Questões de Concurso Sobre parasitologia clínica em medicina

Foram encontradas 103 questões

Q3262723 Medicina
Um teste de ELISA para anticorpos IgG contra Trypanosoma cruzi foi realizado em um homem adulto, residente de região endêmica para Doença de Chagas e com sintomas inespecífi cos como fadiga e palpitações, e apresentou resultado positivo. Considerando a necessidade de confirmação diagnóstica, a melhor conduta complementar para confirmar a infecção crônica por T. cruzi é:
Alternativas
Q3224571 Medicina
O quadro clínico geral das parasitoses intestinais, na grande maioria dos casos, é oligossintomático ou assintomático. Os sintomas geralmente são inespecíficos, como diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal inespecífica, distensão abdominal, má absorção e desnutrição. Entretanto, cada parasitose pode apresentar-se com uma clínica mais específica, principalmente em virtude de sua localização, em sítios específicos no intestino.
Qual alternativa apresenta uma associação CORRETA entre o tipo de parasito e os aspectos clínicos mais peculiares da parasitose?
Alternativas
Q3219948 Medicina
L. C. S., 4 anos, compareceu à Unidade de Pronto Atendimento com queixa de prurido anal noturno há uma semana, sem demais queixas. Prontamente, o médico suspeitou de enterobíase, que é a parasitose causada pelo helminto Enterobius vermicularis, e logo solicitou um exame específico para confirmar essa parasitose, cuja técnica consiste em recolher os ovos que ficam na região anal, perianal e perineal pela parte adesiva e aplicar sobre uma lâmina para visualização por microscopia. Esse exame que o médico solicitou e que confirmou a hipótese do médico foi de: 
Alternativas
Q3201170 Medicina
Qual a fase do ciclo evolutivo do agente etiológico da malária é responsável por infectar os seres humanos?
Alternativas
Q3201160 Medicina
Qual o agente etiológico da Amebíase?
Alternativas
Q3134437 Medicina
A infecção da esquistossomose mansônica ocorre principalmente em áreas onde o saneamento básico é precário, facilitando o contato com águas contaminadas, onde o ciclo do parasita se completa. Sobre essa patologia, analise os itens a seguir.

I.A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção.
II.Com cerca de 3 a 7 semanas após a exposição, pode ocorrer a febre de Katayama, caracterizada por linfadenopatia, febre, anorexia, dor abdominal e cefaleia.
III.O tratamento de primeira escolha é o antiparasitário albendazol.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3134430 Medicina
Com relação à doença de Chagas, analise os itens a seguir.

I.A transmissão vertical ocorre em função da passagem do Trypanosoma cruzi (T. Cruzi) de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gestação ou o parto.
II.O diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas é determinado pela presença de parasitos circulantes em exames parasitológicos diretos de sangue periférico (exame a fresco, esfregaço, gota espessa).
III.O paciente chagásico pode albergar o T. cruzi no sangue e/ou tecidos por toda a vida, sendo assim reservatório para os vetores com os quais tiver contato.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3130391 Medicina
O tratamento padrão para escabiose em adultos, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, é:
Alternativas
Q3088289 Medicina
M. B. S., sexo feminino, 5 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde acompanhada da genitora que relata que a paciente tem apresentado corrimento vaginal há 1 semana. A genitora relata ainda que a paciente apresenta prurido anal intenso à noite que está atrapalhando o sono da criança. Nega demais sintomas. De acordo com o quadro da paciente, o parasita mais provável de estar causando os sintomas na paciente é:
Alternativas
Q3059280 Medicina
Assinale a alternativa que indica corretamente o exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco.
Alternativas
Q3059279 Medicina
Assinale a alternativa que indica corretamente o método que detecta larvas vivas por meio de hidrotropismo e termotropismo positivo. É utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis.
Alternativas
Q2560497 Medicina
Um escolar apresenta queixas há dois meses de dor abdominal e episódios intermitentes de diarreia sem a presença de muco, pus ou sangue. O exame físico não apresentou anormalidades. O pediatra solicitou exame parasitológico de fezes que mostrou a presença de cistos de Giardia lamblia e larvas de Strongyloides stercoralis. Entre os seguintes, o melhor tratamento nesse caso é:
Alternativas
Q2546357 Medicina
É uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. Entre as manifestações clínicas mais importantes estão edemas de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade.

A descrição refere-se a doença parasitária denominada de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Médico Pediatra |
Q2484244 Medicina
A principal manifestação clínica presente na parasitose intestinal causada pelo Enterobius vermicularis na infância é:
Alternativas
Q2373651 Medicina
O método da fita adesiva é empregado na parasitologia para pesquisa de ovos de Enterobius vermiculares (Oxiurus). Este consiste na coleta por meio de uma fita adesiva transparente, pressionada na região anal e perianal, posteriormente devendo ser disposta cuidadosamente em uma lâmina para ser analisada.

De acordo com o contexto e considerando os métodos de diagnóstico em parasitologia, o indicado para a pesquisa de Oxiurus é o:
Alternativas
Q2378087 Medicina
É utilizado para a pesquisa de cistos, oocistos, ovos e larvas. Fundamenta-se na sedimentação espontânea em água, sendo indicado para recuperação de ovos considerados pesados como os de Taenia spp, S. mansoni e ovos inférteis de A. lumbricoides.

Esta é a definição de:
Alternativas
Q2321079 Medicina
O diagnóstico confirmado da esquistossomose é feito pela detecção de ovos nas fezes. O método Kato-Katz (KK) é recomendado para inquéritos de rotina nas áreas endêmicas e investigações epidemiológicas. Esse método possibilita a visualização e a contagem dos ovos por grama de fezes, o que permite avaliar a intensidade da infecção e pode servir como controle de cura.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298759 Medicina
A dengue é uma doença viral que encontra no Brasil e em outros países tropicais condições ambientais ideais para a proliferação do vetor. É considerada um grave problema de saúde pública. Sobre a doença, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298755 Medicina
Em relação às recomendações abaixo:

I. Cloroquina por 3 dias e primaquina por 7 dias para malária vivax não-complicada em adultos.
II. Artemeter e lumefantrina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
III. O tratamento de recorrência de malária vivax se faz preferencialmente com artemeter e lumefantrina, ou artesunato e mefloquina por 3 dias, mais primaquina por 14 dias.
IV. Artesunato e mefloquina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
V. Não é recomendado usar primaquina em malária vivax em bebês com menos de 6 meses de idade e gestantes.

Assinale a alternativa que mostra todas as recomendações corretas do Ministério da Saúde para tratamento de malária não-complicada no Brasil: 
Alternativas
Q2181721 Medicina
Assinale a alternativa que cita o parasita que NÃO corresponde a um nematódeo.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: B
5: A
6: A
7: B
8: E
9: C
10: B
11: D
12: D
13: A
14: D
15: B
16: E
17: C
18: C
19: B
20: D