Questões de Concurso Sobre marketing cultural em marketing

Foram encontradas 59 questões

Q3045412 Marketing
Marketing Cultural é o conjunto de ações culturais praticadas por entidades como instituições, empreendimentos, produtoras, ONGs, fundações e outros. Assinale a alternativa que se refere à categoria de marketing cultural que trabalha com diversos tipos de ações culturais, cujo patrocínio é a principal estratégia 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Produtor Cultural |
Q2568775 Marketing
Considerando uma produção artístico-cultural do ponto de vista do composto de marketing, assinale a alternativa que define corretamente um dos elementos desse sistema.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Produtor Cultural |
Q2568774 Marketing

São quatro as dimensões ou instâncias nas quais o marketing cultural acontece: marketing cultural de fim, marketing cultural de meio, marketing cultural misto e marketing cultural de agente. Sobre essas modalidades, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Produtor Cultural |
Q2568773 Marketing
O plano de divulgação é essencial na elaboração dos projetos culturais porque prevê todas as peças necessárias para a promoção do produto ou evento. Sobre os conceitos técnicos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2460336 Marketing
A autora Ana Carla Fonseca Reis, no livro “Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado” (2003), apresenta o conceito de marketing cultural.
Assinale a alterativa que apresenta a definição correta para esse conceito.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269480 Marketing
Um processo de produção cultural pode ser dividido de um modo básico, em três fases, sendo elas a Pré-produção, Produção e Pós-produção. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I - A importância da Pré-produção se justifica pela necessidade planejamento, avaliação do contexto, análises de risco e viabilidade e estabelecimento das diretrizes para realização de um determinado projeto cultural.
II - É na Produção que se finalizam todos os pagamentos, acertos e prestação de contas e dispensa da equipe.
III - A Produção é a fase de execução do projeto onde serão implementadas as todas as etapas planejadas até a plena execução do projeto cultural.
IV - A Pós-Produção se dedica a desmobilização dos recursos empregados, acertos e prestação de contas e elaboração de relatórios finais.
V - A Pós-produção é uma etapa isolada e solitária do Produtor do projeto cultural, onde toda a equipe foi dispensada e não deve constar no orçamento.

Em relação aos itens acima, pode-se afirmar que são corretos somente:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269479 Marketing
De acordo com a literatura sobre o tema, em organização de eventos, os projetos culturais percorrerão duas fases. Assinale a alternativa que especifica corretamente essas duas fases.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269476 Marketing
Considerando as assertivas a seguir, no que se refere às formas de gestão relacionadas à cultura, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269475 Marketing
De acordo a literatura sobre gestão cultural, pode-se dizer que diferentes modalidades são constituídas por objetos sobre os quais atua. Recorre a uma diversidade de mecanismos e instrumentos de planejamento, execução e gerenciamento. Considerando as alternativas a seguir, alguns desses objetos de atuação são:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269474 Marketing
Sobre desafios e dilemas da Gestão Cultural, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I - A sociedade e o governo, em geral, imaginam que a gestão cultural se apresenta como não complexa. Em verdade, a gestão da cultura lida com a administração financeira, de pessoal, de espaços, de infraestruturas, de recursos materiais, como qualquer gestão
II - Ainda que a curadoria da programação possa ser realizada por terceiros contratados, cabe ao gestor fazer a supervisão da programação selecionada e mesmo participar da escolha dos curadores.
III - Como as atividades culturais se realizam, quase sempre, em horários diferenciados – noturnos, finais de semana e mesmo feriados – o gestor cultural trabalha mais e em horários inusuais em comparação com os gestores de outros setores.
IV - Um dos primeiros desafios de qualquer gestor cultural, em especial do setor público, atende pela disputa do espaço ocupado pela cultura no âmbito do governo e da sociedade.
V - A gestão da cultura é considerada uma atividade não complexa e secundária. Quando se trata de administração pública, o recebimento de verba para a cultura somente ocorre quando alguma outra área não a utilizar completamente.
VI - Não é de interesse privado o investimento em cultura e, por isso, a Lei Rouanet costuma ser atacada. As grandes empresas não veem vantagem em patrocinar um equipamento cultural, visto que não haverá qualquer retorno financeiro e nem de divulgação da marca.

Em relação aos itens acima, pode-se afirmar que são corretos somente:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269473 Marketing
O agente que atua nas esferas envolvidas na cadeia da cultura, que se caracteriza por ser um profissional especializado em planejar, organizar e coordenar projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica; que tem formação específica e está envolvido em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e avaliação dos resultados, fazendo a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto cultural, é o:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269472 Marketing
Sobre Patrocínio, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269471 Marketing
Sobre Mecenato, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2023 - UFRJ - Produtor Cultural |
Q2269465 Marketing
Na gestão do Ministro Celso Furtado, foi aprovada a Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986, que ficou conhecida como Lei Sarney e tinha por objetivo:
Alternativas
Q2034360 Marketing

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Alternativas
Q1919233 Marketing

Julgue o próximo item, relativos ao marketing cultural. 


O material informativo encaminhado à imprensa, na busca de divulgação gratuita de um evento entre as notícias publicadas por determinado veículo de comunicação, recebe o nome de release. 

Alternativas
Q1919232 Marketing

Julgue o próximo item, relativos ao marketing cultural. 


Ao se elaborar uma mensagem a ser comunicada ao público, busca-se identificar um apelo que produzirá a resposta desejada; apelo racional é aquele que se relaciona ao interesse do público, evidenciando os benefícios do que se pretende comunicar.

Alternativas
Q1919231 Marketing

Julgue o próximo item, relativos ao marketing cultural. 


No que diz respeito ao composto mercadológico, os espaços e instituições culturais encaixam-se no “P” que representa promoção, por constituírem canais de distribuição da cultura.  

Alternativas
Q1919230 Marketing

Julgue o próximo item, relativos ao marketing cultural. 


A utilização de estratégias de marketing para fazer que um produto ou serviço ocupe lugar de destaque na mente do público consumidor em relação aos concorrentes caracteriza um trabalho de segmentação de mercado.

Alternativas
Q1919229 Marketing

Julgue o próximo item, relativos ao marketing cultural. 


O marketing cultural é utilizado para transmitir determinada mensagem a um público específico, tendo a cultura como base e instrumento, sem a necessidade de que a atividade-fim da organização que o promova seja a cultura.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: A
6: B
7: B
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C
13: C
14: E
15: E
16: C
17: C
18: E
19: E
20: C