Questões de Concurso
Sobre intoxicações exógenas em medicina
Foram encontradas 389 questões
Analise o texto a seguir e responda o que se pede:
FISICULTURISTA RAMON DINO, BRASILEIRO DO MR. OLYMPIA, REVELA USO DE ANABOLIZANTES
Ramon Dino, fisiculturista brasileiro vice-campeão do Mr. Olympia, revelou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que faz uso de anabolizantes, hormônios sintéticos utilizados para gerar um aumento no tamanho de alguns tecidos do corpo, como os músculos.
“Infelizmente, a gente tem que fazer uso dos anabolizantes. Todo atleta, para chegar naquela performance, tem que ter o uso do anabolizante como ajuda”, disse Dino, de 28 anos, que é o principal nome da atualidade no fisiculturismo brasileiro.
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fisicul turista-ramon-dino-brasileiro-do-mr-olympia-revela-uso-deanabolizantes-1.3441176. 24/04/24. (adaptado).
Sobre o tema, analise as sentenças a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
(__) Anabolizantes reduzem a produção de espermatozoides através de feedback negativo que bloqueia a liberação de sinais requeridos para a espermatogênese.
(__) O uso de anabolizantes em ciclos esporádicos não gera efeitos colaterais, por isso eles podem ser usados clinicamente no tratamento de algumas doenças.
(__) Os efeitos colaterais dos anabolizantes são sempre opostos entre homens e mulheres. Nas mulheres geram características sexuais masculinas e nos homens gera características femininas.
(__) Mesmo os anabolizantes inibindo a produção de serotonina, eles não estão associados a distúrbios emocionais ou psicológicos.
(__) Maior propensão a tumores hepáticos e renais, distúrbios cardiovasculares, hipertensão arterial e disfunção erétil, são alguns dos malefícios que podem ser causados pelos anabolizantes.
Assinale a alternativa com a CORRETA análise das afirmações sobre anabolizantes, respectivamente.
Analise o texto a seguir e responda o que se pede:
EPIDEMIA DE ALCOOLISMO NO BRASIL
No momento em que se discute a descriminalização do porte de drogas, uma substância lícita ameaça a saúde dos brasileiros: o álcool. Seis milhões de pessoas abusam da bebida e correm disco de dependência (...).
O consumo em excesso da bebida alcoólica compromete a vida profissional e familiar do usuário, com impactos na saúde coletiva e até na economia do país. Cerca de 12% das mortes no país são em decorrência do álcool e do tabaco, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O Ministério da Saúde calcula que entre 2010 e 2018, os gastos diretos e indiretos relacionados ao abuso da bebida chegaram a R$ 1,5 trilhão.
O dado mais preocupante da pesquisa é o avanço do abuso do álcool entre jovens de 18 a 24 anos. São pessoas que em breve vão entrar na fase mais produtiva da vida e podem ter esse período manchado pela dependência química (...).
A introdução do álcool na vida do adolescente e até da criança acontece por meio da glamourização da bebida, seja na mídia, entre os amigos ou na própria família. A falta de instrução sobre os efeitos nocivos da substância deixa o menor de idade ainda mais vulnerável à suposta sensação de prazer da droga.
Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/epidemia-dealcoolismo-no-brasil-1.3221346 23/04/24. (adaptado)
Analise o texto a seguir:
ANVISA MANTÉM PROIBIÇÃO AO CIGARRO ELETRÔNICO: POR QUÊ?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve, no último dia 19 de abril, a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos (vapes) no Brasil. A decisão nada mudou em relação à regra que já valia antes: embora sejam encontrados com relativa facilidade no comércio informal, esses dispositivos são banidos no país desde 2009...
Além da falta de evidências de longo prazo na hora de comparar os supostos benefícios com o cigarro tradicional, uma das maiores preocupações em relação ao vape é seu alto potencial viciante...
Por serem muito mais eficientes que um cigarro convencional em colocar a nicotina em circulação no sangue e fazê-la chegar ao cérebro, esses dispositivos “acostumariam” o usuário a uma dose muito maior, favorecendo a dependência.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/anvisamantem-proibicao-ao-cigarro-eletronico-por-que/ 23/04/24 (adaptado).
O agente mais provável da intoxicação descrita é:
Qual é a conduta mais apropriada no manejo de um paciente vítima de picada de escorpião?
- Dor e inchaço local (pé) - Manchas arroxeadas e sangramento no ferimento - Sangramento na gengiva - Urina escura.
O paciente levou fotos do animal, o que auxiliou na confirmação do acidente botrópico e início da conduta médica.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção correspondente
( ) Na maioria dos casos, o diagnóstico é clínico, baseado nas manifestações apresentadas pelo paciente; o diagnóstico etiológico, quando há identificação do animal, é pouco frequente. Na ausência de alterações clínicas, o paciente deve ser mantido em observação por 6 a 12 horas seguintes ao acidente.
( ) O hemograma pode auxiliar no diagnóstico através de achado de leucocitose, neutrofilia com desvio para a esquerda e plaquetopenia. O sumário de urina pode apresentar hematúria, leucocitúria e proteinúria.
( ) O soro ou antiveneno deve ser específico para cada tipo de acidente. A soroterapia deve ser realizada o mais rapidamente possível e o número de ampolas depende do tipo e da gravidade do acidente, sendo a via de administração endovenosa.
( ) Hidratação endovenosa deve ser iniciada precocemente para prevenir a insuficiência renal aguda.
( ) Para a administração de soro Antibotrópico, geralmente são indicadas de 2 a 4 ampolas.
A respeito das intoxicações exógenas relacione:
(a)Heparina
(b)Paracetamol
(c)Organofosforados
(d)Beta bloqueador
(e)Opioides
(1) naloxona
(2) n-acetil-cisteina
(3) glucagon
(4) atropina
(5) protamina
Está CORRETA a sequência:
O provável agente etiológico desse quadro é:
O antídoto indicado é:
Um médico da Operação Formosa, em Goiás, foi chamado para atender um militar vítima de envenenamento, em um acidente com uma cobra cascavel. Sobre o quadro clínico e manejo dessa intercorrência, assinale a opção INCORRETA.
Carolina levou seu filho de 7 (sete) anos, 20 quilos, para emergência devido picada de escorpião. Refere que criança "foi calçar o sapato, gritou e depois o escorpião caiu". Mãe trouxe o animal em um vidro o qual identificado ser da espécie Tityus serrulatus (patas amarelas). Paciente, no momento, refere apenas dor e parestesia local. Ao exame físico, observado paciente em bom estado geral, comunicativa, hidratada, corada, pulsos palpáveis e simétricos. No pé direito, observado presença de hiperemia e leve edema. Aparelhos respiratório, cardiovascular e gastrointestinal sem alterações. Sobre ocaso clínico, marque a alternativa correta.
De acordo com LONGO et al., assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Acidentes com animais peçonhentos, como a picada da aranha viúva-negra, produzem dor intensa e ________________________ abdominais e do dorso.
Sobre as características das intoxicações graves por etilenoglicol, avalie os itens a seguir.
I. Presença de acidose metabólica de ânion gap aumentado.
II. Aumento do “gap osmolar”,
III. Insuficiência renal e presença de cristais de oxalato de cálcio no exame de urina.
IV. Alterações neurológicas, como coma e neuropatias
Está correto o que se afirma em
“…A picada quase sempre é imperceptível e o quadro clínico decorrente do envenenamento é geralmente a forma cutânea (87 a 98% dos casos) de instalação lenta e progressiva, inicialmente bolha de conteúdo seroso incaracterístico, edema, evoluindo para enduração, equimose até a lesão característica com dor em queimação, lesões hemorrágicas focais, mescladas com áreas pálidas de isquemia (placa marmórea) e necrose… “
Essa descrição se refere a uma lesão causada por picada de:
No âmbito da toxicologia, existem conceitos que devem ser conhecidos para estudo do tema. Dentre os conceitos de toxicologia, julgue as afirmativas abaixo.
I. Intoxicação é um processo patológico causado por substâncias químicas exógenas e caracterizado por equilíbrio fisiológico.
II. Xenofóbico é o termo usado para designar substâncias estranhas ao organismo. Substâncias químicas estranhas quantitativamente ao organismo não são consideradas xenofóbicas do ponto de vista toxicológico.
III. Antídoto é um agente incapaz de antagonizar os efeitos tóxicos de substâncias.
Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s):