Questões de Concurso Sobre ambiguidade em redação oficial

Foram encontradas 31 questões

Q3099650 Redação Oficial
A clareza é um dos atributos centrais para a comunicação eficaz em documentos oficiais. Para garantir a clareza, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) recomenda que: 
Alternativas
Q3079010 Redação Oficial
As técnicas de redação oficial são essenciais para a clareza e formalidade dos documentos administrativos. Qual alternativa apresenta características fundamentais da redação oficial que garantem a eficiência na comunicação administrativa?
Alternativas
Q3059229 Redação Oficial
A redação de documentos oficiais por órgãos que integram a Administração Pública deve ser caracterizada por uma série de atributos técnicos que irão garantir a qualidade do texto e a correta compreensão da mensagem a ser transmitida para os seus receptores. O volume e a amplitude das comunicações oficiais são fatores que aumentam ainda mais a responsabilidade por uma redação que seja pautada pela objetividade e máxima clareza. São considerados atributos da redação oficial, EXCETO: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UNITINS Órgão: AFTO Prova: UNITINS - 2023 - AFTO - Técnico em Fomento |
Q2625603 Redação Oficial

No âmbito do serviço público, a expressão escrita desempenha um papel fundamental na busca pela clareza e pela precisão das informações comunicadas. Uma das práticas recomendadas para melhorar a expressão escrita é

Alternativas
Q2517919 Redação Oficial
A precisão, um dos atributos da redação oficial, caracteriza-se
Alternativas
Q2491751 Redação Oficial

Julgue o item subsequente.


A ambiguidade decorre, em geral, da dificuldade de identificar-se a que palavra se refere um pronome que possui mais de um antecedente na terceira pessoa. A frase: “Roubaram a mesa do gabinete em que eu costumava trabalhar.” é ambígua, pois não fica claro se o pronome relativo da segunda oração se refere à mesa ou ao gabinete. A solução é recorrer às formas “o qual” e suas variações, marcando gênero e número. Assim, para desfazer essa ambiguidade, podemos dizer: “Roubaram a mesa do gabinete no qual eu costumava trabalhar.” ou “Roubaram a mesa do gabinete na qual eu costumava trabalhar".

Alternativas
Q2472534 Redação Oficial
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.  

(Brasil. Presidência da República. Casa Civil Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018.)



Para a obtenção de clareza, sugere-se, EXCETO:
Alternativas
Q2469366 Redação Oficial
Leia o texto a seguir:


5 problemas que atrapalham a comunicação escrita


A gestão e o engajamento são mediados pela linguagem o tempo todo, e isso exige senso de responsabilidade na hora de escrever



Mensagens surgem de todas as telas. Apps de mensagem, ferramentas de gestão remota, e-mails de trabalho, newsletters, e-books, posts nas redes sociais. Segundo uma pesquisa de 2018 da Adobe, profissionais de escritório nos EUA gastavam uma média de 3,1 horas por dia em e-mail de trabalho. Isso em 2018, imagine agora em 2022.


Diante de tantos textos,é natural que surjam mil e uma fórmulas para escrever textos de sucesso, centenas de dicas de como melhorar sua escrita. Muitas delas focadas em contextos específicos: conquistar ou fidelizar clientes, aumentar engajamento nas redes sociais, vender produtos e serviços, construir e consolidar marcas.


E, como observadora, aprendiz, pesquisadora e professora, sigo acompanhando as mudanças dos canais na linguagem e seus efeitos em profissionais nas mais diversas empresas. O que percebo é que gatilhos e fórmulas podem ser úteis em alguns contextos sim e, claro, gerar muitos negócios. Mas ainda temos uma longa caminhada para aprimorar os textos que circulam nas organizações, especialmente as mensagens rotineiras, que constroem ou corroem, dia a dia, a confiança e o engajamento nas equipes.


Ainda são incontáveis os textos prolixos, com linguagem inadequada e imprecisos; inúmeros “oks” que podem significar “aprovado”, “lido” ou “faz o que achar melhor”; recados no chat com apenas “oi, tudo bem”, que aguardam resposta para revelar o real motivo do contato; e-mails sem cordialidade, objetivo ou prazos.


Curioso é que há quem ainda acredite que os problemas dos textos cotidianos são erros ortográficos, problemas de regência e concordância. Antes fosse…


Os problemas, na realidade, decorrem de:



1. Pressa


2. Sobrecarga de trabalho


3. Automatismo ao escrever


4. Desconexão com as pessoas envolvidas na interação (mesmo que remota)


5. Desatenção ao impacto da comunicação nas relações e na reputação profissional e corporativa


Talvez não seja possível resolver esse cenário de infoxicação e sobrecarga. Mas uma mudança de mindset pode ser muito útil: encare os inúmeros textos cotidianos como parte integrante e determinante do trabalho. A liderança, a gestão de processos e o engajamento das equipes são mediados pela linguagem o tempo todo, por isso, ter esse senso de responsabilidade pelo que e como escrever muda bastante a perspectiva diante das mensagens.


Experimente investir um minuto a mais antes de começar uma mensagem e antes de apertar o botão enviar. Eu sei que parece ser perda de tempo ou até impossível achar um minuto que não existe na sua agenda. Só que o retorno sobre o investimento é grandioso. Menos retrabalho e conflitos desnecessários, mais precisão e assertividade.


Não é uma fórmula matemática, porque o contexto está sempre ali para nos surpreender e nosso olhar pode estar sempre mais atento a pequenos grandes detalhes no uso das palavras. Mas pode ser um passo e tanto para navegar pelo oceano de mensagens infindáveis que tanto dizem sobre quem somos, sobre como nos relacionamos e sobre a empresa que representamos.


Sigo observando, aprendendo, linguista e curiosa que sou. E você?



Vivian Rio Stella
Doutora em Linguística pela Unicamp



Fonte: https://vocerh.abril.com.br/coluna/vivan-rio-stella/5-problemas-queatrapalham-a-comunicacao-escrita. Acesso em: 16 jan. 2024.
O Manual de Redação da Presidência da República indica que a redação oficial conta com vários atributos. Dentre eles, destaca-se a articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto, com atenção para a escolha de expressões e palavras que não confiram duplo sentido à mensagem. Esse atributo denomina-se:
Alternativas
Q2449858 Redação Oficial
Uma das preocupações maiores dos redatores parlamentares é a ambiguidade, como a que se encontra na seguinte frase:
Alternativas
Q2378894 Redação Oficial
São Recomendações para redação de atos administrativos normativos, EXCETO:
Alternativas
Q2200816 Redação Oficial
Para responder a questão, analise o Ofício abaixo, tendo em vista a composição estilística e composicional dos gêneros textuais.

Ofício Nº 72R2021/GP-CMA
Alegrete/RN, em 02 de julho de 2021
Excelentíssimo Senhor ESTRADINO DE OLIVEIRA
Superintendente Regional do DNIT no Rio Grande do Norte
Av. Bernardo Vieira, 3656 - Bairro Lagoa Nova - CEP 59.05O-045 - Natal/RN – [email protected]

Senhor Superintendente,
     Com os cordiais cumprimentos, e na qualidade de Vereador Presidente da Câmara Municipal de Alegrete, dirijo-me a Vossa Excelência, através de lndicação Verbal de autoria do Vereador Edil Silva -PDB, que se digne fazer o roço nas margens da BR 101; bem como informar a este Poder Legislativo o motivo pelo qual não está sendo realizado o roço da mesma. De conformidade com o artigo 107 Regimento lnterno - Sessão Ordinária Remota do dia 2 de julho de 2O21.
     Na certeza do pronto atendimento, aproveitamos a oportunidade para reiterarmos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente, Presidente da Câmara de Alegrete

Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao Ofício.

I. No cabeçalho, a ausência de timbre se justifica porque sua utilização é facultativa. Nele é obrigada a centralização do nome do órgão que deve estar presente apenas na primeira página do documento.

II. A identificação do expediente está grafada incorretamente, pois apenas a primeira letra do nome do documento está em maiúscula.

III. A apresentação do assunto, de maneira sucinta, dando uma ideia geral do que trata o documento, é obrigatória.

IV. Os parágrafos que compõem o texto do ofício deveriam ter sido numerados visto que o documento contém dois parágrafos.

V. Não se utiliza a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade onde foi expedido o documento. 
Considerando a norma padrão do português escrito, durante a revisão do Ofício, o revisor de textos observou que
I. a palavra "mesma" não deve ser utilizada para se fazer substituição pronominal; deve ser substituída por um substantivo sinônimo ou pronome pessoal;
II. a palavra "mesma" foi utilizada corretamente; pois, nesse caso, ela tem função adjetiva além de reforçar uma informação anterior;
III. o ponto utilizado depois de “mesma” não provoca truncamento sintático-semântico; não deve ser retirado, pois, nesse caso, indica estilisticamente uma ênfase;
IV. o último período apresenta um problema de regência nominal;
V. o uso do ponto e vírgula não se justifica; deve ser retirado, pois não se deve separar orações aditivas que tenham o mesmo sujeito.
Das observações apontadas pelo revisor, estão corretas e devem ser aplicadas na correção do texto apenas as dos itens 
Alternativas
Q2188596 Redação Oficial

Sobre a ambiguidade, analisar os itens abaixo:


I. Ambígua é a frase ou oração que pode ser tomada em mais de um sentido.

II. A omissão de certos termos, própria da língua falada, ao fazer uma comparação, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto.

Alternativas
Q2129631 Redação Oficial
Em relação à ambiguidade, analisar a sentença abaixo:
Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão (1ª parte). A clareza e a concisão na forma escrita são alcançadas principalmente pela construção adequada da frase (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q2124491 Redação Oficial
Leia os textos a seguir para responder a esta questão. 
TEXTO I 
10_.png (334×337)

Disponível em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=5289088824438379&set=pcb.5289089731104955 
TEXTO II
Tag: gerundismo
Vou estar mandando? Xô!
Publicado em 25/07/2020 - 10:33 Dad Squarisi0 Comentáriosportuguês
A língua tem suas pragas. São vícios. Surgem tímidos, depois ganham espaço no rádio, na TV, na internet e no falar de todos os dias. Aí, dá no que dá. Enfeiam o texto, irritam os falantes, provocam o dicionário, a gramática e o estilo. É o caso do gerundismo. Olho vivo! Esse vício não tem perdão. Se você é do time que diz “vou estar […]
Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/tag/gerundismo/ (Com adaptações).
Analisando os dois textos no contexto de produção de gêneros textuais no serviço público, é possível afirmar que:
Alternativas
Q2049584 Redação Oficial
A ambiguidade ocorre sempre que uma frase ou oração pode ser tomada em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Indique a alternativa na qual se apresenta um enunciado ambíguo.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: CELESC Prova: FEPESE - 2018 - CELESC - Atendente Comercial |
Q2038946 Redação Oficial
É considerado problema ou defeito de escrita, o qual deve ser evitado na redação oficial:
Alternativas
Q2030934 Redação Oficial
“A clareza e a concisão na forma escrita são alcançadas principalmente pela construção adequada da frase. Alguns problemas mais frequentemente encontrados na construção de frases dizem respeito à utilização do sujeito da oração como complemento, à ambiguidade da ideia expressa, à elaboração de falsos paralelismos e aos erros de comparação.” (Manual de Redação Oficial). Com base no texto, observe os itens e verifique se estão corretos (C) ou incorretos (I):
I É tempo do congresso votar a emenda(....). II Antes de estes requisitos serem cumpridos, (...). III Apesar da assessoria ter informado em tempo, (...).
Os itens I, II e III estão, respectivamente:
Alternativas
Q2030302 Redação Oficial
A ambiguidade ocorre sempre que uma frase ou oração pode ser tomada em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Indique a alternativa na qual se apresenta um enunciado ambíguo. 
Alternativas
Q2030296 Redação Oficial
Alinguagem dos documentos oficiais prima pela objetividade, para manter uma única interpretação textual. Por essa razão, 
Alternativas
Q2014338 Redação Oficial
Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial. Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:

I- Meu terapeuta disse “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime” Fiz isso mas agora não sei o que fazer com as cartas.

II- Motoqueiro, o capacete é a sua segurança, ponha isso na sua cabeça. III- Campanha do Governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

IV- Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos.


Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: E
6: C
7: B
8: B
9: A
10: A
11: C
12: C
13: A
14: A
15: A
16: E
17: C
18: A
19: E
20: E