Questões de Concurso Sobre geriatria em medicina

Foram encontradas 1.299 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Clínica Médica |
Q3249398 Medicina
Sobre os cuidados gerais com o paciente geriátrico em medicina interna, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3244295 Medicina
Paciente feminina, de 74 anos, veio à consulta de rotina queixando-se de dor lombar iniciada há aproximadamente 4 semanas após uma queda da própria altura em casa. Não havia história de fraturas prévias. A menopausa ocorrera aos 44 anos, sem uso de terapia de reposição hormonal. Submetia-se a tratamento para câncer de mama com inibidor de aromatase há 1 ano e negou uso de outros medicamentos. Trouxe raio X de coluna recente, evidenciando fratura moderada de T12 e L1. Diante do quadro, qual a conduta inicial mais adequada?
Alternativas
Q3244288 Medicina
Sobre as síndromes demenciais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3242886 Medicina
Uma mulher de 87 anos residente em uma instituição asilar apresenta quadro de agitação psicomotora, alucinações visuais e confusão mental, iniciado há dois dias. Seu histórico inclui demência de Alzheimer e hipertensão arterial sistêmica. Exames laboratoriais mostram: sódio sérico de 120 mEq/L, ureia de 58 mg/dL e creatinina de 1,6 mg/dL. Qual é o manejo mais adequado para este caso?
Alternativas
Q3242885 Medicina
Um idoso de 78 anos apresenta declínio cognitivo progressivo, alucinações visuais vívidas e flutuações marcantes no nível de atenção e alerta. Durante o exame neurológico, observa-se rigidez muscular e bradicinesia. A neuroimagem revela atrofia difusa sem lesões vasculares significativas. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3242884 Medicina
Um idoso de 82 anos apresenta linfadenopatia generalizada, perda de peso não intencional e fadiga persistente. Exames laboratoriais mostram: hemoglobina 10,5 g/dL, LDH elevada, biópsia de linfonodo com padrão histológico de proliferação de células pequenas a médias, marcadores CD20+, CD5+, ciclina D1+. Qual é a característica adicional mais associada a essa condição?
Alternativas
Q3242883 Medicina
Um idoso de 81 anos apresenta episódios de vertigem que duram minutos a horas, associados a perda auditiva progressiva unilateral e sensação de plenitude auricular. Testes de função vestibular mostram hiporreflexia unilateral e exames de imagem indicam lesão na região do ângulo pontocerebelar. Qual diagnóstico é mais provável?
Alternativas
Q3242882 Medicina
Uma idosa de 87 anos residente em uma instituição de longa permanência apresenta confusão mental, quedas recorrentes e aumento da sonolência diurna. Seu prontuário lista os seguintes medicamentos: amitriptilina 25 mg à noite, diazepam 5 mg à noite, omeprazol 20 mg pela manhã e furosemida 40 mg pela manhã. Qual é a conduta mais apropriada para manejar o caso?
Alternativas
Q3242880 Medicina
Um paciente de 80 anos, previamente hígido, apresenta dores ósseas generalizadas, fadiga e múltiplas infecções respiratórias nos últimos seis meses. Exames laboratoriais mostram: hemoglobina 9,2 g/dL, cálcio sérico 11,5 mg/dL, creatinina 2,3 mg/dL, eletroforese de proteínas com pico monoclonal na região gama. Radiografias revelam lesões líticas no crânio e na pelve. Qual achado adicional é mais esperado neste caso?
Alternativas
Q3242879 Medicina
Uma paciente de 85 anos, residente em uma instituição asilar, com histórico de demência vascular e uso crônico de cateter urinário, apresenta febre alta (39,5°C), delírio agudo e queda súbita do nível de consciência. Os exames laboratoriais revelam leucocitose com desvio para a esquerda, creatinina elevada de 2,2 mg/dL (previamente 1,0 mg/dL) e urina turva com nitrito positivo. A radiografia de abdômen não mostra sinais de obstrução. Qual é a complicação mais provável desse quadro clínico e a conduta emergencial adequada?
Alternativas
Q3242878 Medicina
Um idoso de 75 anos apresenta dor e rigidez muscular em cintura escapular e pélvica, com piora matinal, associado a VHS elevado. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3242877 Medicina
Uma paciente de 85 anos, institucionalizada em uma casa de repouso, apresenta agitação psicomotora e agressividade, colocando em risco a segurança dos cuidadores. Após tentativas não farmacológicas fracassadas, a equipe decide utilizar contenção física sem consulta prévia ao médico responsável. Qual princípio ético foi potencialmente violado?
Alternativas
Q3242875 Medicina
Sobre as síndromes demenciais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3231283 Medicina
Na atenção integral ao idoso, o planejamento é centrado na prevenção de quedas por meio de estratégias como exercícios supervisionados e correções no ambiente, no ajuste terapêutico com suplementação de cálcio e vitamina D para osteoporose, e no suporte à saúde mental com acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. O foco da equipe multiprofissional é integrar essas abordagens, conciliando tratamentos e prevenindo a polifarmácia, respeitando a individualidade e vulnerabilidade do paciente idoso. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3223166 Medicina
Importante fator para perda da acuidade visual do idoso, a seguinte alteração ocular é associada à catarata:
Alternativas
Q3223165 Medicina
O Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa, Ministério da Saúde (2021) dedica um tópico às especificidades da deglutição na população idosa.

Em relação à deglutição, é correto afirmar que
Alternativas
Q3223163 Medicina
A equipe multidisciplinar de uma unidade básica de saúde avalia as capacidades funcionais de uma senhora de 70 anos de idade. Por definição, as atividades avançadas de vida diária (AAVD) podem ser representadas, por exemplo, pela capacidade de
Alternativas
Q3223155 Medicina
Em relação à prescrição da metformina em um indivíduo diabético de 70 anos, é correto afirmar que a prescrição deve ser 
Alternativas
Q3223154 Medicina
Avalie se os objetivos terapêuticos almejados para a população de pacientes idosos portadores de diabetes mellitus tipo 2 e estratificados como frágeis/comprometidos incluem:

I. Reduzir o risco cardiovascular.
II. Reduzir as complicações microvasculares.
III. Reabilitação.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q3223151 Medicina
O médico clínico realiza o atendimento no pronto socorro de uma paciente idosa, sem antecedentes mórbidos. Ele suspeita do diagnóstico de delirium.

Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Delirium se manifesta de forma insidiosa ao longo dos meses.
( ) Alterações metabólicas ou hidroeletrolíticas associam-se ao delirium.
( ) As alterações cognitivas do delirium tendem a desaparecer, uma vez tratada a causa.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: B
5: C
6: E
7: D
8: E
9: E
10: B
11: E
12: A
13: D
14: B
15: A
16: D
17: C
18: B
19: C
20: B