Questões de Concurso Comentadas sobre pneumologia em medicina

Foram encontradas 1.706 questões

Q3169425 Medicina
        João, que tem 40 anos de idade e trabalha em um setor administrativo de uma grande empresa há 12 anos, refere ter começado com quadro de falta de ar e tosse crônica nos últimos meses, embora não consiga precisar bem o período de início. O quadro tende a se manifestar com maior intensidade no ambiente de trabalho, mas se mantém também nos finais de semana. Ao exame clínico, apresenta sibilos difusos em ambos os pulmões, sem crepitação nem outros sinais relevantes para o caso. Nega febre associada ao quadro e histórico de asma brônquica. 

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir.  


O quadro apresentado por João sugere exposição a agente irritante ou alergênico. 

Alternativas
Q3169387 Medicina
Quanto ao edema agudo pulmonar, julgue o item que se segue.
O edema pulmonar não cardiogênico pode ser causado pela síndrome da angústia respiratória aguda, por infecções graves ou intoxicações. 
Alternativas
Q3169373 Medicina

Acerca das emergências clínicas, julgue o item a seguir.


Pesquisas sugerem que mulheres têm maior probabilidade de apresentar sintomas de dor torácica atípica em comparação aos homens, o que torna o processo diagnóstico mais complicado. 

Alternativas
Q3169372 Medicina
        Um paciente com 45 anos de idade, natural do Rio de Janeiro, comparece ao atendimento com queixa principal de tosse. Apresenta um quadro de tosse há mais de 1 mês, que ocorre inicialmente somente pela manhã e atualmente com maior frequência, com expectoração amarelo-esverdeada. Associado a esse sintoma apresenta febre, que ocorre geralmente no período vespertino e que já dura duas semanas, além de uma fadiga fora do habitual. Na semana anterior foi ao pronto-socorro, tendo-lhe sido receitados amoxicilina e clavulanato por 7 dias. Contudo, não apresentou melhora significativa. Paciente relata estar sedentário e não estar tratando de modo adequado a diabetes, o que resultou em aumento recente da medicação. O paciente nega sintomas de vias aéreas superiores e dispneia e sibilos. Possui antecedentes pessoais como diabetes tipo 2 e é ex-tabagista 20 maços/ano. Informa fazer uso de metformina e glicazida. O exame físico evidencia paciente acianótico, anictérico, corado, hidratado, orientado em tempo e espaço. Outros dados relevantes: IMC 38; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros, FC 95 bpm, PA 130 mmHg × 80 mmHg; sons respiratórios presentes bilaterais, crepitação pulmonar em região infraclavicular direita. Apresenta expansibilidade ligeiramente reduzida em hemitórax direito, percussão submaciça em região infraclavicular direita, frêmito tóraco-vocal aumentado em região infraclavicular direita, ausência de esforço respiratório, FR 20 irpm, SpO2 94% a.a.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item que se segue.


O diagnóstico principal para o caso é tuberculose, uma vez que o paciente é natural de um estado endêmico para doença e apresenta diabetes como um fator de risco para tuberculose pós-primária, além de os sintomas serem compatíveis e não ter havido melhora com amoxicilina/clavulanato. 

Alternativas
Q3169331 Medicina
        Uma paciente de 61 anos de idade, ex-tabagista de 30 anos/maço, compareceu ao pronto atendimento com piora da tosse produtiva e da dispneia havia uma semana. Ela relatou ter sido internada em duas outras ocasiões no ano, a despeito do uso regular de formoterol. Ao exame físico apresentava: saturação de oxigênio em ar ambiente (SO2) de 88%, frequência respiratória de 27 rpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, frequência cardíaca de 106 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos com bulhas normofonéticas. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular diminuído globalmente, com crepitações em bases. O restante do exame físico não apresentou mudanças significativas. Os exames laboratoriais na admissão revelaram: pH = 7,30; pO2 = 88; pCo2 = 48; HCO3 = 24; BE 1 (gasometria arterial em ar ambiente); hemoglobina 14 g%; leucócitos 7.100 com 1% bastonetes, 10% de eosinófilos e creatinina 0,8 mg/dL. A espirometria prévia demonstrou: volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) = 44% do predito (após broncodilatador).

Diante desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, tendo como referência o GOLD 2024 (Global Initiative for Obstructive Lung Disease).


A vacinação contra o vírus sincicial respiratório está indicada. 

Alternativas
Q3162818 Medicina
Considerando o manejo clínico das pneumonias comunitárias, é fundamental conhecer as peculiaridades do tratamento e diagnóstico dessas condições:

I. A pneumonia comunitária é uma das principais causas de mortalidade em idosos e pacientes imunossuprimidos.
II. A coleta de hemoculturas é obrigatória em todos os pacientes com suspeita de pneumonia.
III. A realização de gasometria arterial é essencial para avaliar a gravidade do quadro em pacientes hospitalizados.
IV. A antibioticoterapia empírica deve ser iniciada após a confirmação microbiológica.

Estão corretas: 
Alternativas
Q3148779 Medicina
Mulher, 44 anos, hígida, procura serviço médico de urgência devido à tosse produtiva há nove dias, febre, dor torácica de padrão pleurítico. Ao exame apresenta-se taquipneica, taquicárdica e com estertores na ausculta de hemitórax direito. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3148774 Medicina
Paciente, sexo masculino, 17 anos, apresenta asma brônquica diagnosticada na infância. Faz uso de corticoide inalatório diário mantendo clínica de despertares noturnos por desconforto respiratório e limitação das atividadesfísicas. Considerando o caso e as recomendações de manejo da asma pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3148238 Medicina
Em relação à broncoscopia associada à punção aspirativa através de ultrassonografia brônquica, qual das alternativas a seguir representa uma contraindicação para a realização desse procedimento?
Alternativas
Q3141554 Medicina
Paciente do sexo feminino, 32 anos, sem comorbidades, apresenta-se ao pronto-socorro com história de tosse com expectoração amarelada, febre aferida de 38,5°C, dor torácica ventilatória em porção inferior do hemitórax direito. Oximetria de 95%, frequência cardíaca de 98bpm, frequência respiratória de 20 ipm, pressão arterial 120x70 mmHg. Ausculta pulmonar com presença de estertores crepitantes em região posterior de hemitórax direito. Teste rápido de antígeno para COVID-19 negativo. Diante desse quadro clínico, qual seria a conduta mais adequada?
Alternativas
Q3131607 Medicina
No diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em crianças, qual método é considerado fundamental para confirmação da obstrução das vias aéreas?
Alternativas
Q3131600 Medicina
No tratamento da tuberculose em crianças menores de 10 anos, o etambutol é geralmente contraindicado no esquema padrão devido à/ao:
Alternativas
Q3130559 Medicina
Paciente feminina, 32 anos, previamente hígida, apresenta quadro subagudo de tosse seca persistente, cefaleia e mal-estar há 12 dias. Evoluiu com febre baixa intermitente e infiltrado intersticial reticulonodular bilateral em radiografia. Hemograma com leucócitos normais, PCR 25mg/L. Sorologias IgM positiva para Mycoplasma pneumoniae e títulos crescentes de crioaglutininas (1:256). Após início de azitromicina 500mg/dia, evolui no 3º dia com rash cutâneo, artralgia e hemólise (Hb 9,2g/dL, DHL 850U/L). Na caracterização das manifestações extrapulmonares associadas à pneumonia por Mycoplasma e sua abordagem terapêutica, selecione a afirmativa correta:
Alternativas
Q3124992 Medicina
Assinale a alternativa correta em relação aos preditores de sucesso do uso da ventilação não invasiva na insuficiência respiratória aguda. 
Alternativas
Q3124824 Medicina
        Um paciente de 57 anos de idade, sem antecedentes patológicos conhecidos, tabagista de 50 anos/maço, foi a uma consulta, com queixa de dispneia durante a realização de esforços e de tosse crônica, com quadro de evolução gradativa ao longo de meses. Ao exame físico, notaram‑se murmúrios vesiculares diminuídos globalmente, tempo expiratório prolongado e tórax em tonel. Gasometria arterial coletada em ar ambiente: pH 7,37 PaO2 61 mmHg; sat. 89 %; e hematócrito 52 %.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, em relação à principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q3121776 Medicina
Em relação ao manejo do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3112603 Medicina
É CORRETO afirmar ser o principal mecanismo fisiopatológico envolvido na embolia pulmonar:
Alternativas
Q3111680 Medicina
Qual é o fármaco de primeira linha para o tratamento de exacerbação leve de asma em crianças menores de 12 anos?
Alternativas
Q3111679 Medicina
Sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3111678 Medicina
O Tromboembolismo Pulmonar é uma condição grave que pode resultar de uma Trombose Venosa Profunda, frequentemente associada à tríade de Virchow, que é caracterizada por:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: C
6: A
7: D
8: A
9: A
10: D
11: A
12: C
13: D
14: B
15: D
16: B
17: A
18: A
19: B
20: D