Questões de Concurso
Sobre tipologia textual em português
Foram encontradas 3.688 questões
“Há quem o chame de maluco, excêntrico, desvairado, mas ele não liga para esses xingamentos; todos os dias ele para o carro na praia de Ipanema, molha o corpo e se joga na areia, cobrindo o corpo com ela e, assim, volta ao carro”.
Nesse caso, a introdução do texto segue o modelo de
Os textos abaixo são descritivos de animais, objetos ou locais
Assinale o texto cuja finalidade é qualificar.
(https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-argumentativa.htm)
Em sua estrutura deve conter, EXCETO:
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60853962.adaptado)
A tipologia textual predominante no trecho apresentado denomina-se:
É que Gésica tem um filho autista – e o que lhe foi dito em uma sessão de constelação é que a “culpa” disso era dela mesma. O motivo? Ela era uma pessoa que enfrentava ideação suicida, decorrente de transtornos psiquiátricos. “Me disseram que, como eu negava a vida, eu não poderia dar a vida a ele. Eu precisava aceitar a vida e renascer para meu filho se ‘curar’ do autismo”, conta.
Nem é preciso dizer que isso é pura balela: o transtorno do espectro autista resulta do desenvolvimento atípico do cérebro de uma pessoa, tem raízes genéticas e não é “culpa” de alguém, muito menos por razões espirituais. E, claro, não tem cura.
Esse nem foi o maior absurdo que Gésica ouviu naquele dia. Na sessão de outra paciente – as constelações ocorrem em grupo e são abertas, como veremos adiante –, uma mulher relatou que havia sido abusada sexualmente pelo pai. Um homem desconhecido foi chamado para “representar” seu pai naquela sala, e ela foi orientada a se ajoelhar e pedir perdão a ele. “Ela chorava demais e dizia ‘eu não consigo, eu não consigo”’, conta Gésica.
Esse não é um relato isolado. Nos últimos anos, depoimentos de pessoas que passaram por situações vexatórias e humilhantes durante sessões de constelação familiar passaram a aparecer com mais frequência na mídia e nas redes sociais, levantando um debate sobre a validade de sua aplicação. [...]
Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-a-constelacao-familiar-e-quais-sao-seus-perigos. Acesso em: 29 ago. 2024.
Com base nas sequências textuais e na construção argumentativa do fragmento, a estrutura do texto
Karam defende a prática diária de afirmações e gratidão. Comece cada dia da sua viagem afirmando que apenas boas vibrações estão a caminho e visualize seu dia cheio de alegria e interações pacíficas. Agradeça antecipadamente pelas experiências maravilhosas que você espera ter e, ao final da viagem, agradeça ao local que te acolheu. Essa prática não só melhora positivamente a sua experiência de viagem, como também atrai mais sorte, abrindo caminho para futuras aventuras cheias de alegria.
Disponível em: https://forbes.com.br/forbeslife/2024/09/5-dicas-para-superar-a-ansiedade-de-viajar-segundo-especialistas/. Acesso em: 14 set. 2024.
Ao observar a organização textual do fragmento, percebe-se que a estrutura empregada visa predominantemente
Mas a conquista dessa oportunidade é só o primeiro obstáculo a ser superado. Após a matrícula, surgem outros, baseados em diferenças sociais. O suicídio de um bolsista que havia contado sofrer discriminação numa escola paulistana, em agosto, acendeu o debate sobre o tema.
A Folha ouviu relatos em outras escolas que incluem desde manifestações indiretas de preconceito até as mais explícitas.
Alunos que não pagam mensalidade apontam limitações na socialização, como não serem convidados para festas ou terem sua vestimenta criticada. O problema se agrava com piadas e apelidos discriminatórios sobre a situação econômica dos bolsistas, e até sobre raça e sexualidade.
Além do bullying, presencial e online, há reclamações sobre a estrutura de ensino.
Algumas instituições ofertam aulas apenas à noite para os bolsistas – que não podem entrar na escola antes do horário das aulas – ou em prédios separados. Uma aluna contou que até competições esportivas eram separadas entre os que pagavam e os que não pagavam mensalidade. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/09/preconceito-contra-bolsistas-vem-a-tona.shtml. Acesso em: 09 set. 2024.
Com base nas características do gênero discursivo, a sequência textual que predomina no texto apresentado é
Saber ouvir, sem prejulgamentos, é capacidade cada vez mais valorizada em trabalhadores e, principalmente, gestores. Hoje em dia, saber se comunicar bem não quer dizer apenas ter boa oralidade ou conseguir persuadir o outro: envolve também estar apto a acolher sugestões e opiniões de outros.
MOURA, Felipe de Oliveira. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu- estudante/trabalho-e-formacao/2018/09/02/interna-trabalhoeformacao- 2019,703449/escutar-no-ambiente-de-trabalho-e-preciso.shtml>. Acesso em: 20 set. 2024, com adaptações.
Do ponto de vista da tipologia, o texto apresentado classifica-se, predominantemente, como
A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o seguinte item.
Predomina no texto o tipo textual narrativo.
A Demografia Médica 2023, lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mostra que o Brasil possui médicos ativos, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população. Mas, apesar do significativo contingente, um dos maiores do mundo, ainda há um cenário de desigualdade na distribuição, na fixação e no acesso aos profissionais. As distorções acontecem sob diferentes ângulos.
Disponível em: <https://portal.cfm.org.br/noticias/brasil-possui-medicos-em-quantidade-suficiente-para-atender-demandas-da-populacao>. Acesso em: 22 set. 2024, com adaptações.
Considerando o modo de organização das sequências linguísticas do texto, é correto afirmar que nele predomina a
Julgue o item a seguir, com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto apresentado.
A narração é composta de sequências mescladas com outras tipologias textuais, como a descritiva.
Julgue o item a seguir, com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto apresentado.
O encadeamento de acontecimentos expressos por verbos no pretérito perfeito, como ocorre no primeiro parágrafo, é um dos elementos que caracterizam o texto como narrativo.
Considerando o texto apresentado, julgue o item a seguir.
Após o primeiro parágrafo, predomina no texto a tipologia textual descritiva.