Questões de Concurso Sobre médico da família em medicina

Foram encontradas 1.536 questões

Q3295575 Medicina
Uma maternidade vinculada ao SUS identificou aumento de partos prematuros em gestantes idosas. Paralelamente, notou-se crescimento de hipertensão gestacional. Para reverter esse quadro, assinale a estratégia integrada.
Alternativas
Q3294974 Medicina

Técnicas de diagnóstico complementar, como a avaliação do pulso e a observação da língua em abordagens da medicina tradicional, podem ser associadas ao exame físico convencional.


Qual é a melhor forma de integrar esses métodos ao raciocínio clínico de maneira segura e eficaz?

Alternativas
Q3281249 Medicina
O SUS disponibiliza diversos métodos contraceptivos. Entre eles, o diafragma (que é um dispositivo colocado internamente na vagina, que cobre o colo do útero e bloqueia a passagem do espermatozoide) e os preservativos, feminino e masculino, (proteções físicas que envolvem os órgãos genitais, impedindo que o espermatozoide entre em contato com o útero). Há também o chamado DIU de cobre, dispositivo intrauterino em forma de T, colocado dentro do útero, que libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos. O DIU é considerado um contraceptivo de longa duração, podendo permanecer por até _______ no útero.

Complete a frase acima com a sentença correta:
Alternativas
Q3281212 Medicina
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo inovador que coloca a saúde no centro das necessidades da pessoa, da família e do território. Desempenha um papel crucial na reorganização da Atenção Primária à Saúde (SAPS) no Brasil, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são atribuições especificas do médico:

I. Realizar a atenção à saúde às pessoas e famílias sob sua responsabilidade;
II. Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros); em conformidade com protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, bem como outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores (federal, estadual, municipal ou Distrito Federal), observadas as disposições legais da profissão;
III. Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe;
IV. Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito;

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3279500 Medicina
Ana Cláudia, 28 anos, hígida, comparece para consulta de pré-natal. Primigesta, 12 semanas de gestação pela DUM, sem queixa, veio apresentar os resultados dos exames solicitados. Exame físico sem alterações com PA 110/66 mmHg. Resultados dos exames complementares: Hemoglobina 11,8mg/dL; tipo sanguíneo O negativo; glicemia de jejum de 88 mg/dL; urina rotina sem alterações; VDRL não reagente; anti-HIV não reagente; HbsAg não reagente; toxoplasmose IgM negativo e IgG positivo. Com base nos resultados apresentados, é CORRETO afirmar que a paciente:
Alternativas
Q3279499 Medicina
Rita de Cássia tem 48 anos e comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de perda involuntária e recorrente de pequenas quantidades de urina ao tossir e rir, nos últimos seis meses. Segundo ela, a situação compromete seu convívio social e relacionamento com o parceiro, pois se sente muito incomodada e constrangida. Nega dor ou ardência ao urinar. Refere dois partos normais, sem complicações obstétricas, e ciclos menstruais regulares. Nega comorbidades e uso crônico de medicações. Ao exame físico, observa-se um índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m², sem outras alterações significativas, e o exame ginecológico encontra-se normal. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa uma abordagem inicial adequada pelo médico de família e comunidade para a incontinência urinária desta paciente.
Alternativas
Q3279497 Medicina
Seu Antônio tem 55 anos é trabalhador rural e é etilista. Comparece a consulta com história que há duas semanas ao consertar a cerca de sua propriedade, feriu a mão esquerda com o arame. Ao retirar o curativo, a médica constata um abscesso na porção tenar da mão, de cerca de 3 cm, flutuando ao toque superficial. Em relação ao manejo deste abscesso pela médica de família e comunidade, qual a conduta correta?
Alternativas
Q3279495 Medicina
A filha do paciente José Tenório, 65 anos solicita visita domiciliar para o pai. Durante visita domiciliar você identifica paciente acamado após acidente vascular encefálico extenso com sequelas motoras, em uso de sonda nasoenteral para alimentação. Faz uso de anlodipino 5 mg duas vezes ao dia e amitriptilina 25 mg/noite para tratamento de hipertensão e dor crônica, respectivamente. Ao exame físico nota-se aumento de volume abdominal e evacuações ausentes há mais de cinco dias. Qual conduta imediata a ser realizada pelo(a) médico(a) de família e comunidade é CORRETA neste caso?
Alternativas
Q3278688 Medicina
Qual das seguintes alternativas descreve corretamente a estrutura e o funcionamento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no contexto do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)?
Alternativas
Q3278687 Medicina
Em uma Unidade de Saúde da Família, uma equipe acompanha Letícia, de 68 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão. Na consulta, ela resiste ao tratamento, alegando dificuldades com dieta e atividade física, mostrando frustração e desconfiança.
Diante desse cenário, qual conduta da equipe demonstra comunicação eficaz e centrada na pessoa, visando ao vínculo e à adesão?
Alternativas
Q3278684 Medicina
Em uma comunidade com alta prevalência de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), uma intervenção de saúde pública visa promover a adesão a padrões alimentares mais saudáveis, em consonância com o Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.
Considerando os múltiplos determinantes do comportamento alimentar e a complexidade dos sistemas alimentares contemporâneos, qual das seguintes estratégias é a mais eficaz para alcançar mudanças sustentáveis a longo prazo?
Alternativas
Q3278683 Medicina
Um paciente de 75 anos de idade, com histórico de insuficiência cardíaca e diabetes, apresenta dificuldades de locomoção devido a complicações de um acidente vascular cerebral isquêmico. Ele necessita de acompanhamento médico e de enfermagem frequente, além de sessões de fisioterapia para reabilitação motora. A equipe de atenção primária à saúde avalia que a frequência e a intensidade dos cuidados necessários ultrapassam a capacidade de atendimento da Unidade Básica de Saúde. Qual modalidade de Atenção Domiciliar (AD) é mais adequada para esse paciente?
Alternativas
Q3278682 Medicina
Em um município com recursos escassos, uma equipe de saúde da família decide implementar a Política Nacional de Humanização (PNH) para qualificar o cuidado e diminuir o absenteísmo. A equipe enfrenta resistência de alguns profissionais e apoio limitado da gestão municipal, que alega outras prioridades.
Diante desse contexto, qual a abordagem mais estratégica para a equipe da unidade promover a humanização de forma sustentável e alinhada aos princípios da PNH, considerando as dificuldades apresentadas? 
Alternativas
Q3278676 Medicina
Joana, de 78 anos de idade, é levada à consulta pelo filho, que relata dificuldades da mãe, nos últimos meses, para realizar atividades rotineiras que antes ela executava com facilidade, como ir ao mercado e cozinhar. A paciente também se queixa de esquecimentos frequentes e de falta de interesse em atividades que antes lhe davam prazer. Durante o exame, observam-se lentidão na fala e dificuldade em recordar o dia da semana.
Qual das seguintes condutas é a mais apropriada para iniciar a avaliação semiológica de Joana?
Alternativas
Q3278675 Medicina
Em uma cidade com cerca de 90 mil habitantes, um paciente de 16 anos de idade é atendido em uma Unidade Básica de Saúde com queixas de ansiedade intensa, isolamento social e dificuldade em manter o desempenho escolar. A mãe relata que o adolescente tem apresentado comportamento arredio, pouca comunicação e irritabilidade frequente. Durante a consulta, o médico identifica suspeita de sofrimento psíquico relacionado a possíveis transtornos mentais e uso prejudicial de álcool.
Considerando a necessidade de avaliação especializada e acompanhamento contínuo, para qual modalidade de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o paciente deve ser prioritariamente encaminhado?
Alternativas
Q3278671 Medicina
Em uma Unidade Básica de Saúde, a equipe discute como melhorar o acompanhamento de pacientes crônicos que frequentemente interrompem o tratamento.
Considerando os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), qual das alternativas melhor reflete a aplicação desses princípios para enfrentar esse desafio?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Provas: VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Clínica Médica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Alergia e Imunologia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Anestesiologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cardiologia Geral | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Clínica Médica/Oncologia Clínica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cardiologia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia do Aparelho Digestivo | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ecocardiografia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ecografia Vascular com Doppler | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Endoscopia Digestiva | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Endoscopia Respiratória | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Hematologia e Hemoterapia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Gastroenterologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Gastroenterologia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Genética Médica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ginecologia e Obstetrícia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ginecologia e Obstetrícia/Planejamento Familiar | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Hematologia e Hemoterapia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia Geral | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia Plástica/Cirurgia Craniomaxilofacial | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia Torácica/Cirurgia Oncológica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Cirurgia Vascular | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Infectologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Infectologia Hospitalar | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina de Emergência | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina de Família e Comunidade | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Médico do Adolescente | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina Intensiva | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina Intensiva Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Neurocirurgia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ortopedia e Traumatologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Patologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Pediatria/Endocrinologia Pediátrica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Pediatria | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Neurofisiologia Clínica | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Pneumologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina Laboratorial | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Neurologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Nutrologia (Adulto) | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Oftalmologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Ortopedia/Cirurgia de Mão | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Medicina Preventiva e Social | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Nefrologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Psiquiatria/Pronto-Socorro | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Psiquiatria da Infância e Adolescência | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Psiquiatria/Psicogeriatria | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Radiologia e Diagnóstico por Imagem/Neurorradiologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Reumatologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Urologia | VUNESP - 2025 - UNIFESP - Médico - Área: Neonatologia |
Q3275079 Medicina
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), assinale a alternativa que está de acordo com o conceito de Cuidado Centrado na Pessoa.
Alternativas
Q3274017 Medicina
Os transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade, são prevalentes na atenção básica e exigem abordagem adequada. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.O manejo de transtornos mentais na atenção primária deve incluir escuta qualificada, apoio psicossocial e, quando necessário, encaminhamento para serviços especializados.
II.O uso de antidepressivos no tratamento da depressão deve ser prescrito exclusivamente por psiquiatras, não podendo ser iniciado na atenção primária.
III.A abordagem da saúde mental na atenção básica deve considerar fatores psicossociais, incluindo suporte familiar e comunitário para a recuperação do paciente.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3274013 Medicina
 A relação médico-paciente é essencial para garantir um atendimento humanizado, baseado na confiança, comunicação eficaz e respeito à autonomia do paciente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A escuta ativa na relação médico-paciente favorece a adesão ao tratamento e melhora os resultados clínicos, pois o paciente sente-se acolhido e compreendido.
II.O Médico deve manter uma postura distante e objetiva, evitando interações emocionais com o paciente, pois a empatia pode comprometer a tomada de decisões clínicas.
III.A comunicação clara e adequada ao nível de compreensão do paciente é fundamental para garantir a segurança no tratamento e evitar erros médicos.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3249373 Medicina
Em relação à Equipe de Saúde da Família (eSF), as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: E
5: C
6: A
7: D
8: B
9: C
10: A
11: B
12: B
13: D
14: A
15: D
16: D
17: E
18: D
19: A
20: D