Questões de Medicina - Médico da Família para Concurso

Foram encontradas 1.370 questões

Q2548831 Medicina
Homem, 75 anos, com queixa de adenomegalia cervical, comparece em consulta médica para mostrar exames realizados. Hemograma: hemoglobina (Hb): 10,8 g/dl; Volume Corpuscular Médio (VCM): 88 fl; linfócitos: 102.000/mm³; plaquetas: 121.000/ml). Exame físico com linfonodomegalia cervical bilateral, sem demais alterações. Realizou imunofenotipagem de sangue periférico revelando marcadores de linfócito B maduro (CD19, CD20 e CD23) em conjunto com o marcador de linfócitos T-CD5. Diante do quadro clínico e dos exames complementares apresentados, qual é a principal suspeita diagnóstica?
Alternativas
Q2548829 Medicina
Homem, 29 anos, comparece à consulta médica por queixa de dores em quadril e em região lombar crônicas de início insidioso há três anos. Refere rigidez matinal e alívio da dor com exercício físico. Nega melhora ao repouso. Traz radiografia com sinais de sacroileíte. Teste de Schober positivo. Exames laboratoriais com taxa de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) elevadas. Presença do antígeno de histocompatibilidade HLA-B27. Diante desse quadro clínico, qual é a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2548820 Medicina
Homem, 72 anos, chega em consulta médica para um exame de rotina e questiona qual é a principal causa de morte em pessoas com idade acima de 70 anos. Qual deveria ser a resposta do profissional de saúde?
Alternativas
Q2545084 Medicina
Mulher, 21 anos, foi submetida ao exame de colpocitologia oncótica (CP), cujo resultado foi ASCUS. Qual é a próxima conduta a ser adotada?
Alternativas
Q2544991 Medicina
A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:


I. Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o princípio da equidade;


II. Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde; o estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, que parte do princípio de que a unidade de saúde deva receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes.


III. Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado


IV. Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção.


V. Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.


Estão CORRETAS: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: E