Questões de Concurso Comentadas sobre choque e parada cardiorrespiratória em medicina

Foram encontradas 167 questões

Q3057104 Medicina
Ao executar protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP) em bebês e crianças com via aérea avançada estabelecida, é aconselhável alcançar um intervalo de frequência respiratória de 1 ventilação
Alternativas
Q2606842 Medicina

A respeito de reanimação cardiopulmonar (RCP), julgue o item subsequente.


Quanto aos vasoconstrictores usados na RCP, estudos recentes demonstram a superioridade da vasopressina em relação à adrenalina. 

Alternativas
Q2606840 Medicina

A respeito de reanimação cardiopulmonar (RCP), julgue o item subsequente.


Durante a RCP, ao se identificar a modalidade atividade elétrica sem pulso (AESP), é indicada desfibrilação imediata, seguida do retorno das compressões torácicas e da ventilação, com frequência 30:2, por 2 minutos, até se checar o ritmo novamente.  

Alternativas
Q2606839 Medicina

A respeito de reanimação cardiopulmonar (RCP), julgue o item subsequente.


Em caso de RCP em vítima de afogamento, é recomendado aplicar cinco respirações/ventilações de resgate assim que possível; após as ventilações, devem-se iniciar as compressões e, a partir daí, manter a frequência de trinta compressões para duas ventilações.

Alternativas
Q2606838 Medicina

A respeito de reanimação cardiopulmonar (RCP), julgue o item subsequente.


O uso de sulfato de magnésio durante a RCP é uma exceção, devendo ser feito apenas nos casos de taquicardia ventricular polimórfica com padrão torsades de pointes

Alternativas
Q2575426 Medicina

Os cuidados pós-parada cardiorrespiratória e retorno da circulação espontânea são componentes críticos do suporte avançado de vida e podem ser fator determinante no desfecho do paciente. Acerca das medidas que podem ser tomadas nesse período, julgue o item subsequente. 


A hipotermia deve ser utilizada em indivíduos comatosos e deve ser continuada por pelo menos 48 h. O objetivo da hipotermia induzida é manter a temperatura corporal entre 30 °C e 34 °C.

Alternativas
Q2574633 Medicina

Julgue o item subsequente.


O choque circulatório é uma condição clínica que se caracteriza pela má perfusão do sangue, ou seja, quando o sistema cardiovascular é incapaz de manter o suprimento de sangue necessário à oxigenação dos tecidos, o que pode resultar em hipóxia celular, podendo ser classificado em três tipos: Choque hipovolêmico, quando há redução no volume de sangue no organismo; Choque distributivo, proveniente de uma disfunção no coração, de forma que ele não consegue bombear a quantidade necessária de sangue; Choque cardiogênico, decorrente de processos inflamatórios intensos, como queimaduras graves, infecções bacteriana graves, reações inflamatórias secundárias, reações alérgicas graves, dentre outros.

Alternativas
Q2541507 Medicina
É sabido que pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória e recebem reanimação cardíaca imediata podem dobrar e até triplicar a chance de sobrevivência. Nessa perspectiva, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma parada cardíaca.
Sobre as técnicas de RCP para profissionais de saúde, qual a conduta no caso de RCP em adulto e com apenas um socorrista?
Alternativas
Q2539010 Medicina
Sobre as compressões torácicas de boa qualidade durante a RCP, todas as seguintes práticas são recomendadas, EXCETO:
Alternativas
Q2539005 Medicina
Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR) em um paciente adulto, seguindo o Protocolo SAMU 192 e as Guidelines da AHA 2015, após confirmar a ausência de pulso e iniciar a RCP, qual é a sequência correta de ações a serem tomadas quando o desfibrilador estiver disponível?  
Alternativas
Q2533269 Medicina
LPM masculino, 25 anos, negro, estudante, natural e residente de Goianira - Go, deu entrada no pronto atendimento do hospital com queixas de dor abdominal e em membros inferiores devido à trauma. O paciente foi trazido pelo SAMU, que já havia estabilizado a cervical e realizado o XABCDE do trauma, foi classificado em 12 na escala de Glasgow. O médico do SAMU informou que o paciente havia caído de uma arvore (+/- 3,00 m), durante a admissão do paciente, iniciou-se uma reavaliação de seu estado de saúde.
Ao exame físico, o paciente se encontrava em regular estado geral, hipocorado +/4+, lúcido, orientado no tempo e espaço e com fácies de dor. As vias aéreas se encontravam pérvias, o tórax não apresentava sinais de trauma, a expansibilidade encontrava-se preservada e não havia alterações na palpação e percussão do órgão. O abdome não apresentava hematomas, cicatrizes ou hérnias, não havia alterações na ausculta. Paciente apresentava dor à palpação, com sinal de descompressão brusca positiva, além de percussão maciça no hipocôndrio esquerdo.
O paciente apresentava-se hipotenso (7,5×4,5 mmHg), taquicárdico (125 bpm) e taquipneico (28 irpm). Durante a realização da reavaliação do paciente, o mesmo apresentou uma descompensação hemodinâmica, com piora do índice Glasgow.

O Índice de choque (shoch index) aproximado do paciente LPM e:
Alternativas
Q2501650 Medicina
Sobre os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) em adultos, marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2493524 Medicina
Sobre a abordagem do paciente com choque, analisar os itens.

I. O débito cardíaco e a pressão sanguínea estão reduzidos no choque cardiogênico.
II. O choque distributivo é caracterizado por uma vasoconstrição generalizada.
III. Sepse e anafilaxia são causas de choque distributivo.
IV. Tumores obstrutivos intratorácicos e pneumotórax hipertensivo são causas de choque cardiogênico.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2483815 Medicina
Os sintomas do choque são semelhantes quando a causa é um volume de sangue baixo ou função de bombeamento do coração inadequada. Nesse sentido, podemos afirmar ser um dos sintomas do choque:
Alternativas
Q2483814 Medicina
A respeito do choque, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2428220 Medicina

O suporte avançado de vida em Pediatria inclui a manutenção da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de qualidade associada à avaliação do ritmo cardíaco, desfibrilação, obtenção de acesso vascular, tratamento medicamentoso e manejo de via aérea avançada. São características de uma RCP de alta qualidade, exceto:

Alternativas
Q2427764 Medicina

lnúmeras condições podem levar à parada cardiorrespiratória (PCR) tanto de adultos como crianças, podendo os profissionais da saúde estarem expostos a este cenário a qualquer momento. Determinar e tratar as causas da PCR é fundamental para melhorar o desfecho de recuperação, considerando que algumas delas são reversíveis. Em relação ao mnemônico de causas "Hs e Ts" da PCR, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2425622 Medicina

Um paciente de 23 anos, politraumatizado pós-acidente automobilístico, é trazido à emergência e chega ligeiramente ansioso, com frequência cardíaca de 110 bpm e débito urinário de 25 mL/h. Em qual classe do choque hemorrágico ele se enquadra?

Alternativas
Q2406670 Medicina
Qual dos seguintes mediadores é primariamente responsável pelo desenvolvimento do choque anafilático durante uma reação alérgica grave? 
Alternativas
Q2377934 Medicina
Ao realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pelas compressões torácicas, deve-se manter ciclos de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: C
5: C
6: E
7: E
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: B
14: E
15: A
16: C
17: D
18: B
19: C
20: C