Questões de Medicina - Epidemiologia para Concurso

Foram encontradas 1.407 questões

Q3077379 Medicina
Em um estudo multicêntrico feito com pacientes da Atenção Primária à Saúde para analisar o desempenho de um novo teste para uma determinada doença, 1000 pessoas foram testadas, 150 pessoas testaram positivo e, entre essas, 45 foram confirmadas com a doença após teste diagnóstico ideal. Por outro lado, entre as pessoas com teste negativo, 20% se mostraram positivas após teste diagnóstico ideal. O valor preditivo positivo (VPP) do teste é:
Alternativas
Q3077378 Medicina
Analise a figura a seguir, que mostra o comportamento epidemiológico de um determinado problema de saúde.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a relação entre a tendência do número de diagnósticos e a mortalidade, a razão mais provável para o observado é:
Alternativas
Q3076346 Medicina
A asma é a doença crônica mais frequente na infância em todos os países do mundo.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao seu diagnóstico:

1. Em crianças, a espirometria, a medida da hiper responsividade brônquica (HRB) e exames que medem a inflamação nas vias aéreas inferiores auxiliam o diagnóstico de asma.
2. A espirometria antes e após o uso de broncodilatador (BD) deve ser realizada de rotina em todas as crianças com suspeita de asma.
3. A avaliação de alergia pela dosagem de IgE total, testes cutâneos de leitura imediata ou IgE específica sérica pode determinar se um ou mais alérgenos estão envolvidos na fisiopatologia da asma.
4. Essas características ou manifestações podem ocorrer em crises (exacerbações) leves, moderadas e graves e se manifestarem de maneira intermitente ou persistente (intercrise).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3068790 Medicina
Considerando o perfil epidemiológico atual do sarampo, assinale a opção que apresenta corretamente condutas aplicáveis a viajantes oriundos do Brasil que se dirigem a outros países.
Alternativas
Q3068789 Medicina
A Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil sofreu alterações significativas a partir de 2020. A respeito dos objetivos dessa vigilância no Brasil atualmente, analise os itens a seguir.

I. Identificar e monitorar a circulação e os padrões de ocorrência dos vírus respiratórios de importância para a saúde pública.

II. Monitorar a resistência dos vírus influenza e do SARS-CoV-2 aos antivirais atualmente disponíveis para tratamento.

III. Identificar grupos e fatores de risco para doenças causadas por vírus respiratórios de importância para a saúde pública,


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3065952 Medicina
Durante um surto de gastroenterite viral em uma região, foram notificados 1.000 casos confirmados da doença. Desses, 80 pacientes foram internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e 20 deles vieram a óbito. Considerando esses dados, qual é a taxa de letalidade dessa gastroenterite entre os pacientes que foram internados na UTI?
Alternativas
Q3065951 Medicina
Uma cidade com uma população total de 100.000 habitantes registrou 250 novos casos de tuberculose em um ano. Considerando esses dados, calcule a taxa de incidência de tuberculose na cidade para o ano e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3065948 Medicina
Durante uma epidemia de gripe em uma determinada região, as autoridades de saúde pública implementam medidas de vigilância epidemiológica para monitorar a propagação da doença. Sobre a Vigilância Epidemiológica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3065503 Medicina
Considere um menino branco, morador na capital do seu estado, 11 anos de idade, vacinação completa nacional na infância, conforme calendário nacional e previamente vacinado contra a febre amarela. Assinale a alternativa correta que contém a(s) vacina(s) que ele deverá receber. 
Alternativas
Q3065501 Medicina
Sobre as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao rastreamento das infecções sexualmente transmissíveis na população LGBTQIA+, é correto afirmar:
Alternativas
Q3065500 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde e os profissionais da vigilância epidemiológica e de serviços de saúde, houve um aumento de gestantes pertencentes a grupos mais vulneráveis com diagnóstico de sífilis. Assinale a alternativa que apresenta os grupos cujas ações precisam ser efetivas e específicas: 
Alternativas
Q3065494 Medicina
São consideradas medidas preventivas todas aquelas adotadas no sentido de evitar doenças ou suas consequências. Julgue os itens que apresentam corretamente as associações entre o tipo de prevenção e as medidas ou ações de saúde.

I prevenção primária — fluoretação da água.
II prevenção secundária — uso de próteses e órteses.
III prevenção terciária — treinamento do deficiente físico.
IV prevenção primária — autoexame das mamas.

Estão certos apenas os itens: 
Alternativas
Q3065492 Medicina
A prevenção primaria foi estabelecida e organizada de forma a prevenir a evolução de doenças através de critérios e métodos bem estabelecidos. Das alternativas, qual contempla um instrumento de prevenção primaria?
Alternativas
Q3063813 Medicina
A dengue é uma arbovirose endêmica no país, com potencial risco de óbitos, especialmente em epidemias. Na condução dos casos, a triagem com classificação de risco é de suma importância, para que o correto estadiamento ofereça tratamento prioritário e oportuno para os casos com sinais de alarme e para os casos graves. São sinais de alarme para a avaliação dos pacientes com dengue, de acordo com o Ministério da Saúde,
Alternativas
Q3060982 Medicina
A epidemiologia é uma ferramenta essencial para o controle de doenças em saúde pública. Na investigação de um surto de gastroenterite, foi observado que a taxa de ataque secundário foi mais alta entre membros de uma mesma família. Isso sugere que o principal modo de transmissão da doença é:
Alternativas
Q3059257 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

1. O SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
2. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória.
3. O seu uso sistemático, de forma centralizada, impossibilita a democratização da informação, uma vez que os profissionais de saúde e comunidade não possuem acesso à informação por serem sigilosas.
4. É um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3057272 Medicina
Tendo em vista que o diagnóstico da sífilis pode ser feito através de exames diretos para identificação do treponema ou de indiretos através da análise sorológica do paciente, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3057142 Medicina

Considere que um novo teste-diagnóstico foi estudado para uma doença e que foi comparado com um método padrão-ouro conforme dados apresentados na tabela acima. Com base na tabela e o nomograma de Fagan acima apresentados, julgue o item.


A acurácia de um teste é a probabilidade de acertar o diagnóstico (positivo nos doentes e negativos nos não doentes). No teste exposto a acurácia é de 94,5%.

Alternativas
Q3057141 Medicina

Considere que um novo teste-diagnóstico foi estudado para uma doença e que foi comparado com um método padrão-ouro conforme dados apresentados na tabela acima. Com base na tabela e o nomograma de Fagan acima apresentados, julgue o item.


Dado que o novo teste foi positivo para um indivíduo e que a probabilidade pré-teste da doença é de 10%, a probabilidade pós-teste é aproximadamente 65%.

Alternativas
Q3057140 Medicina

Considere que um novo teste-diagnóstico foi estudado para uma doença e que foi comparado com um método padrão-ouro conforme dados apresentados na tabela acima. Com base na tabela e o nomograma de Fagan acima apresentados, julgue o item.


O valor preditivo positivo de um teste — ou seja, a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado positivo ser realmente doente — é, no caso em questão, de cerca de 67%.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: B
5: A
6: D
7: D
8: D
9: A
10: E
11: D
12: B
13: B
14: A
15: A
16: D
17: C
18: C
19: C
20: C