Questões de Concurso
Sobre morfologia na redação oficial em redação oficial
Foram encontradas 198 questões
A coesão e a coerência devem ser dispensadas no texto da redação oficial.
A formalidade, no grau em que ocorre na esfera pública, não pode ser confundida com eruditismo, assim como a simplicidade deve ser distinguida da vulgaridade. A formalidade do texto parlamentar supõe um distanciamento entre os interlocutores e um grau maior de reflexão sobre a linguagem utilizada, o que afasta dos textos desse domínio discursivo os traços da espontaneidade e da intimidade. A simplicidade, por sua vez, tem a ver com o emprego de termos acessíveis, com a sintaxe direta, com frases sem rebuscamento. Em um texto simples evitam-se hermetismos, excessos, inversões e jargões e somente se utilizam termos técnicos à medida que forem necessários à abordagem do assunto em discussão.
Assinale o trecho que parece respeitar as indicações indicadas no trecho copiado.
Os documentos parlamentares, salvo os pronunciamentos, que têm uma dicção bastante peculiar, devem buscar a clareza, a precisão e a simplicidade, por meio de uma escrita que adote a formalidade e a impessoalidade e atenda aos padrões de correção da norma culta.
Já que a redação parlamentar recomenda a correção da norma culta, não poderia estar incluído entre esses documentos, a seguinte citação:
Assinale a frase que se encontra em ordem direta.
Considere o trecho a seguir.
De excelente iniciativa, a criação do distrito não prejudica e nem impacta social e economicamente o distrito de Riqueza [...]
Um revisor do texto orientou que as palavras em destaque devem, obrigatoriamente, trazer o sufixo -
mente. Sobre a orientação do revisor, é correto afirmar:
A partir do documento fictício acima, julgue o seguinte item.
O uso das letras maiúsculas no documento respeita as normas
gramaticais do padrão culto da língua portuguesa; mas, para
que as estruturas sintáticas também atendam às exigências de
elaboração de documentos oficiais, são necessárias três
alterações: flexionar o verbo “conferem” (l.2) no singular,
inserir uma vírgula logo depois de “legal” (l.4) e usar a
preposição por, no lugar de “a”, em “a qualquer” (l.6).
( ) Atualmente, utiliza-se o termo ofício para o que anteriormente distinguia-se como aviso, ofício e memorando.
( ) Dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica e sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento.
( ) Ao indicar o local e a data do documento, o nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
( ) O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.
( ) O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, deve-se utilizar o fecho “cordialmente”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
(_) A língua culta é contra a pobreza de expressão e, também, contra a sua simplicidade. (_) O uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. (_) A consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
Leia o requerimento.
Senhor Coordenador de Curso,
Maria Tereza Sobrinha, aluna regularmente matriculada no Curso no período da manhã, mais adequado para o acompanhamento das atividades acadêmicas, considerando-se a disponibilidade desse período para o estudo, reservando-se o período vespertino para estudo em casa ou para eventuais trabalhos, uma vez que esses também se mostram importantes para a carreira que se consolidará posteriormente à conclusão da graduação, solicita a Vossa Senhoria histórico escolar do 1º e 2º ano do Curso.
Nestes termos, pede deferimento.
A redação do documento está comprometida quanto à
“Para padronizar o uso de siglas e acrônimos nos atos normativos, serão adotados os conceitos sugeridos pelo Manual de Elaboração de Textos da Consultoria Legislativa do Senado Federal (1999), em que:”
( ) A redação oficial deve ser redigida segundo fundamentos de ordem ética, legal, linguística e estética.
( ) Na elaboração e emissão de documentos oficiais ao lado da boa-vontade, a honestidade deve pautar a conduta funcional, e os documentos elaborados devem representar obrigatoriamente a verdade, sem nada acrescentar ou subtrair.
( ) Ao escrever textos oficiais, a linguagem deve ser adaptada a cada região para assim, haver melhor entendimento.
( ) A finalidade básica da redação oficial é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato.
( ) As comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois há sempre vários receptores.
Está CORRETA a alternativa: