Questões de Concurso Sobre intoxicações exógenas em medicina

Foram encontradas 398 questões

Q3264378 Medicina
No caso de um paciente com história de exposição ao monóxido de carbono, a equipe deve estar atenta a alguns sinais e sintomas de alerta para o manejo do paciente, como no caso de relato de:
Alternativas
Q3263122 Medicina
Em relação aos aspectos pertinentes à intoxicação por arsênio e/ou seus compostos tóxicos que podem gerar urgências e emergências clínicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3243035 Medicina
Criança de 6 anos é levada ao pronto-socorro após picada por um escorpião do gênero Tityus. No exame físico, apresenta taquicardia (FC 140 bpm), sudorese profusa, tremores e sialorreia intensa. A avaliação inicial descarta sinais de insuficiência respiratória ou choque. Após administração do soro antiescorpiônico, persiste taquicardia grave associada a hipertensão arterial (PA 140/90 mmHg). Qual das seguintes condutas deve ser priorizada neste caso?
Alternativas
Q3235235 Medicina
Menino, 4 anos de idade, apresenta tosse com secreção e dificuldade para respirar de início abrupto e 2 evacuações diarreicas. Ao exame está sudoreico, com pupilas mióticas, FC = 85 bpm, FR = 28 mrm, SatO2 = 92%, pulsos palpáveis. Ausculta pulmonar com expansão e MV simétricos com sibilos bilaterais. Estava bem, passou o sábado com os pais, foram a um abrigo de cães onde brincou e abraçou os animais (todos vacinados, vermífugados e medicados para pulgas e carrapatos com solução aplicada naquele mesmo dia), foi lambido, mas não mordido ou arranhado. Almoçaram em uma rede de lanches e foram para a área de recreação infantil do shopping, nega quedas, ou contusões.
O diagnóstico e a conduta inicial mais adequados ao quadro são, respectivamente:
Alternativas
Q3235224 Medicina
Menino, 8 anos de idade, estava percorrendo trilha em reserva florestal e foi picado por cobra na perna direita a cerca de 10 cm do tornozelo. A cobra foi identificada como jararaca pelos guias acompanhantes. Refere muita dor no local. No posto do parque foi examinado, o membro inferior direito estava edemaciado e com equimose até o terço inferior da coxa. Foi realizado o tempo de coagulação em 2 tubos, com resultado de 15 minutos. O restante do exame físico estava normal.
O diagnóstico e a conduta indicada ao quadro são, respectivamente: 
Alternativas
Q3228865 Medicina
Qual é o método primário de escolha para controlar um paciente combativo que sofre de uma overdose por droga ilícita catecolaminérgica?
Alternativas
Q3223141 Medicina
Um homem de 32 anos, vítima de um grave acidente ofídico por cascavel, encontra-se em processo de reabilitação motora e respiratória. A apresentação de uma breve revisão do tema foi solicitada ao médico clínico.

O terceiro slide da apresentação encontra-se descrito a seguir.

Q9.png (328×220)

Em relação ao teor do slide, é correto afirmar que
Alternativas
Q3223140 Medicina
No ano de 2024, a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) mobilizou-se para a capacitação de profissionais de saúde no atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O médico-veterinário Airton Araújo, da SVS, pontuou que 70 % dos acidentes são provocados por serpentes , sendo a jararaca a causadora do maior número de casos.
(https://jornaloamapa.com/noticia/acidentes-com-animais-peconhentos)

Em relação às características da jararaca, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3223139 Medicina
Acidentes por animais peçonhentos, especialmente por mordedura de serpentes, são frequentes na região Norte do Brasil. Avalie se os procedimentos de primeiros socorros a serem adotados antes da chegada ao hospital incluem:

I. Lavar o local da picada com água e sabão.
II. Fazer um corte no local da picada.
III. Fazer um torniquete no membro afetado.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q3214453 Medicina
Homem de 21 anos é levado ao pronto-socorro após ser encontrado desacordado em casa. Ele apresentou 2 episódios de crises convulsivas, cedendo espontaneamente. O histórico é notável para transtornos depressivo e de déficit de atenção/hiperatividade. Ao exame inicial: temperatura: 38,3 °C; frequência cardíaca: 188 bpm; frequência respiratória: 10 ipm; pressão arterial: 122 × 72 mmHg; oximetria de pulso com saturação de oxigênio de 98% com máscara de oxigênio. Ele está confuso e sonolento, sem atividade convulsiva aparente. Não há sinais de trauma ou déficit neurológico focal. Há midríase simétrica; pele seca e avermelhada; membranas mucosas secas. O ECG mostra uma taquicardia de QRS largo (frequência de 180/min). Nesse paciente, a próxima melhor conduta é
Alternativas
Q3212843 Medicina
Um trabalhador que atuava numa sala que foi desinsetizada com piretroides procura o serviço de saúde relatando, 24 horas após a aplicação do produto, prurido cutâneo generalizado, rinorreia e lacrimejamento.
Assinale a alternativa que corresponde à conduta mais adequada nesse caso.
Alternativas
Q3198171 Medicina
Paciente do sexo masculino, 32 anos, é trazido ao serviço de emergência psiquiátrica manifestando quadro de início súbito (aproximadamente 6 horas) caracterizado por agitação psicomotora intensa, desorganização comportamental, alterações sensoperceptivas e discurso desconexo. Acompanhante refere que o paciente se apresentava previamente sem alterações do humor ou comportamento, quando iniciou consumo de substância estimulante de natureza indeterminada em contexto recreativo. Parâmetros vitais evidenciam: PA 165/100mmHg, FC 125bpm, temperatura axilar 37.8°C, pupilas midriáticas e hiperreflexia generalizada.
Considerando essa apresentação clínica, a neurobiologia das intoxicações agudas e os protocolos contemporâneos de manejo em emergências psiquiátricas, a abordagem terapêutica inicial mais apropriada é a
Alternativas
Q3196823 Medicina
O veneno da cobra coral contém primariamente componentes de neurotoxinas, que: 
Alternativas
Q3197028 Medicina
Acidentes com aranhas são quadros comuns e uma questão de saúde pública no Brasil, bem como é um agravo de notificação compulsória. A aranha responsável pela forma mais comum e grave dos acidentes com aranhas no Brasil é a 
Alternativas
Q3191568 Medicina
Um turista caminhando em uma trilha em Paraty, RJ, é picado por uma serpente jararaca, que foi morta e trazida pelo guia para confirmação. Diante do quadro, indique os sinais e sintomas esperados desse tipo de acidente e o soro antiofídico específico para essa situação.
Alternativas
Q3148240 Medicina

Considere o item abaixo sobre a intoxicação por metais pesados:



I - : Esse metal é comumente encontrado em indústrias de baterias e fundições. A intoxicação pode ocorrer por inalação ou ingestão, causando sintomas como anemia, distúrbios neurológicos e insuficiência renal em casos crônicos de exposição.



Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do item: 

Alternativas
Q3100472 Medicina
Paciente de 2 anos em sala de emergência, com queixa de início súbito de agitação psicomotora, midríase e aparentes alucinações. Familiar relata que paciente estava brincando na sala junto com sua irmã mais velha de 15 anos. A irmã estava com muitas cólicas menstruais, mas para tentar distrair o irmão, estavam brincando de escondeesconde. Ao voltar para a sala, paciente estava agitado e não consegue entender o que aconteceu. Sinais vitais indicam hipertermia e taquicardia. Qual a provável toxíndrome?
Alternativas
Q3073571 Medicina

Analise o texto a seguir e responda o que se pede:


FISICULTURISTA RAMON DINO, BRASILEIRO DO MR. OLYMPIA, REVELA USO DE ANABOLIZANTES


    Ramon Dino, fisiculturista brasileiro vice-campeão do Mr. Olympia, revelou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que faz uso de anabolizantes, hormônios sintéticos utilizados para gerar um aumento no tamanho de alguns tecidos do corpo, como os músculos.

   “Infelizmente, a gente tem que fazer uso dos anabolizantes. Todo atleta, para chegar naquela performance, tem que ter o uso do anabolizante como ajuda”, disse Dino, de 28 anos, que é o principal nome da atualidade no fisiculturismo brasileiro.


Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fisicul turista-ramon-dino-brasileiro-do-mr-olympia-revela-uso-deanabolizantes-1.3441176. 24/04/24. (adaptado). 

Sobre o tema, analise as sentenças a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).


(__) Anabolizantes reduzem a produção de espermatozoides através de feedback negativo que bloqueia a liberação de sinais requeridos para a espermatogênese.


(__) O uso de anabolizantes em ciclos esporádicos não gera efeitos colaterais, por isso eles podem ser usados clinicamente no tratamento de algumas doenças.


(__) Os efeitos colaterais dos anabolizantes são sempre opostos entre homens e mulheres. Nas mulheres geram características sexuais masculinas e nos homens gera características femininas.


(__) Mesmo os anabolizantes inibindo a produção de serotonina, eles não estão associados a distúrbios emocionais ou psicológicos.


(__) Maior propensão a tumores hepáticos e renais, distúrbios cardiovasculares, hipertensão arterial e disfunção erétil, são alguns dos malefícios que podem ser causados pelos anabolizantes.


Assinale a alternativa com a CORRETA análise das afirmações sobre anabolizantes, respectivamente.

Alternativas
Q3073568 Medicina

Analise o texto a seguir e responda o que se pede:


EPIDEMIA DE ALCOOLISMO NO BRASIL


     No momento em que se discute a descriminalização do porte de drogas, uma substância lícita ameaça a saúde dos brasileiros: o álcool. Seis milhões de pessoas abusam da bebida e correm disco de dependência (...).

    O consumo em excesso da bebida alcoólica compromete a vida profissional e familiar do usuário, com impactos na saúde coletiva e até na economia do país. Cerca de 12% das mortes no país são em decorrência do álcool e do tabaco, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O Ministério da Saúde calcula que entre 2010 e 2018, os gastos diretos e indiretos relacionados ao abuso da bebida chegaram a R$ 1,5 trilhão.

    O dado mais preocupante da pesquisa é o avanço do abuso do álcool entre jovens de 18 a 24 anos. São pessoas que em breve vão entrar na fase mais produtiva da vida e podem ter esse período manchado pela dependência química (...).

    A introdução do álcool na vida do adolescente e até da criança acontece por meio da glamourização da bebida, seja na mídia, entre os amigos ou na própria família. A falta de instrução sobre os efeitos nocivos da substância deixa o menor de idade ainda mais vulnerável à suposta sensação de prazer da droga.


Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/epidemia-dealcoolismo-no-brasil-1.3221346 23/04/24. (adaptado)

Sobre os efeitos do consumo de álcool na saúde, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3073567 Medicina

Analise o texto a seguir:


  ANVISA MANTÉM PROIBIÇÃO AO CIGARRO ELETRÔNICO: POR QUÊ?


    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve, no último dia 19 de abril, a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos (vapes) no Brasil. A decisão nada mudou em relação à regra que já valia antes: embora sejam encontrados com relativa facilidade no comércio informal, esses dispositivos são banidos no país desde 2009...

   Além da falta de evidências de longo prazo na hora de comparar os supostos benefícios com o cigarro tradicional, uma das maiores preocupações em relação ao vape é seu alto potencial viciante...

    Por serem muito mais eficientes que um cigarro convencional em colocar a nicotina em circulação no sangue e fazê-la chegar ao cérebro, esses dispositivos “acostumariam” o usuário a uma dose muito maior, favorecendo a dependência.


Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/anvisamantem-proibicao-ao-cigarro-eletronico-por-que/ 23/04/24 (adaptado). 

A respeito dos efeitos da nicotina no organismo, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: E
5: C
6: B
7: D
8: C
9: A
10: B
11: E
12: C
13: B
14: A
15: A
16: E
17: E
18: C
19: B
20: A