Questões de Concurso Sobre epidemiologia em medicina

Foram encontradas 1.541 questões

Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Enfermeiro |
Q3324498 Medicina
Arboviroses são doenças causadas por vírus (arbovírus) transmitidos por meio da picada de mosquitos, principalmente fêmeas. Há uma arbovirose cujo vírus causador foi isolado pela primeira vez em macacos, em uma floresta de Kampala, Uganda, no ano 1947. O primeiro isolamento humano foi relatado na Nigéria, em 1953. Desde então, expandiu sua abrangência geográfica para vários países da África, Ásia, Oceania e Américas. A maioria das infecções são assintomáticas ou representam uma doença febril autolimitada semelhante a outras infecções. Entretanto, a associação da infecção viral com complicações neurológicas como microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram demonstradas por estudos realizados durante surtos da doença no Brasil e na Polinésia Francesa. Todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém, mulheres grávidas e pessoas acima de 60 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Esses riscos podem aumentar quando a pessoa tem alguma comorbidade. Essa infecção pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas. Estudos recentes indicam que mais de 50% dos pacientes infectados tornam-se sintomáticos. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. Manifestações mais comuns: febre baixa ( ≤38,5 ºC) ou ausente; exantema (geralmente pruriginoso e maculopapular craniocaudal) de início precoce; conjuntivite não purulenta; cefaleia, artralgia, astenia e mialgia; edema periarticular, linfonodomegalia. Além da manifestação clínica exantemática febril leve da infecção, o prurido é um sintoma importante durante o período agudo, podendo afetar as atividades cotidianas e o sono. Essa doença descrita é uma arbovirose.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença descrita anteriormente:
Alternativas
Q3297460 Medicina
Em relação ao controle epidemiológico da dengue, deve-se orientar os pacientes a tomarem a vacina dada na rede pública, a qual implica na faixa etária de:
Alternativas
Q3297458 Medicina
O não rastreamento do câncer de colo em mulheres muito jovens na rede pública se deve as observações de Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC), com isso, sob o ponto de vista epidemiológico, podemos inferir que:
Alternativas
Q3297453 Medicina
Quanto ao rastreio epidemiológico da hipertensão arterial, podemos inferir como correto: 
Alternativas
Q3294788 Medicina
No cuidado às intoxicações exógenas, a avaliação criteriosa e o estabelecimento de condutas baseiam-se em evidências clínicas e epidemiológicas. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. A anamnese detalhada deve incluir possíveis fontes de contaminação (químicas ou biológicas), orientando intervenções específicas.
II. A administração de antídotos demanda confirmação laboratorial inquestionável, devendo aguardar resultados definitivos antes de qualquer medida terapêutica.
III. A notificação compulsória de casos graves fortalece a vigilância, fornecendo dados para delinear estratégias preventivas.
IV. A oferta imediata e indiscriminada de líquidos e alimentos é recomendada em todos os casos de suspeita de intoxicação, independentemente do agente causador.


Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3293951 Medicina

Leptospirose é doença infecciosa decorrente de contato com urina de roedores infectados. Nesse sentido, leia as afirmativas abaixo:



I. A forma grave (síndrome de Weil) inclui icterícia, insuficiência renal e manifestações hemorrágicas,


II. O tratamento precoce com antibióticos reduz complicações, embora se aplique apenas na forma anictérica,


III. A profilaxia envolve controle de roedores e cuidados com água contaminada,


IV. A doença sempre progride para falência multiorgânica, sem possibilidade de intervenção eficaz.



Estão CORRETAS as afirmativas: 

Alternativas
Q3289971 Medicina
Assinale a alternativa que NÃO representa um agravo de cobertura da Secretaria de Vigilância em Saúde:
Alternativas
Q3289967 Medicina
Sobre a epidemiologia clínica e o raciocínio clínico, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3278930 Medicina
Com relação aos acidentes na faixa etária pediátrica, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q3278685 Medicina
Em 2023, o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) investigou a prevalência de hipertensão arterial nas capitais do Brasil.
Considerando os dados do estudo, qual das alternativas descreve adequadamente a relação entre idade, escolaridade, sexo e diagnóstico de hipertensão arterial na população adulta no conjunto das capitais brasileiras e no Distrito Federal?
Alternativas
Q3278678 Medicina
O Ministério da Saúde do Brasil estabeleceu uma lista de doenças e agravos de notificação compulsória, que são essenciais para a vigilância epidemiológica.
Considerando as recentes atualizações nessa lista, presentes na Portaria GM/MS no 5.201, de 15 de agosto de 2024, qual das seguintes afirmações sobre a notificação dessas condições está totalmente correta e alinhada às diretrizes estabelecidas? 
Alternativas
Q3278433 Medicina
Em um estudo epidemiológico sobre um surto de uma doença infecciosa em uma comunidade, a equipe de saúde está analisando os diferentes elos da cadeia epidemiológica para entender a dinâmica da transmissão da doença. É correto afirmar que a sequência dos elos na cadeia epidemiológica
Alternativas
Q3276840 Medicina
Sobre a dengue, que tem sido demanda recorrente nos serviços de urgência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3262714 Medicina
A avaliação de testes laboratoriais é fundamental para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Os testes diagnósticos são avaliados por meio de medidas estatísticas como sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN). A sensibilidade refere-se à capacidade do teste de identificar corretamente aqueles com a patologia X, enquanto a especificidade se refere à capacidade de identificar corretamente aqueles sem a patologia X. Um novo teste laboratorial para detectar uma doença hematológica foi desenvolvido e apresentou sensibilidade de 90% e especificidade de 85%, sugerindo que esse teste tem:
Alternativas
Q3259509 Medicina
Vacina de Influenza administrada atualmente no Brasil (2024) é a quadrivalente composta por 4 cepas. Qual delas NÃO está presente:
Alternativas
Q3259508 Medicina
Sobre as vacinas de dengue é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3259488 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA: Com relação a supressão da replicação viral que reduz os riscos de transmissão:
Alternativas
Q3253927 Medicina
O vírus chikungunya foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. Em 2014, o Brasil confirmou a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todos os estados brasileiros registram a transmissão do vírus. Sobre essa arbovirose, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3244792 Medicina
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Ângela, 53 anos, é tabagista com carga tabágica de 30 maços/ano. Após uma internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ela comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) pedindo apoio para cessar o tabagismo. Apesar de expressar desejo em parar de fumar, relata dificuldade em lidar com a ideia de abandonar o cigarro, sentindo irritabilidade, insônia e ansiedade só de pensar na cessação. Ela acredita que, se começar a praticar atividade física enquanto continua fumando, já estará cuidando bem de sua saúde.


Autoria própria
Com base no caso clínico de Ângela, quais fatores de risco cardiovasculares estão presentes e devem ser considerados no manejo de sua saúde? 
Alternativas
Q3242991 Medicina
 A síndrome HELLP é uma das mais relevantes emergências obstétricas. Esse acrônimo significa hemólise, aumento de enzimas hepáticas e plaquetopenia. Desenvolve-se em 10% a 20% das gestantes com pré-eclâmpsia grave/eclâmpsia e requer condutas específicas afim de assegurar o bem-estar materno-fetal. Assinale a conduta adequada mediante essa emergência.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: C
6: D
7: A
8: A
9: A
10: A
11: C
12: C
13: C
14: B
15: D
16: B
17: D
18: B
19: C
20: C