Questões de Português - Problemas da língua culta para Concurso

Foram encontradas 3.165 questões

Q2545052 Português
Assinale a alternativa que apresenta a expressão que preenche corretamente a lacuna pontilhada na linha 23. 
Alternativas
Q2544403 Português
Observe a ortografia das palavras destacadas nas frases a seguir:

 I. A sessão de laticínios está repleta de clientes.
II. Construímos uma imensa dispensa na casa de praia.
III. Após as férias de verão, resolvemos dispensar todos os funcionários.
IV. O filme já começou, mas podemos esperar pela próxima sessão.


As palavras com a ortografia CORRETA estão nas frases da opção
Alternativas
Q2543968 Português
Supercochilos podem ser bons para a saúde

    Os espanhóis são conhecidos pela siesta, todos os dias. E alguns profissionais japoneses se permitem dormir um pouco no horário de almoço – a chamada hirune, a "soneca da tarde". O supercochilo é uma tendência em crescimento em todo o mundo. Mas uma rápida soneca durante o dia realmente funciona? Pesquisas demonstram que sonecas regulares fazem bem para a saúde do cérebro a longo prazo. Cochilos habituais podem ajudar a manter o cérebro maior por mais tempo. Eles também promovem a saúde geral do cérebro, segundo um estudo realizado em 2023 pela University College de Londres (UCL) e da Universidade da República, no Uruguai.
    Os pesquisadores analisaram dados de 35 mil pessoas com idade de 40 a 69 anos. Observaram fragmentos de DNA identificados anteriormente e associados a pessoas que costumam tirar cochilos com frequência. O cérebro das pessoas que tiram cochilos várias vezes por semana era mais de 15cm³ maior que o das pessoas que nunca faziam sonecas diárias. O cérebro se contrai naturalmente com a idade. E esta diferença equivale ao envelhecimento do cérebro por três a seis anos, segundo a pesquisadora Victoria Garfield da UCL.
    Ela destaca que os benefícios de longo prazo só são observados em pessoas que tiram sonecas regularmente. "É preciso que seja cumulativo." Existem também benefícios à saúde de curto prazo relacionados às sonecas. Pequenos cochilos que duram de cinco a 15 minutos podem melhorar imediatamente o nosso desempenho mental. E esse estímulo pode durar até três horas depois que acordamos.
    Estudos demonstram que tirar um cochilo entre uma e quatro horas da tarde pode ser benéfico para o desempenho físico e cognitivo, além do humor. No entanto, é importante que o cochilo não passe a substituir uma boa noite de sono. "Simplesmente não podemos fragmentar o sono, como fazem alguns animais.", afirma o professor de Medicina do Sono Colin Espie, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Alguns pinguins em ninhos, por exemplo, cochilam mais de 10 mil vezes por dia, em média por quatro segundos de cada vez.
    "As sonecas são comuns em muitas culturas de clima mediterrâneo", explica ele. "Mas precisamos realmente reconhecer que um dos efeitos é que as pessoas que moram naquela região dormem muito mais tarde e não adormecem com tanta facilidade, já que tiveram a soneca." 
(Fonte: BBC — adaptado.)
Com relação ao emprego dos porquês, a alternativa que preenche as lacunas do diálogo abaixo é:
— ______ você não compra um apartamento maior? — Gosto deste ______ tem sacada...
Alternativas
Q2540086 Português

Considerando a leitura do texto abaixo, responda à questão.


ESTUDO EXPLICA A LENTIDÃO DOS ANTIDEPRESSIVOS

Quando alguém toma um antidepressivo, ele cai na corrente sanguínea e logo penetra no cérebro, onde age de forma relativamente ele onde rápida: um ou dois dias após ingerir o primeiro comprimido, o remédio está bloqueando a receptação de certos neurotransmissores [...], elevando a quantidade deles no cérebro. Só que a melhora da depressão demora muito mais: os medicamentos levam até dois meses Só que para começar a funcionar. Isso sempre foi um estigma. Mas agora, um estudo da Universidade de Copenhague encontrou a possível explicação. Os cientistas recrutaram 32 voluntários, que começaram a tomar um antidepressivo (escitalopram) ou placebo. Eles tiveram os cérebros escaneados duas vezes: logo antes do teste, e após um mês tomando os comprimidos. O teste mostrou que, com o testepassar das semanas, o remédio ia aumentando a quantidade de sinapses (conexões) entre os neurônios – e é isso, não só o aumento da issoserotonina, que combate a depressão. (BG)

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 459, jan. 2024.

Abaixo estão propostas outras alternativas de reorganização do título da matéria. Analise o emprego da expressão em destaque e assinale a alternativa em que o item assume função de advérbio relativo.
Alternativas
Q2538053 Português

Eu e Deus



Por Paulo Germano 







(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/paulo-germano/noticia/2023/10/paulo-germanoeu-e-deus-clnivyfu40031015dpthm2lzp.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna pontilhada da linha 26.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: E