
9: A
10: B
11: A
12: C
13: D
14: A
15: A
16: B
17: A
18: B
19: D
20: C