Questões de Concurso Sobre neurologia em medicina

Foram encontradas 4.713 questões

Q3143346 Medicina
Um paciente de 45 anos chega ao departamento de emergência com cefaleia intensa, confusão mental e fraqueza no lado esquerdo do corpo. Ele tem histórico de artrite reumatoide não controlada. Durante a avaliação, é solicitada uma ressonância magnética do crânio, que revela áreas de infarto cerebral múltiplo e lesões inflamatórias em territórios vasculares distintos. Após a administração de contraste, observa-se realce nodular em torno de pequenos vasos cerebrais. Qual é o diagnóstico mais provável para essa situação? 
Alternativas
Q3143336 Medicina
Durante uma angiografia cerebral, o paciente apresenta uma reação adversa ao meio de contraste, manifestada por urticária generalizada, hipotensão e dispneia. Qual é o tratamento de escolha para esta reação? 
Alternativas
Q3143335 Medicina
Um paciente do sexo masculino, 55 anos, foi submetido a uma ressonância magnética do crânio devido a episódios recorrentes de cefaleia. No exame, foi observada uma lesão expansiva única em contato amplo com o osso parietal esquerdo, com realce homogêneo após a administração de contraste. Qual é o diagnóstico mais provável deste caso?
Alternativas
Q3141095 Medicina
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo em uma área do cérebro, geralmente devido à formação de coágulos. A trombólise química é uma terapia que visa dissolver esses coágulos para restaurar o fluxo sanguíneo o mais rapidamente possível e minimizar os danos neurológicos. No AVC isquêmico, a trombólise química é feita com alteplase, cuja dose máxima é de:
Alternativas
Q3141094 Medicina
A trombólise química é uma das principais formas de tratar o acidente vascular isquêmico. Entretanto, é fundamental que se conheçam as suas contraindicações absolutas, dentre as quais, pode-se citar:
Alternativas
Q3141090 Medicina
A epilepsia é uma condição que decorre da descarga anormal de neurônios no cérebro. Nesse sentido, indique o item correto quanto ao tratamento medicamentoso desse quadro. 
Alternativas
Q3139629 Medicina
Homem, 45 anos, apresenta um quadro de hemiparesia súbita, disartria e desvio do olhar conjugado para o lado direito. A ressonância magnética revela um infarto isquêmico na ponte direita. A investigação etiológica identifica uma dissecção da artéria vertebral. Qual dos seguintes achados de imagem é mais sugestivo de dissecção arterial vertebral como causa do evento vascular?
Alternativas
Q3139628 Medicina
Homem, 40 anos, previamente saudável, apresenta fraqueza rapidamente progressiva, começando nas pernas e ascendendo para os braços, acompanhada de parestesias. Ele foi diagnosticado com uma infecção respiratória duas semanas antes dos sintomas. O exame físico revela fraqueza simétrica e arreflexia. O estudo do líquido cefalorraquidiano mostra aumento de proteínas com poucas células. Qual é o tratamento mais apropriado para o paciente?
Alternativas
Q3139627 Medicina
Paciente, 35 anos, apresenta episódios de cefaleia unilateral intensa, que dura entre quinze e cento e oitenta minutos, ocorrendo frequentemente à noite e associada à congestão nasal, lacrimejamento e sudorese ipsilateral. Os episódios ocorrem várias vezes ao dia, com padrão recorrente de salvas ao longo de semanas. Na cefaleia em salvas, as manifestações autonômicas, como lacrimejamento e congestão nasal, são frequentemente observadas durante as crises. Qual o mecanismo fisiopatológico mais provável que explica tais manifestações autonômicas?
Alternativas
Q3139626 Medicina
A cefaleia é uma das queixas mais comuns na prática médica, sendo considerada o motivo primordial das consultas em neurologia. Além de ser extremamente prevalente, ocorrendo em até 93% dos homens e 99% das mulheres ao longo da vida, a cefaleia é descrita como uma das principais causas mundiais de incapacidade, caracterizando a segunda principal causa de anos vividos com incapacidade. São sinais de alarme (red flags) nas cefaleias, EXCETO:
Alternativas
Q3139625 Medicina
O diagnóstico de epilepsia envolve uma avaliação clínica detalhada e exames complementares, sendo o Eletroencefalograma (EEG) um dos mais utilizados. No entanto, alguns padrões de EEG são específicos para determinadas síndromes epilépticas. Qual dos padrões a seguir é mais frequentemente associado à epilepsia ausência infantil?
Alternativas
Q3139624 Medicina
Homem, 45 anos, se apresenta com cefaleias matinais, náuseas e episódios de vômitos nos últimos dois meses. O exame de imagem revela uma lesão expansiva na fossa posterior, ocupando o espaço adjacente ao cerebelo e comprimindo o tronco encefálico. Com base na localização da lesão e nos sintomas, qual é o tumor mais provável?
Alternativas
Q3139623 Medicina
A hipertensão intracraniana é uma emergência neurológica que pode resultar em herniação cerebral, uma condição de risco de vida. Qual dos seguintes sinais clínicos é mais indicativo de hipertensão intracraniana iminente?
Alternativas
Q3139622 Medicina
Homem, 72 anos, é trazido ao hospital devido a quedas frequentes e confusão mental intermitente. Nos últimos meses, sua família notou alucinações visuais recorrentes. O exame físico revela rigidez muscular e bradicinesia. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3139621 Medicina
Paciente, sexo feminino, 25 anos, apresenta fraqueza muscular progressiva, especialmente nos membros superiores, com dificuldade para levantar os braços acima da cabeça. O exame físico revela atrofia muscular dos músculos deltoides e escápula alada. O exame genético confirma uma deleção no gene da distrofina. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3139620 Medicina
A narcolepsia é uma desordem crônica do sono caracterizada por uma sonolência excessiva durante o dia e ataques irresistíveis de sono. Estudos mostram que esse distúrbio está relacionado à deficiência de um neuropeptídeo específico; assinale-o.
Alternativas
Q3131615 Medicina
O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo e exige uma avaliação multiprofissional abrangente. Considerando os métodos e ferramentas utilizados no diagnóstico do TEA, qual das seguintes afirmações está CORRETA?
Alternativas
Q3130593 Medicina
Paciente feminina, 35 anos, com diagnóstico de Esclerose Múltipla remitente-recorrente, relata um sintoma característico que ocorre quando flexiona o pescoço para frente: uma sensação de choque elétrico que percorre a coluna vertebral e irradia para os membros inferiores. Qual o nome deste sinal semiológico e sua fisiopatologia?
Alternativas
Q3130592 Medicina
Paciente masculino, 67 anos, hipertenso, apresenta quadro súbito de disartria, hemiparesia direita desproporcionada (face e membro superior > membro inferior), hemihipoestesia direita e extinção sensorial tátil à direita. Tomografia computadorizada de crânio sem contraste realizada 2 horas após início dos sintomas demonstra hipodensidade focal subcortical comprometendo substância branca da coroa radiada e centro semioval à esquerda, associado a hiperdensidade espontânea em segmento M2 de artéria cerebral média ipsilateral. Angio-TC evidencia oclusão em M2 superior esquerdo. ASPECTS 8. Na correlação entre achados tomográficos e implicações terapêuticas, selecione a afirmativa correta:
Alternativas
Q3130591 Medicina
No sistema nervoso central, o lobo floculonodular do cerebelo desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio corporal e do controle dos movimentos oculares. Sua função é mediada principalmente por conexões com:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: B
6: D
7: D
8: D
9: D
10: D
11: D
12: B
13: D
14: D
15: C
16: D
17: C
18: A
19: C
20: E