Questões de Concurso
Sobre parasitologia clínica em medicina
Foram encontradas 103 questões
Qual alternativa apresenta uma associação CORRETA entre o tipo de parasito e os aspectos clínicos mais peculiares da parasitose?
I.A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção.
II.Com cerca de 3 a 7 semanas após a exposição, pode ocorrer a febre de Katayama, caracterizada por linfadenopatia, febre, anorexia, dor abdominal e cefaleia.
III.O tratamento de primeira escolha é o antiparasitário albendazol.
É CORRETO o que se afirma em:
I.A transmissão vertical ocorre em função da passagem do Trypanosoma cruzi (T. Cruzi) de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gestação ou o parto.
II.O diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas é determinado pela presença de parasitos circulantes em exames parasitológicos diretos de sangue periférico (exame a fresco, esfregaço, gota espessa).
III.O paciente chagásico pode albergar o T. cruzi no sangue e/ou tecidos por toda a vida, sendo assim reservatório para os vetores com os quais tiver contato.
É CORRETO o que se afirma em:
A descrição refere-se a doença parasitária denominada de:
De acordo com o contexto e considerando os métodos de diagnóstico em parasitologia, o indicado para a pesquisa de Oxiurus é o:
Esta é a definição de:
I. Cloroquina por 3 dias e primaquina por 7 dias para malária vivax não-complicada em adultos.
II. Artemeter e lumefantrina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
III. O tratamento de recorrência de malária vivax se faz preferencialmente com artemeter e lumefantrina, ou artesunato e mefloquina por 3 dias, mais primaquina por 14 dias.
IV. Artesunato e mefloquina por 3 dias, com primaquina no primeiro dia, em casos de malária falciparum não-complicada em homens adultos.
V. Não é recomendado usar primaquina em malária vivax em bebês com menos de 6 meses de idade e gestantes.
Assinale a alternativa que mostra todas as recomendações corretas do Ministério da Saúde para tratamento de malária não-complicada no Brasil: