Questões de Concurso
Comentadas sobre equivalência lógica e negação de proposições em raciocínio lógico
Foram encontradas 909 questões
“Se Joelma é procuradora, então Joelma é competente.”
A negação lógica dessa proposição está corretamente indicada na seguinte alternativa:
“Se ainda somos os mesmos e vivemos, então somos como os nossos pais.”
A frase que equivale logicamente à afirmação acima é
Se tomo café, não durmo.
Analise as afirmações a seguir como consequência lógica da afirmação dada.
I. Se dormi então não tomei café. II. Se não tomo café então durmo. III. Se não dormi então tomei café.
Decorre(m) logicamente da afirmação dada
À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.
A negação do consequente de P pode ser expressa por “O juiz não anulará a prova ou não soltará o acusado.”.
À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.
P é equivalente à proposição “Se o juiz anulou a prova e soltou o acusado, então o investigador não cumpriu o procedimento ou identificou o suspeito errado.”.
P = “Você pode andar nesta montanha-russa”. Q = “Você tem menos de 1,40m de altura”. R = “Você tem mais de 16 anos de idade”.
Lembre-se de que os símbolos ∧, ∨ e ¬ representam respectivamente os conectivos lógicos de conjunção (e), disjunção (ou) e negação (não). Assinale a alternativa que equivale à sentença: “Você não pode andar nesta montanharussa se tiver menos de 1,40m de altura, a menos que tenha mais de 16 anos de idade”.
Uma proposição equivalente a :
Julgue o item seguinte, relacionado à lógica proposicional, considerando os símbolos lógicos comuns e as letras maiúsculas como representativas de proposições lógicas simples.
A expressão Q ˄ (~P) é equivalente à expressão ~(P → Q).
Assinale de forma correta a assertiva que representa a negação da seguinte proposição lógica: P1: “Ninguém foi à festa”.