Questões de Concurso
Comentadas sobre comunicação integrada de marketing em marketing
Foram encontradas 152 questões
(Munis de Farias; Mariana; Regina de Souza, Silmara. O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios, 2024.)
Considerando as estratégias empregadas na busca de um maior relacionamento com o cliente instrucional, analise as afirmativas a seguir.
I. O marketing de conteúdo é uma maneira de conectar a marca, a instituição a empresa ao público, independentemente da natureza dessa audiência. Essa estratégia pode aumentar a visibilidade da instituição, criar ou melhorar o relacionamento, permitir que a organização atinja um público específico, aumentar o tráfego para o site de uma determinada empresa e por fim gerar um retorno sobre investimentos nesse tipo de comunicação.
II. A simples produção de conteúdo não gera engajamento. É preciso que o usuário enxergue qualidade no conteúdo, perceba valor no que é entregue pelo influenciador. O senso de utilidade é um indicativo importante para o consumidor. De alguma forma ele entende que esse conteúdo melhora sua vida diária, por isso ele pode salvar esse conteúdo para consultar depois. O conteúdo resolve algum problema em sua vida, ou no seu dia a dia; o conteúdo lhe possibilita uma economia de tempo/dinheiro e sua utilidade faz que ele queira compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.
III. O conteúdo pessoal é uma estratégia importante no marketing de conteúdo; muitos seguidores se identificam com a pessoalidade dos conteúdos produzidos por determinados influencers. Histórias pessoais que tenham emoção apresentam o lado humanizado do influenciador e facilitam a conexão entre ele e o seguidor. Esse, por sua vez, cria uma relação de proximidade, passa a confiar no estilo de vida, recomendações, orientações do influenciador, e, de certa forma, consumir o que ele indica.
IV. Conteúdos criativos, originais e relevantes estabelecem conexão com o seguidor e criam um maior engajamento. A inserção da publicidade na produção dos influenciadores é também uma forma de conteúdo, que pode oferecer informação e entretenimento, mas que no final o seu objetivo é promover a venda do produto. Cerca de cinquenta e dois por cento dos internautas brasileiros seguem algum criador digital nas redes sociais. É com base no potencial desse mercado que as marcas passaram a buscar parceria com os criadores de conteúdos para divulgar, lançar novos produtos, ou simplesmente promover o nome da organização.
Está correto o que se afirma em
(Munis de Farias, Mariana; Regina de Souza, Silmara. O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios, 2024. Adaptado.)
Sobre o marketing de influência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. “A popularidade é a peça-chave para determinar quem é um influenciador. Um artista com mais de dez milhões em suas plataformas possui um grande alcance, devido ao grande número de pessoas que o conhece e o segue. O prestígio é a imagem desse artista e o fator que permite às marcas se valerem da sua influência.”
PORQUE
II. “O influenciador é capaz de motivar comportamentos e atitudes devido à capacidade de estabelecer uma relação estreita com o seu público. Quando ele se torna uma autoridade no seu nicho de atuação, conquista a confiança do público e suas recomendações passam a ter mais valor para o seu público do que anúncios postados pelas marcas em mídias tradicionais.”
Assinale a alternativa correta.
Acerca de UX (user experience), julgue o item seguinte.
No UX writing, a “voz da marca” projeta características de uma personalidade real, normalmente a do proprietário ou presidente da empresa.
I. O branding, ou gestão de marca, é uma disciplina estratégica que visa criar e manter valores intangíveis para uma empresa, influenciando diretamente sua posição competitiva no mercado.
II. O branding é uma prática recente que surgiu apenas nas últimas décadas como resultado das mudanças no cenário de mercado.
III. A fidelidade de marca está no centro do valor de qualquer marca, pois a inércia do cliente tende a beneficiar a marca que conquistou sua lealdade.
IV. As associações de marca podem incluir atributos do produto, design, programas sociais, qualidade, imagem do usuário, entre outros fatores, que são fundamentais para fortalecer o relacionamento com o cliente.
V. O branding envolve apenas ações de marketing voltadas para aumentar a percepção da marca no mercado, excluindo ações internas relacionadas à cultura e valores organizacionais.
Está correto o que se afirma apenas em
No composto de marketing, o branding é considerado um conceito ultrapassado e sem relevância, não exercendo qualquer influência no marketing digital ou nas estratégias de promoção de uma empresa.
O branding, como parte integrante das estratégias de marketing, desempenha um papel crucial na construção da identidade da marca e na criação de conexões emocionais com o consumidor, influenciando diretamente na fidelização do cliente e no sucesso das estratégias de marketing digital.
Em relação aos conceitos de naming e branding, julgue o item subsecutivo.
A identidade da marca gera um vínculo com o consumidor,
que culmina no fortalecimento do posicionamento da marca.
Em relação aos conceitos de naming e branding, julgue o item subsecutivo.
O critério “posicionamento” define a autenticidade da marca
do produto, com o objetivo de favorecer a decisão de compra
do cliente.
Em relação aos conceitos de naming e branding, julgue o item subsecutivo.
Fisicalidade é um atributo a ser considerado no processo de
naming para marcas de empresas ou produtos.
Em relação aos conceitos de naming e branding, julgue o item subsecutivo.
No processo de naming, utiliza-se a técnica de
brainstorming, que permite a participação e a contribuição
de pessoas com conhecimento específico de variadas áreas.
No que diz respeito ao marketing digital, julgue o seguinte item.
O outbound marketing é uma ferramenta de marketing
digital que segue uma sequência lógica de etapas com o
objetivo de promover atração para determinada empresa ou
marca.
Seguindo essa linha, a teoria do momento de verdade, relativa à qualidade de serviços, deve ser levada em consideração quando se avalia a prestação de serviços bancários pela internet, já que existe um(a)
Na busca por quais diferenças promover, as marcas devem respeitar alguns critérios de escolha, dentre os quais o critério da antecipação, que é aquele em que
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. p.265. Adaptado
A partir da informação acima, define-se brand equity como a(o)