Questões de Concurso Sobre parasitologia clínica em medicina

Foram encontradas 97 questões

Q3134437 Medicina
A infecção da esquistossomose mansônica ocorre principalmente em áreas onde o saneamento básico é precário, facilitando o contato com águas contaminadas, onde o ciclo do parasita se completa. Sobre essa patologia, analise os itens a seguir.

I.A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção.
II.Com cerca de 3 a 7 semanas após a exposição, pode ocorrer a febre de Katayama, caracterizada por linfadenopatia, febre, anorexia, dor abdominal e cefaleia.
III.O tratamento de primeira escolha é o antiparasitário albendazol.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3134430 Medicina
Com relação à doença de Chagas, analise os itens a seguir.

I.A transmissão vertical ocorre em função da passagem do Trypanosoma cruzi (T. Cruzi) de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gestação ou o parto.
II.O diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas é determinado pela presença de parasitos circulantes em exames parasitológicos diretos de sangue periférico (exame a fresco, esfregaço, gota espessa).
III.O paciente chagásico pode albergar o T. cruzi no sangue e/ou tecidos por toda a vida, sendo assim reservatório para os vetores com os quais tiver contato.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088289 Medicina
M. B. S., sexo feminino, 5 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde acompanhada da genitora que relata que a paciente tem apresentado corrimento vaginal há 1 semana. A genitora relata ainda que a paciente apresenta prurido anal intenso à noite que está atrapalhando o sono da criança. Nega demais sintomas. De acordo com o quadro da paciente, o parasita mais provável de estar causando os sintomas na paciente é:
Alternativas
Q3059280 Medicina
Assinale a alternativa que indica corretamente o exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco.
Alternativas
Q3059279 Medicina
Assinale a alternativa que indica corretamente o método que detecta larvas vivas por meio de hidrotropismo e termotropismo positivo. É utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis.
Alternativas
Q3012068 Medicina
Escolar apresentou quadro febril havia 4 semanas, embora permanecesse em bom estado geral. Nesse período, foi medicado com antibióticos de amplo espectro diferentes em 2 ciclos completos, os quais não lograram êxito em cessar o sintoma febril. No exame físico, foi observado apenas hepatomegalia a 5 cm do rebordo costal direito. O exame de hemograma completo mostrou hemoglobina: 13 g/dL, hematócrito: 40%, leucócitos: 50.000/mm3 , com 60% de eosinófilos.

A partir desse caso clínico, julgue o item que se segue.  

Exame parasitológico de fezes pelo método de Baerman-Moraes tem 90% de acurácia no diagnóstico do caso em tela. 
Alternativas
Q3012059 Medicina
Julgue o item subsequente, a respeito das parasitoses intestinais.


O exame parasitológico de fezes Baermann-Moraes avalia a estrutura dos ovos de helmintos. 
Alternativas
Q3012058 Medicina
Julgue o item subsequente, a respeito das parasitoses intestinais.

O Ancylostoma duodenale, ao penetrar na pele, provoca prurido e uma dermatite característica, a larva migrans.

Alternativas
Q3012057 Medicina

Julgue o item subsequente, a respeito das parasitoses intestinais.


Strongyloides stercoralis, Entamoeba histolytica, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus são parasitas de ciclo pulmonar, no homem, e provocam a síndrome de Löeffler. 


Alternativas
Q2560497 Medicina
Um escolar apresenta queixas há dois meses de dor abdominal e episódios intermitentes de diarreia sem a presença de muco, pus ou sangue. O exame físico não apresentou anormalidades. O pediatra solicitou exame parasitológico de fezes que mostrou a presença de cistos de Giardia lamblia e larvas de Strongyloides stercoralis. Entre os seguintes, o melhor tratamento nesse caso é:
Alternativas
Q2546357 Medicina
É uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. Entre as manifestações clínicas mais importantes estão edemas de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade.

A descrição refere-se a doença parasitária denominada de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Médico Pediatra |
Q2484244 Medicina
A principal manifestação clínica presente na parasitose intestinal causada pelo Enterobius vermicularis na infância é:
Alternativas
Q2378087 Medicina
É utilizado para a pesquisa de cistos, oocistos, ovos e larvas. Fundamenta-se na sedimentação espontânea em água, sendo indicado para recuperação de ovos considerados pesados como os de Taenia spp, S. mansoni e ovos inférteis de A. lumbricoides.

Esta é a definição de:
Alternativas
Q2373651 Medicina
O método da fita adesiva é empregado na parasitologia para pesquisa de ovos de Enterobius vermiculares (Oxiurus). Este consiste na coleta por meio de uma fita adesiva transparente, pressionada na região anal e perianal, posteriormente devendo ser disposta cuidadosamente em uma lâmina para ser analisada.

De acordo com o contexto e considerando os métodos de diagnóstico em parasitologia, o indicado para a pesquisa de Oxiurus é o:
Alternativas
Q2321079 Medicina
O diagnóstico confirmado da esquistossomose é feito pela detecção de ovos nas fezes. O método Kato-Katz (KK) é recomendado para inquéritos de rotina nas áreas endêmicas e investigações epidemiológicas. Esse método possibilita a visualização e a contagem dos ovos por grama de fezes, o que permite avaliar a intensidade da infecção e pode servir como controle de cura.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298759 Medicina
A dengue é uma doença viral que encontra no Brasil e em outros países tropicais condições ambientais ideais para a proliferação do vetor. É considerada um grave problema de saúde pública. Sobre a doença, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298755 Medicina
Em relação às recomendações abaixo:

I. Cloroquina por 3 dias e primaquina por 7 dias para malária vivax não-complicada em adultos.
II. Artemeter e lumefantrina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
III. O tratamento de recorrência de malária vivax se faz preferencialmente com artemeter e lumefantrina, ou artesunato e mefloquina por 3 dias, mais primaquina por 14 dias.
IV. Artesunato e mefloquina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
V. Não é recomendado usar primaquina em malária vivax em bebês com menos de 6 meses de idade e gestantes.

Assinale a alternativa que mostra todas as recomendações corretas do Ministério da Saúde para tratamento de malária não-complicada no Brasil: 
Alternativas
Q2227399 Medicina
Secretaria registra quarto caso humano de leishmaniose no
DF em 2008

A Secretaria de Saúde confirmou o quarto caso humano de leishmaniose no Distrito Federal em 2008, todos em Sobradinho. Com o caso registrado em outubro, o número este ano supera o de infectados no ano passado, quando três pessoas contraíram a doença. (...) Em 2006, duas pessoas morreram por causa de leishmaniose. 

Internet:<www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
O diagnóstico laboratorial do calazar é confirmado por meio de
Alternativas
Q2227391 Medicina
Com relação à teníase, julgue os itens a seguir.
I Pode manifestar-se com dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarréia ou constipação. II Tem como agentes etiológicos a Taenia solium, a Taenia saginata e o Trichuris trichiura. III É adquirida quando da ingestão de carne de boi ou de porco malcozida, que contém as larvas do parasito. IV A medicação de primeira escolha para o tratamento dessa parasitose é a ivermectina em dose única.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q2181721 Medicina
Assinale a alternativa que cita o parasita que NÃO corresponde a um nematódeo.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: D
6: E
7: E
8: E
9: C
10: D
11: A
12: D
13: E
14: B
15: C
16: C
17: B
18: D
19: B
20: D