Questões de Concurso Sobre saúde da criança na atenção básica em medicina

Foram encontradas 180 questões

Q3141557 Medicina
A amamentação com leite materno é fundamental à saúde do RN, porém algumas doenças virais que acometem a mãe contraindicam a amamentação. Em relação à conduta, o aleitamento é contraindicado em:
Alternativas
Q3141096 Medicina
A diarreia em crianças é uma queixa frequente na atenção primária, sendo fundamental que o médico saiba manejar corretamente tais quadros. Sobre a diarreia no paciente pediátrico e os planos de tratamento A, B e C, assinale o item correto.
Alternativas
Q3141091 Medicina
A amamentação é uma importante fase do desenvolvimento do bebê e motivo de insegurança para muitas mulheres, fator este que revela a importância da adequada orientação fornecida pelo profissional de saúde. Identifique o item abaixo que corresponde a um sinal indicativo de técnica incorreta de amamentação.
Alternativas
Q3101380 Medicina
Mateus, um lactente de 9 meses, foi trazido ao pronto atendimento por seus pais, preocupados com o início de sintomas há 2 dias. Eles relatam febre baixa e vários episódios de diarreia aquosa volumosa, sem sangue ou muco, além de dois episódios de vômitos após a alimentação. Mateus tem mostrado hiporexia e aceitação parcial de líquidos, mas continua sendo amamentado. O peso anterior ao início dos sintomas era de 9 kg. Ao exame físico, Mateus apresenta frequência cardíaca de 150 bpm, frequência respiratória de 40 ipm, pressão arterial de 78/50 mmHg (média de 68 mmHg), peso atual de 8,5 kg, estado geral regular, comportamento alerta, porém irritado, choro sem lágrimas, olhos fundos, boca seca e pulsos periféricos cheios e normopalpáveis. Diante desse cenário, qual é a avaliação e a conduta mais adequada para Mateus?
Alternativas
Q3099112 Medicina
Menina, 2 meses, é trazida à consulta pelos pais devido ao surgimento, há um mês, de pápulas eritematosas arredondadas em couro cabeludo. A mãe relata que ela e o filho mais velho apresentavam as mesmas lesões; porém, nas regiões interdigitais e axilas, e que as mesmas eram intensamente pruriginosas. A criança fez uso ambulatorial de corticoterapia oral e tópica, sem resolução do quadro, evoluindo para a descamação das lesões. De acordo com o Ministério da Saúde e, ainda, considerando o diagnóstico mais provável, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3088283 Medicina
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é o melhor alimento para os bebês por oferecer os nutrientes necessários e reduzir o risco de desenvolver doenças como sobrepeso, diabetes tipo 2 e leucemia na infância. Para incentivar a prática do aleitamento materno, o Ministério da Saúde disponibilizou um Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, que elenca os doze passos para uma alimentação saudável. De acordo com esses 12 passos, é recomendado:
Alternativas
Q3077383 Medicina
De acordo com o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, o público prioritário para suplementação de ferro em crianças é o de crianças de
Alternativas
Q3069196 Medicina
Criança, assintomática, foi à consulta médica, acompanhada pela mãe, realizar puericultura na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Completou 6 meses de idade no dia desta consulta. Nasceu por meio de parto normal, com 39 semanas de gestação, sem intercorrências. A criança recebe aleitamento materno exclusivo até o momento, possui cartão vacinal completo e em dia, sono preservado, não apresenta alterações urinárias e intestinais. Possui crescimento e desenvolvimento adequado para a idade. Não foi evidenciada nenhuma alteração no exame físico. Ao final da consulta, a mãe da criança recebeu orientações quanto à suplementação que a criança deve receber.
Sobre o caso, considere as seguintes afirmativas:

I- A criança deve receber a administração de 100. 000UI de vitamina A, em dose única.
II- A criança deve receber a suplementação de 400UI de vitamina D, diariamente, até completar um ano de vida.
III- A criança deve receber sulfato ferroso 125mg/ml, 1gota/Kg, até os dois anos de idade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3069188 Medicina
Criança, 3 anos e 5 meses de idade, nasceu na comunidade quilombola, sem assistência pré-natal, parto e pós-parto. A família mudou para o município depois que a criança iniciou com alguns problemas de saúde. Apresenta, desde 1 ano de idade, quadro de anemia, icterícia, colúria, dores osteoarticulares, que melhoram com o uso de analgésicos. Esses episódios já se repetiram 04 vezes, sendo que, em 02 vezes, a criança apresentou edema doloroso dos dedos das mãos. Já teve vários episódios de infecções de vias aéreas superiores, sendo internada uma vez por pneumonia e transfundida, nessa ocasião, com concentrado de hemácias.
O diagnóstico para essa criança é:
Alternativas
Q3036416 Medicina
A vigilância dos contatos de hanseníase tem por finalidade a descoberta de casos novos entre aqueles que convivem ou conviveram, de forma prolongada, com casos confirmados, permitindo assim o diagnóstico precoce e a adoção de medidas de prevenção. A vacina BCG-ID, apesar de não ser específica para a hanseníase, demonstra um efeito preventivo contra a doença, reduzindo a morbidade, levando a manifestações clínicas mais brandas em caso de doença. É estratégica dentro dos protocolos de saúde pública para o controle adequado da doença.
Em relação à vacina BCG, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3036182 Medicina
O ato de vacinar é uma responsabilidade social de proteção individual e coletiva. Apesar disso, muitas famílias vêm optando por não vacinarem suas crianças influenciadas por ideias sem embasamento científico. Sobre as orientações da vacinação em crianças e adolescentes, é correto afirmar que(,)
Alternativas
Q3036181 Medicina
O estado nutricional da criança pode ser avaliado por diferentes métodos, que incluem inquéritos dietéticos, determinações bioquímicas, avaliação clínica e antropometria. Sobre o crescimento infantil é correto afirmar que:
Alternativas
Q2574618 Medicina

Julgue o item subsequente.


O diagnóstico de desidratação acontece através da avaliação clínica e da realização de exames de sangue, fezes e urina. A desidratação se caracteriza não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo e pode se tornar grave, principalmente, em crianças e idosos. A desidratação pode ser dividida em três tipos: isotônica – a mais comum e se caracteriza pela perda de água e sais minerais; hipertônica – acontece quando a proporção de água perdida é maior que a de sódio; e a hipotônica – menos comum, quando ocorre perda maior de sódio do que de água.

Alternativas
Q2560486 Medicina
Na consulta ambulatorial, o profissional atende um menino de 5 anos que reside na área rural. Mãe informa que tem dor abdominal, tosse e discreta falta de ar há 1 semana. Ao exame físico, o profissional observa lesões cutâneas serpinginosas eritemato-crostosa no pé esquerdo, em fase de cicatrização. A genitora informa que essas lesões apareceram há 15 dias e eram pruriginosas. Na ausculta cardiorrespiratória, crepitações finas. Hemograma solicitado mostrou eosinofilia e anemia. A síndrome pode estar relacionada à infestação de:
Alternativas
Q2533327 Medicina
Uma criança de 8 anos é levada ao ambulatório com queixa de prurido intenso, especialmente à noite, associado a lesões cutâneas. Ao exame físico, observam-se sulcos lineares na pele, principalmente entre os dedos, pulsos, axilas e genitália. Diante do quadro clínico suspeito, qual é a opção terapêutica de primeira linha recomendada para essa criança? 
Alternativas
Q2482018 Medicina
A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública. Em crianças, essa patologia é muito comum e pode afetar diversas áreas da vida, como parte emocional, escolar e o desenvolvimento. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, em qual idade deve ser iniciado ferro profilático em uma criança nascida a termo, sem comorbidades, em aleitamento materno exclusivo?
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2460473 Medicina
Compõem a fase de manutenção do esquema básico para o tratamento da tuberculose em indivíduos acima dos 10 anos de idade,
Alternativas
Q2460119 Medicina
Mãe leva seu primeiro filho para consulta médica de rotina, querendo saber se ele está se desenvolvendo bem. Relata que é um menino muito esperto e curioso. É risonho, dá até gargalhadas e vai no colo de “todo mundo”. Fala “mama”, segura os brinquedos sozinho, passa-os de uma mão para outra e os coloca na boca. Quando é colocado de barriga para baixo, ele se apoia nas mãos; quando colocado sentado, ele fica bem sem apoio, mas ainda não consegue sentar-se sozinho.

Ao analisar o desenvolvimento da criança, considera-se que ela está de acordo com os parâmetros estabelecidos, se apresentar a idade de
Alternativas
Q2453156 Medicina
A Medicina da Família e Comunidade (MFC) é definida como especialidade médica que
Alternativas
Q2424912 Medicina

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) tem como um de seus eixos estratégicos

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: E
8: D
9: A
10: A
11: C
12: D
13: C
14: A
15: B
16: E
17: A
18: B
19: C
20: A