Questões de Concurso
Comentadas sobre doenças infecto-parasitárias em medicina
Foram encontradas 2.127 questões
Considerando que, para a emissão de atestado médico, há obrigatoriedade legal de notificação periódica de determinadas patologias, julgue o item a seguir.
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana deve ser notificada semanalmente, enquanto a síndrome da imunodeficiência adquirida deve ser notificada em até 48 horas.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item que se segue.
O diagnóstico principal para o caso é tuberculose, uma vez que o paciente é natural de um estado endêmico para doença e apresenta diabetes como um fator de risco para tuberculose pós-primária, além de os sintomas serem compatíveis e não ter havido melhora com amoxicilina/clavulanato.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item que se segue.
O diagnóstico principal é pneumonia, uma vez que o paciente apresenta tosse e febre compatíveis com a possibilidade, sendo a falha de tratamento com amoxicilina/clavulanato justificada pelo provável derrame pleural complicado observado no exame físico.
No que se refere à abordagem das queixas comuns em serviço de urgência, julgue o item seguinte.
A ausência do sinal de impulso da cabeça em um paciente com tontura ou vertigem aguda prolongada deve sugerir uma causa periférica de doença.
Considere os itens abaixo sobre verminoses e seus agentes causadores:
I - : Este parasita é um nematoide que provoca uma infecção intestinal. A transmissão ocorre por meio da ingestão de ovos presentes em alimentos ou água contaminados. Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia e, em casos graves, obstrução intestinal.
II - : Um platelminto causador de uma das verminoses mais comuns, transmitida pela penetração ativa de larvas na pele, normalmente em ambientes aquáticos contaminados. Os principais sintomas incluem febre, coceira e distúrbios intestinais, podendo evoluir para complicações hepáticas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:
1.(_)O rastreamento do câncer de colo uterino deve ser interrompido aos 60 anos, independentemente do histórico de exames anteriores;
2.(_)Mulheres que nunca tiveram relação sexual devem ser rastreadas para câncer de colo uterino, pois o HPV pode ser transmitido de outras formas;
3.(_)O rastreamento deve ser iniciado em mulheres sexualmente ativas com idade igual ou superior a 25 anos.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Com base nessa situação hipotética, a conduta adequada deve ser